Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Ubá encontrou na manhã de sexta-feira, 9 de março, o corpo do menino de cinco anos que desapareceu ao cair em um afluente do rio Turvo, naquela cidade. Depois de ser períciado o corpo do garoto foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade que completou o trâmite que antecedeu o seu sepultamento.
De acordo com os militares, as informações preliminares são de que nesta quinta-feira (8) a criança passava de bicicleta por uma ponte no Distrito de Ubari, na zona rural e que, por causa do grande volume de chuva, ela estava coberta de água. Ele se desequilibrou, caiu no leito e foi levado pela correnteza.
As buscas foram iniciadas na noite de quinta-feira e não tiveram resultado. Os trabalhos foram retomados nesta manhã e o corpo do menino foi encontrado a cerca de 2 km da ponte de onde caiu. (Foto acima: Corpo de Bombeiros){{banner-interno}}
Em operação no município de Recreio (59 km de Cataguases) e em Ribeiro Junqueira, distrito de Leopoldina, a Polícia Militar apreendeu uma pistola .380, um carregador com nove munições intactas, uma espingarda carabina calibre .28, além de um vaso com um vaso com uma planta de maconha e uma bucha da mesma droga. A Operação Região Segura foi deflagrada no início da manhã desta sexta-feira, 09 de março, e ainda segue em andamento.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências localizadas na Zona Rural de Recreio. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 32 anos foi preso após assumir que possuía em sua casa uma pistola, munições e uma espingarda. O material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. Em Leopoldina, no distrito de Ribeiro Junqueira, um jovem de 20 anos foi preso em flagrante por cultivar maconha em um vaso em sua residência. Uma bucha de maconha também foi apreendida com o suspeito. Ele foi conduzido para a delegacia juntamente com o vaso e a droga apreendida.{{banner-interno}}
O Rotary Clube de Cataguases comemorou na noite desta quinta-feira, 08 de março, 63 anos de fundação e, para celebrar a data realizou uma sessão festiva sendo que o presidente daquela instituição, Wanderson Henriquesdeu posse uma nova integrante ao Clube e também a um sócio honorário e entregou certificados a profissionais do município considerados "Amigos do Rotary Clube de Cataguases", dentre eles o editor deste Site, jornalista Marcelo Lopes que disse estar se sentindo "honrado com a lembrança de seu nome por este clube de serviço quetem uma trajetória exemplar de atuação em nossa cidade", salientou. A cerimônia também deu posse a novos integrantes ao Interact Clube e o presidente da Casa da Amizade, Rogério Tobias Norte, empossou duas novas companheiras, Fabíola Capobiango Fernandes e Maria das Dores Morais Lima.A cerimônia começou às vinte horas com um breve discurso da ex-presidente daquele Clube de Serviço, Liliane Riguete Ferreira (foto ao lado). Ela lembrou os princípios que norteiam o Rotary em sua atuação em projetos de tratamento e prevenção a doenças, busca pela paz, desenvolvimento econômico e comunitário, "entre outras ações que visem melhorar a qualidade de vida da sociedade", destacou. Em Cataguases, Liliane lembrou as obras que tem a marca do Rotary. "Construção da Escola João XXIII; Restauração do Mural de Djanira na fachada do Santuário de Santa Rita de Cássia; Reequipamento e reforma da APAE; Banco de Cadeira de Rodas e de banho, além de administrar o Projeto Adolescente Cidadão em parceria com a Prefeitura de Cataguases", entre outras ações, elencou.
Na sequência foram empossados os novos membros do Interact Clube, que é presidida por Júlia Rodrigues Machado. São eles: Anna Azevedo Pinto Pessoa, Pedro Henrique Costa Rodrigues e Danyel Oliveira do Carmo Cardoso. Na sequência também foi empossada a nova rotariana Maria das Dores Morais Lima e, encerrando a sessão de posses, o Governador Paulo César Ataydes (foto ao lado), do Distrito a que pertence o Rotary de Cataguases, foi empossado sócio Honorário do clube cataguasense. Ele fez um discurso de agradecimento onde também narrou sua trajetória como Governador e encerrou prestando uma homenagem à mulher pelo seu dia.
O Rotary de Cataguases também prestou homenagens àqueles que contribuíram com seus projetos e realizações por meio da entrega de um certificado de agradecimento a estes profissionais. Os agraciados são: Major Willian Machado, comandante da Polícia Militar em Cataguases, o jornalista Jorge Fábio do Nascimento que mantem um jornal e um programa de rádio na cidade; o jornalista editor do jornal Minas & Gerais, Nelson Filho; o policial militar que atua em rondas na zona rural, soldado Filipe Augusto Bastos Oliveira, o promotor esportivo Leonardo Maciel; os atletas Robson de Lima Arcanjo e Fábio Alves de Souza e o jornalista Marcelo Lopes, deste site.
Veja na galeria abaixo as fotos da solenidade festiva.
{{banner-interno}}
A vereadora Maria Ângela Girardi, juntamente com uma comissão de representantes de alguns bairros de Cataguases, além da Defensora Pública Eliana Maria de Oliveira Spíndola e do vereador Vinícius Machado, se reuniram com o prefeito Willian Lobo de Almeida, na tarde de quinta-feira, 08 de março, na Casa de Maria, para tratar de algumas demandas sobre a saúde da mulher. Maria Ângela apresentou três solicitações consideradas urgentes nesta área. A primeira é a contratação de mais um profissional na atenção especializada para atender a mulher; a segunda é a elaboração e consequente implantação de um planejamento familiar em Cataguases para realizar procedimentos como a colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino) que é fornecido gratuitamente pelo Estado mas é preciso um profissional faça este atendimento, bem como para realizar cirurgias de ligadura trompas, além de atender as adolescentes, e de um urologista para fazer vasectomia. A terceira reivindicação foi a respeito dos pediatras que trabalhavam na rede de atenção especializada que pediram licença sem vencimento. "Iremos ao Promotor, juntamente com o Secretário de Saúde, Defensora Pública, o Procurador do Município, Yegros Malta, presidente do Conselho Municipal da Infância e Juventude, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, com o objetivo de sensibilizá-lo quanto a necessidade de resolução do impasse de alguns problemas no atendimento dos pediatras da cidade", acrescentou a vereadora.
A Defensora Pública Eliana Spíndola, apresentou a demanda do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) visando uma melhor atenção primária para este setor. De acordo com Eliana é preciso que se faça uma busca proativa dos pacientes em uso de drogas e álcool o que fará aquele órgão funcionar com efetividade, o que, segundo ela, não estaria acontecendo. O prefeito Willian, em resposta aos pleitos, disse que marcaria uma reunião com a diretora do Cisum - Consórcio Intermunicipal de Saúde - Tarcília Fernandes para avaliar a possibilidade de se contratar através daquele órgão, um profissional para a Atenção Especializada à Mulher e que também desenvolva o trabalho de planejamento familiar. Ele, porém, destacou que estas medidas somente poderão ser adotadas caso o Governo de Minas efetue o repasse do IPVA e de outros impostos em atraso com o município. Ele também aprovou a sugestão de uma comissão ir até ao Promotor da área de Saúde, Rodrigo Barros, para tentar resolver o retorno dos pediatras ao atendimento na rede de atenção básica.
{{banner-interno}}
O Prefeito Willian Lobo convocou na tarde desta quinta-feira, 8 de março, uma reunião em seu gabinete – com a presença da imprensa - para discutir a situação da cidade, tendo em vista as fortes chuvas que vem caindo desde o início desta semana em Cataguases e na região, o que aumentou consideravelmente o nível do Rio Pomba e também do Ribeirão Meia Pataca. Participaram do encontro o vice-Prefeito Tita Lima, o coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires Júnior, os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Ângelo Lavorato, Desenvolvimento Social, Mirilane Licazali, Administração, Cláudia Aline Vargas, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Michelangelo Correa, do servidor da Defesa Civil, Alexandre Rodrigues, popularmente conhecido como Tico Tico.
Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires Júnior, colocou todos a par da situação apurada até aquele momento. Segundo ele, tanto o Rio Pomba quanto o Ribeirão Meia Pataca tiveram um considerável aumento de seus volumes, não só pelas chuvas que se precipitaram em Cataguases, mas principalmente as que caíram nas cabeceiras do Pomba e de seus principais afluentes, como o Rio Novo e o Rio Xopotó. Ele informou que algumas cidades próximas já registraram alagamentos, mas, até aquele momento, os níveis vinham caindo. "Estamos monitorando toda a região, em contato com as defesas civis de outras cidades e também com os responsáveis pelas represas do entorno de Cataguases. Nestas, a situação já é considerada normal e todas operam dentro de suas vazões", explicou.Conforme Carlos Pires, a medição realizada no Rio Pomba no meio da tarde desta quinta-feira, por volta de 15h30min, apontava que ele se encontrava a 3,9 metros acima de seu leito; já o Meia Pataca voltou a sua caixa normal ao longo do dia, enchendo novamente esta noite com o forte temporal que desabou sobre a cidade. Carlos Pires afirmou que a Defesa Civil está em estado de atenção, principalmente porque as informações dos órgãos de meteorologia indicam que deve chover bastante na região até o começo da próxima semana. "Para se ter uma idéia, de segunda até quarta-feira desta semana, choveu em Cataguases quase 100 milímetros. No ano passado, durante todos os doze meses, a cidade acumulou 150 milímetros de chuva", comparou.
Ainda segundo o coordenador, o Plano de Contingência para chuvas no município está pronto e ele será acionado caso o Rio Pomba atinja 5,50 metros acima de seu leito. Ele também explicou que o transbordamento do curso d’água ocorre quando atinge 6,50 metros. A preocupação maior, no entanto, é com as encostas e possíveis deslizamentos de terra, conforme alertou Carlos Pires. "Com esse grande volume de chuvas que tivemos, o solo está muito encharcado e o maior perigo é mesmo a ocorrência de deslizamentos. Por isso, é importante que os moradores fiquem atentos a seus terrenos, principalmente em áreas de risco, próximas a encostas. Caso percebam alguma movimentação no solo, trincas nas paredes dos imóveis ou qualquer outro sinal de alerta, entrem imediatamente em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 para que possamos vistoriar o local", afirmou.
Até o final da reunião, acreditava-se que ao longo da noite de hoje, o Pomba voltasse naturalmente ao seu leito, mas a forte chuva no começo da noite causou vários transtornos na cidade e inundou algumas ruas, como as avenidas Astolfo Dutra, João Inácio Peixoto e Guido Marliére, por onde passam córregos que geralmente alagam rapidamente nas chuvas mais fortes. Conforme Carlos Pires, choveu em meia hora 63 milímetros, e a Defesa Civil foi acionada para atender a cinco ocorrências, todas relacionadas a deslizamento de terra. Por conta desta forte chuva e também de outra na cidade de São João Nepomuceno, que é cortada pelo Rio Novo, o Pomba voltou a subir agora a noite, chegando a medir 4,50 por volta de 19 horas. A partir daí começou a baixar novamente e, no momento, está com 4,45 metros acima de sua caixa. O coordenador também informou que, apesar destes acontecimentos, a situação em toda a região está controlada e sendo constantemente monitorada, uma vez que aquele órgão permanece em estado de atenção máxima.{{banner-interno}}