A Energisa Minas Gerais entregou simbolicamente, na manhã desta segunda-feira, 12 de março, a conclusão do Programa de Eficiência Energética do Hospital de Cataguases. Ao todo foram investidos no estabelecimento R$ 210 mil reais e substituídas mais de 1860 lâmpadas fluorescentes pelas de LED, e adequação do sistema de ar condicionado com a substituição de 47 aparelhos. A iniciativa cumpre uma determinação da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - e segundo o presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, a empresa estuda realizar um novo projeto para beneficiar aquele hospital, mas ainda não tem detalhes.
Uma cerimônia simples realizada na sala da Provedoria marcou a entrega do projeto pela Energisa ao Hospital de Cataguases. O provedor Bill Crepaldi agradeceu a iniciativa lembrando a dificuldade "que todas as Santas Casas estão vivendo neste momento". Com a implantação deste projeto, continuou o provedor,"faremos uma economia significativa em despesa com energia elétrica e estes recursos serão destinados a outras áreas contribuindo para minimizar nossos problemas", disse. Ele terminou reiterando a alegria de todos da Mesa Diretora com esta parceria com a Energisa.Eduardo Mantovani explicou o Programa de Eficiência Energética e lembrou que no ano de 2017 a empresa beneficiou três hospitais; a Associação de Caridade de São João Nepomuceno, a Casa de Caridade Leopoldinense e o Hospital de Cataguases, além de três escolas públicas em Ubá, ainda não concluído, totalizando um investimento da ordem de R$ 1 milhão. Ele completou afirmando sua preocupação em buscar "novos meios de ajudar o hospital". Em seguida entregou a Bill Crepaldi uma placa alusiva ao projeto. O Hospital, por sua vez, também entregou um agradecimento à Energisa pela parceria de sucesso.
Programa de Eficiência Energética O Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi criado a partir de obrigação fixada nos contratos de concessão firmados, em 1998, entre as concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica e a Agência. Com o advento da Lei nº. 9.991, de 24 de julho de 2000, foi atribuído às concessionárias e permissionárias de distribuição o dever de aplicar o montante anual mínimo de 0,5% de sua receita operacional líquida em ações de combate ao desperdício de energia elétrica.
O objetivo do Programa é o de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Busca-se, com isso, maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica – sempre tendo em vista, em última análise, a sustentabilidade e viabilidade futura do setor elétrico.
{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo duas carretas ocorreu na manhã desta segunda-feira, 12 de março, na BR-356, próximo à comunidade Ancorado, pertencente ao município de Rosário da Limeira (72 km de Cataguases). Duas pessoas que estavam no mesmo veículo ficaram feridas e foram trazidas para o Hospital São Paulo, em Muriaé. O condutor da outra carreta não se feriu.
Conforme apurado no local do acidente, uma carreta com placas de Cajuri/MG, carregada de fubá e feijão seguia em direção a Muriaé quando teria tombado em uma curva, se arrastou e bateu em uma carreta baú frigorífico, com placas de Visconde do Rio Branco/MG que estava na direção oposta.
A carreta que tombou bateu no baú do outro veículo e a cabine ficou completamente destruída, arrancando o teto inclusive. Os dois ocupantes do veículo foram socorridos por uma ambulância de Rosário da Limeira e levados para o HSP, em Muriaé.
Quando os militares do Corpo de Bombeiros chegaram ao local do acidente as vítimas já tinham sido socorridas. Eles jogaram serragem na pista devido ao grande vazamento de óleo e controlaram o trânsito até a chegada da Polícia Militar Rodoviária que ficará responsável pelo registro da ocorrência.
As causas do acidente ainda serão apuradas. (Fotos: Rádio Muriaé)
{{banner-interno}}
Cataguases amanheceu nesta segunda-feira, 12 de março, com a água do rio Pomba voltando para o seu nível normal e por volta das 9 horas todas as ruas afetadas pela cheia do rio já estavam liberadas ao tráfego de veículos. O Rio subiu a 7,10 metros acima de se nível, alcançando o seu ponto mais alto na noite de domingo, 11. Depois as águas estabilizaram e por volta da zero hora de hoje, começaram a baixar, situação que permanece nesta manhã, conforme informação da Defesa Civil.
A previsão é de que o rio Pomba e o ribeirão Meia Pataca voltem à suas calhas até o final da tarde. Não há chuva prevista para esta segunda-feira na região e o que se vê pela cidade, por onde ocorreram alagamentos é lama e sujeira que a Prefeitura já começou a limpeza, conforme revelou a Defesa Civil. Aos poucos a rotina da cidade vai voltando à normalidade, apesar de o estado de alerta ainda permanecer. Cataguases continua também em estado de Emergência, decretado pelo prefeito Willian Lobo de Almeida.
Veja fotos da cidade nesta manhã de segunda-feira.
Rua Raimundo de Paula Batista, onde a água atingiu cerca de cinquenta centímetros de altura, conforme a marca na parede, à direita na foto acima.
Por volta das 8h30min desta segunda-feira, o Meia Pataca seguia volumoso e com escoamento lento por estar ainda sendo represado pelo Pomba.
O Meia Pataca na região da Policlínica por volta das 8h30min desta segunda-feira. {{banner-interno}}
O rio Pomba alcançou 6,50 metros acima do seu nível na noite deste domingo, em Cataguases e mais algumas ruas foram tomadas por suas águas e as do ribeirão Meia Pataca. No Mercado do Produtor, região do Beco do Haroldo, a água invadiu as residências ao redor. O Meia Pataca - que passa ali perto - transbordou e tomou boa parte da Avenida de mesmo nome até depois do Star Soccer, sentido Avenida Eudaldo Lessa. A rua foi interditada pela Catrans que acompanha de perto a evolução do nível da água para sinalizar as vias públicas.No Pouso Alegre a situação também é de cheia do Meia Pataca que já invadiu as ruas Serafim Spíndola, parte da Aquiles Fialho e a Artur Cardoso, segundo informou o ex-vereador Walmir Linhares ao Site do Marcelo Lopes. Ele acrescentou que por volta das 20h25min as águas daquele ribeirão começavam a voltar para a calha. Porém, na Avenida Rotary, que margeia aquele mesmo ribeirão, próximo ao cruzamento com a Rua Nogueira Neves, a movimentação de comerciantes e moradores é de retirada dos móveis em decorrência da cheia do ribeirão. Na Rua dos Operários, na Vila Minalda a água do rio Pomba também interditou aquela via pública, conforme informações de moradores.
O prefeito Willian Lobo de Almeida adiou o início dos Jogos Escolares de Cataguases - JESC - que começariam nesta segunda-feira, 12, por causa da enchente. Nova data será marcada posteriormente.
DONA EUZÉBIAAquele município também sofre com a cheia do rio Pomba e está em estado de alerta. O Prefeito de Dona Euzébia, Manoel Franklin Rodrigues, Nenzinho do PPS, disse que o momento é de "atenção" mas também tranquilizou: "Não há necessidade de pânico". Ele colocou todos os servidores e secretários à disposição da população. Nenzinho disponibilizou também as dependências da Escola Municipal Francisco Ribeiro dos Santos para abrigo das famílias que moram nas partes ribeirinhas. As aulas estão suspensas nesta segunda-feira, 12, não só na rede pública municipal como também na estadual e particular de ensino. (Algumas fotos desta matéria são de Paulo César Albuquerque){{banner-interno}}
O rio Pomba e o ribeirão Meia Pataca seguem avançando sobre ruas e casas em Cataguases nesta tarde de domingo, 11 de março. Agora a avenida Meia Pataca na altura do Star Soccer já está parcialmente inundada e, por isso, não é aconselhável o tráfego de veículos por ali. Na altura da pontes da Manufatora, Vila Reis e Policlínica, o nível do rio está quase pssando por cima de seus pisos. Há também água em outros pontos da cidade como Beco do Haroldo, próximo ao Mercado do Produtor e no Beira Rio e em outros pontos da cidade.
A Prefeitura informou que os desalojados estão sendo levados para o Ginásio Poliesportivo. A previsão é de que o rio Pomba alcance até sete metros acima de seu nível. Um Quartel General da crise foi montado no gabinete do prefeito Willian Lobo de Almeida com a presença também do vice-prefeito Tita Lima, do coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires Júnior e de diversos secretários municipais. O de Serviços Urbanos, José Ângelo Lavorato atua diretamente do Almoxarifado da Prefeitura coordenando a operacionalização das ações de atendimento à população. (Fotos; Paulo César Albuquerque)
Veja mais fotos da situação atual da enchente em Cataguases abaixo.
Abaixo a foto da Travessa São Vicente de Paula, em frente ao campo do Flamenguinho.{{banner-interno}}