Termina neste sábado, 17 de março, a Semana Mundial do Rotaract Clube que comemora também seus 50 anos de fundação. Em Cataguases, para festejar a data, a instituição, que é presidida pela pedagoga Letícia Teixeira Ferreira, estará na praça Rui Barbosa para divulgar o seu programa global, conforme ela revelou à reportagem do Site. "Vamos montar uma barraca lá e das 9 horas da manhã até o meio dia iremos mostrar o que é este clube, suas ações em nossa cidade e seus objetivos, além de incentivar a participação de mais jovens", explicou entusiasmada.O Rotaract é um programa global do Rotary Internacional, para jovens de 18 a 30 anos de idade, que tem como missão o desenvolvimento de novas lideranças por meio do trabalho voluntário nas comunidades. Com base em valores éticos, tem como propósito a promoção do trabalho em equipe, das relações internacionais, do desenvolvimento profissional e o serviço à comunidade para, assim, formar jovens lideranças capazes de transformar o meio em que está inserido.
Letícia vai além: "O Rotaract nos faz acreditar em nosso potencial para construir um mundo melhor. Nos prepara para atuar local e globalmente e ainda nos oferece todos os instrumentos para isso", afirma, revelando em seguida que, atualmente, estão em atividade 10.902 clubes em 184 países, sendo que no Brasil, a entidade conta com mais de 8 mil jovens espalhados em mais de 500 municípios.Em Cataguases, o Rotaract Club realizou sua primeira reunião no dia 26 de março de 2015 e desde então vem trabalhando no sentido de atender as necessidades da população. Para isso, revela Letícia, conta com o apoio de diversas empresas privadas e órgãos públicos com quem promove parcerias para realizar seus projetos. Dentre eles, a presidente lembra os que arrecadaram brinquedos para crianças carentes, campanhas de agasalhos, arrecadação de alimentos, fraldas e produtos de limpeza para famílias necessitadas e instituições de caridade.
"Atuamos também em causas em favor dos animais e do meio ambiente", salienta, lembrando o recente projeto ZumbaPet, que consistiu em uma grande aula de Zumba para a população a fim de arrecadar ração para abrigos de animais em Cataguases e Leopoldina. Outra ação de destaque, segundo ela, é a horta criada no Lar São Vicente de Paulo (asilo), "totalmente idealizada e concluída pela equipe do Rotaract", destaca. "Também fizemos o plantio de várias árvores e mudas nos arredores de Cataguases", completa Letícia.E, ainda, por meio de algumas parcerias especializadas, o Rotaract de Cataguases realiza projetos voltados ao desenvolvimento profissional dos associados e da comunidade, como palestras sobre empreendedorismo e minicursos para elaboração de currículos e desenvolvimento pessoal. "É dessa maneira que esperamos poder continuar trabalhando sempre de forma justa, transparente e, principalmente, com muito amor para podermos ajudar o máximo de pessoas possível. Quem quiser fazer parte do nosso clube será muito bem-vindo", garante a presidente.
A diretoria do Rotaract Clube de Cataguases é formada por Letícia Teixeira Ferreira (presidente); Gustavo Oliveira de Almeida (Secretário) e Gisele de Souza Pereira (Tesoureira) e tem mandado de um ano, com término em junho de 2018. (Fotos gentilmente cedidas pelo Rotaract Clube de Cataguases){{banner-interno}}
O Tiro de Guerra de Cataguases realizou na noite desta quarta-feira, 14 de março, em sua sede, na Avenida Manuel Inácio Peixoto, a solenidade de incorporação de cem novos Atiradores. Este ano assumiu o comando da unidade na cidade o sargento Roberto Carlos Martins, natural de Mercês (88 km de Cataguases), mas que estava servindo em Tabatinga/AM, tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e Peru, conforme informou ao Site.
A cerimônia foi prestigiada pela Secretária Municipal de Administração da Prefeitura de Cataguases, Claudia Aline da Silva Vargas, que na ocasião representou o prefeito Willian Lobo de Almeida, Major Willian de Oliveira Machado, comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases; Carla de Souza Martins, representando o diretor geral do Presídio de Cataguases; Humberto Gomes Henriques, representando o Clube do Remo e o senhor Pedro Medeiros, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.
O período de instrução dos Atiradores começou no dia 1º de março e termina no dia 30 de novembro, conforme revela sargento Martins. Ele consiste em formação cívica e militar, onde serão repassadas noções de hierarquia e disciplina aos jovens. Além disso, os Atiradores participam de projetos de Ação Comunitária e colaboram em atividades complementares em benefício da comunidade. O Serviço Militar é obrigatório no Brasil para jovens com 18 anos de idade, que devem se alistar na Junta de Serviço Militar de Cataguases até o dia 30 de junho, ou pela internet. (Fotos: Alan Neves Rezende){{banner-interno}}
15 de março é comemorado o Dia do Consumidor e o PROCON-Cataguases vai realizar atendimento especial na Praça Rui Barbosa, das 9h às 16 horas. É a Campanha "De Olho na Vitrine" voltada para o comércio varejista da cidade visando registrar reclamações dos consumidores que encontram algum tipo de irregularidade em lojas ou unidades comerciais. A informação foi dada pela Coordenadora do órgão na cidade, Patrícia Tobias Santos.
O PROCON foi criado para defender os direitos do consumidor. "Também buscamos garantir que nas relações de consumo, os consumidores recebam dos comerciantes informações corretas, claras e que os preços dos produtos e serviços tenham boa visibilidade e sejam afixados de forma que seja fácil sua leitura", explica. O órgão está funcionando atualmente no Centro Administrativo da Prefeitura, na Rua Gama Cerqueira, antigo Pronto Cordis, das 8h30min às 16h30min.
Durante todo o ano passado o PROCON-Cataguases registrou 4.863 atendimentos que resultaram em 313 reclamações contra fornecedores e empresas e 65 processos administrativos estão em andamento. O ranking final foi divulgado esta semana e traz como campeã de reclamações a empresa Oi Móvel S/A (613), com mais do que o dobro da segunda colocada, outra operadora de telefonia celular, a Vivo S/A (305). Completa o podium outro conhecido do setor, o Banco Mercantil do Brasil S/A., bem atrás com 159 reclamaçoes, conforme a lista divulgada por aquele órgão. No total, 309 empresas foram alvo de reclamações no PROCON-Cataguases ao longo de 2017. Segundo a mesma listagem, mais de uma centena delas com apenas uma reclamação.
Patrícia informa que o serviço de telefonia lidera o ranking de atendimentos desde 2016, "mas vale ressaltar que houve um aumento preocupante e significativo em relação aos Bancos comerciais, relacionados a empréstimos pessoais e a empréstimos consignados para os beneficiários do INSS, o que vem causando o endividamento de diversas pessoas. Contudo - continua a coordenadora - o PROCON de Cataguases está tomando medidas para tutelar os direitos garantidos no Código de Defesa do Consumidor. Inclusive, foi aberto um processo de Investigação Preliminar na 4° Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases, relacionado a empréstimos", completa. (Foto: Arquivo)
{{banner-interno}}
Saúde, bem estar e atenção com o próprio corpo são três fatores essenciais que se completam na vida moderna. Para ajudar tudo isso fique em dia, é que acaba de ser inaugurarada pela médica dermatologista cataguasense, Gabriela Mendes Mello, a clínica de Dermatologia e Medicina Estética, que recebe seu nome e está sob sua supervisão e orientação. Instalada ao lado de seu consultório, a Clínica Dra. Gabriela Mendes Mello fica na Praça Rui Barbosa, 170, sala 205, no centro de Cataguases, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas com atendimento com hora marcada, conforme informou Gabriela.A nova clínica foi inaugurada há uma semana e chega com um deferencial relevante no setor ao oferecer avaliação médica antes de realizar qualquer procedimento, revela Gabriela, que conta com o profissionalismo de Rose Carvalho, esteticista com pós-graduação em Estética e Imagem Pessoal que realiza os procedimentos, explica. Para agendar sua sessão é só ligar para o mesmo telefone do consultório - 3429-2863. A clínica, revela a médica, oferece tratamentos específicos para redução de medidas, celulite, procedimentos faciais e depilações a laser.
Entre as novidades da Clínica, Gabriela revela o uso do aparelho Radiofrequência Octopolar com um exclusivo aplicador de oito polos que garante maior abrangência corporal e é indicado em diversos diagnósticos como flacidez cutânea, celulite, linhas de expressão, entre outros. "Ele (aparelho) traz grandes benefícios aos pacientes e de maneira mais rápida devido seu maior poder de alcance", explica. Outro equipamento que apresenta ótimos resultados é o LED no tratamento da acne, feridas e capilar, conta. A Clínica Dra. Gabriela Mendes Mello realiza também Massagem Modeladora e relaxante, Drenagem Linfática, Corrente Russa (procedimento estético que visa intensificar a tonificação e definição de seu corpo), Intradermoterapia (consiste na aplicação de medicamentos através de injeção na pele ou subcutâneo), Limpeza de Pele e aplicação de Máscaras Faciais.
Um detalhe que faz toda a diferença é a utilização de protocolos dermatológicos exclusivos para cada paciente e definidos após avaliação feita pela própria Gabriela, explica. "Isso leva a um resultado mais eficaz para alcançar seus objetivos com aquele tratamento específico", conta. E completa: "Estamos trabalhando com tratamentos modernos e utilizando o que há de melhor em Medicina Estética para que nossos pacientes fique satisfeitos com seus resultados", finalizou.
Veja fotos da Clínica abaixo.{{banner-interno}}
A Comarca de Além Paraíba (67 km de Cataguases) inaugurou nesta terça-feira, 13 de março, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A solenidade de instalação da nova unidade reuniu magistrados, autoridades e a comunidade local. O Cejusc concentra as audiências de conciliação e mediação, tanto na fase pré-processual quanto processual, funcionando como uma unidade dedicada à solução de conflitos de forma pacífica e consensual entre as partes.
O Cejusc vai funcionar no Fórum Nelson Hungria, localizado na Praça Coronel Breves, 89, no Bairro São José. Integram a Comarca de Além-Paraíba também os Municípios de Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande. No mesmo local, também acontece o serviço de atendimento e orientação ao cidadão, por meio do qual as pessoas são encaminhadas e/ou recebem informações sobre os órgãos e setores adequados para a resolução de inúmeras questões.O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Saulo Versiani Penna, responsável pelas iniciativas ligadas à conciliação e à mediação no âmbito do Judiciário mineiro, foi representado na solenidade pelo juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Maurício Pinto Ferreira. O magistrado afirmou que o Cejusc marca a chegada à Comarca de Além-Paraíba de um novo Judiciário, mais comprometido com a pacificação social do que com a tramitação e a celeridade processual. "Na audiência, as partes poderão falar e serão ouvidas. E o Judiciário vai auxiliar na construção de uma solução entre elas", afirmou.
O magistrado acredita que a instalação de um Cejusc é tão importante para as comarcas. "Estamos falando de pacificação social. Não estamos preocupados com o tempo gasto numa audiência de conciliação e nem mesmo com o número de audiências de mediação que precisarão ser realizadas. O foco é solucionar os litígios", ressaltou. O desembargador acrescentou que o trabalho realizado na fase pré-processual, quando a questão ainda não foi judicializada, é dos mais importantes, por permitir que um conflito seja resolvido antes de virar um processo. "Todas as partes se sentam à mesa e constroem uma solução. Estamos falando de um Judiciário que se antecipa e que é proativo", disse.
O Cejusc de Além-Paraíba foi instalado pela Portaria Conjunta 718/2018. O coordenador da unidade será o juiz Emerson Marques Cubeiro dos Santos, que é também diretor do foro da Comarca de Além-Paraíba. Em seu discurso aquele magistrado destacou a relevância da iniciativa do TJMG de fomentar a conciliação entre as partes, incentivando a construção de acordos entre os próprios envolvidos. "Ao criar uma estrutura adequada para o funcionamento do Cejusc, o Tribunal instrumentaliza melhor essa iniciativa voltada para a solução pacífica de conflitos. Só podemos parabenizar o Tribunal e a 3ª Vice-Presidência por essa medida", afirmou. (Fotos: TJMG)
O juiz Maurício Pinto Ferreira e o Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Carlos Roberto da Silveira Costa.{{banner-interno}}