A Operação Pente-Fino do INSS, teve início com a Medida Provisória 767/2017 convertida na Lei Ordinária 13.457/2017, tem gerado muitas dúvidas nos segurados que recebem Auxílio Doença ou Aposentadoria por Invalidez. Quem explica e dá detalhes sobre este procedimento do INSS é a advogada cataguasense, Gizele Mariano Costa Freitas, ressaltando que estão sendo convocados pelo Edital a fazerem nova perícia médica os segurados que recebem Auxílio Doença ou Aposentadoria por Invalidez e estão há mais de dois anos sem passar por perícia médica, e que não foram localizados em razão do endereço estar desatualizado ou com informações incorretas; e os Beneficiários que receberam a convocação do INSS, através de carta, para realização de nova perícia, mas não agendaram o procedimento no prazo determinado.
Gizele (foto abaixo) esclarece que, conforme disposto na Lei 13.457/2017, não serão convocados para reavaliação médica os segurados aposentados por invalidez com 60 anos ou mais; e também os segurados aposentados por invalidez com 55 anos ou mais cujo benefício por incapacidade tenha sido concedido há, pelo menos, 15 anos. A causídica informa que o Segurado beneficiário convocado pelo Edital, tem até o dia 13 de Abril de 2018 para agendar a perícia médica através da rede de atendimento telefônico do INSS pelo número 135. "Essa informação é da mais alta relevância em razão das convocações em grande escala que o INSS vem promovendo, por isso a atualização do endereço junto àquele órgão é muito importante. E também os Beneficiários que foram comunicados e ainda não marcaram a Perícia devem ficar atentos ao prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social", destaca a advogada.
A relação dos segurados que estão sendo convocados foi publicada no Diário Oficial da União e pode ser conferida clicando aqui e também acessando o site do Diário Oficial da União. Caso o Segurado não agende a perícia, lembra Gizele, o benefício será suspenso por até 60 dias, período em que o segurado deverá agendar seu exame médico pericial. Caso neste período ele não tenha regularizado sua situação, deixará de receber o benefício.
Sobre a convocação em massa promovida pelo INSS, ela esclarece que aquele Instituto "sempre teve mecanismos jurídicos para a convocação e reavaliação médica dos Segurados que recebem benefícios por incapacidade. Isto está disposto na Lei 8.213/91 em seu artigo 101 e Decreto 3.048/99, em seu artigo 46, parágrafo único. Bastava para isso que fosse regularizada a questão administrativa do INSS, estabelecendo critérios de trabalho adequados para os próprios peritos, analistas e funcionários", disse. "As alterações trazidas pela Lei 13.457/2017, deixam mais restritas as regras para a concessão dos benefícios por incapacidade para aqueles que já o recebem e, também, para quem precisa iniciar o recebimento dos benefícios por incapacidade", conclui Gizele.
{{banner-interno}}
A Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais (Coopleste), sediada em Leopoldina e responsável por organizar uma das maiores e mais tradicionais exposições agropecuárias de Minas Gerais, empossou sua nova diretoria na última terça-feira, 27 de março, que traz de volta como presidente o pecuarista, Pedro Augusto Junqueira Ferraz.Além da diretoria encabeçada por Pedro Junqueira, foram empossados também diretores e conselheiros em cerimônia realizada na sede da Coopleste e presidida por Marcelo Junqueira Ferraz. Pedro Junqueira sucede pela segunda vez o ex-presidente Marcos Almeida Junqueira Reis (em primeiro plano na foto ao lado), que realizou um trabalho voltado para a valorização do produtor. Pedro, por sua vez, afirmou que vai se dedicar com afinco à entidade, "e com o mesmo empenho e determinação que marcaram os meus dois mandatos anteriores", salientou.
A solenidade de posse começou às 17 horas e foi prestigiada por cooperados, ex-presidentes da entidade, empresários, agropecuaristas e representantes de diversos setores da sociedade leopoldinense. Pedro Junqueira destacou a importância da união de todos para o crescimento e a sustentabilidade da Cooperativa Leste. Neste sentido disse ser preciso avançar. "Precisamos buscar novas alternativas para otimizar a estrutura de atendimento do nosso armazém. Dessa forma garantiremos melhores serviços, mais variedades e preços sempre competitivos para os nossos cooperados", destacou.(Fotos: Kalon Moraes)
{{banner-interno}}
Nos dias 02 e 03 de abril, segunda e terça-feira, Cataguases irá receber o Lançamento da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. O evento será realizado no recém inaugurado Centro Cultural Sicoob Coopemata (Avenida Astolfo Dutra, 166, Centro) e tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras sobre o Dia C 2018, para a adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.
Os participantes poderão desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração, implantação e gestão de projetos de voluntariado, incluindo a construção de indicadores de avaliação, além da sensibilização e mobilização de voluntários para as ações.
Durante o evento será lançado o Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado, que reconhecerá as melhores iniciativas voluntárias em Minas. Também serão realizados o Workshop "Dia C: Mobilizando o voluntariado para o desenvolvimento sustentável" e a apresentação da nova identidade visual, os materiais de divulgação, os resultados consolidados em 2017, o processo de inscrição, além de outras atividades.
O projetoO Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, foram realizados mais de 5,6 milhões de ações sociais durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil. As iniciativas vão desde ruas de lazer, ações de cuidados com a saúde e orientações financeiras, até campanhas de doações de alimento, roupas ou sangue, reformas de instituições e atividades lúdicas em entidades beneficentes.
O Sistema OcemgO Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). (Foto: Nathalia Mello)
Lançamento da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2018
Programação:
1º Dia
14h30 - Credenciamento
15h - Abertura Oficial - Ronaldo Scucato - Presidente do Sistema Ocemg
15h30 - Dia C e Experiências Regionais
16h30 - Lançamento do Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado
17h - Encerramento
2º Dia
08h30 - Credenciamento
09h - Abertura
09h20 - Dia C e Campanha 2018
10h - Lançamento do Prêmio Sescoop-MG de Voluntariado
10h30 - Workshop - Dia C: Mobilizando o voluntariado para o desenvolvimento sustentável
12h - Almoço
13h - Workshop - Dia C: Mobilizando o voluntariado para o desenvolvimento sustentável
17h - Encerramento{{banner-interno}}
Os táxis de Recreio vão ganhar uma padronização através de adesivos que serão colocados na lataria dos veículos. Projeto de lei nº 1.526/2018 de autoria da vereadora Leninha do Sargento (MDB) foi aprovado na Câmara Municipal na sessão de segunda-feira, 26 de março, e a partir da sanção do prefeito, o que deve acontecer nas próximas horas, eles terão prazo de 90 dias para adequarem os veículos.De acordo com o texto aprovado, os automóveis deverão receber faixas verde e vermelha nas laterais junto com o brasão do Município e a denominação "Táxi". A plotagem será de responsabilidade dos taxistas. A única mudança que houve foi a cor dos táxis que serão adquiridos após a sanção da lei. A primeira proposta era que fossem prata, mas, os taxistas presentes à reunião pediram para ser branco, por ser mais barato que as outras cores, revelou Leninha (foto ao lado) em conversa por telefone com o Site do Marcelo Lopes.
O Projeto de Lei recebeu 7 votos a favor e 1 abstenção, do vereador Pororoca (PSB). Ele, porém, justificou não ser contra a iniciativa, mas entende que o poder Executivo deveria regularizar a situação da frota em Recreio. Leninha, que está em primeiro mandato, apresentou também seu primeiro projeto de lei de maior repercussão no município. Ela disse que seu objetivo ao propor a medida visa melhorar a qualidade da prestação deste serviço em Recreio. "Nós somos uma cidade com quase 10 mil 500 habitantes e temos 87 veículos licenciados como táxi. Com esta medida vamos inibir que este serviço seja prestado na clandestinidade e prestigiar os profissionais legalizados", revelou. Seu projeto de lei recebeu apoio total dos taxistas, completou. (Foto: Divulgação/vereadora Leninha){{banner-interno}}
A Polícia Militar recuperou nas primeiras horas desta quarta-feira, 28 de março, uma motocicleta que havia sido furtada na tarde do dia anterior, no Bairro Colinas, em Cataguases.
Segundo o registro policial, o proprietário do veículo, uma Honda CG Fan vermelha, a estacionou próximo a sua residência por volta das 14h30min de ontem e às 19h15min percebeu que ela havia sido furtada.
A PM informou que a própria vítima apontou sua enteada como principal suspeita pelo crime. Todas as guarnições policiais de serviço iniciaram rastreamento pela cidade em busca da motocicleta.
Nesta madrugada, por volta das 3 horas, a viatura do sargento Vilela e cabo Gregório localizaram o veículo estacionado na Avenida Eudaldo Lessa, com dois capacetes pendurados no guidom e motor ainda quente. Eles chamaram outra equipe formada pelo sargento Willian e cabo Fortunato para dar apoio prenderam a suspeita, de 27 anos, no momento em que deixou o imóvel.
A jovem - ainda segundo o Boletim de Ocorrência - confirmou ter furtado a motocicleta recebendo voz de prisão em flagrante. Após fazer os exames médicos, foi encaminhada para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina onde, depis de prestar depoimento, teve sua prisão ratificada pelo delegado de plantão.{{banner-interno}}