Começa nesta quinta-feira, 05 de abril, em Cataguases, através de uma aula inaugural com início às 19 horas, o curso de PNL - Programação Neurolingüística - que será ministrado pela Coach Maria Letícia Leite. As aulas serão na Escola de Formação Gerencial (EFG), na Rua Ofélia Resende, 101, Bairro Bandeirantes, com entrada pelo portão lateral antes do clube CAT, conforme explica uma das organizadoras, Cristiane Botarro, que ao lado de Luciana Pirozzi, estão promovendo este curso também em Muriaé cuja aula inaugural será no dia seguinte, 06.Maria Letícia Leite (foto ao lado) é Master Trainer em PNL, Mestra em Educação, Master Coach Internacional, Terapeuta com técnicas no Despertar de Consciência, Hipnoterapeuta, Cinesióloga, Palestrante, Diretora e Professora do ICML Consultoria e Treinamentos. Há 30 anos Maria Letícia vem reunindo experiência e comprovando, por meio de vidas, a plena capacidade humana de sempre ir além. Ela afirma que o curso de PNL é uma oportunidade das pessoas aprenderem a desfrutar de todas as capacidades brilhantes que estão adormecidas dentro de cada um. Você é muitomais do que pensa!", afirma com muito entusiasmo.
Mas, afinal, o que é a PNL?
É uma ciência que auxilia as pessoas a utilizarem mais as capacidades e potências do cérebro de forma a alcançar os resultados desejados. "Fazer nosso cérebro trabalhar a nosso favor", destaca. A PNL, completa Cristiane Botarro, tem se tornado uma ferramenta fundamental para pessoas que precisam aprimorar suas técnicas de comunicação e, assim serem cada dia melhores para duplicar esse conceito, conta. A proposta da PNL, acrescenta Cristiane, é fornecer aos participantes do curso, através da prática e experiências, uma mudança em seus relacionamentos pessoais e profissionais; eficácia em sua liderança e aprimorar a habilidade de desenvolver metas e capacidade de empreender.
As técnicas da Neurolingüística podem reformular e solucionar situações que parecem estar fadadas a não melhorarem. Alguns exemplos vão desde os desafios para gerir o próprio negócio, produtividade de funcionários abaixo do desejado; a comunicação dentro da empresa não é das melhores e, principalmente, com seus clientes. Para completar você percebe que pode ser um líder mais eficaz. Através da PNL o autoconhecimento, a autoconfiança e o desenvolvimento do seu potencial criativo são os primeiros passos para que você possa compreender a si mesmo e assim, perceber a necessidade da sua empresa e de seu negócio, a diversidade de seus funcionários e clientes, aprendendo a lidar com cada um explorandocada potencial e talento, informa Cristiane.O curso em Cataguases começa nesta quinta-feira, com aula inaugural às 19 horas, e em Muriaé, no dia seguinte, também no mesmo horário. Os demais Módulos serão continuidade do MÓDULO I - 07/abril (sábado); MÓDULO II - 27/abril (sexta-feira), 28/abril (sábado) e 29/abril (domingo); MODULO III - 05/maio (sábado) e 06/maio (domingo), totalizando 50 horas entre prática e teoria. Cristiane informa que o aluno que não puder comparecer em um dia poderá repor a aula em Muriaé.
Associados da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas - parceira do evento, têm 10% de desconto. Os valores do curso serão tratados individualmente devido aos vários pacotes com preços e formas de pagamento distintas. Há, ainda, condições especiais para grupos e empresas facilitadas por meio de cartão de crédito. Cristiane, encerra, avisando que há poucas vagas a serem preenchidas de um total de trinta e os interessados devem ligar para ela para o número (32) 98401-2761 comparecendo à aula inaugural. (Fotos: Divulgação)
{{banner-interno}}
Uma equipe da Polícia Militar de Leopoldina, comandada pelo Tenente Getúlio, responsável pelo policiamento daquela cidade, prendeu na tarde desta terça-feira, 03 de abril, um homem suspeito de ter assassinado o professor de Jiu-Jitsu, Bruno Cláudio Toneli, de 32 anos, no dia 10 de fevereiro, na porta da casa dele, no Bairro Sol Nascente, em Cataguases. O suposto assassino, de 43 anos, foi localizado e abordado pelos militares no Centro daquela cidade e, ao ser detido, apresentou uma carteira de identidade falsa, na tentativa de enganar os policiais. Como sua foto vem sendo divulgada internamente pela PM, ele foi reconhecido e preso.
Os militares ainda consultaram no sistema informatizado da Polícia Militar a ficha criminal do suspeito, ficando constatado que se tratava de um foragido da justiça. Pouco tempo depois, ao ser questionado pelos militares sobre sua verdadeira identidade, ele acabou confessando ter falsificado o documento acrescentando que estava em Leopoldina apenas para buscar alguns pertences pessoais e estaria partindo em direção ao Rio de Janeiro. Em seguida ele foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil daquela cidade e com ele foram apreendidos uma mochila contendo objetos pessoais, celular e R$620,00 em dinheiro.
De acordo ainda com os militares, ele teria assassinado o professor de Jiu-Jitsu com diversos tiros que acertaram suas costas porque a vítima o teria denunciado pelo furto na agência dos Correios de Cataguases. O crime aconteceu no dia 10 de fevereiro, sábado de carnaval. Ele também vai responder por crime de falsidade ideológica. Participaram da ação os militares tenente Getúlio, os sargentos Amarildo, Wellington, Vieira, Júlio e Marcos Botelho e o cabo Igor Marcel. (Foto gentilmente cedida pela Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª Cia PM Ind.){{banner-interno}}
Uma Operação policial desencadeada na manhã desta terça-feira, 03 de abril, sob o comando do tenente André Carvalho, comandante do Pelotão da Polícia Militar em Miraí, prendeu naquela cidade três homens de 19, 22 e 20 anos de idade e apreendeu dois adolescentes de 16 anos de idade. Os policiais apreenderam também uma quantia significativa em dinheiro e drogas. Denúncia anônima de populares levou os militares até os suspeitos que foram localizados e presos em flagrante no bairro Alto do Escolástico.
De acordo com informações do tenente Carvalho ao Site do Marcelo Lopes, foram apreendidos "no mínimo quatro mil reais em dinheiro, inclusive muitas moedas, mas o valor total só teremos mais tarde porque ainda estamos contabilizando", revelou. Os policiais também apreenderam um simulacro de pistola, 20 buchas de maconha, 11 pedras de crack, 08 pinos vazios para acondicionar droga, 1 cigarro de maconha, 1 dichavador, 1 chave micha e 5 aparelhos celulares.De acordo ainda com o comandante da PM em Miraí, o dinheiro apreendido é produto de furto praticado "recentemente em um estabelecimento comercial na cidade por um menor infrator contumaz, suspeito de ter praticado vários outros furtos em Miraí. Já a droga, continua o tenente, foi recebida em troca de outros produtos que haviam sido furtados em outras ocasiões. "Portanto, completa o comandante daPM em Miraí, há muita gente envolvida, inclusive na receptação de produtos furtados", destacou.{{banner-interno}}
Uma caminhada realizada no final da tarde de ontem, dia 2 de abril, deu início aos eventos da III Semana de Conscientização do Autismo em Cataguases. A iniciativa reuniu cerca de 150 pessoas e percorreu o trecho entre as praças Chácara Dona Catarina e Rui Barbosa onde, nas escadarias do Paço Municipal aconteceu um ato com o objetivo de conscientizar a comunidade local em favor da inclusão.Além de pais, familiares e simpatizantes da causa, a caminhada contou com a presença de secretários municipais, com a equipe do PROLER do NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão) e da Escola Técnica Municipal Joana D’Arc, uma vez que a Prefeitura de Cataguases foi parceira do evento em apoio ao GAAC (Grupo de Amigos dos Autistas de Cataguases), organização não governamental que promoveu a caminhada, além de funcionários e alunos da APAE. Na chegada ao Paço Municipal, que foi especialmente iluminado na cor azul para a data – o dia 2 de abril é o dia dedicado à conscientização sobre o autismo e a cor azul é a que identifica o transtorno -, falaram o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Antunes Milane, destacando a importância da inclusão nas escolas de crianças portadoras e do autismo, condição que atinge milhares de pessoas no mundo todo em diferentes espectros, e também a representante do GAAC, Fernanda Vidal, que agradeceu a presença de todos.
A caminhada foi apenas a abertura de uma série de eventos programados para a semana e que pretende chamar a atenção para o transtorno na cidade. Hoje, terça-feira, dia 3, acontece um workshop a partir das 18h30min, na Escola Estadual Coronel Vieira, com o tema "Meu filho tem o Transtorno do espectro Autista – TEA", que será mediado pela psicopedagoga Jacqueline Ferreira de Lima. Nos dias 4 e 5 de abril, o GAAC vai realizar uma divulgação sobre o assunto nas escolas das redes de ensino da cidade. Na sexta-feira, dia 6, e no sábado, dia 7, acontece o III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo, com vários palestrantes que estarão conversando no Centro Cultural Humberto Mauro, a partir das 18 horas, com entrada a R$ 25,00 para os dois dias de eventos.Entre os convidados, estão, Arethuza Lopes, especialista em Educação Especial, o psiquiatra infantil Philipe Diniz, a pedagoga Cláudia Moraes, a mãe Luciana Reis, a médica Camila Milagres, a fonoaudióloga Paula Lins, a fisioterapeuta Helena Gueiros e a educadora física Pamela Spanholeto. Realizada e organizada pelo GAAC, o evento tem o patrocínio da Energisa, parceria com TEABio, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Prefeitura de Cataguases, Sicoob e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases. (Fotos: Assessoria de Comunicação da PMC){{banner-interno}}
Cataguases sedia, pela primeira vez, o lançamento regional da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C), que é realizado anualmente em todas as cooperativas do Brasil. O evento foi aberto na tarde desta segunda-feira, 02 de abril, com encerramento no final da tarde desta terça, 03, e acontece no recém-inaugurado Centro Cultural Sicoob Coopemata, no centro da cidade. O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg com o objetivo de adotar práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.
O encontro, que reúne, representantes das Cooperativas da Zona da Mata, foi aberto pelo presidente do Sicoob Coopemata, César Mattos. Ele agradeceu a presença de todos e disse que um dos primeiros projetos desenvolvidos pela Coopemata no Dia C, foi o Projeto Encantando, "que ganhou espaço e cresceu significativamente, tornando-se nossa "menina dos olhos" e que vem rendendo excelentes frutos, por meio da música e das artes a todos os seus participantes", formado por crianças e adolescentes, salientou.Em seguida, o Superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti (foto), fez a abertura da campanha apresentando o projeto "Somos Coop' que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil tendo como principal objetivo conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB - Organização das Cooperativas do Brasil - em torno e uma única causa para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade. "O Sistema Ocemg decidiu levar esse lançamento para o interior e hoje estamos aqui para prestigiar o belo trabalho que vem sendo realizado pelas cooperativas da Zona da Mata', destacou.
Na sequência os participantes puderam compartilhar suas experiências sobre o Dia C em suas cidades. O caso da cooperativa de Laginha (248 km de Cataguases), a Credicaf, chamou a atenção porque tem voltado suas ações para privilegiar o Meio Ambiente, conforme contou seu representante, Juliano Afonso da Silva, por meio da realização de projetos variados nesta área como, por exemplo, instalação de fossas sépticas em uma comunidade rural. Hoje o workshop "Dia C: Mobilizando o voluntariado para o desenvolvimento sustentável" movimentou a manhã com ideias interessantes com grandes chances de serem colocadas em prática.Este ano, com o tema "Atitudes simples movem o mundo", o Dia C quer mostrar que cada cidadão, com suas habilidades e capacidades, tem o poder de transformar vidas e realidades. O Dia C será realizado em 30 de junho quando, acada cooperativa irá desenvolver o seu projeto buscando contribuir para que as comunidades alcancem os Objetivos de Desenvlvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, agenda composta por 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidos até o ano de 2030. O encontro em Cataguases está previsto para terminar às 17 horas.
{{banner-interno}}