O Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, assinou o decreto nº 5188/2018, que cria o Protocolo de Atendimento às Denúncias de Maus Tratos a Animais em Viçosa. O evento aconteceu durante reunião com representantes da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa), dia 28 de março e contou ainda com a presença da vereadora Brenda Santunioni.
A partir do decreto, fica estabelecido que as denúncias devem ser concentradas na Ouvidoria Municipal, que por sua vez as encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, a qual enviará um médico veterinário acompanhado de um agente fiscal sanitário ao local da denúncia para apurar as irregularidades. Havendo indícios da prática de crime ambiental, os servidores acionarão a Polícia Militar de Meio Ambiente de Viçosa, que será responsável por tomar as providências cabíveis.
São considerados maus tratos aquelas ações que ferem a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que discorre sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, dentre elas a proibição de maus tratos aos animais silvestres e domésticos. O artigo 32 desta lei determina que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
De acordo com o Prefeito Ângelo Chequer, regularizar o protocolo de atendimento é o primeiro passo para que as denúncias sejam atendidas e a lei de proteção aos animais seja cumprida. "Agora as denúncias seguiram um caminho que permitirá o atendimento mais rápido e organizado", declarou o prefeito.{{banner-interno}}
Uma tentativa de roubo a um supermercado no Bairro Gávea, em Muriaé (61 km de Cataguases), terminou com troca de tiros na noite desta quarta-feira, 04 de abril. De acordo com a Polícia Militar (PM), os disparos foram feitos por um dos assaltantes e por um agente penitenciário. Havia clientes no local, mas ninguém se feriu. Os tiros atingiram a máquina do caixa e uma vidraça do estabelecimento. Veja vídeo ao final da matéria.
Em nota, o Grupo Bahamas informou que, após levantamentos, não foi constatada nenhuma perda em decorrência da ação dos criminosos na unidade e que o caso já está com as Forças de Segurança "que fazem os levantamentos, inclusive com a possível identificação de um dos assaltantes", conforme o texto. O grupo diz ainda que presta todas as informações e colabora com as investigações.
As imagens do circuito interno de segurança do local foram divulgadas na internet. De acordo com a PM, por volta de 20h, dois suspeitos chegaram ao estacionamento do supermercado em uma moto. O carona, carregando duas armas de fogo, anunciou o assalto em um dos caixas.As imagens mostram ele se aproximando de dois caixas. Em determinado momento, o suspeito para e atira contra alguém que não aparece no vídeo. Segundo a PM, é um agente penitenciário que estava em outro caixa.
Ao perceber o roubo, ele mandou o suspeito abaixar a arma. Como o assaltante não atendeu à ordem e disparou na direção do agente, ele revidou com outros dois disparos.
As imagens mostram o suspeito desferindo outros tiros, deixando o local, subindo na moto e fugindo com o comparsa. Eles não conseguiram levar nada do supermercado nem dos clientes. Nenhuma testemunha soube indicar o destino que a dupla seguiu.
A arma do agente penitenciário foi recolhida e encaminhada à Polícia Civil. Ele também foi levado para a Delegacia de Plantão para prestar esclarecimentos sobre o fato e foi liberado em seguida.
Ainda conforme a PM, levantamentos indicaram a identidade do ladrão, que seria suspeito de outro roubo de supermercado recentemente na cidade. (Fotos: Site Silvan Alves)
{{banner-interno}}
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), anunciou, nesta terça-feira, 03 de abril, a implantação do sistema de telemetria e videomonitoramento do processo de formação de condutores de veículos. O objetivo do sistema de monitoramento é auxiliar a fiscalização das aulas práticas de direção e da avaliação do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio de áudio, vídeo, fotos e de sensores ligados aos componentes do veículo.
O monitoramento começará pelas aulas práticas em todas as categorias, depois será a vez dos exames de direção. Minas Gerais possui mais de 6,5 milhões de habilitados, e o número tende a crescer. O Detran-MG registrou, no ano passado, mais de 905 mil exames de candidatos à carteira de habilitação para motos, carros, caminhões, ônibus e reboques. Este ano já foram mais de 187 mil exames realizados.
Para o Diretor do Detran-MG, Delegado-Geral César Augusto Monteiro Alves Junior, a tecnologia visa garantir a qualidade, segurança, transparência e eficiência no processo de formação e aperfeiçoamento dos condutores no Estado de Minas Gerais. "Essa solução dotará o Detran de instrumentos, tecnologia e procedimentos que permitam melhor gerenciamento do processo de habilitação sob sua responsabilidade, sobretudo dos novos condutores", afirmou César Augusto.
O Coordenador de Administração de Trânsito, Delegado José Marcelo de Paula Loureiro, destacou ainda, "que cada ação do candidato, no momento da aula e da avaliação será monitorada, por isso ele terá que se qualificar melhor antes do exame. Certamente, o novo sistema vai auxiliar na formação de candidatos mais preparados para o trânsito, proporcionando mais segurança e, consequentemente, diminuição no número de acidentes nas vias", destacou.
Em aproximadamente 40 dias, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) de Minas Gerais devem apresentar o contrato com as empresas credenciadas para prestar o serviço. De acordo com o Coordenador de Habilitação, Delegado Ednelton Carracci, o Detran-MG estabeleceu um cronograma que vai permitir a adaptação dos CFCs dentro do prazo, de forma a garantir um padrão elevado na prestação desse serviço.
A novidade será implantada, na primeira fase, durante as aulas de direção ministradas por CFCs de Nova Lima, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o cronograma, em torno de 120 dias, todo o Estado deve estar adaptado à nova tecnologia, incluindo também os exames de direção, como determina a Portaria 238/14, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O Detran-MG esclarece que não haverá aumento das taxas de segurança pública para candidatos à habilitação. No entanto, fica sob responsabilidade dos CFCs a alteração ou não dos valores cobrados pelos serviços prestados.
{{banner-interno}}
Com inscrições abertas de 05 de fevereiro a 31 de março, o Edital Usina Criativa de Cinema recebeu 24 projetos de produção de curtas-metragens, sendo 16 no gênero ficção, 6 documentários e 1 de animação.
Eles foram apresentados por realizadores audiovisuais de 8 cidades da Zona da Mata mineira: 10 de Cataguases, 1 de Ervália, 1 de Guiricema, 2 de Leopoldina, 3 de Muriaé, 1 de Rio Pomba, 5 de Ubá e 1 de Visconde do Rio Branco.
O concurso foi amplamente divulgado na mídia local e nas redes sociais, alcançando as 64 cidades que integram a área de atuação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e a ENERGISA, patrocinadora do projeto.
Na segunda etapa do processo, uma comissão de seleção constituída por profissionais de outras regiões do estado e do país irão selecionar os quatro melhores projetos, que receberão recursos financeiros e consultorias técnicas para produção dos filmes. O resultado da seleção será divulgado ainda em abril, em data a ser confirmada.
Os filmes produzidos serão exibidos no Festival Ver e Fazer Filmes, em setembro de 2018.
O edital USINA CRIATIVA DE CINEMA 2018 integra o projeto FESTIVAL VER E FAZER FILMES, uma realização do Instituto Cidade Cataguases (ICC) em parceria com Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual (APOLO), Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Com o patrocínio da ENERGISA MINAS por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC-MG) da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.
Veja abaixo os projetos que concorrem no Edital.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Itamarati de Minas (20 km de Cataguases) registrou o furto de uma motocicleta Honda Biz, ocorrido pouco antes das 8 horas desta quarta-feira, 04 de abril, naquela cidade. Na mesma operação os militares conseguiram identificar, localizar e prender o autor do furto. No desenrolar das ações policiais, que contou com a equipe policial de Cataguases, outro homem foi preso por tráfico de drogas e o produto ilegal apreendido. O caso foi elucidado antes do meio dia, com a recuperação dos produtos furtados e prisão dos envolvidos.
De acordo com as informações prestadas pelo tenente Marinato, comandante do policiamento em Cataguases, também foram furtados uma máquina esmerilhadeira, um traçador e dez reais em dinheiro. Os militares de Itamarati decobriram que o suspeito, de 31 anos, mora no Bairro São Marcos, em Cataguases, e repassaram a informação para o Quartel da PM que enviou até o local uma guarnição composta pelos militares sargento Alexandre e cabo Alex. Lá, encontraram a motocicleta furtada e na sequência foram até o apartamento onde o suspeito reside e o questionaram sobre o veículo. Ele assumiu ter furtado a motocicleta e revelou que a esmerilhadeira estava no seu bagageiro. O homem ainda entregou a chave da moto aos policiais.
Durante esta abordagem, os militares receberam denúncia anônima de que outro morador, de 29 anos, havia jogado pela janela de um dos quartos, uma sacola plástica contendo três pedras de maconha de tamanho médio de 3 centímetros quadrados cada. Sobre a droga eles negaram qualquer envolvimento, mas foram presos em flagrante sendo encaminhados para exames médicos no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases. A moto foi encaminhada pelo Auto Socorro Dois Irmãos ao pátio credenciado do Detran-MG. Durante o registro da ocorrência, o rapaz de 29 anos assumiu a posse da droga. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases. (Fotos: Polícia Militar de Minas Gerais){{banner-interno}}