Dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. Neste sentido, equipes do Hospital de Cataguases vem desenvolvendo ações que despertem a consciência da necessidade do diagnóstico preventivo para que as chances de sucesso no tratamento sejam maiores.
"A nossa equipe multidisciplinar e a rede de voluntários que se formou através do Núcleo de Oncologia e Atendimento Humanizada – NOAH já vem desenvolvendo um trabalho de conscientização, seja interagindo com a mídia, seja desenvolvendo ações de humanização para os pacientes de forma que sensibilizem também às pessoas da comunidade a participar, a criar o hábito do autoexame (no caso das mulheres na detecção do câncer de mama) e das consultas periódicas", comentou Gladystow Fonseca, gerente administrativo do Serviço de Oncologia de Cataguases, setor ligado ao Hospital.Na sexta-feira, 06 de abril, a equipe de Radiologia do Hospital participou de um treinamento sobre "Detecção de Nódulos na Mama", ministrada pela radiologista Érika Gomes, acompanhada pelo coordenador do setor, Dejanilton Luiz Correa e com participação do médico mastologista, Bruno Laporte e Gladystow Fonseca. "Esse é um momento de entrosamento entre as duas pontas importantes do tratamento. Quanto mais próximo à perfeição for a realização do exame, melhor será a elaboração do laudo e maior será a possibilidade do médico prescrever um tratamento mais assertivo", comentou Dejanilton orgulhoso pelo setor estar se tornando referência em qualidade técnica de imagem.
O NOAH é uma associação que está se formando e tem por objetivo oferecer aos pacientes de câncer que fazem seus tratamentos em Cataguases e em outras cidades, de forma voluntária, um acompanhamento social que facilite a recuperação. Atualmente os integrantes do NOAH realizam suas reuniões no próprio SOC.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, as causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
No Brasil também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença. Os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são os de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e de estômago.Equipe alinhada com as práticas mais modernas de tratamento"No dia 28 de março, eu e a Doutora Milena (Ribeiral de Mattos) participamos do encontro promovido pelo Centro de Educação Continuada - CEC Federassantas, ‘Faturamento SUS em Oncologia’, para melhor capacitar as unidades prestadoras deste de serviço a atender ao Sistema Único de Saúde quanto suas demandas burocráticas. E a equipe vai participar entre os dias 17 e 19 de maio do SOBRAFO - 4º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, no Rio de Janeiro. O tema central desta edição do congresso será ‘As Fronteiras da Farmácia em Oncologia: Da Gestão dos Procedimentos às Inovações Tecnológicas’. Nosso intuito é oferecer, cada vez mais, um atendimento de maior qualidade, tanto na parte clínica, administrativa e humanística, para que o resultado do tratamento seja obtido com êxito para o paciente", afirmou o gerente.
O SOC está localizado na Rua José Gustavo Cohen nº 70 – Vila Tereza, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados das 7 ao meio dia. (Fotos: Hospital de Cataguases/Divulgação)
{{banner-interno}}
Um jovem de 17 anos de idade, identificado como Iury de Oliveira Alves Garcia, morador na "estrada do Gauchão", em Além Paraíba (67 km de Cataguases), morreu após perder o controle da direção da motocicleta que pilotava e bater contra uma árvore no bairro São José, naquela cidade. Ele estava fugindo da Polícia Militar após receber ordem para estacionar o veículo, conforme o registro da própria PM.Segundo os militares o adolescente, que estava em uma motocicleta Honda CG Titan 125, branca, com placas de Além Paraíba, foi abordado ainda na BR-116, quando empreendeu fuga e entrou na zona urbana da cidade em alta velocidade. Ao passar pela Rua Barão de Guararema, teria forçado uma ultrapassagem entre dois veículos quando deslizou a roda dianteira na linha férrea o que o levou a perder o controle da motocicleta e cair, batendo contra uma árvore.
O acidente aconteceu por volta das 22h40min de sexta-feira, 06 de abril, conforme o registro policial. Os militares encontraram uma mochila preta contendo várias garrafas de cerveja cheias que se quebram com o impacto da colisão. Uma unidade do SAMU chegou ao local poucos minutos depois e prestou os primeiros socorros ao rapaz tentando manter seus sinais vitais, mas ele não resistiu e morreu ainda no local. A polícia Militar isolou o local e o corpo do jovem foi removido por uma empresa funerária para o IML de Leopoldina onde foi periciado e a motocicleta apreendida e recolhida junto ao pátio credenciado do Detran-MG. (Fotos: Reprodução Blog Adenilson Mendes){{banner-interno}}
A pessoa que não cumprir qualquer medida protetiva de urgência relativa à Lei Maria da Penha comete crime e pode pegar de três meses a dois anos na cadeia. Lei neste sentido (nº 13.641, de 03 de abril de 2018) foi sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer, e já está em vigor. A nova lei diz que "a configuração do crime independe da competência civil ou criminal do juiz que deferiu as medidas. Em caso de prisão em flagrante "apenas a autoridade judicial poderá conceder fiança", esclarece o parágrafo segundo. Estas sanções não excluem a aplicação de outras penalidades, completa o novo texto legal. Procurado pela reportagem do Site do Marcelo Lopes, o Promotor de Justiça de Cataguases e Miraí, Gustavo Garcia Araújo (foto), fez alguns esclarecimentos sobre este caso. Segundo informou "havia uma discussão a respeito da prisão do homem que descumpria uma medida protetiva. Entretanto, restava dúvida sobre qual crime ele responderia, se por Desobediência ou não, o que causava entendimentos diferentes nos tribunais", explicou. Gustavo continua: "O Superior Tribunal de Justiça entendeu que não era crime de desobediência, permitindo a prisão preventiva por descumprimento das medidas protetivas, sem responder a processo. Hoje - completa aquele Promotor - ele vai responder especificamente, além de poder ser preso preventivamente e, no caso de prisão em flagrante, a fiança só poderá ser arbitrada pela autoridade judicial". (Foto: Reprodução da Internet{{banner-interno}}
Teve início nesta semana a instalação de centenas de lixeiras do tipo "papeleiras" em Muriaé. O número exato não foi divulgado pelo órgão responsável. O serviço está sendo executado pelo setor de Limpeza Urbana do Departamento Municipal de Saneamento (Demsur), conforme informou aquela autarquia.
As papeleiras já contam com material gráfico do personagem "Lilico", integrante do recém-lançado "Esquadrão Demsur", composto por quatro figuras que representam as áreas de atuação da autarquia. Além de "Lilico", da Limpeza Urbana, a equipe é formada pelo líder, "Dé", que simboliza a água, sua irmã gêmea "Sú", representante do serviço de água pluvial, e "Goto", que é metade robô e simboliza o Esgoto.
Em nota divulgada por sua assessoria de comunicação (Ascom), o Demsur informa que, devido ao maior fluxo de pessoas, a instalação das lixeiras foi iniciada na região central da cidade, e que o trabalho terá sequência nos bairros Barra, Dornelas e Porto, chegando a outras localidades, incluindo os distritos, nos próximos meses.O comunicado detalha ainda que, em função da grande concentração de pessoas, serão prioridade locais como praças, portas de hospitais e estabelecimentos comerciais e públicos.
Segundo a autarquia, "o objetivo é proporcionar à população a possibilidade de descartar de forma correta seu lixo, contribuindo para a manutenção da limpeza urbana e evitando as consequências do descarte incorreto, como o entupimento das bocas de lobo em épocas de chuva".
Por meio da nota, o diretor geral do Demsur, Geraldo Júnior, lembra que para ter uma cidade limpa a população precisa fazer a sua parte, não apenas descartando o lixo de forma correta, como também preservando as papeleiras e demais compartimentos destinados a lixo instalados pela cidade.{{banner-interno}}
Uma carreta carregada de margarina tombou na manhã desta sexta-feira (6) no Km 746 da BR-040, em Santos Dumont.
O motorista e o passageiro do veículo ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Regional de Barbacena.
Em imagens enviadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), é possível ver dezenas de pessoas no local, saqueando a carga.
Segundo a Via 040, concessionária responsável pelo trecho, o trânsito está interditado nos dois sentidos para retirada do veículo. A ocorrência segue em andamento. (Foto: PRF/Divulgação)
{{banner-interno}}