Foi desencadeada nesta terça-feira, dia 10, em Leopoldina uma operação policial com cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências de infratores na cidade. Iniciada pela manhã, a ação apreendeu um adolescente de 17 anos envolvido em diversos atos infracionais em Cataguases (ameaça, agressão, dano, disparo de arma de fogo, furto e homicídio) e Leopoldina (agressão, receptação de motocicleta furtada e posse ilegal de munições).
No dia 23 de março, o menor já havia sido apreendido por policiais militares de Leopoldina, com 10 munições, após tentar fugir e praticar direção perigosa na condução de um veículo. Ele já fugiu duas vezes do Centro Sócio Educativo de Juiz de Fora, no qual estava internado no ano passado. A Polícia Militar o encontrou no bairro São Cristóvão, após cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. No local, um pássaro da fauna silvestre também foi apreendido.Durante cumprimento deste mandado, um homem de 54 anos foi preso no mesmo bairro, por posse ilegal de arma de fogo, no caso, uma pistola calibre 380, um carregador e dez munições intactas. Já no centro de Leopoldina, outro homem, de 45 anos, foi preso, e um adolescente, de 17 anos, foi apreendido.
Na residência onde se encontravam, os militares encontraram uma espingarda calibre 36, uma arma de pressão sem nota fiscal, um coldre, um tablete, uma bucha e uma porção de maconha, três pedras brutas de crack, além da quantia de R$ 2.683 em dinheiro. O menor está envolvido com atos infracionais na cidade (porte ilegal de arma de fogo e homicídio). Os materiais apreendidos, os dois homens presos e os dois menores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil daquela cidade.
{{banner-interno}}
Cataguases recebe amanhã o "Ônibus Lilás", uma unidade móvel itinerante de enfrentamento à violência contra a mulher, da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, que já levou atendimento e orientação a cidadãs de municípios de diversos estados brasileiros. A presença do veículo itinerante na cidade tem o apoio da Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Governo de Minas e do Governo Federal.
O veículo ficará no município por dois dias para atendimentos e, paralelamente, vai promover na quarta-feira, dia 11 de abril, uma roda de conversa com a rede de apoio de enfrentamento da violência doméstica, de 14 às 16 horas, na sede da Secretaria dos Conselhos, que fica na Rua Major Vieira, e, no dia seguinte, a mesma programação se repete no distrito de Sereno, de 8 às 14 horas. A iniciativa também tem por objetivo divulgar a central de atendimento à mulher, que pode ser acionada pelo telefone 180.
Com o objetivo de debater os direitos femininos e combater a violência doméstica, o ônibus é equipado com salas fechadas para garantir privacidade e com modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. Conforme explicou a diretora da Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luísa Alcântara Franco, o projeto do "Ônibus Lilás" foi anunciado na IV Marcha das Margaridas, em agosto de 2011 e, na prática, pretende levar às mulheres das áreas urbana e rural do municípío os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.
"A unidades fará ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Na parte educativa, através das rodas de conversa, vai promover palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação", informou a diretora Luísa Franco.
{{banner-interno}}
Na noite de segunda-feira, dia 9, Policiais Militares de Leopoldina apreenderam um revólver calibre 38, munições, grande quantidade de drogas e um menor, durante operação policial no bairro São Cristóvão. Os militares depararam-se com uma motocicleta de cor escura, com dois ocupantes que, ao perceberem que seriam abordados, tentaram fugir subindo uma calçada. No entanto, o passageiro da garupa caiu e saiu correndo, entrando em um prédio. Ele deixou cair um revólver calibre 38 carregado com seis munições, que foi recolhido pelos policiais.
As demais viaturas foram acionadas, sendo realizado o cerco ao prédio. Os militares tinham conhecimento de que no prédio residia um menor infrator, de 15 anos, contumaz na prática de crimes como roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Eles fizeram contato com a avó do menor, que autorizou as buscas no imóvel.
No quarto do adolescente, os militares localizaram grande quantidade de drogas que estavam sendo fracionadas e embaladas. Uma outra moradora autorizou as buscas em seu apartamento e os militares localizaram outro menor, de 16 anos, que foi o que caiu da garupa da motocicleta, escondido debaixo de uma cama. Ele estava na posse de três munições e assumiu que estava com o revólver, juntamente com seu comparsa que fugiu. O menor aproveitou que o apartamento estava aberto e se escondeu em um dos quartos, sem que a moradora percebesse.
Os militares apreenderam na casa do outro menor, de 15 anos, 23 pedras de crack prontas para a venda, uma pedra grande e duas barras da mesma substância, um pote e um papelote contendo cocaína, uma barra grande de maconha, 10 tabletes, 8 buchas e 5 pedaços da mesma substância, uma sacola contendo pinos vazios, materiais para embalar as drogas e uma balança de precisão. Ele não foi localizado.
Em outubro de 2017, esse menor tentou assaltar um estabelecimento comercial em Leopoldina e foi baleado por um delegado da Polícia Civil. O menor infrator apreendido foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil, juntamente com o material (drogas, arma de fogo e nove munições). Durante o dia, os militares de Leopoldina também prenderam um indivíduo que estava com mandado de prisão.
{{banner-interno}}
Um homem de 50 anos de idade foi morto a tiros na madrugada desta terça-feira, 10 de abril, na rua Raimundo Vieira de Queiroz, no Bairro Primavera, em Cataguases.
Por volta das 2h30min, Israel Rodrigues de Souza dormia em sua residência quando um indivíduo ainda não identificado invadiu o imóvel e efetuou vários disparos em sua direção.
Uma equipe do SAMU chegou até o local, mas ele foi encontrado sem vida. A Polícia encontrou três projéteis no imóvel, aparenteando serem calibre .38.
Segundo testemunhas, um cidadão foi visto na rua em situação suspeita. Após o cirme, o autor fugiu sentido ao bairro Dico Leite. Ainda de acordo com as testemunhas, a vítima não teria desavença com ninguém.{{banner-interno}}
Além de prender seis rapazes e apreender dois pés de maconha no final da manhã desta segunda-feira, 09 de abril, conforme matéria que você lê aqui, a Polícia Militar de Cataguases também prendeu outros dois homens foragidos da justiça como parte das ações desencadeadas desde os primeiros minutos de hoje, que tiveram como objetivo de coibir a prática de delitos no município.
De acordo com o comandante do policiamento na cidade, Tenente Marinato, um homem de 31 anos de idade foi preso dentro do ônibus da Viação Rio Doce que iria levá-lo ao Rio de Janeiro. Uma denúncia levou os policiais a seguirem o ônibus e interceptá-lo onde, após conferirem a identidade do suspeito, confirmaram a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele.
Também nas primeiras horas desta manhã, outro homem, cuja idade não foi divulgada, foi preso durante patrulhamento na Avenida Nicolau Siervi, na Vila Minalda. De acordo com Tenente Marinato, ele é "autor contumaz de delitos no município" e após consultar o sistema informatizado da PM, constatou-se que pesava em seu desfavor um mandado de prisão.
Enquanto a equipe de policiais deslocava-se para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases com alguns dos presos abordaram um homem de 41 anos de idade que foi reconhecido pelos policiais quando caminhava pela Avenida Guido Marliére. De acordo com a PM também havia contra ele um mandado de prisão em aberto. (Fotos: Polícia Militar){{banner-interno}}