Os conhecimentos e as habilidades adquiridos nos cursos de graduação, apesar de serem fundamentais, já não são mais suficientes para formar um profissional completo que possa oferecer soluções e ideias inovadoras para as empresas. Por isso, um curso de pós-graduação torna-se um requisito essencial para desenvolver a expertise necessária para atuar em um área específica.
E a Faculdade Sudamérica, atenta à demanda do mercado de trabalho e preocupada com a continuidade de formação de seus egressos, abre inscrições para quatro cursos de pós-graduação. Um deles, certamente tem o seu perfil, é só escolher e dar continuidade aos estudos para que novas oportunidades se abram em sua vida profissional.
CONSULTORIA EMPRESARIAL E CONTABIL: O curso qualificará profissionais das áreas de contabilidade e administração em geral para atendimento às demandas públicas e privadas, favorecendo uma gestão e um controle mais eficiente, através da capacitação e do aperfeiçoamento técnico-procedimental.
DIREITO IMOBILIÁRIO: O curso de especialização em "direito imobiliário" propiciará ao egresso capacidade de atuar nas mais variadas espécies de ações imobiliárias e possessórias em atualidade com a legislação, além de capacitar ao magistério superior. É um curso moldado na experiência de renomados mestres em Direito Imobiliário e que colocará o aluno em contato direto com a prática atual do sistema jurídico imobiliário.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O curso visa a instrumentalizar os graduados em Educação Física para trabalhar com excelência em "Educação Física Escolar" e oportunizar diversificadas vivências teórico/práticas com aplicabilidade no contexto escolar.
ERGONOMIA: O curso de Pós-graduação em Ergonomia capacita o profissional para atuar em empresas e demais organizações que atendam ou que objetivam atender aos requisitos técnico-legais da Ergonomia, através do desenvolvimento, implantação, manutenção e gerenciamento de programas que visem à saúde, à segurança e ao conforto do trabalhador e à produtividade da empresa. O curso permite também ao profissional conhecer e aplicar técnicas de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), considerando os padrões e os requisitos da NR-17 e de outras normas, inclusive com foco nas diretrizes normativas em Saúde e Segurança do Trabalho.
Os cursos seguem as tendências das últimas demandas do mercado de trabalho, que têm mudado rapidamente com a evolução da tecnologia e da sociedade.
Os cursos de pós-graduação da Sudamérica já estão com inscrições abertas. Maiores informações sobre os cursos, você consegue acessando www.sudamerica.edu.br ou pelo telefone (32) 3422-7879.{{banner-interno}}
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais em exercício, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, recebeu em seu gabinete, na manhã de terça-feira, 10 de abril, uma comitiva capitaneada pelo provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, para debater assuntos de interesse do Hospital de Cataguases, como as necessidades financeiras da instituição que atende diretamente a cerca de 104 mil pessoas segundo IBGE.
Com ele estavam a supervisora administrativa Hospital de Cataguases, Maria Inês de Oliveira Dal Bianco, os prefeitos de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro; de Dona Euzébia, Manoel Franklin Rodrigues; o Secretário de Saúde de Santana de Cataguases, Ronaldo Adriano Simas, e a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata - CISUM, Tarcilia Rodrigues Fernandes (representando as cidades que compõe o consórcio).
A comitiva levou toda a documentação referente à prestação de serviços na assistência à saúde dos cidadãos dos municípios que compõem a microrregião, um demonstrativo das necessidades e dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição em manter estes serviços desde a absorção do Pronto-Socorro Municipal e a elevação do Hospital em unidade de saúde em atendimento nível II.Durante o encontro, Bill ressaltou as promessas feitas pelo então Secretário de Saúde da época, Deputado Estadual Antônio Jorge, durante o Governo Anastasia, em 2014. "Fomos cordialmente recebidos pelo secretário. Aproveitei para descrever o investimento altíssimo que a instituição fez em projetos arquitetônicos para a reforma do Pronto-Socorro e construção de uma Unidade de Tratamento Intensivo que comporte 20 leitos, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. E depois dos projetos concluídos não tivemos qualquer retorno por parte do Governo de Minas", explicou Bill.
Maria Inês ainda lembrou ao gestor da pasta estadual que resoluções emitidas em 2016 e 2017 referentes a Rede de Urgência e Emergência (RUE) e o extrapolamento no atendimento a hemodiálise encontram-se em atraso. "O Secretário nos informou que, com relação ao Pro-Hosp, o Estado irá regularizar o repasse nos próximos meses, referente as resoluções da RUE e quanto a hemodiálise ainda não se tem a previsão de pagamento", contou a funcionária do Hospital.
A secretária do CISUM e ex-prefeita de Itamarati, Tarcilia, acompanhou a comitiva, e mesmo com o quadro de grandes dificuldades enfrentadas pelo Estado e País, não abandonou seu tom otimista. "Infelizmente não tem dinheiro novo do Governo de Minas, nem do Governo Federal. Mas não será isso que nos fará perder as esperanças ou cruzar os braços. Missão dada é missão cumprida, e a nossa aqui é lutar para oferecer à população o atendimento de qualidade que todo cidadão merece", disse.{{banner-interno}}
A reunião da Câmara Municipal de terça-feira, 10 de abril, teve como foco a discussão do projeto de lei 22/2018, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Contrato de Comodato com Instituto Nacional Ltda, atual mantenedor da Faculdade Sudamérica em Cataguases, objetivando a utilização da área do IDAIC. No local, a instituição de ensino pretende implantar os cursos de Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio, que terão como objetivo a formação de profissionais generalistas. Para isso, a Sudamérica construirá uma Fazenda Escola, um Hospital Veterinário com alojamento hospitalar para pequenos e grandes animais e um Pet Shop, com hotel para animais.
Com o plenário cheio e a presença unânime dos vereadores, a Câmara recebeu vários secretários municipais, o diretor geral da faculdade, Alcino Leite Antonucci, demais membros da diretoria, professores e alunos da Sudamérica. Na oportunidade, o diretor administrativo, Lucas Otacílio Rodrigues Maciel, fez uma explanação do projeto da faculdade que, entre outras coisas, deverá gerar cerca de 100 novos postos de trabalho na cidade, com um investimento da ordem de R$ 10 milhões. "O objetivo é transformar Cataguases em polo educacional, científico e de excelência e com mão de obra local", afirmou.
Segundo ele, o projeto de criação do curso já está aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e a instituição mantenedora precisa apenas decidir onde o mesmo vai funcionar. "Queremos muito que isto aconteça em Cataguases, mas necessitamos deste apoio do poder público local", afirmou, lembrando que o Instituto Nacional já mantém com sucesso um projeto semelhante na cidade de Viçosa. "A implantação do curso naquele município promoveu um grande desenvolvimento na região da cidade onde nossa Fazenda Escola funciona. Acreditamos que o mesmo se dará aqui, nas proximidades do IDAIC", afirmou.
Se aprovado, o contrato de comodato prevê a utilização da área de 15 alqueires pelo prazo de 30 anos. A Fazenda Escola contará com toda infraestrutura, salas de aulas, laboratórios e galpões, tudo para a realização das aulas práticas, de cirurgia, inseminação artificial, transferência de embriões, fecundação in vitro, entre outros. Também serão construídas estruturas físicas, formação de pastagens, estabelecimento de áreas para plantios de milho e sorgo irrigados para a produção de silagem, destinados à criação dos animais que serão utilizados nas aulas práticas.
Um Hospital Veterinário também será construído para formação profissional dos alunos e atendimento à comunidade de Cataguases e região, para controle e tratamento de doenças. Pelo projeto, o local vai contar com consultórios, farmácia, emergência, salas para diagnósticos por imagem, laboratório de patologia, blocos cirúrgicos, baias para internação, entre outros. O projeto ainda prevê o atendimento de propriedades rurais para complementar a formação acadêmica dos alunos e parcerias com a Associação de Proteção Animal, com a finalidade de promover a castração de cães e gatos.
A reunião serviu somente para a apresentação do projeto e debates entre vereadores, representantes da Sudamérica e comunidade. O mesmo ainda está tramitando nas comissões daquela casa legislativa, mas ficou definido uma audiência pública sobre o assunto, marcada para o dia 2 de maio. A votação deverá ocorrer na sessão da Câmara do dia 8 de maio.
{{banner-interno}}
Vai começar na próxima semana a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2018. Esta primeira fase da competição, realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE), vai acontecer em oito cidades-sedes, entre elas, Cataguases, cuja cerimônia de abertura será na terça-feira, dia 17, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, no bairro Bela Vista. Também sediarão o evento nesta etapa os municípios de Pedra Azul, Carlos Chagas, Alto Caparaó, Patos de Minas, São Lourenço, Formiga e Paracatu.
O torneio acontece até o dia 27 de maio e vai passar por 50 cidades mineiras, em suas seis semanas de realização, durante as diferentes etapas. Participam dos Jogos Escolares alunos-atletas de escolas públicas e particulares de todo o estado, nos módulos I (estudantes de 12 a 14 anos) e II (de 15 a 17 anos), nas categorias masculino e feminino. As disputas da fase microrregional são nas modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez e acontecem até o dia 22 de abril.
Segundo o Secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, as microrregionais do Jemg movimentam positivamente as cidades-sede. "Temos um crescimento nas atividades econômicas e turísticas durante a realização dos jogos, além de ser uma oportunidade para intercâmbio esportivo de profissionais e estudantes, em contato com representantes de cidades da região", afirmou, acrescentando que, nesta fase, os municípios são divididos de acordo com as Superintendências Regionais de Ensino da SEE.
As tabelas com programações e resultados dos Jogos podem ser consultadas no site do Jemg. As equipes campeãs de cada uma das modalidades coletivas e os quatro melhores colocados nas competições de xadrez classificam-se para a disputa da próxima etapa, a regional. Em 2018, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais, que são os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.
Neste ano, o Jemg estabeleceu um novo recorde de municípios inscritos: 835 cidades, ultrapassando o recorde anterior de 830 inscritos em 2017. Este número significa 98% dos municípios mineiros, o que coloca o Jemg como a maior competição escolar do país. "Acredito que não exista, em nenhum estado do Brasil, uma ação com tanta capilaridade, com tanta adesão quanto o Jemg. É muito bom saber que os jovens mineiros estão comprometidos com o esporte e com essa grande celebração que é o Jemg", concluiu o Secretário Ricardo Sapi.
{{banner-interno}}
A 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina passa a ser denominada, a partir de agora, 37ª Companhia de Polícia Militar. O rebaixamento veio a público nesta terça-feira, 10 de abril, por meio de um Boletim Interno da Polícia Militar. Em contato com o comando daquela corporação, o Site do Marcelo Lopes foi informado que "uma nota oficial será divulgada em breve". Entre os policiais, porém, a notícia já é uma realidade e, segundo aputou a reportagem, até os policiais lotados em Leopoldina estão recebendo ordens diretamente do Batalhão de Ubá.
A notícia de que poderia ser rebaixada foi divulgada pela primeira vez pelo vereador em Leopoldina, José Augusto Cabral, da Tribuna da Câmara, em meados de novembro do ano passado. Na ocasião, a possibilidade pegou até o prefeito daquela cidade, José Roberto de Oliveira, de surpresa e só se manifestou alguns dias depois afirmando ter ficado sabendo do assunto por meio de "conversa de botequim". Depois disso José Roberto mobilizou prefeitos da região cujos municípios faziam parte à época da Companhia Independente e prometeu lutar até o fim para impedir que a notícia tornasse um fato. "Nós não merecemos isso e vamos lutar até os últimos dias para reverter este quadro e tenho esperanças que vamos conseguir", disse.
Os fatos, porém, começaram a se impor no início do ano quando o Coronel Ramos, que comandava a Companhia Independente, foi transferido para o Batalhão de Ubá e a PM não destinou outro de mesma patente em seu lugar. Desde então aquela Companhia vinha sendo dirigida pelo Major Alexandre Leal, transferido agora para Juiz de Fora, devendo ser comandada por um capitão, o que também, espera-se, aconteça com a Companhia Especial de Cataguases. A partir de agora, aquela Companhia, a de Cataguases e todos os demais municípios que estavam vinculados a Leopoldima, passam a integrar o 21º Batalhão da Polícia Militar de Ubá. (Foto: Marcus Vinícius)
Última atualização às 13h41min de 11/04/2018{{banner-interno}}