Estão abertas até o dia 23 de abril as inscrições para o Laboratório Audiovisual Cocriativo. O projeto é uma iniciativa da Cocriativa, com sede em Belo Horizonte, e selecionará cinco participantes que devem obrigatoriamente residir na região da Zona da Mata (área do Polo Audiovisual da Zona da Mata, sendo 64 cidades com abrangência do patrocinador/Energisa) e ter atuação voltada à área audiovisual, para acelerarem seus projetos audiovisuais em um processo de seis meses envolvendo três encontros presenciais e consultorias online. O Laboratório possui apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Energisa. As inscrições poderão ser feitas em formulário online.
O Laboratório Audiovisual Cocriativo é um projeto que propõe a criação de um ecossistema de aceleração de projetos audiovisuais para empreendedores em processo de formação que já realizaram seus primeiros filmes e/ou que buscam uma inserção no ambiente cinematográfico mineiro, especificamente em Cataguases, Minas Gerais, e nas demais localidades da região da Zona da Mata."O LAC surge como uma importante oportunidade dos empreendedores audiovisuais da Zona da Mata se conectarem dentro do cenário cultural e juntos consolidarem este mercado através do desenvolvimento de projetos sustentáveis e que se contraponham à escassez de iniciativas e fomento que vivemos na atualidade. Estamos certos que o Laboratório irá acrescentar muito à esta região, que no contexto audiovisual já é, por si, só tão rica e expoente", diz Vinícius Cabral, Cocriador e Coordenador do projeto.
O LAC se baseará na Cotools, ferramenta desenvolvida pela Cocriativa para auxiliar o desenvolvimento de projetos culturais. A ferramenta possui diversas etapas, com suas funcionalidades e metodologias correspondentes que serão conduzidas com os selecionados a partir de três imersões presenciais, sendo que todas elas acontecerão no Polo Audiovisual da Zona da Mata, em Cataguases, e, além disso, consultorias online. A programação dos encontros conta com dois grandes momentos diluídos ao longo do processo, sendo o primeiro deles a pré-aceleração, na qual a ideia é concebida, as parcerias são firmadas, entre outros, e a aceleração em si, que é desenvolvido o plano de negócios, as contratações, etc.
O projeto disponibilizará um prêmio no valor de R$3.000,00 (três mil reais) a cada acelerado. O recurso será repassado mediante uma avaliação do rendimento do desenvolvimento do empreendedor e tem como propósito remunerar o acelerado e auxiliar no desenvolvimento de seus projetos, sendo encarado como a primeira fonte de captação de recursos para os empreendimentos.
Para dúvidas ou submissão direta do regulamento, favor contatar através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (031) 99927-7114.
Formulário de inscrição: https://goo.gl/LvG5F3Mais sobre o projeto: https://www.facebook.com/Cocriativa/Agendamento de entrevistas e demais informações: Renata Rocha – (31) 9.8803-6295 – [email protected]{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases instalou na noite desta terça-feira, 17 de abril, Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o objetivo de investigar a "eventual prática de atos ilícitos" pelo presidente daquela Casa, vereador Michelangelo Melo Corrêa e dos servidores Antônio Batista Pereira, o Beleza, e a diretora do departamento de RH da Câmara Municipal de Cataguases, Fernanda Rodrigues Venâncio. A iniciativa foi do Vereador Betão do Remo, vice-presidente do Legislativo Municipal, atendendo solicitação do Ministério Público de Minas Gerais, através do Promotor de Justiça, Rodrigo Ferreira de Barros.
O documento foi encaminhado ao vice-presidente da Câmara, Betão do Remo, para que ele formalizasse o pedido de instalação da CEI porque, conforme determina o Artigo 31 do Regimento Interno daquela Casa, cabe ao vice esta incumbência. Segundo a denúncia feita ao Ministério Público, Michelangelo Corrêa e a servidora Fernanda Venâncio não adotaram as medidas administrativas cabíveis após tomarem conhecimento que o servidor daquela Casa, Antônio Batista Pereira, o Beleza, recebia seu salário integral sem cumprir a devida carga horária. Os vereadores denunciantes, liderados pelos colegas Hercyl Salgado e Rafael Moreira, anexaram à denúncia, imagens dos horários de chegada e saída de Beleza em seu local de trabalho.A CEI está formada pelos vereadores Paulo Milani (presidente, na foto ao lado), Vinícius Machado (secretário) e Mauro Ruela (membro) e conforme informou o próprio Paulo Milani ao Site, ainda nesta quarta-feira, 18, pretende se reunir com os demais membros para definir a data da primeira reunião da Comissão. Ele acrescentou que outros vereadores manifestaram o interesse de assistir às sessões da CEI e completou dizendo que todo o processo será o mais "transparente possível". A Comissão deverá apresentar um relatório final sobre o caso em trinta dias, conforme ficou acordado durante sua instalação.
Em contato com o advogado que representa os três envolvidos, Serafim Spíndola (foto ao lado) disse que vai dar uma resposta em defesa de seus clientes somente "amanhã", quinta-feira, 19. "Eles vão se explicar judicialmente sobre os fatos até amanhã, quando vão demonstrar que não é da forma como foi contado", revelou. O advogado disse ainda estar tranquilo com relação à instalação da CEI e quanto ao processo que corre na Justiça para apurar o fato. "Tudo será esclarecido", completou evitando dar mais detalhes. A data anunciada por Serafim para divulgar a defesa de seus clientes coincide com o prazo dado pelo juiz responsável pelo caso que, em despacho nesta segunda-feira, 16, deu quarenta e oito horas para se manifestarem.{{banner-interno}}
A equipe que compõe a Patrulha Escolar da Polícia Militar de Cataguases, com o apoio de outras viaturas, efetuou a apreensão de um menor, de 16 anos de idade, com drogas em seu poder.
A abordagem ocorreu no final da tarde dedta terça-feira, 17 de abril, nas imediações da APAE e localizou o adolescente que estava próximo ao córrego, aparentemente fracionando uma porção de substância que aparentava ser maconha. Contudo, ao avistar a equipe policial, atirou a substância em direção ao córrego que foi levada pela correnteza.
Após uma busca pessoal no adolescente e vistoria nas imediações de onde se encontrava, foi localizada uma balança de precisão e pedaços de plástico que seriam utilizados para embalar a droga. O pai do adolescente foi chamado e permitiu que os militares fizessem uma busca no interior do imóvel. No interior de um guarda-roupa do quarto do jovem, os militares encontraram uma bucha de maconha e 8 papelotes de cocaína. Foi apreendido também uma pequena quantia em dinheiro.
O adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão de Leopoldina, acompanhado de seu pai para providências cabíveis, conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
{{banner-interno}}
A Rua Romualdo Menezes, uma importante via de acesso em Cataguases, está com esgoto a céu aberto há mais de um ano, segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, na sexta-feira, 13 de abril, junto a moradores que se disseram cansados de pedir providências à Copasa, responsável pelo esgoto em Cataguases. Junto à galeria que escorre aquela água suja, há um escadão que dá acesso à rua de cima, cuja manutenção é da Prefeitura, mas atualmente não oferece a menor segurança para quem passa por ali, conforme você vê a partir de agora.
Para piorar ainda mais a situação o esgoto cai em terreno ao lado da Escola Municipal Vigário Cassimiro onde estudam crianças de 18 meses a 6 anos de idade. A água suja e prejudicial à saúde escorre por baixo de uma galeria que está parcialmente destampada, sem as condições sanitárias exigidas pela legislação. Com enorme mau cheiro ela segue por um terreno baldio particular até um bueiro situado em frente à escola municipal, que deveria receber somente água da chuva. Junto a esta galeria está o escadão quase coberto pelo mato, onde os usuários só podem utilizá-lo em dias ensolarados, porque com chuva e à noite o risco também é com a segurança pessoal.Em contato com a Copasa ela informou ter realizado o conserto na segunda-feira, 16. Aquela empresa disse ainda que a causa do problema foi um entupimento na rede. Nesta manhã de terça-feira, a reportagem voltou lá e constatou que o serviço foi mesmo realizado, mas, ao contrário do que foi informado ao site, o problema não foi resolvido. O esgoto continua caindo da galeria para o terreno, porém, em menor quantidade, como mostram as imagens que estamos vendo.
ESCADÃONo escadão, o mato alto, a falta de limpeza, de iluminação para circulação noturna, e também de um corrimão para dar segurança aos transeuntes, além do péssimo estado dos próprios degraus, são alguns de seus problemas. O Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Angelo Lavorato, informou que a prefeitura está fazendo levantamento de área no local a fim de separar o que lhe pertence e o que é da Copasa para depois elaborar um novo projeto de escadão que será construído dentro das normas de segurança.{{banner-interno}}
O Projeto Arte Boa Praça, que é uma realização da Fundação Simão José Silva, tem importante papel sócio-cultural para as cidades da nossa região, pois promove valores artístico-culturais, estimula o convívio social, oportuniza a apresentações de artistas locais, democratiza o acesso aos meios culturais e mantém as portas da arte abertas para nossa população.
Nessa quarta edição, para garantir diversidade e qualidade artística em sua programac¸a~o, o projeto oferecerá oficinas, shows musicais e espetáculos teatrais de artistas e grupos também reconhecidos no cenário cultural brasileiro.
Em novembro de 2017, o projeto promoveu a apresentação de diversos shows e espetáculos teatrais em Cataguases. Dentre os milhares de espectadores, durante os quatro dias de eventos, a Praça Simão José Silva também recebeu escolas da rede pública da cidade para sessões especiais, promovidas à tarde.
Já em 2018, o projeto Arte Boa Praça pretende levar a qualidade dos grupos de teatro e da música brasileira para mais cidades da região. E tudo de graça, na praça!
Estão previstas, portanto, edições em Miraí; Sobral Pinto, distrito de Astolfo Dutra, e também em Vista Alegre, distrito de Cataguases.
O Arte Boa Praça conta também com o apoio das Prefeituras de Astolfo Dutra, Cataguases e Miraí; Patrocínio do Grupo Bauminas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.(Fotos: Fundação Simão José Silva)
PROGRAMAÇÃO
MIRAÍDia 21 de Abril 2018 (sábado)20h: Espetáculo "Rádio OSQUINDÔ", Grupo Osquindô, de Mariana. 21h30: Show Dudu Lima Trio & Wagner Tiso.22h30: Show Caetano Brasil & Grupo.
SOBRAL PINTO - ASTOLFO DUTRADia 4 Maio 2018 (sexta-feira)19h30: Espetáculo "Banda de Palhaços" do Grupo Toca, de Cataguases.21h: Show Rodrigo D’Sá e Os Serafins.Dia 5 Maio 2018 (sábado)19h30: Espetáculo "Ovos, Suor e Lágrimas" do Grupo Trama, de Contagem.21h: Show Pereira da Viola (foto ao lado).
VISTA ALEGRE - CATAGUASESDia 19 Maio 2018 (sábado)20h: Espetáculo "Banda de Palhaços" do Grupo Toca, de Cataguases.21h30: Show Rodrigo d`Sá e Os Serafins.
Programação completa no website: http://www.fundacaosimao.org.br/arteboapraca
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE CADA APRESENTAÇÃO
Espetáculo "RÁDIO OSQUINDÔ", do Grupo OSQUINDÔ, de MarianaUm mergulho na essência da infância que promove uma deliciosa mistura de cantigas de roda e de festas, jogos e brincadeiras, parlendas e ritmos brasileiros! O show já foi visto em mais de 130 cidades e integrou alguns dos principais festivais brasileiros.Show DUDU LIMA TRIO & WAGNER TISODudu Lima (foto ao lado), consagrado como um dos maiores instrumentistas brasileiros na atualidade, convida o maestro WagnerTiso, (pianista, compositor, arranjador e regente), um dos grandes nomes da música brasileira, fundador do lendário grupo "Som Imaginário", parceiro de toda a vida de Milton Nascimento e autor de sucessos como "Coração de Estudante", além de juntos terem gravado um dos mais importantes álbuns da música popular brasileira de todos os tempos, o clássico "Clube da Esquina".
Show CAETANO BRASIL & GRUPOClarinetista e saxofonista, além de compositor, arranjador e produtor musical, Caetano Brasil se destaca pela imparidade entre sua pouca idade e sua concepção musical impressionantemente madura. Seu trabalho é fruto da soma de inúmeras influências, que passam pelo jazz, pela música folclórica oriental e por ritmos latinos, todas alinhavadas pelo choro contemporâneo.
Espetáculo "BANDA DE PALHAÇOS", do Grupo Toca, de CataguasesEspetáculo que traz um repertório divertido e variado, que vai de conhecidas canções infantis, como "Alecrim Dourado", a grandes sucessos do rock. Tudo isso junto e misturado com a palhaçaria clássica apresentada por Fabrício Sereno. A "Banda de Palhaços" é formada por Emerson Morais (vocais), Fernanda Godinho (bateria), Robson Machado (guitarra) e Felipe Ribeiro (baixo).
Show RODRIGO D’SÁ E OS SERAFINSO show dançante propõe um passeio musical do sertão nordestino ao sertão mineiro. Viola caipira, bandolim, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro dão vida às canções movidas pelo baião, xote, frevo e à música mineira de viola. Cantando o Brasil dos sertões, da beleza natural e das grandes festas populares que semeiam alegria ao povo brasileiro.
Espetáculo "OVOS, SUOR E LÁGRIMAS", do Grupo Trama, de ContagemEnquanto um casal de vendedores ambulantes vai preparando sua iguaria para a venda, a relação deles vai sendo aos poucos revelada, trazendo para a cena os conflitos e afetos da vida conjugal, humanizando-os diante da platéia que os acompanha com emoção. Direção: Eid Ribeiro e Epaminondas Reis. Elenco: Deinha Baruqui e Fernanda Signorini.
Show PEREIRA DA VIOLACantor, compositor e violeiro, Pereira da Viola é um destes raros exemplares de músicos ligados à sua origem, que conservam ao longo de sua carreira as características marcantes de sua história pessoal, da terra onde cresceu, de sua gente e de seu aprendizado musical.{{banner-interno}}