Mobilidade Acadêmica. O que antes era somente um vislumbre do futuro, hoje tornou-se realidade para alunos do Sul de Minas e Zona da Mata mineira. O Grupo Unis, que a cada semestre recebe alunos de diversas partes das Américas, Europa, Ásia e África, envia uma quantidade cada vez maior de universitários brasileiros que podem viver experiências internacionais em mais de 20 países. Mas como é experimentar na prática essas vivências? É o que os alunos da FIC irão discutir com um grupo de estrangeiros durante um bate papo.
O objetivo é que eles possam trazer experiências reais vividas durante a Mobilidade. "Esses alunos experimentam de perto desafios de adaptação, língua, alimentação, entre outras questões, contudo, saem daqui com experiências extremamente enriquecedoras que levarão, tanto para a vida profissional, quanto para a pessoal", ressalta o coordenador do Núcleo de Graduação do Grupo Unis, professor mestre Sheldon Willian Silva.
Alunos da Finlândia, México, Argentina, Portugal, Colômbia, Bolívia e Chile participarão das atividades. Os universitários brasileiros que viveram experiências internacionais também estarão presentes.
O bate-papo sobre Mobilidade Acadêmica e Carreira entre alunos brasileiros e estrangeiros acontece hoje, quinta-feira, 19 de abril, no auditório da Escola de Formação Gerencial (EFG), às 19 horas.{{banner-interno}}
Uma relojoaria foi assaltada pouco depois das 9 horas desta quinta-feira, 19 de abril, na Rua Cel Vieira, próximo à Praça Santa Rita, em Cataguases. Dois rapazes, sendo um munido com arma de fogo, entraram no estabelecimento e levaram algumas jóias, segundo informações preliminares, fugindo em seguida.
A dupla utilizou uma motocicleta Yamaha XTZ 125 preta, placa de Divino/MG, que desceu pela ponte metálica na contramão de direção, ainda de acordo com informações preliminares. Diversas guarnições da Polícia Militar foram acionadas ainda durante a ação criminosa por meio da Rede de Comércio Protegido, mas quando a primeira chegou os bandidos haviam acabado de deixar o local, conforme relatou a vítima.
Buscas foram feitas nas imediações e minutos depois encontraram a motocicleta suspeita abandonada próximo à Ponte Metálica. O veículo foi apreendido e encaminhado para o pátio do Auto Socorro Toledo, credenciado junto ao Detran-MG. Paralelamente o serviço de inteligência da PM localizou os possíveis suspeitos, no Bairro Beira Rio, mas nada ficou confirmado a respeito da participação deles no assalto e, por isso, foram liberados.
Última atualização às 11h14min.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina confirmou nesta quarta-feira, 18 de abril, a morte da primeira pessoa por febre amarela no município. Logo após receber a notícia, a Secretária Municipal de Saúde, Lucia Helena Fernandes da Gama, comunicou sobre o fato ao prefeito José Roberto de Oliveira que autorizou todas as medidas necessárias para enfrentamento da situação. Lúcia Gama e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica daquele município, Maria Emilia Teixeira Guimarães, convocaram representantes de todas as unidades de saúde do município e do programa de combate a endemias para uma reunião visando a elaboração das ações a serem implementadas. O Ministério da Saúde sugere o diâmetro de 1 km da localidade do óbito para varredura e vacinação casa a casa, o que será feito e, após a conclusão, o diâmetro passará para 2 km do domicílio onde ocorreu o óbito, visando uma maior efetividade na ação de bloqueio. Apesar da vítima ser um homem de 42 anos, natural e residente em Leopoldina, o Setor de Epidemiologia informa que não há certeza de que o caso foi contraído no município, uma vez que a vítima do óbito viajava com frequência. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio da população para o enfrentamento de mais esta batalha. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Leopoldina){{banner-interno}}
Alunos do Centro Cultural de Belas Artes do Clube do Remo, seus familiares e demais convidados participaram na noite da última terça-feira, 17 de abril, da abertura da 17ª Exposição de Artes Plásticas daquele Centro que funciona e é mantido pelo Clube do Remo. O evento que termina nesta noite de quarta-feira, 18, reúne mais de 40 obras elaboradas pelos estudantes, em sua maioria crianças e até adolescentes.
Segundo informou o presidente do Clube, Betão do Remo, e a diretora social, Adriane Leal, o Centro de Belas Artes foi fundado há mais de 20 anos e desde então funciona ininterruptamente, sendo o único a funcionar nas dependências de um clube de lazer na América Latina. Atualmente as professoras Dalila Gouvêa Salum de Melo e Kelle de Fátima Pereira de Sá Hauck ensinam as técnicas de desenho e pintura para quarenta alunos.
Adriane lembra que as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, no próprio Clube do Remo, sendo que dentre as obras apresentadas nesta exposição estão aquelas em que foram utilizadas pintura em guache para crianças iniciantes. O tema do evento, acrescenta Adriane foi livre, mas uma grande parte das obras retratou a cidade turística de Tiradentes/MG, devido ao passeio que os alunos fizeram até lá. (Fotos: Clube do Remo)
Veja as fotos das obras na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um adolescente de 15 anos de idade, identificado como Guilherme de Souza Torres, está desaparecido desde o último domingo, 15 de abril. A mãe dele prestou queixa de seu desaparecimento junto à Polícia Militar de Cataguases que encaminhou o caso para a Delegacia Seccional de Polícia Civil desta cidade nesta quarta-feira, sendo assumido pela delegada Érica Nascimento Guedes.
Segundo relatou a mãe do menor aos militares e posteriormente confirmou seu depoimento à Delegada Érica Guedes, ela saiu de casa para trabalhar por volta das 6h30min do último domingo deixando o filho dormindo em casa. Quando ela retornou do trabalho, na segunda-feira, o adolescente não estava em casa e segundo apurou ele teria sido visto pela última vez na manhã de domingo, no Bairro Beira Rio.
O jovem usava camisa preta com desenho na frente e bermuda de tactel listrada de preto e branco. Ele também tem uma tatuagem com o nome Raquel, em um dos braços, conforme revelou sua mãe que está aflita por notícias do filho. Quem tiver informações sobre seu paradeiro ou encontrá-lo pode entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou 3429-2506. (Foto: Divulgação/PMMG){{banner-interno}}