Foi realizada nesta quinta-feira, 19 de abril, a primeira reunião do projeto "RH Acontecendo". A iniciativa é uma proposta do Conselho Empresarial da Zona da Mata (CEZOM), por meio da FIC, e reuniu profissionais da área de Gestão de Pessoas de empresas da região. O objetivo do projeto consiste em promover o intercâmbio de informações, a troca de experiências e a criação de um ambiente de colaboração entre as instituições.
O encontro foi conduzido pelo diretor das Faculdades Integradas de Cataguases, professor mestre Valmir Gonçalves, que falou acerca dos desafios e perspectivas na Gestão de Pessoas frente aos novos cenários tecnológicos, políticos e comportamentais. "Trabalhar em uma organização privada ou pública, hoje, exige um olhar atento as constantes transformações da sociedade. Precisamos nos adequar às leis e ao uso da tecnologia, lembrando sempre que estamos trabalhando com pessoas, o que requer uma atenção especial. Como integralizar tudo isso é o principal desafio", comenta Valmir.A motivação para criação do "RH Acontecendo", surgiu durante as reuniões do Conselho Empresarial da Zona da Mata (CEZOM), que reúne os gestores das principais organizações da região. Durante os encontros com os empresários, foi apontado que o crescimento das organizações regionais está fortemente ligado às pessoas, enfatizando o trabalho estratégico dos RH’s.
A iniciativa busca oferecer subsídios para que o grupo possa debater temas relevantes para o desenvolvimento das organizações e pessoas e, sobretudo, oportunizar a otimização de recursos dos RH’s através de ações colaborativas e coletivas. O grupo realizará encontros bimestrais, por meio de eventos com palestrantes, trabalhos de produção coletiva, painéis temáticos, construção de planos de ações compartilhadas e sessões de troca de experiências.
A próxima reunião do "RH Acontecendo" está agendada para o mês de junho. (Fotos: Assessoria FIC/Unis){{banner-interno}}
O Centro Cultural Sicoob Coopemata recebeu no último dia 14 de abril, professores e alunos da Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC) de São Paulo. O grupo, que é formado por quarenta e oito pessoas, trabalha com teoria e pesquisa aplicada tanto na prática profissional quanto acadêmica, faz com que aquela instituição seja uma das mais arrojadas no ensino superior de Arquitetura.
A visita é parte do projeto "A Escola Itinerante", atividade obrigatória que faz parte do currículo dos alunos desde os primeiros anos do curso. O projeto conta com uma série de seis viagens de estudo. As quatro primeiras acontecem nos primeiros dois anos letivos e compreendem itinerários por cidades brasileiras de importância fundamental para a compreensão da história e da cultura urbana do Brasil Contemporâneo. Assim, Cataguases é destino certo para essa turma.A professora e coordenadora do curso Anna Beatriz Ayrosa Galvão, e organizadora da viagem, disse ter ficado muito feliz ao encontrar o Centro Cultural Sicoob Coopemata em "ótimo estado de recuperação, zelo com o patrimônio, fidelidade a origem e o comprometimento em seguir o que ainda está proposto". Ela contou, também, sobre a satisfação com o acesso que tiveram àquele espaço, o que não acontecia anteriormente, quando não era possível visitar o imóvel. A professora reafirmou, ainda, sua alegria em poder rever a bela casa e reiterou que a partir de agora, tem mais um motivo para que ela e seus alunos voltem sempre a Cataguases.
O coordenador do Centro Cultural, Geraldo Majella, apresentou o espaço aos visitante quando falou sobre o conceito do espaço, o atual funcionamento e a perspectiva de fomento a cultura em suas diversas ramificações. Em seguida o professor Carlos Augusto Mattos, responsável pelas aulas de desenho do Projeto EnCantando, no Centro Cultural, apresentou a casa, obra da Arquitetura Moderna, suas particularidades e fundamentações, foco da visita dos alunos.{{banner-interno}}
O adolescente, de 15 anos de idade, que saiu de casa na manhã do último domingo, 15 de abril, foi localizado no começo da tarde desta quinta-feira, 20, e já está ao lado de sua mãe, que vivia muito angustiada desde o seu sumiço, conforme revelou a Delegada Érica Nascimento Guedes, responsável pelo caso. Guilherme de Souza Torres foi encontrado menos de 24 horas depois da divulgação de seus desaparecimento pelo Site do Marcelo Lopes.
Uma leitora do Site disse ter visto o menor andando pela Rua Lacordaire Dutra e entrou com contato com o jornalista Marcelo Lopes, por meio de uma mensagem via internet. Ele, imediatamente, repassou a informação para aquela delegada que designou sua equipe de policiais civis para ir até o local e confirmar o fato. Lá, os policiais encontraram o adolescente na casa de uma amiga de sua avó, exatamente como foi informado pela leitora.
A equipe de policiais civis conversou com ele que negou ter fugido de casa. Segundo Guilherme, ele teria avisado sua mãe que iria para a casa de sua avó, o que a mãe nega, conforme revelou a delegada. O menor foi levado para a sua residência onde foi entregue novamente aos cuidados de sua mãe que ficou muito emocionada quando viu o filho de volta ao lar.
{{banner-interno}}
O 3º Edital Usina Criativa de Cinema, uma ação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais voltada para a formação e apoio a realizadores audiovisuais da região para produção de curtas-metragens, anuncia o resultado do concurso, lançado em 05 de fevereiro.
Entre 24 concorrentes, de 8 cidades da região, foram contemplados 4 projetos que melhor atenderam as condições do edital, sendo 1 de animação, 2 de ficção e 1 documentário.
Em 2018, o comitê de seleção foi formado pela roteirista Anna Flávia Dias Salles, o produtor Breno Nogueira e o diretor e roteirista Ricardo Alves Júnior, todos de Minas Gerais. Ricardo Alves é também o diretor convidado nessa edição do Projeto, e irá realizar um quinto curta-metragem com equipe técnica e artística da Zona da Mata mineira.
Veja abaico os projetos e proponentes selecionados:
A HISTÓRIA DO MENINO NEIMAR (Animação/Ubá) Proponente: Rafael Bianchini - Diretor: Rafael Bianchini CANGACEIRO MARALONSO (Documentário/Ubá) Proponente: Samuel de Oliveira Fortunato - Diretor: Samuel de Oliveira Fortunato
CASULO (Ficção/Cataguases) Proponente: Juliana Canavan Martins Junqueira - Diretor: Rafael Aguiar
SANTA (Ficção/Cataguases) Proponente: Marco Aurélio Andrade Gonçalves - Diretor: Marco Andrade
Projetos SuplentesNovidade nessa edição, além dos 4 projetos contemplados, a comissão de seleção indicou também 4 projetos que irão compor uma lista de espera.
Eles serão acionados caso haja alguma irregularidade ou impedimento dos projetos selecionados. Os aspectos da execução dos projetos selecionados que serão analisados são: Percentual de recursos humanos locais a serem utilizados na composição das equipes dos filmes; Real envolvimento do proponente na equipe do filme; Locais de realização das filmagens; Participação nas consultorias oferecidas pelo concurso; Comprovação de obtenção de direitos autorais envolvidos no roteiro; Cumprimento das demais exigências do edital para a assinatura do Termo de Compromisso e consequente recebimento dos recursos financeiros. Conheça os projetos suplentes: 1º Suplente: UM FILME PARA MEU PAI (Documentário/Guiricema) Proponente: Vanessa Maria Rodrigues - Diretora: Vanessa Maria Rodrigues
2º Suplente: ZORRO E A MULHER MARAVILHA NA TERRA DO SOL (Ficção/Muriaé) Proponente: Euler Pereira Luz - Diretor: Euler Pereira Luz 3º Suplente: AVE MARIA (Documentário/Visconde do Rio Branco) Proponente: Jáder Barreto Lima da Silva - Diretora: Rafaella Pereira de Lima 4º Suplente: A ÁRVORE DA LUA (Ficção/Ervália) Proponente: André Luiz Castro e Silva - Diretor: Tobias Resende
O FESTIVAL VER E FAZER FILMES - USINA CRIATIVA DE CINEMA é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais. {{banner-interno}}
O Sine em Cataguases está oferecendo sete oportunidades de trabalho em diversas áreas para profissionais interessados, além de cinco outras vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais. Todas exigem experiência de no mínimo seis meses na função.
Os interessados devem comparecer pessoalmente na sede do Sine, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira.
O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone. Veja o quadro de vagas abaixo.{{banner-interno}}