Dois estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foram presos no último final de semana, pela Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia Regional de Viçosa (114 km de Cataguases). Foram apreendidos na residência dos rapazes, 700 micropontos da droga LSD, conforme revelou laudo pericial preliminar. Segundo os policiais, esta foi a maior apreensão de drogas sintéticas daquela delegacia.
A Polícia Civil descobriu a droga durante operação que busca desarticular o tráfico de drogas que acontece no campus da Universidade e em festas pela cidade. Após intensa investigação e de posse de mandados de busca e apreensão os policiais foram até à casa dos suspeitos, no bairro de Lourdes, onde funciona uma república de estudantes que era utilizada para armazenar drogas. No local também foram encontrados meio quilo de pasta base de cocaína, maconha e outros materiais para embalar e consumir a droga, além de dinheiro e celulares.
Um estudante de 34 anos, que cursa Educação Física, e outro de 23 anos de idade, de Agronegócio, foram presos suspeitos de tráfico ilícito de drogas. Eles foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil onde prestaram depoimento e em seguida recolhidos ao presídio daquela cidade onde permanecem à disposição da justiça. (Foto: Polícia Civil Viçosa/Primeiro a Saber){{banner-interno}}
O Ministério Público, através da 1ª Promotoria de Justiça de Cataguases, que tem como titular o Promotor de Justiça, Rodrigo Ferreira de Barros, instaurou na sexta-feira, 20 de abril, Inquérito Civil Público para apurar a regularidade dos registros de frequência de todos os servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Cataguases. A informação foi prestada pelo próprio Promotor que disse ter decidido adotar este procedimento após ler notícia publicada neste Site sobre a defesa apresentada pelo advogado de Antônio Batista Pereira, o Beleza, que vem sendo acusado de receber salário sem o devido cumprimento da jornada de trabalho. (clique aqui para acessar a matéria)De acordo com Rodrigo de Barros (foto ao lado), todos os servidores da Câmara Municipal de Cataguases terão avaliadas "as folhas de ponto, relatórios de frequência dos últimos cinco meses que ensejaram os respectivos pagamentos, bem como as normatizações que regulamentam os registros de frequência pelos servidores do Legislativo, (...) os eventuais abonos por parte dos vereadores de eventual não comprovação pelos subordinados quanto à integralização de suas jornadas laborais", explicou aquele Promotor.
Diante do impasse aparentemente surgido com a entrada em vigor da Portaria nº 15/2018 que exonera Antônio Beleza a partir desta segunda-feira, 23 de abril, e a apresentação por ele de um Atestado Médico que o afasta de suas funções, a reportagem do Site apurou naquela Casa Legislativa que aquele servidor está mesmo desligado da Câmara a partir desta segunda-feira, 23. O argumento ouvido pela reportagem junto alguns funcionários do alto escalão do Legislativo foi de que cargos comissionados (caso daquele servidor) são de "livre nomeação e exoneração" pelo presidente daquela Casa; isto é, não podem ser suspensos por atestados médicos. {{banner-interno}}
A Polícia Militar de Muriaé (61 km de Cataguases) prendeu na manhã desta segunda-feira, 23 de abril, um rapaz de 20 anos de idade, apontado como autor do homicídio cometido naquela cidade, no bairro Santana, no fim da tarde de sábado (21). Ele foi encontrado pelos militares no bairro São Joaquim. A vítima, Francisney Olímpio de Souza, de 36 anos, foi morta com dois tiros e um outro homem foi ferido no rosto.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.) da PM, testemunhas contaram que Francisney Olímpio de Souza estava dentro do bar quando o atirador chegou, o chamou de "vagabundo" e começou a atirar contra ele, que ainda teria tentado lutar com o autor, mas não conseguiu. Conforme o registro, um amigo de Francisney foi baleado no rosto ao tentar impedir a ação do atirador, sendo socorrido por populares e levado ao Hospital São Paulo (HSP), onde permaneceu internado.
Segundo o registro do assassinato, confeccionado pela PM, pouco depois do crime, após denúncias anônimas apontando o jovem detido como autor do homicídio, militares foram à sua residência, mas ele não estava no local, porém, a sua mãe falou sobre uma briga recente entre seu filho e Francisney, por motivo passional.
O Site Silvan Alves informou que o suspeito foi levado à Delegacia de Polícia Civil onde confirmou que se desentendeu com a vítima, foi agredido e ainda sofria ameaças. Relata também que foi provocado pela vítima com relação a sua companheira que está grávida. Ainda segundo aquele Site, o suspeito teria dito que está arrependido e não queria fazer algo tão grave. O preso ainda será ouvido para maiores esclarecimentos e recebe assistência de um advogado que o acompanha na Delegacia. Os tenentes Reinaldo e Marcos acompanharam a operação que resultou em prisão e ainda dão continuidade a ação. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Os carnês do IPTU 2018 foram encaminhados aos Correios na última semana e a previsão é de que comecem a ser entregues nos endereços que constam no setor de Cadastro da Prefeitura a partir desta segunda-feira, 23 de abril. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 10% ou de 15%, se estiver quite com as demais obrigações tributárias municipais. O pagamento da 1ª parcela mensal (de um total de oito) ou da cota única será no dia 20 de maio.
Nova oportunidade para quitação de tributos em atrasoA prefeitura também está oferecendo ao contribuinte uma nova oportunidade para a renegociação de débitos tributários inscritos em dívida ativa, inclusive os que já estejam em execução judicial, referentes ao IPTU, ISS, ITBI e demais taxas municipais. Agora, o pagamento poderá ser realizado em até cinco parcelas, neste caso sem desconto, ou à vista com 20% de desconto sobre multas e juros. O parcelamento do IPTU deverá ser solicitado somente pelo titular do imóvel. Vale lembrar que do total arrecadado em tributos municipais, pelo menos 25% são destinados à Educação e 15% para a Saúde.
Conforme esclarece o secretário municipal da Fazenda, Mauro Fachini Gomes, estando em dia com suas obrigações, o contribuinte poderá, por exemplo, obter certidões para abertura de empresa. Se inadimplente, o crédito poderá ser protestado em cartório, o que gera novas despesas, e, se essa cobrança não surtir efeito, poderá sofrer custas processuais e até honorários advocatícios diante de uma execução judicial. "Vale lembrar que a cobrança de tributos é uma obrigação legal. A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o gestor cobre aquilo que é devido ao município, pois ele não pode abrir mão de receita. Por outro lado, o prefeitura também reconhece as dificuldades financeiras do contribuinte e, por isso mesmo, oferece condições que facilitem o cumprimento dessas obrigações". Para mais informações, o contribuinte deve procurar o setor de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda, que funciona no Centro Administrativo (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70, das 8 às 17 horas, ou ligar para o telefone 3429 2529. (Foto: Eduardo Yep/ RED7){{banner-interno}}
Um jovem de 22 anos morreu após dar entrada na Casa de Caridade Leopoldinense na noite deste domingo, 22 de abril.
De acordo com a Polícia Militar (PM), ele foi atingido por vários tiros e não resistiu aos ferimentos. Ninguém foi preso.
Os disparos ocorreram na Rua João Paulino Barbosa, no Bairro São Cristóvão, em Leopoldina. A víitma estava na porta de casa quando duas pessoas desceram de um carro e atiraram. A dupla fugiu do local e familiares não souberam identificar os suspeitos.
Ainda segundo a PM, o jovem possuía passagens pela polícia. Não foi informado por quais crimes ele respondeu. (G1 Zona da Mata)
{{banner-interno}}