Nesta terça-feira, 24 de abril, policiais militares da 146ª Companhia Especial de Cataguases recuperaram um veículo furtado e um aparelho celular, além de ter apreendido um menor. Outros dois suspeitos foram presos. Os fatos aconteceram em operações distintas, conforme informou o comandante do policiamento na cidade, Tenente Marinato.Na noite de segunda-feira, 23, uma mulher de 43 anos de idade teve seu aparelho celular furtado enquanto trafegava à pé pela Rua Professor Antônio Amaro (subida para a Cojan) quando, ao passar por três rapazes que estavam sentados na calçada, um deles se levantou e a imobilizou com um golpe no pescoço, pegou o aparelho e fugiu com um comparsa em direção ao córrego próximo aquela via. Ela chamou a Polícia que fez o registro do fato e iniciou um rastreamento que só terminou nesta terça-feira, com a localização do aparelho e a prisão do autor além da apreensão do menor.
A dupla foi localizada no Bairro Granjaria e após serem identificados, confessaram ter cometido o furto e revelaram onde estava o celular que foi recuperado. O rapaz, de 19 anos de idade e seu comparsa, de apenas 16, são de Pirapetinga (116 km de Cataguases) e estavam visitando a cidade hospedados na casa da namorada do autor maior de idade. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Cataguases onde prestaram depoimento.
CARRO ROUBADOApós receber denúncias de que um veículo furtado estava circulando em São Sebastião da Vargem Alegre (54 km de Cataguases) com placas "frias", os militares daquela cidade juntamente com a equipe da Patrulha Rural desencadearam diligências que culminaram na sua localização.
O VW Gol, prata, ano 2013/14, foi encontrado em um sítio, mas seu suposto "proprietário" não estava em casa. A esposa dele recebeu os militares e apresentou os documentos do veículo que, após examinados, apresentavam sinais de adulteração e o número do chassi não coincidia com o da carroceria do veículo.
O Gol foi emplacado originalmente em Contagem/MG. A mulher foi levada até à Delegacia de Polícia de Miraí para as demais providências, conforme o registro policial.{{banner-interno}}
O 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina realizará nesta quinta-feira, 26 de abril, em Cataguases, a primeira Operação Alerta Vermelho de 2018. O trabalho, de cunho meramente educativo, consiste em mostrar a importância da prevenção em estabelecimentos comerciais e espaços destinados ao uso coletivo, explica o comandante daquela unidade, Tenente Cantelle. Segundo ele, a ação vai acontecer nas ruas Tenente Luiz Ribeiro e Visconde do Rio Branco (rua do Bahamas).
Conforme revelou a "Operação Alerta Vermelho" busca orientar a população quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico necessárias para estes locais, de modo a garantir a proteção das pessoas e prevenção de sinistros. "Desta forma sugerimos a todos os proprietários ou responsáveis por estes estabelecimentos que iremos visitar a aproveitarem a oportunidade para esclarecerem dúvidas sobre segurança contra incêndio e pânico", revelou.
O comandante dos Bombeiros disse ainda que as visitas serão breves e, por isso, não vão trazer nenhum tipo de transtorno à rotina dos estabelecimentos, além de elucidar sobre um tema "muitas vezes deixado de lado por muitos empreendedores", alertou. Tenente Cantelle lembrou também que recintos regularizados possuem condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os Bombeiros, além de equipamentos para combate ao incêndio. "Quem pensa de forma preventiva não contabiliza prejuízos humanos nem materiais", afirmou aquele militar bombeiro.
Por fim, Tenente Cantelle, acrescenta que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é o documento que comprova a situação regular do estabelecimento perante as normas "Segurança Contra Incêndio e Pânico (SCIP)", "é pré-requisito para diversos atos da vida jurídica da empresa, tais como a obtenção de Alvará de Funcionamento, contratação e cobertura de apólice de seguro, obtenção de alguns certificados, entre outros", revelou. Na operação serão distribuídos panfletos com Dicas de Segurança no verso dos quais haverá QR CODES (códigos escaneáveis por aplicativos de celulares) que conduzirão a maiores informações regulatórias.
Para quem ainda não regularizou sua situação frente ao Corpo de Bombeiros, o comandante daquela corporação em Leopoldina orienta acessar o link: http://www.bombeiros.mg.gov.br/regularize-a-sua-edificacao.html. O 4º Pelotão de Bombeiros Militar em Leopoldina mantém uma página na rede social Facebook que pode ser acessada através deste link: https://www.facebook.com/leopoldinabm. Por fim, a regularização pode ser buscada pessoalmente no Setor de Prevenção situado à rua José Peres, 684 (ao lado do SAMU) em Leopoldina. (Fotos: 4º Pelotão de Bombeiros de Leopoldina).{{banner-interno}}
Uma mega operação policial realizada nesta terça-feira, 24 de abril, em São João Nepomuceno (57 km de Cataguases), que contou inclusive com o helicóptero Pegasus da Polícia Militar e o Grupo Rocca, de Juiz de Fora, localizou e recuperou o veículo Chevrolet Prisma, prata, táxi que foi tomado de assalto na madrugada do último domingo, 22, por três indivíduos.
Segundo informações dos policiais o veículo foi encontrado durante operação no bairro Santa Rita com uma placa fria de uma Fiat Fiorino. Após vistoria confirmou a suspeita de que se tratava de fruto de roubo. O proprietário do automóvel foi chamado até àquela cidade, onde chegou no meio da tarde, para confirmar a posse do veículo e tomar as medidas legais cabíveis. (fotos: Kadu Fontana){{banner-interno}}
A 6ª Subseção Cataguases da OAB realizou na sexta-feira, 20 de abril, em parceria com a AMAT - Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas, o II Congresso de Direito e Processo do Trabalho da Zona da Mata. O evento aconteceu na casa de festas Manto Verde a partir das 19 horas e reuniu advogados de diversas cidades, além de alunos de Direito e convidados, conforme informou a direção da OAB. Aberto pelo presidente da entidade em Cataguases, advogado Márcio Fachini Garcia, que destacou a importância da iniciativa no aprimoramento da qualidade do trabalho dos advogados militantes na Comarca. "É também, este Congresso, mais um esforço de nosso mandato em levar aos colegas novidades e atualizações relativas ao Direito do Trabalho", salientou.O Congresso contou com três palestras proferidas por advogados renomados no meio. Sara Costa Benevides falou sobre "O trabalho da mulher após a reforma". Ela é advogada, doutoranda em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Débora Caroline Pereira Chaves abordou o tema "Contrato de trabalho intermitente e teletrabalho na prática". Advogada, é mestre em Direito Privado pela PUC/MG e especialista em Advocacia Trabalhista pela Faculdade Dom Helder Câmara e Escola Superior de Advocacia de Minas Gerais (ESA/OABMG). André Leonardo de Araújo Couto, tratou o tema "A gratuidade de justiça e os honorários advocatícios após a reforma". Ele é advogado e pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD – Centro de Atualização em Direito.
A partir da Reforma Trabalhista que entrou em vigor em novembro do ano passado, vários temas foram discutidos como a extinção da contribuição sindical obrigatória; prevalência da Convenção Coletiva sobre a lei e do Acordo Coletivo sobre aquela Convenção; Uniformes de Trabalho; Teletrabalho e Trabalho Intermitente, entre outros. Desde que entrou em vigor a Reforma, o seu ponto principal vem sendo considerado o chamado "acordado sobre o legislado", que é a possibilidade de trabalhador e empregador estabelecerem regras próprias dependendo da realidade local e da demanda de trabalho. "Este assunto foi muito debatido no Congresso e estas mudanças trarão imensas alterações no relacionamento entre trabalhadores e empregadores", analisa Márcio Fachini completando dizendo que o evento foi "coroado de sucesso não apenas pelo nível dos palestrantes mas pelo grande número de participantes". (Fotos: OAB Cataguases)
Veja fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A FIC - Faculdades Integradas de Cataguases - abriu uma vaga de emprego para o cargo de Assistente de Atendimento. Os interessados devem enviar curriculum vitae até domingo, 29 de abril, para o e-mail [email protected]. O horário de trabalho é das 12 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e mais quatro horas aos sábados. É preciso que o interessado tenha no mínimo dois anos de experiência com atendimento ao público ou em vendas, destaca a direção de Recursos Humanos daquela instituição.
Os candidatos devem ter curso técnico ou cursando graduação em Administração, Processos Gerenciais, RH, Pedagogia ou Jornalismo, ou já concluída (desejável). Exigência indispensável é conhecimento intermediário do pacote Office. Os candidatos devem possuir algumas habilidades e atitudes como prestabilidade, excelência, inovação, proatividade, compreensão da demanda, paciência, foco no comercial, entre outras.
Os candidatos selecionados para participação no processo seletivo deverão apresentar na data agendada para comparecimento na seleção, os documentos abaixo listados, preferencialmente em arquivo digital:- Comprovante da formação acadêmica necessária descrita neste documento;- Certidão de nascimento/casamento;- Comprovante de endereço (atualizado - competência do mês atual ou do mês anterior);- RG;- CPF;- PIS
Ao ser admitido o profissional vai executar de forma presencial, em espaço destinado ao aluno, as atividades de atendimento acadêmico e financeiro da instituição, fornecendo ao aluno informações de forma clara e objetiva e prestando à ele total apoio. Será também de sua responsabilidade executar serviços de atendimento pessoal, fornecendo informações sobre cursos, pagamentos, valores de serviços entre outros assuntos distintos sendo todos relacionados à área; Expedir atestados, declarações, históricos escolares, e outras demandas requeridas por alunos, entre outras atribuições.{{banner-interno}}