Com o objetivo de planejar e integrar iniciativas voltadas para a valorização do patrimônio tombado, a Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Demphac (Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases), realizou na manhã de quinta-feira, no Centro Cultural Eva Nil, um encontro com servidores e técnicos de diversas áreas da prefeitura, tais como Administração, Planejamento, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assistência Social. O desafio é ampliar o alcance das ações de preservação e de educação patrimonial para que Cataguases consiga melhor classificação no ranking do ICMS Patrimônio Cultural, revertendo, com isso, melhores repasses de recursos nesta área ao município.
Na oportunidade, a pedagoga Virgínia Ribeiro, responsável pelo projeto de Educação Patrimonial, ressaltou que em seus dez anos de realizações, o projeto já alcançou cerca de 16 mil pessoas, especialmente alunos e profissionais da educação. A iniciativa consiste em visitas guiadas aos diversos pontos turísticos locais, a partir de um "trenzinho", quando os estudantes recebem durante o percurso todo o aprendizado sobre o patrimônio histórico da cidade. Mas ela reconheceu a necessidade de ampliar o alcance e os efeitos do próprio projeto, citando, como exemplo, a possibilidade de capacitar os taxistas e os adolescentes cidadãos, neste último caso com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para orientar as excursões de turismo acadêmico e os visitantes em geral.
"Sabemos que são muitas as dificuldades. A manutenção das praças, por exemplo, é uma atribuição da Secretaria de Cultura, mas, como não temos pessoal, seria preciso orientar o pessoal de Serviços Urbanos", propôs. Ela ambém afirmou que, a reforma de calçamento, prática rotineira de calceteiros da prefeitura, poderia constar como item que contribuiria para elevar o município no ranking do ICMS Cultural, mas, muitas vezes, perdesse o trâmite formal que comprove a realização desses serviços por falta de melhor integração entre as duas secretarias. Outros exemplos e sugestões foram discutidos para áreas da Educação, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social, neste último caso por meio dos CRAS, com o objetivo de alcançar adolescentes e jovens das comunidades dos bairros.
Conforme também lembrou Virgínia Ribeiro, o encontro desta semana foi o segundo de uma série de novas reuniões de trabalho envolvendo diversos setores da prefeitura. Segundo ela, esse processo teve início há um mês, em reunião no Paço Municipal envolvendo o prefeito Willian, o vice, Tita Lima, secretários e membros do DEMPHAC. No encontro, o Secretário Municipal de Cultural e Turismo, Fausto Menta, propôs um plano de ações conjuntas, envolvendo todas as secretarias, com o objetivo de preservar e manter o patrimônio cultural. (Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cataguases){{banner-interno}}
Ao menos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas na tarde deste domingo, 29 de abril, em decorrência de um acidente na MG-353, entre Rio Novo e Guarani.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), uma kombi capotou depois que o motorista, de 55 anos, bateu em uma canaleta e perdeu o controle do veículo.
O condutor é inabilitado e fugiu do local do acidente. Militares o encontraram na casa dele, em Rio Novo, e o levaram para a Santa Casa de Misericórdia da cidade. Lá, foi confirmado que ele apresentava sinais de embriaguez, conforme a PMR.
A vítima fatal era um idoso, de 62 anos. Ele estava dentro da Kombi e morreu no local. Um dos feridos, de 35 anos, foi levado para o Hospital Santa Isabel, em Ubá. Ele permanece internado e o estado de saúde é estável.
Os outros dois feridos, de 39 e 45 anos, foram socorridos e encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Rio Novo, sendo liberados após atendimento.
Ainda de acordo com a PMR, o motorista foi levado para o Hospital de Pronto- Socorro (HPS) de Juiz de Fora, com ferimentos leves. Ele está escoltado na unidade. (Foto: Divulgação PMR)
{{banner-interno}}
Um caminhão carregado com pó de pedra pegou fogo na tarde deste domingo, 29 de abril, na BR-116, próximo ao Distrito de Bom Jesus da Cachoeira, em Muriaé (61 km de Cataguases).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista, que não teve a idade divulgada, saiu ileso do acidente. Ele percebeu o início das chamas e procurou um lugar seguro para estacionar e sair do veículo.
A pista ficou interditada por cerca de 40 minutos e o caminhão foi retirado por uma empresa especializada em guincho. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
A assessoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa (114 km de Cataguases) confirmou à imprensa regional a terceirização do serviço de coleta de lixo orgânico naquela cidade. O edital para a licitação que vai definir a empresa responsável pelo serviço está disponível no site da autarquia e as propostas devem ser enviadas até o dia 10 de maio.
De acordo com o SAAE, a coleta do lixo reciclável continuará sendo feita pela autarquia e o material recolhido será encaminhado para a usina de triagem e compostagem para que seja feita a destinação correta dos diversos materiais coletados. A empresa terceirizada ficará responsável exclusivamente pelo recolhimento do lixo orgânico.
As empresas interessadas em participar da licitação podem entrar em contato com o Saae para agendar as visitas técnicas que estão sendo feitas nos dias úteis até o dia 4 de maio nos horários de 8h30min ou 14h30min. Os agendamentos prévios estão sendo feitos pelos telefones (31) 3899-5608 ou (31) 3899-5600.
Novo modelo de coletaSegundo informações do SAAE, após a definição da licitação está prevista a implantação de um novo modelo de coleta de lixo na cidade. O lixo orgânico (úmido) e o lixo reciclável (seco) serão recolhidos em dias alternados. Os horários também devem ser alterados e serão informados à população.
O objetivo deste modelo é ampliar o reaproveitamento dos materiais recicláveis a partir da construção da Usina de Triagem e Compostagem. Para isso, será realizado treinamento e conscientização dos agentes participantes do processo e campanhas de conscientização do compartilhamento das responsabilidades entre o ente público e o usuário do serviço.{{banner-interno}}
Após a divulgação da matéria sobre a situação do escadão e do vazamento de uma rede de esgoto situada ao lado da Escola Municipal Vigário Casimiro, na Rua Romualdo Menezes, no bairro Menezes, a Prefeitura de Cataguases cumpriu sua obrigação e limpou o local conforme havia informado o Secretário de Serviços Urbanos, José Ângelo Lavorato. E como o esgoto - que motivou a primeira matéria - continuava vazando por um terreno particular quando a notícia foi veiculada, o Site do Marcelo Lopes voltou lá e, agora, sem o mato, com a área limpa, constatou que a situação é pior do que era permitido ver. A sensação que se tem é de que agora, a quantidade de esgoto que está vazando é ainda maior do que durante a nossa primeira visita ao local.
Repare nas imagens e veja como a situação é grave. Graças à limpeza vê-se vários pontos de vazamento de esgoto na galeria e até uma tubulação parcialmente rompida onde escorre a maior parte da água suja que deveria escoar por debaixo da terra. A Copasa, que à época informou ter resolvido o problema, o que foi desmentido pelas imagens reveladas naquela reportagem, não voltou lá e a situação está ainda mais grave devido ao volume de esgoto que cai da galeria, fonte de doenças potencialmente perigosas à saúde. Moradores ouvidos pelo site, reafirmaram que o problema é antigo, que a Copasa sabe da sua gravidade mas não o resolve porque implicaria em uma grande depesa. Vale lembrar que ao lado estudam crianças de 18 meses até 6 anos de idade.
Veja como era e como está o escadão.
{{banner-interno}}