O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer alterar a regra que determina aos proprietários de veículos no Brasil substituírem as placas automotivas pelo novo modelo adotado no Mercosul. De acordo com a resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a troca seria obrigatória para todos os veículos até o final de 2023. Contudo, o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Pereira, em audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, disse que a medida será alterada.
A nova resolução tornaria a nova placa obrigatória apenas nas transferências de veículos usados e na compra de carros novos. A matéria será discutida pelo Contran no dia 10 de maio de 2018.
As novas placas terão itens de segurança que permitirão a rastreabilidade dos carros por meio de Código QR e chip, impedindo também a clonagem. O novo dispositivo terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. No Brasil, selos identificarão o Estado e o Município. (Foto e arte abaixo: InfoGlobo G1){{banner-interno}}
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, protocolou na manhã desta quinta-feira, 03 de maio, representação direcionada à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitando intervenção no Estado de Minas Gerais. A representação (PGR-00228561/2018) ocorre praticamente um ano após o início dos constantes atrasos dos repasses aos municípios mineiros. Ao longo desse período, a AMM organizou intensas mobilizações, reunindo mais de 500 prefeitos em eventos na Associação, no CREA-MG, em 10 cidades do Estado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, inclusive, na casa do Governo Mineiro – Cidade Administrativa.
No dia 2 de fevereiro de 2018, a Associação Mineira de Municípios (AMM) reuniu mais de 400 prefeitos na Cidade Administrativa, quando foi dado 45 dias para o Governo do Estado de Minas Gerais quitar os débitos com os municípios mineiros. O dia 19 de março foi a data estipulada pelos prefeitos para a quitação da dívida e o Estado prometeu solucionar a questão em 90 dias. O prazo venceu ontem, dia 2 de maio, e, mais uma vez, nada foi oficializado. A dívida com os repasses de ICMS e IPVA passa dos R$ 1,2 bilhão.
"Ontem, venceram os 90 dias e o Governo não nos deu sequer satisfação sobre os pagamentos. Estamos aqui na Procuradoria-Geral da República para entregar esta representação, após fazer o mesmo no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e pedir socorro ao Ministério Público, à Assembleia Legislativa e as prefeituras moverem mais de 160 ações judiciais, porque os municípios não aguentam mais", afirmou Julvan Lacerda.{{banner-interno}}
Domingo, dia 06, tem "História na Praça", para a criançada em plena Praça Santa Rita, em Cataguases. A iniciativa é da FIC-Unis, através da coordenadora do curso de Pedagogia daquela instituição, Juliana Iennaco, seus professores e alunos. Criado em 2015, o "História na Praça" é um projeto de extensão e responsabilidade social que pretende ressaltar o papel das histórias infantis como fonte de descoberta de lugares, formas de agir, de ser, de desenvolvimento da ética, do bem estar físico, emocional e promover o crescimento da criança..
Neste domingo, a partir das 9h30min, alunos do terceiro período de Pedagogia vão contar a histporia "Minha amiga da escola é uma princesa", de autoria de Hellen Mariano, também aluna do quinto período de Pedagogia da FIC, informa Juliana, uma das maiores incentivadoras deste projeto. Ela revela que o lúdico é uma forma de comunicação muito eficiente para a criança e a história que será contada é uma homenagem à abolição da escravatura. Após a contação, a turma fará brincadeiras indígenas e quilombolas com as crianças presentes.
Os objetivos do projeto são: deleitar a criança; infundir o amor à beleza; desenvolver sua imaginação; desenvolver o poder da observação; ampliar as experiências; desenvolver o gosto artístico; estabelecer uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade; enriquecer a experiência; desenvolver a capacidade de dar sequência lógica aos fatos; dar sentido da ordem; esclarecer o pensamento; educar a atenção; desenvolver o gosto literário; fixar e ampliar o vocabulário; estimular o interesse pela leitura; desenvolver a linguagem oral e escrita
Juliana e sua equipe convidam todas as crianças a participarem desta manhã de alegria e muitas brincadeiras. "Papais e mamães levem seus filhos até à Praça para curtirem estes momentos de diversão e brincadeiras", conclama a entusiasmada coordenadora do curso. Agende aí!{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Leopoldina realiza nesta manhã de quinta-feira, 03 de maio, uma operação de repressão ao tráfico de drogas no Bairro Bela Vista. Até o fechamento desta matéria um rapaz de 21 anos de idade foi preso em flagrante.
Dentro de sua residência os militares apreenderam 89 pinos cheios de cocaína, vários vazios, dois pássaros trinca ferro que estavam em cativeiro de forma irregular, dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 3.632,00 em espécie. Diversas viaturas atuam na operação que também cumpre vários mandados de busca e apreensão, segundo informou a própria PM.
Logo em seguida, em continuidade à operação, policiais militares se deslocaram para a região central da cidade onde prenderam um homem de 64 anos de idade, por tráfico de drogas. Com ele foram encontrados dois cachimbos usados para consumir crack e uma bucha de maconha. Os dois presos foram conduzidos para a Delegacia REgional de Polícia Civil de Leopoldina para prestarem depoimento. (Fotos: Polícia Militar)
{{banner-interno}}
Dois jovens de 22 anos foram baleados vítimas de uma tentativa de homicídio ocorrida na entrada do bairro Patrimônio São José, ao lado de um posto de combustíveis localizado às margens da BR-116, em Muriaé. As vítimas foram socorridas por populares e pela Polícia Militar (PM), e tiros atingiram também uma das bombas de combustível do posto e um caminhão que estava no pátio do estabelecimento.
De acordo com o Boletim de Ocorrência da PM, os jovens contaram que estavam em uma moto e no momento em que subiam em direção ao São José um automóvel emparelhou com eles quando o carona sacou uma arma e disparou vários tiros contra a dupla.Após o atentado uma das vítimas correu, atravessou a rodovia e foi socorrida inicialmente por populares sendo, em seguida, levada pelos militares ao Pronto- Socorro do Hospital São Paulo (HSP). Conforme o registro da PM, a equipe médica informou aos policiais que o rapaz teve um pulmão perfurado por um tiro que atingiu seu tórax e também foi ferido no braço esquerdo.
O outro jovem baleado contou à PM que deixou o local do crime em sua moto e parou em uma rua próxima onde foi socorrido por populares e levado ao HSP. Conforme o B.O., as informações médicas relatam que ele apresentava dois ferimentos à bala nas costas.
A PM informou que a vítima que estava na garupa da moto apontou um suposto autor do crime, relatando ter reconhecido o atirador como sendo um homem com quem ele tem uma desavença antiga.
Ainda segundo o registro da PM, os militares receberam informações sobre um suposto autor do crime que, de acordo com os relatos colhidos, tem 36 anos e possui histórico de desavenças antigas com uma das vítimas.
Os policiais relatam que após obterem dados do automóvel usado no atentado, chegaram ao endereço do proprietário e que ele é pai do suspeito apontado. Conforme a PM, a equipe foi à casa do dono do veículo e o homem confirmou que o carro estava com seu filho, porém, não soube informar o paradeiro do rapaz.
Apesar do rastreamento policial, os autores não foram encontrados. Informações que levem à localização dos envolvidos no crime podem ser passadas de forma anônima às autoridades, através dos números 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia). (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}