As irmãs Jéssyka e Nicole Nunes Barroso estão livres da possibilidade de passar por algum tipo de constrangimento na hora que forem votar este ano por causa da orientação sexual não condizer com a imagem do documento civil. As duas, moradoras de Guiricema, foram as primeiras da região a conseguirem registrar o nome social e identidade de gênero no título eleitoral.
Tudo começou com a orientação do amigo Marcio de Oliveira Pinto que teve conhecimento da possibilidade da alteração e incentivou. "É muito chato viver numa sociedade em que as pessoas não são reconhecidas por aquilo que elas realmente se identificam", disse o Supervisor Pedagógico. "Minha participação foi muito pequena, só pesquisei sobre o processo da inserção do nome social e orientei a fazer. Eu fico muito feliz por ter contribuído um pouquinho".
A conclusão de todo processo ocorreu na terça-feira, dia 08 de maio, no Cartório Eleitoral de Visconde do Rio Branco, devido à resolução (nº 23.562 de 22 de março de 2018) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que possibilita a inclusão do nome social de travestis e transexuais no cadastro e atualização do título já para o pleito deste ano. "A gente está muito feliz por ser reconhecida pelo que a gente se identifica", disse Jéssyka. "Parece que ganhei na loteria", complementa Nicole.
As irmãs de 25 e 26 anos destacam que a conquista é libertadora e um primeiro passo para buscarem a adequação de todos os outros documentos. "Me sinto mais livre e forte. Agora consigo me enxergar como alguém de identidade formada. Vou batalhar para ter todos os meus documentos com o nome social neles", disse a irmã mais nova, Jéssyka.
Segundo Nicole, ainda é comum as pessoas olharem e repararem quando passa. Mas o constrangimento é maior quando tem que apresentar um documento e nele consta um nome masculino. "É ruim chegar a um local, verem uma pessoa do gênero feminino e me chamarem de senhor. Ter o nome que uso no dia a dia e que estou habituada é uma grande vitória", avalia.
Apoio da FamíliaAssim como muitas outras pessoas que não se identificam com sua identidade de gênero, as irmãs perceberam que não se identificavam com o sexo masculino desde a infância. "Eram muitos conflitos internos, mas quando chegou a adolescência veio a certeza", disse Jéssyka. "O preconceito na escola e com a sociedade foram difíceis. Quem está do outro lado muitas vezes não entende que isso não é questão de escolha ou fase. Foi como nascemos".
Na família a aceitação da condição das duas irmãs aconteceu com certa resistência no início, principalmente do pai. "Ele trabalha com o público e algumas pessoas faziam piadas com ele", disse Jéssyka. "Isso machucava muito ele e criava um certo bloqueio. A aceitação só veio com o tempo. E hoje é um grande amigo da gente". Nesse meio tempo, o suporte vinha da mãe e dos irmãos. "Isso foi fundamental pra gente não pirar e seguir em frente", destacou Nicole.
Novo prazoO prazo para inclusão do nome social no documento aconteceu entre os dias 3 de abril a 9 de maio. Agora, operações que envolvem alistamento, transferência de domicílio, revisão de dados com biometria e o registro do nome social no título só poderão ser realizados novamente após as eleições deste ano.
De acordo com o TSE, qualquer cidadão que venha a se alistar ou já possui o título de eleitor pode fazer essa solicitação à Justiça Eleitoral, abrangendo, deste modo, também os menores de 18 anos. Somente a autodeclaração do eleitor é suficiente para a Justiça Eleitoral.
O nome civil também constará no título de eleitor. Porém, será utilizado apenas para "fins administrativos" pela Justiça Eleitoral, e seu emprego se dará "somente quando estritamente necessário ao atendimento do interesse público e à salvaguarda de direitos de terceiros", informou o tribunal. (Fotos: Bruce de Battisti){{banner-interno}}
Dois homens que estavam em uma motocicleta ficaram feridos vítimas de uma colisão com um carro, ocorrido na BR-356, no trecho entre o estádio Soares de Azevedo e o trevo da Penitenciária em Muriaé, na noite deste domingo, 13 de maio. A moto bateu na traseira de um GM Onix, e as duas vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Samu, sendo levados ao Hospital São Paulo (HSP).
No momento da batida ambos os veículos seguiam sentido Penitenciária-Sesc e a condutora do automóvel, que estava sozinha, não sofreu ferimentos.
Em entrevista à Rádio Muriaé, o bombeiro, subtenente Ferreira, detalhou que um dos feridos apresentava escoriações generalizadas e o outro se queixava de fortes dores no tórax.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu a ocorrência, e inicialmente não há informações oficiais sobre as causas do acidente. Segundo a PRF, o piloto da moto é inabilitado e ela foi recolhida a um pátio credenciado pelo Detran-MG. (Foto: Rádio Muriaé)
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases, através do Proerd, vem desenvolvendo em toda a sua sub-área uma série de ações preventivas voltadas para a educação e conscientização no trânsito, tendo como motivação a campanha "Maio Amarelo". Em 2017 as estatísticas comprovaram que estas ações foram fundamentais para a redução dos índices de acidentes na região, afirma o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, major willian Machado.Neste ano, durante a campanha Maio Amarelo, a Polícia Militar e o PROERD estão realizando diversas atividades, como a maratona preventiva em Itamarati de Minas, que em sua programação contou com palestras para alunos da rede municipal de Ensino Fundamental I e II. Também foi realizada uma reunião com representantes do poder executivo traçando metas sobre o tema; um bate papo/mesa redonda com os motoristas do transporte escolar daquela cidade e contou com a presença do Prefeito Municipal Hamilton Filho e da Secretária de Educação Vera Ferraz dentre outros. O evento ainda contou com palestra para os pais de alunos.
Já em Santana de Cataguases, a campanha foi assunto de uma grande reunião no gabinete da Prefeita Municipal, Jucélia Baesso, que recebeu além dos militares sargentos Coelho e Marçal, diversos representantes da sociedade como secretários municipais, coordenadores e representantes de classe. O encontro culminou com a definição de metas, calendários e ao final ouviram o Instrutor do PROERD falar sobre a importância de cada um no sistema nacional de trânsito. Em Miraí e São Sebastião da Vargem Alegre, outros dois municípios sensibilizados pela campanha, a PM e o PROERD firmaram uma parceria com o "Fissurados Moto Clube", que vai apoiar a realização do Encontro Nacional de Motociclistasque aconteceu em São Sebastião neste final de semana, visando garantir a segurança do trânsito, da via pública, dos motociclistas e da população, que se uniu em prol do mesmo objetivo, integrando toda a comunidade.
Antes da abertura, os motociclistas participantes se reuniram em Miraí de onde saíram em uma Motosseata com escolta da PM até à cidade vizinha que promoveu o evento. ao chegarem em São Sebastião da Vargem Alegre, o grupo foi recepcionado pelo mascote da PM. O público ainda recebeu panfletos e folders educativos sobre a campanha Maio Amarelo. (Fotos: Proerd){{banner-interno}}
Uma rápida ação de policiais militares de Cataguases prendeu, no começo da noite deste domingo, 13 de maio, dois rapazes por suspeita de terem furtado uma bolsa de uma mulher que caminhava pela avenida Humberto Mauro na companhia de uma amiga.Segundo a vítima, de 35 anos de idade, narrou aos militares, ela e a amiga foram abordadas por dois rapazes brancos, sendo que um deles estava armado de um revólver prateado. Eles exigiram que ela lhes entregasse a bolsa e fugiram em seguida. Na bolsa estava seu celular, cartões de banco, uma certa quantia em dinheiro e alguns objetos pessoais.
Ela, imediatamente, chamou a PM através do telefone 190, que acionou a equipe Tático Móvel que fazia patrulhamento pelo bairro Morada da Serra. Os militares logo encontraram os suspeitos andando à pé pela Avenida Humberto Mauro, mas empreenderam fuga quando viram a aproximação policial.
Um deles foi preso na própria avenida e o outro, após ser perseguido, foi rendido e preso na avenida Melo Viana. Durante o percurso um deles se desfez da bolsa. Ambos os suspeitos tem 28 anos de idade e foram reconhecidos pela vítima e testemunhas. Os objetos roubados foram todos recuperados. Desde o acionamento da PM até a captura dos suspeitos a ação foram decorridos cerca de quinze minutos. A dupla foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina onde presta depoimento.
{{banner-interno}}
O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, que fica em Goianá (79 km de Cataguases) conquistou uma nova certificação operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ampliando assim o potencial de operação.
A nova certificação representa um avanço no grau do código de referência do aeroporto, o que permitirá a operação com maior frequência de aviões por semana e também para receber aeronaves cargueiras de maior porte.
De acordo com a Concessionária do Aeroporto Zona da Mata, que fica em Goianá, a nova certificação traz "maior confiabilidade na segurança das operações, maior visibilidade do aeroporto e a possibilidade de conquistar novas parcerias".{{banner-interno}}