Dois adolescentes foram apreendidos na tarde desta sexta-feira, 198 de maio, durante operação policial voltada para inibir crimes violentos em Cataguases e combater o tráfico de drogas bos bairros Gauanabara e Isabel Tavares. Para isso o Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cataguases expediu três mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nas residências de três adolescentes envolvidos com frequência em atos infracionais, especificamente tráfico de drogas e posse de arma de fogo.
O primeiro mandado foi cumprido na Rua Teófilo Almeida, onde reside um rapaz de 17 anos de idade, onde foram encontradas algumas pedras de crack, uma bucha de maconha, um papelote de cocaína, além de um revólver calibre. 22, balança de precisão e um telefone celular. Em outro situado na Rua Goitacazes, onde mora um adolescente de 16 anos, foram encontradas uma pedra de crack, uma bucha de maconha, um telefone celular e uma garrucha, calibre .22. Os dois foram apreendidos em flagrante e, após serem submetidos a exames médicos, encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia de Leopoldina onde prestaram depoimento.De acordo com o tenente Marinato, comandante do policiamento em Cataguases, ao longo desta semana, outros dois adolescentes, de 14 e 13 anos de idade, ambos moradores do Bairro Leonardo, foram apreendidos pela PM e encaminhados para o cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora. Eles haviam sido apreendidos diversas vezes desde o final do ano passado, por cometimento de atos infracionais contra o patrimônio. Antes de ser adotada este medida, a PM compôs uma equipe multidisciplinar com a participação do CRAS, Juizado da Infância e da Juventude, e com o Promotor de Justiça e o Juiz de Direito, afim de retirar os adolescentes da situação de vulnerabilidade em que se encontravam, mas não obtiveram o resultado almejado.{{banner-interno}}
Na manhã desta sexta-feira, 18 de maio, Além Paraíba (67 km de Cataguases), ganhou o mais novo Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A conquista é fruto do trabalho conjunto entre o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Além Paraíba e aquela corporação, que não mediram esforços para levar à população além paraibana os serviços de prevenção e combate a incêndio, de busca e salvamento, resgate e Defesa Civil, que são missões institucionais do Corpo de Bombeiros.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel BM Edgard Estevo da Silva, do Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, do Comandante do Terceiro Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Erenito Alves Azeredo, e autoridades e personalidades da região. O evento teve a participação especial da Bombeiro Instrumental Orquestra Show – BIOS - que abrilhantou ainda mais a solenidade com sua versatilidade e estilo próprios de fazer música. A BIOS também se apresentou na Praça Elias Fadel Sahione, no centro de Além Paraíba, na noite anterior à inauguração. Com a presença do Mascote do CBMMG, o Foguinho, ela encantou a população com música, diversão e dicas de prevenção. O Posto Avançado em Além Paraíba foi uma grande conquista para a região e vai abranger cidades próximas, como Municípios de Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga, Santo Antônio do Aventureiro, além das Rodovias BRs 116 e 393. (Fotos: 4º Pelotão de Bombeiros de Leopoldina){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases adiantou nesta sexta-feira, 18 de maio, sua reunião ordinária prevista para o próximo dia 22, feriado municipal de Santa Rita de Cássia. A sessão começou às 10 horas e pouco tempo depois, o vereador Ricardo Dias, usou a palavra para fazer o seu mais contundente pronunciamento de sua carreira política. Ele respondeu ao prefeito Willian Lobo de Almeida que no dia anterior fez uma participação no programa Conversa Franca, apresentado por Sousa Mendonça, em que comentou a abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) e teria feito críticas veladas ao comportamento de Ricardo
A maneira como o prefeito reagiu à instauração da CEI, deixou Ricardo Dias um tom acima de seu comportamento habitual. Ele negou querer benefícios desta administração e afirmou nunca dependeu do governador para lhe dar cargos públicos. "Eu não posso admitir que um prefeito vá a rádio e fale situações que não tem nada a ver com a CPI. (...) Quem não deve não teme. Acho que deve ser apurado normal. Olha só o que ele falou na rádio, o seguinte: "eu tô procurando 'boquinha'. Que 'boquinha'? Graças a Deus não tem nenhum funcionário meu ou a pedido meu na prefeitura. (...) Quando perdi a eleição de prefeito fui pra casa para trabalhar. Não dependi de governador pra ganhar emprego. Eu não dependi de colocar esposa e parente na prefeitura, ou na câmara", lembrou. Em seguida, enfático, Ricardo Dias lembrou que o tio dele que trabalhava na Prefeitura não foi para lá a pedido dele. "Eu não tenho medo de ameaça. E não mande recado, faça. Porque ameaça comigo não existe. Falando com a pessoa pra mandar recado pra mim, parecendo criança. Um prefeito mandando recado, senhor presidente? Isso é uma vergonha para o município de Cataguases ter um prefeito pra fazer isso!", ressaltou.
E continuou: "Falar que vai fechar o Instituto que atende doze mil pessoas em Cataguases, quase uma cidade (o número de pessoas atendidas)! Manda ele atender. Não tá atendendo ninguém. O SUS tá morto lá. O PSF não tem médico, não tem remédio. E vai fechar (o instituto), vai me perseguir? Eu quero que venha. Vem me perseguir mesmo, porque a CPI vai ser técnica. Aqui não tem moleque não. Eu não tenho medo de falar que vai fechar o Instituto. Tem que ir lá fechar. Acha um erro", desafiou.Ainda segundo aquele vereador, Willian teria dito "também que todo mundo tem telhado de vidro. Eu tenho, mas tem uns que tem maiores. (...) Eu acho que ele tem que ser rápido porque não vai durar muito tempo não, senhor prefeito, porque em sessenta, noventa dias, já temos o resultado (da CPI). Então corra, vá lá fechar o Instituto, vai fazer antes porque não vai chegar até o final do mandato, não. Porque a coisa é séria, gente. Não tô brincando, não. A coisa é muito séria e esta Casa tem que ter esta seriedade na hora que chegar os documentos aqui. Nós vamos começar semana que vem; vamos fazer diligências; vamos ouvir o prefeito, vamos ouvir os responsáveis pela situação, vamos a Marataízes; vamos ouvir os donos da empresa (Innovar). É uma CPI séria. Então, não adianta tentar obstruir por situações de ameaça e fora do contexto do Poder Legislativo", reiterou Ricardo Dias.
Ele completou: "Pode mandar todos os fiscais la no Instituto, na Farmácia, que vossa excelência (o prefeito municipal) disse que vai fechar. Pode ir lá tentar fechar, porque falou que vai me prender. Eu acho que pode ser o contrário. O que vai acontecer nesta Câmara aqui vai ser inédito. É muito sério e grave, porque mexe com o dinheiro público. E dinheiro público hoje é coisa séria. Tem gente sendo cassada por causa de coisinhas pequenas, por causa de mil, dois mil reais. E lá (na CPI) não. É coisa de 456 mil reais.(...) Aja, não manda recado, não. quem não deve não teme", finalizou recebendo aplausos do público.{{banner-interno}}
Os alunos do Centro de Educação Florescer, em Cataguases, com idades entre 2 e 5 anos, realizaram na tarde desta quinta-feira, 17 de maio, uma sabatina com o jornalista Marcelo Lopes, editor deste site. Como eles estão estudando mais detalhadamente a obra do escritor Ziraldo, que também é jornalista, motivou o convite para que a garotada pudesse conhecer de perto este profissional que atua na mesma cidade deles e cujo trabalho já conhecem, assim como o do escritor famoso.
As professoras Fabiana, Fernanda, Júlia, Conceição e Roberta prepararam a criançada que ficou sentadinha na área de recreação do sítio escola para o encontro. Tudo pronto, os pequeninos não se intimidaram: Veio um "bombardeio" de perguntas de todos os tipos, como "quando surgiu o Site?", "Como você fica sabendo das notícias" e até se o jornalista sabia contar alguma história engraçada. Outra que chamou a atenção dele e que só poderia mesmo vir de uma criança é o corolário desta tarde: "você é feliz com este trabalho?". Após a bateria de questionamentos, eles apresentaram pequenos esquetes tendo o Site do Marcelo Lopes como tema. Mais ou menos assim: criava-se uma situação cuja conclusão remetia o interlocutor a acessar aquela página de notícias.
Ao final, a alegria e a interação dos pequeninos com Marcelo era total e foi o momento de tirar fotos. Várias. Inclusive com as professoras, responsáveis por cuidar dessa turminha super antenada e que não deixa escapar nada. Antes de ir embora, o jornalista ganhou um porta retrato com sua foto em meio as crianças, que foi impressa enquanto ainda respondia às perguntas. Junto com ela foi presenteado também uma caneca personalizada pelos próprios alunos e um livro do Augusto Cury, "Inteligência Socioemocional - a formação de mentes brilhantes", slogan que se encaixa à proposta do Florescer para com seus alunos.
Marcelo Lopes não escondeu a emoção pela receptividade e carinho dos alunos, professoras, demais colaboradores e da diretora daquela escola, Cristina Almeida, pela oportunidade. "Esses meninos são fantásticos, não deixam escapar nada", comentou referindo-se à bateria de perguntas a que foi submetido. "Adorei a experiência e poder passar pra eles um pouco dessa minha vivência e, de certa forma, inserí-los no meio jornalístico é muito importante, porque estamos formando novos leitores", comentou Marcelo. Ele agradeceu o convite da direção da escola destacando o diferencial do Florescer que é "educar para a vida preparando o cidadão do amanhã a lidar com todas as diferentes situações do mundo moderno", finalizou.
Matéria atualizada às 19h45min.
{{banner-interno}}
O comando do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora divulgou na tarde desta quinta-feira, 17 de maio, o balanço da Operação "Luz na Infância 2" nas cidades da Zona da Mata. Um homem de 36 anos foi preso em Viçosa e diversos materiais eletrônicos foram apreendidos em Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina e Juiz de Fora.
A assessoria do 13° Departamento da polícia em Barbacena, no Campo das vertentes, informou que também houve materiais apreendidos na cidade.
O balanço completo da operação em Juiz de Fora e região foi apresentado durante coletiva de imprensa pelo chefe do 4° Departamento, Carlos Roberto da Silveira Costa, junto com as delegadas Ângela Fellet, Ione Barbosa e Sheila Oliveira. A força-tarefa é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (Mesp).Na Zona da Mata foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Juiz de Fora, Muriaé e Viçosa. O objetivo da ação foi encontrar arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O resultado final na região teve um homem preso, em Viçosa, e diversos materiais apreendidos, entre eles seis pen drives, cinco celulares, dois chips de telefone, 1.689 mídias (entre CDs e DVDs), duas câmeras e três notebooks, nas cidades da região.
Também foram localizadas quatro Unidades Centrais de Processamento (CPUs), um HD, um cartão de memória e quatro videogames. (Fotos: Assessoria de Comunicação do 4º DEPPC){{banner-interno}}