O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa(114 km de Cataguases), por meio da Diretoria de Limpeza Pública, intensificou, nas últimas semanas, a notificação de usuários que depositam lixo na rua fora do horário da coleta. A legislação municipal estabelece que este tipo de resíduo deve ser colocado para fora com no máximo uma hora de antecedência do horário da coleta e prevê multa para quem descumpre a norma.
Nas últimas duas semanas, a autarquia autuou cerca de 25 usuários e notificou outros vários, todos na região central da cidade. Segundo o novo diretor de Limpeza Pública, Rodrigo Cardoso, o caminhão da coleta passa pelas principais ruas do centro da cidade pelo menos duas vezes por dia, visando atender aos grandes geradores de lixo. "Dessa forma, não há justificativa para quem não respeita o horário da coleta", salienta.
Outra novidade implantada e ainda em fase de teste é a patrulha da coleta. Diariamente, após as coletas comuns, uma equipe de limpeza em um carro menor percorre as principais vias da cidade, que possuem maior incidência de descarte irregular, para coletar o lixo descartado no horário errado. A ação visa evitar que cachorros rasguem os sacos e espalhem o lixo, que ficavam na rua até a coleta do dia seguinte. A equipe de limpeza registra esses locais e repassa ao fiscal, que procede as notificações em sequência.
O diretor ainda ressalta que o serviço de limpeza pública do SAAE passa por um momento de restruturação e pede a compreensão e colaboração da comunidade. (Foto: Primeiro a Saber){{banner-interno}}
Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Cataguases, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com um evento, na Chácara Dona Catarina, na parte da manhã. Alunos de escolas municipais e estaduais, e integrantes de programas sociais, como o Adolescente Cidadão e AABB Comunidade, participaram de um bate-papo com a equipe de profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), que abordaram o tema "Esquecer é permitir, lembrar é combater", com o foco voltado principalmente para o fortalecimento da rede de proteção social e de garantias de direitos, conforme destacou a Secretária Mirialane Licazli.Ela também falou da importância da denúncia e do papel fundamental da sociedade como co-adjuvante nesta proposta, seja na escola, pela observação dos profissionais de educação, seja por vizinhos, parentes ou pelas próprias vítimas. "Sabemos que a maioria dos abusos são feitos por pessoas próximas da criança e do adolescente, por isso temos que motivá-los a denunciar e também os adultos que convivem com a vítima de abuso e percebem alguma mudança de comportamento na criança ou no jovem. Na escola, por exemplo, estas mudanças são muito visíveis", observou a secretária.
Na sequência, os estudantes foram divididos em grupos para trabalharem o tema proposto. Após isto, a equipe do PROLER de Cataguases fez uma apresentação e a programação teve continuidade em dois shows de dança de alunos presentes. Um pula-pula montado no local garantiu a brincadeira para os mais jovens na manhã ensolarada na praça, que reuniu também muitas pessoas que passavam pela região central da cidade e assistiram ao evento. No final, um passeio de Trio da Alegria fez a alegria dos estudantes participantes.
A diretora de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Elaine Ferraz, destacou a importância da mobilização em torno de temas como este, para conscientizar a população, as escolas e a sociedade como um todo. A Secretária Mirilane Licazali acrescentou que crianças e jovens vítimas de abuso têm o seu desenvolvimento psicossocial comprometido. "Por isso, é importante falar sobre o tema, trazê-lo para os mais diferentes ambientes e quebrar o tabu que possa existir sobre ele", afirmou. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases){{banner-interno}}
A Polícia Militar do Meio Ambiente em Cataguases interditou uma rinha de galo no começo da tarde deste sábado, 19 de maio, na zona rural de Itamarati de Minas. Vinte e cinco pessoas que estavam no local foram autuadas por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer na justiça quando convocados.
Segundo os militares que atuaram no caso, eles chegaram ao local após levantamentos e ao chegarem no local encontraram 29 galos, dois deles apresentando várias lesões típicas de briga, outros estavam calçados de esporas e biqueiras sintéticas preparados para brigas.. Ainda no local haviam duas arenas com grande quantidade de sangue e penas, além de medicamentos, várias esporas, biqueiras, esparadrapos e outros objetos utilizados para preparo e tratamento dos animais antes e depois das brigas.
Os militares flagraram as 25 pessoas sentadas no entorno das arenas indicando a realização de apostas durante a rinha. Não foi possível determinar quem era o proprietário de cada animal, embora ficou evidente que todos estavam ali com o objetivo de participar da referida rinha, conforme informa o registro policial. Todos os animais e materiais encontrados foram apreendidos. A Perícia Técnica fez seu trabalho de praxe e liberou o local.
A equipe policial foi composta pelos militares Tenente Carlos e pelos sargentos Emerson, Fernando Maciel, Albuini, Ezequiel, Leandro Lima e Hélio.
{{banner-interno}}
Previsto para chegar em Cataguases às 16 horas deste sábado, 19 de maio, o Trem Turístico Minas-Rio atrasou quatro horas o que acabou fazendo quase todo o público que o aguardava ansioso na antiga estação ferroviária fosse embora. Mas, à noite, a plateia retornou e prestigiou a sua chegada. O motivo do atraso, segundo os organizadores, foi obstrução nos trilhos em decorrência de árvores cujos galhos tiveram de ser cortados.
O Trem Turístico ficará estacionado na Estação e depois será levado para a Avenida Astolfo Dutra, próximo ao Viking Vagão, onde permanecerá até dia 23, quarta-feira, quando retorna a Recreio, onde estão sendo preparados os vagões que tem previsão de circularem regularmente a partir de agosto próximo.O vice-prefeito, Tita Lima, o secretário municipal de Esportes, José Vitor Lima, a presidente e a gestora do Circuito Serras e Cachoeiras, Vilmara Alves Amorim e Sônia Dias, respectivamente; o diretor do Sicoob Coopemata, Newton Dutra e o presidente da CDL, Camilo Cristovão Vicente e o vereador Vinícius Machado, se juntaram ao público de aproximadamente trezentas pessoas para recepcionar o Trem Turístico.
Esta viagem de hoje é também um teste de linha e veio a Cataguases nesta data em decorrência da festa de Santa Rita, "época de muitas visitas à cidade por conta da sua padroeira", revelou o vice-prefeito. Ele acrescentou que o objetivo é mostrar o andamento do projeto à população e sua estrutura. "Além disso, estamos estudando a viabilidade de fazer a primeira viagem aqui em Cataguases, no dia 07 de setembro, aniversário da cidade", revelou.
O trem chegou a Cataguases poucos minutos depois das 20 horas e foi recebido com fogos e muita animação pelo bom público que retornou ao local, em sua maioria famílias. São duas locomotivas e três vagões que estarão abertos à visitação a partir deste domingo.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases recuperou uma motocicleta roubadae prendeu dois homens na noite desta sexta-feira, 18 de maio, em duas operações distintas. De acordo com o comandante do policiamento na cidade, tenente Marinato, as açõe são resultado de atuações preventivas da PM no sentido de combater a criminalidade. No final da noite desta sexta-feira, 18, a equipe do Tático Móvel, que fazia patrulhamento na rua Edson Fabrino Baião, Bairro Pouso Alegre, recuperou uma motocicleta Honda CG, cinza, que havia sido furtada em 2016 na Vila Resende. O seu condutor foi preso por receptação e o veículo encaminhado ao pátio credenciado do Detran-MG em Cataguases onde está à disposição da justiça. O suspeito foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil em Leopoldina onde prestou depoimento.
Em outra operação policial, desta vez no Bairro Bandeirantes, em Cataguases, a Patrulha de Operações e a Rádio Patrulha abordaram um homem suspeito, mas nada de ilícito foi encontrado em seu poder. Porém, durante consulta ao sistema informatizado da PM, havia um mandado de prisão contra ele em aberto. O homem então foi levado para a Delegacia de Polícia de Leopoldina e após prestar depoimento foi conduzido ao presídio daquela cidade onde aguarda ser transferido para a unidade de Cataguases.{{banner-interno}}