O Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, realizou uma reunião emergencial com secretários, vereadores e a imprensa, para definir as ações da Prefeitura até a próxima segunda-feira, dia 28, por conta da paralisação dos caminhoneiros que causa reflexos em todo o país. Durante o encontro, realizado na tarde de hoje, dia 25, no Paço Municipal, o chefe do executivo destacou que a prioridade neste momento é "garantir os serviços de urgência e emergência da Saúde", citando o transporte de paciente oncológicos, de hemodiálise e em caráter de urgência.
Entre os participantes do encontro, estavam o vice-prefeito, Tita Lima, os secretários de Saúde, Eliermes Teixeira; de Assistência Social, Mirilane Licazali; de Educação, José Fernando Milane: de Esportes, José Vitor Lima; de Administração, Cláudia Aline Vargas; de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva: de Fazenda, Mauro Fachini; de Cultura e Turismo, Fausto Menta; de Obras, Walber Alves; a assessora de planejamento Vilmara Amorim e os vereadores Henrique Thurram, Gilmar Canjica, Hercyl Neto e Rafael Moreira. O Prefeito Willian vai marcar uma nova reunião na segunda-feira com os secretários para definir as ações de acordo com o novo cenário da paralisação.
Confira abaixo as alterações:
Saúde: Transporte de pacientes que necessitam de tratamentos de urgência, oncológico e de hemodiálise são as prioridades. O deslocamento dos médicos para serviços de atenção na saúde primária e a operação bota fora estão suspensos neste momento.
Educação: As aulas estarão paralisadas na próxima segunda-feira, mesmo que o fluxo das estradas volte à normalidade. O horário de funcionamento da Secretaria de Educação, no bairro Taquara Preta, vai ser reduzido na segunda-feira, com atendimento ao público entre 8h e 14h.
Serviços Urbanos: Patrolamento de estradas vicinais e poda estão suspensos.
Jornal Cataguases: Não haverá distribuição do jornal devido à falta de papel para impressão. A versão digital em PDF vai estar disponível no site <www.cataguases.mg.gov.br> normalmente na próxima segunda-feira.
Assistência Social: A Feira de Artesanato, o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente e o Pró-Idoso não vão funcionar. O CRAS funciona entre 8h e 12h.
Esporte: O Campeonato Suburbano está suspenso.
Coleta de lixo: Feita pela empresa Arbor, vai operar normalmente até o meio dia de segunda-feira, 28 .
Copasa: Responsável pela distribuição de água, a empresa comunicou por meio de seu representante que possui quantidade de produto suficiente para abastecer o município durante as próximas semanas.
Circulação dos ônibus no município: Amanhã, até às 13h, os ônibus funcionarão normalmente e depois deste horário haverá redução da frota. A Prefeitura encaminhou um ofício às empresas que operam na cidade solicitando o detalhamento da programação.{{banner-interno}}
A greve dos caminhoneiros está impactando a vida na cidade em diversos setores. Sem combustível desde a manhã de quinta-feira, 24 de maio, a situação na manhã desta sexta-feira, 25, por exemplo, é de paralisação da rede estadual de ensino, redução de 35% da frota de ônibus urbano fora do horário de pico, suspensão de viagens não urgentes para tratamento de saúde em outro município e falta de alimentos como frutas, legumes e verduras cujos estoques são refeitos diariamente.
Também nesta sexta-feira, estão paradas as distribuidoras de gás de cozinha por falta de estoque. A Agência dos Correios em Cataguases informou que o serviço está parado. A agência está recebendo as correspondências e demais encomendas mas não garante a entrega. Segundo o gerente Sérgio Nogueira Guimarães, os Correios estão acrescentando sete dias ao prazo de entrega. Se o prazo para chegar ao destinatário é dois dias, agora é de nove", explicou. Ele informou ainda que há caminhões que saíram daqui parados nas estradas por causa da greve.Com relação a coleta de lixo em Cataguases, a direção da Arbor Limpeza Urbana Ltda, empresa responsável pelo serviço, informou que o serviço permanece sendo realizado normalmente até o meio dia de segunda-feira, 28. Depois disso e se a greve persistir será elaborado um novo cronograma de trabalho. A reportagem do Site também entrou em contato com a Copasa que enviou a seguinte nota: "A Copasa informa que, no momento, o abastecimento de água está sendo realizado, com as estações de tratamento de água funcionando normalmente nas cidades onde a empresa atua. Entretanto, a situação é de alerta. Caso a paralisação do transporte se prolongue por mais dias o abastecimento poderá ficar prejudicado." A empresa também afirma que "qualquer outra informação (a este respeito) é falsa", finaliza.
Por fim, o mais novo reflexo da greve dos caminhoneiros veio da Secretaria Municipal de Educação que divulgou nota agora no final da manhã informando que estão suspensas as aulas nas escolas do município na segunda-feira, 28 de maio. De acordo com o texto a falta de combustíveis está comprometendo o transporte escolar, recebimento de merenda e demais materiais, além do transporte público para acesso dos servidores ao seus locais de trabalho. Além disso, completa a nota, o horário de funcionamento daquela Secretaria dia 28 será das 8 às 14 horas, dia em que também será informada eventuais alterações no funcionamento das escolas. (Fotos: Reprodução da internet){{banner-interno}}
Desde 2002, a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) promove o Curso de Atualização em Educação Ambiental, que já capacitou mais de mil profissionais da educação na Zona da Mata mineira. Neste ano, o curso teve como tema a educação ambiental por meio de jogos cooperativos e metodologias ativas. Nos dias 8 e 9 de maio, educadores da região puderam entender como estas atividades podem ser importantes para o aprendizado.
Professora da Escola Municipal Francisco Borges da Silva, em São Sebastião da Vargem Alegre, Suely Aparecida avaliou positivamente o evento. "A capacitação clareou as minhas dúvidas em relação à restauração de áreas mineradas. Realmente surpreendente", conta a professora. Ao todo, o Curso de Atualização em Educação Ambiental contou com a participação de 38 educadores dos municípios de Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Miradouro, Fervedouro, Rosário da Limeira, Miraí, Cataguases e Itamarati de Minas.
A capacitação foi realizada na Pousada Paraíso, entre Muriaé e Ervália, e foi ministrada por Myrian Castello, fundadora da Fábrica dos Sonhos, empresa que organiza palestras em instituições de ensino e empresas. "Os dois dias de curso foram extremamente motivantes e inspiradores, superando as expectativas", destacou a professora Rita de Fátima Pereira, da Escola Municipal Maria Angélica, de Miradouro.O gerente da unidade da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destacou a importância do curso. "A capacitação é uma iniciativa do PEA que tem obtido êxito na formação de agentes educadores como multiplicadores da conscientização ambiental. Por meio desta atividade, fornecemos subsídios e estímulo para o desenvolvimento de projetos pedagógicos e atividades voltadas ao exercício da cidadania e à sustentabilidade", finaliza Christian.
Sobre o Programa de Educação Ambiental (PEA)Desenvolvido há 17 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. (Fotos: Ideia Comunicação){{banner-interno}}
Segundo o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), nos últimos seis anos, foram solicitados mais de 610 mil pedidos de acesso à informação. Isso revela que a população está cada vez mais de olho na gestão pública e nos parlamentares, afim de alcançar um país livre de corrupção e com uma gestão mais transparente para a sociedade.
Além disso, desde 2009, o Brasil se adequou a Lei Complementar 131, também conhecida como Lei da Transparência para dar maior credibilidade e fiscalização sobre os gastos públicos. Além do Portal da Transparência, o Congresso Federal também disponibiliza informações de gastos e atuação por meio de seus sites oficiais.
Para ajudar o eleitor, separamos cinco plataformas digitais que auxiliam no acesso à informação de forma clara e compreensível para a população. Essas plataformas analisam e compilam dados para que qualquer pessoa saiba e entenda o que os políticos fazem no dia a dia. Conheça abaixo:
Ranking dos Políticos: Ranking Político atua na classificação e compliance do setor público por meio de ferramentas tecnológicas que compila dados dos parlamentares e apresenta em seu portal com avaliações e pontuações. Todas as informações publicadas no Ranking são públicas, disponíveis nos sites oficiais do Senado, Câmara dos Deputados, portal da Transparência e dos Tribunais de Justiça. Os critérios utilizados pelo Ranking são técnicos, levando em conta fatores como assiduidade, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e atuação legislativa.
Vigie Aqui: Vigie Aqui é uma ferramenta lançada pelo Instituto Reclame Aqui que destaca, em qualquer site, os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos, além de Ministros de Estado, com pendências na Justiça. Com apenas 3 cliques, você instala o plugin do Vigie Aqui em seu navegador e pronto. Basta navegar normalmente que, sempre que o nome de um político condenado, processado ou investigado aparecer, o Vigie Aqui grifa ele de roxo. Depois, é só passar o mouse por cima do nome para conferir a ficha judicial do político.
Transparência Brasil: A Transparência Brasil foca sua atuação na busca pela integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível. Seu trabalho é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e advocacy. É também uma das principais ONG's de combate à corrupção do país. Como representantes da sociedade civil, fazem parte dos conselhos de Transparência da Controladoria Geral da União, do Senado Federal e do governo do Estado de São Paulo.
Artigo 19: ARTIGO 19 é uma organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. Seu nome tem origem no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Com escritórios em nove países, a ARTIGO 19 está no Brasil desde 2007, e desde então tem se destacado por impulsionar diferentes pautas relacionadas à liberdade de expressão e informação.
Projeto Brasil: O Projeto Brasil é uma Organização Não Governamental que busca dar transparência a questões importantes para os eleitores brasileiros fazerem escolhas mais informadas sobre os candidatos aos cargos eletivos majoritários como prefeitos, governadores e Presidente. Acreditamos que democracias robustas contam com a participação dos cidadãos em todos os momentos, nos eleitorais e naqueles entre eleições.
Além disso, o site possibilita comparar as ideias de até três candidatos simultaneamente. As propostas dos planos de governo foram divididas por assuntos como segurança pública, economia, educação entre outros.{{banner-interno}}
As escolas estaduais não vão abrir nesta sexta-feira, 25 de maio. O anúncio foi feito no final da tarde desta quinta-feira, 24, pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. O motivo: "dificuldades geradas pela crise de abastecimento provocada pela greve nacional dos caminhoneiros", diz a nota divulgada à imprensa. Em seguida o texto informa sobre a suspensão das aulas. O governador do estado, Fernando Pimentel, também decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nesta sexta-feira, pelo mesmo motivo.
Em Cataguases o prefeito Willian Lobo de Almeida divulgou nota informando sobre alteração no regime de viagens com veículos oficiais, por causa da crise de abastecimento de combustíveis. Segundo o texto que foi veiculado na fanpage da Prefeitura no Facebook, as "viagens em veículos da saúde para tratamento médico de pacientes serão parcialmente suspensas." A prioridade, de acordo com o texto, é para o transporte dos pacientes oncológicos, de hemodiálise e em caráter de urgência. A nota termina pedindo aos pacientes que tenham procedimentos de saúde agendados em outras cidades, para procurarem a Secretaria Municipal de Saude e remarcar nova data. A Prefeitura não informou sobre eventuais alterações no sistema de transporte escolar nem a respeito da coleta de lixo. Nesta tarde de quinta-feira, 24, das 15h às 15h20min, os mototaxistas fizeram uma manifestação em apoio à greve dos caminhoneiros e que contou com a participação de pessoas em geral. Eles se reuniram em frente à Praça Chácara Dona Catarina onde fizeram uma rápida manifestação que teve como ponto alto, interromper por alguns minutos o tráfego de veículos no local. Depois todos foram embora e a situação se normalizou em poucos minutos. A Polícia Militar acompanhou de perto a manifestação que não teve incidentes e foi pacífica.
Por causa da greve a população já começa a sentir alguns de seus efeitos no seu dia a dia. Não há mais hortifruti nos supermercados e há ameaça de faltar leite e ovos nos próximos dias. Além disso há preocupação com o gás de cozinha e remédios. Por enquanto, segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes a situação ainda está dentro da normalidade, mas se o movimento grevista se prolongar pelo fim de semana adentro e início da próxima, a expectativa é de que o consumidor terá de fazer algum tipo de sacrifício em sua rotina.{{banner-interno}}