Um homem de 43 anos morreu em um acidente na noite deste domingo, 27 de maio, na LMG-858, em Descoberto (44 km de Cataguases).
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR), ele seguia para São João Nepomuceno quando o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros de altura.
O motorista foi arremessado do carro e morreu no local. Um passageiro foi levado para o hospital de São João Nepomuceno com ferimentos leves, de acordo com a PMR. Como o nome não foi informado, não foi possível apurar o estado de saúde dele.
A pericia da Polícia Civil esteve no local e o corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Juiz de Fora.{{banner-interno}}
Cataguases vive nesta segunda-feira, 28 de maio, o oitavo dia da greve dos caminhoneiros. E a situação na cidade vai se deteriorando a cada dia com vários serviços entrando em colapso. Escolas, por exemplo, das redes estadual e municipal estão fechadas e a frota de ônibus municipal permanece circulando com redução significativa. Se esta situação for mantida, as empresas de ônibus afirmam ter combustível até quarta-feira, 30. O abastecimento nos supermercados segue prejudicado e há falta de verduras, legumes e frutas e outros produtos começam a faltar. Estes estabelecimentos estão limitando a venda aos clientes. O Fórum de Cataguases cancelou o expediente nesta segunda-feira, 28. Há uma nota informativa a respeito afixada na entrada daquele prédio.
Os postos de combustíveis continuam secos e não há previsão para serem abastecidos. Segundo um proprietário disse á reportagem, ainda não foi efetivada a redução no preço do óleo diesel. "Não recebi nenhuma tabela com o preço reduzido e também a distribuidora não informou nada a este respeito". No Bairro São Diniz, saída para Miraí pela MG-447, onde um grupo de caminhoneiros está fazendo um movimento em favor da greve, nada mudou, segundo apurou a reportagem do site nesta manhã. Os grevistas só estão deixando passar caminhões carregados de medicamentos e de material hospitalar. De acordo com um dos caminhoneiros ali presente, "tudo aquilo que foi apresentado ontem pelo presidente é uma farsa com o intuito de colocar a população contra os caminhoneiros".
Nos restaurantes que servem comida a quilo na cidade, na maioria deles, a situação ainda é de normalidade e vão funcionar nesta segunda-feira. O fornecimento de gás de cozinha está interrompido em Cataguases desde meados da semana passada e continua sem previsão para voltar ao normal. Já as farmácias, conforme apurou o Site, faltam alguns medicamentos, mas a situação está longe de ser alarmante, de acordo com os trabalhadores no setor. E, ainda, as Faculdades FIC e Sudamérica cancelaram as aulas nesta segunda-feira. Já o Colégio Carmo divulgou nota oficial informando sobre a "intenção" de manter as aulas "normalmente esta semana". Outro serviço que está quase totalmente paralisado é o de táxi. A quase totalidade dos taxistas estão parados por falta de combustível.
O Prefeito Willian Lobo de Almeida vai informar ao longo da tarde novas medidas sobre os serviços no município, como coleta de lixo, serviços de saúde e na Educação, entre outros. Nesta manhã o PROCON de Cataguases divulgou uma Nota de Esclarecimento informando que está registrando as denúncias contra os comerciantes que estiverem vendendo produtos a preços acima do normal. A Nota é taxativa: "O PROCON de Cataguases está atuando com medidas corretivas em caso de conformação do abuso, podendo ser aplicada multa em valores que variam conforme a gravidade da infração e com o porte da empresa."
O mesmo texto lembra a Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais no sentido de instaurar procedimento criminal em casos de confirmação de crimes cometidos contra a relação de consumo e cita ainda o Código de Defesa do Consumidor que "classifica como prática abusiva a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa."O PROCON Cataguases é coordenado por Patrícia tobias Santos e qualquer denúncia pode ser feita diretamente no órgão que funciona na Rua Gama Cerqueira, 70 - Centro Administrativo da Prefeitura de Cataguases - das 8h30min ás 16 horas, inclusive na hora do almoço.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 11h42min{{banner-interno}}
A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte), está com inscrições abertas até o dia 8 de junho para projetos de potencial turístico na cidade. Os eventos deverão acontecer entre 30 de julho e 16 de dezembro. A finalidade do processo seletivo é movimentar a atividade turística, impulsionando o setor e atraindo variados tipos de público para o município.
Entre as modalidades que poderão participar estão os eventos de negócios, técnicos e científicos como congressos, conferências, palestras, seminários, cursos, workshops, feiras de vestuário e moda, decoração, saúde, biotecnologia, tecnologia da informação, direito, educação e demais atividades da indústria e do comércio. Também serão contemplados projetos que apresentem shows musicais, festivais, espetáculos teatrais, folclóricos e circenses, danças, mostras culturais, cinema, artes plásticas, atividades gastronômicas, agronegócio e turismo rural.
Um dos quesitos principais para a participação do processo seletivo é ser pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e ter a atividade realizada por no mínimo um ano, assim como comprovar a efetiva atuação da empresa/organização ou associação. O auxílio financeiro para cada projeto selecionado pode chegar até a R$ 10.000,00 (recursos do Fundo Municipal de Turismo) "Estamos incentivando a realização de eventos turísticos em Muriaé para que possamos impulsionar o comércio e os serviços. Investindo nas atividades artísticas e culturais, no agronegócio e nos circuitos turísticos, ecológicos e rurais, estamos contribuindo para o crescimento de nossa cidade, gerando renda e emprego para os muriaeenses", disse o prefeito Grego.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3696-3395 e o edital pode ser obtido clicando aqui. Ver Chamamento público para projetos de incentivo a eventos turísticos. (Foto: Reprodução Jornal Gazeta de Muriaé){{banner-interno}}
Muita festa e alegria na comemoração da vitória da Chapa 3, para a presidência e vice do Clube do Remo. A votação aconteceu ao longo deste domingo, 27 de maio, e terminou às 15 horas. Uma hora e meia depois, veio o resultado oficial com a vitória da dupla Adriane Leal e Klebinho, apoiada pelo atual presidente, Betão do Remo. Também foram eleitos os membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, ambos apoiados pela atual diretoria. A eleição aconteceu tranquila e sem nenhum incidente e a posse será realizada no dia 30 de junho, em horário ainda a ser definido.O resultado oficial ficou assim: Para a presidente e vice: 516 votos para a chapa 3 (Adriane e Klebinho); 294 para a Chapa 2 (Júlio e Carangola) e 184 votos para a Chapa 1 (Oswaldo e Gino Mantovani). Ainda foram computados 7 votos brancos e outros 7 nulos, conforme relatório oficial da Mesa de Apuração (foto ao lado). Para o Conselho Deliberativo a Chapa 3 recebeu 479 votos, a Chapa 1, 383 e a Chapa 2, 132 votos. Onze associados anularam o voto e outros quatro votaram em branco. A Chapa 3 venceu a eleição para o Conselho Fiscal com 457; A Chapa 1 recebeu 301 votos e a Chapa 2, 213 votos. Trinta e um votos em branco e 5 nulos completam o resultado.
Adriane Leal é a primeira mulher a vencer uma eleição no Clube e tem a seu lado o vice Klebinho, um dos candidatos mais populares da história do Remo. Adriane falou ao Site com exclusividade sobre sua prioridade à frente do clube, ainda durante as comemorações da vitória. "Vamos fazer uma sala para professores que dão aula no salão social e melhorar a fachada do clube", anunciou. Ao microfone, em clima de festa ela disse que "toda mulher tem sua vez e agora chegou a nossa. Quero a ajuda de todos vocês para podermos realizar o melhor para o nosso clube", completou. Klebinho também falou, seguindo a mesma linha de atuação e agradeceu a todos pela vitória.A dupla vai suceder a Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão do Remo, que apoiou e trabalhou incansavelmente pela vitória de sua candidata. "Acreditei no potencial da Adriane desde o início e sei que ela é capaz de fazer muito mais pelo Clube do Remo. É uma pessoa que frequenta diariamente o Clube e conhece como poucos o que é melhor para ele, bem como tem um trânsito muito bom entre os associados. Estou muito feliz com esta vitória porque, sem dúvida alguma, vamos avançar muito neste mandato da Adriane", analisou.
{{banner-interno}}
O Centro Cultural Sicoob Coopemata vem ampliando suas ações no sentido de atender ao maior número possível as pessoas que queiram participar de seus projetos. Neste sentido acaba de atender a uma sugestão de um dos voluntários da APAE desta cidade, João Marinho, para que os alunos daquela instituição também possam participar das atividades daquele Centro Cultural. A ideia, disse Geraldo Majella Mazzini, coordenador do espaço, foi muito bem recebida e "tratamos logo de implementá-la porque é uma das nossas metas", explicou.Neste sentido, o Centro Cultural Sicoob Coopemata recebeu recentemente dois alunos da APAE. O primeiro, Maicon Venâncio de Brito, está fazendo aulas de canto com o professor de canto, violão e flauta, Adriano da Costa Cunha, que é também, o coordenador do Projeto EnCantando. A outra aluna é a Tatiane Maria de Jesus Carvalho, que está fazendo aulas de desenho com o professor Carlos Augusto de Mattos, nas manhãs de sábado, informou Majella, que acrescenta: "A nossa meta é absorver todos os alunos da APAE que queiram participar do projeto, mas resolvemos começar aos poucos para que possamos nos adaptar e manter a qualidade", revelou.
Maicon Venâncio está adorando as aulas de canto, segundo ele mesmo disse à reportagem do Site. Velho conhecido no meio musical da cidade, Maicon já conquistou por três vezes o FestVida (festival de música estudantil de Cataguases) para a APAE. "Gosto muito e quero continuar cantando", disse. "Meu sonho é poder cantar ao lado do Robson Monteiro no programa do Raul Gil", revelou. Adriano, seu professor, disse que ele é um aluno assíduo e dedicado e já está muito bem entrosado com os colegas do projeto.
João Marinho disse que procurou o coordenador do Centro Cultural Sicoob para falar sobre a possibilidade de alunos da APAE participarem do EnCantando e assim integrá-los no convívio social. "O Majella foi receptivo à ideia e conversei em seguida com a direção da APAE que deu o sinal verde para viabilizar a iniciativa. Hoje temos dois alunos e já pensamos na possibilidade de, ano que vem, termos um coral formado exclusivamente pelos alunos da APAE. Esse é um sonho meu e de várias pessoas que trabalham lá como voluntárias: ver uma cantata de Natal com a participação de umas vinte crianças nossas", contou. E completou: "Não é uma coisa que se faz do dia para a noite, mas cremos que vamos alcançar este sonho", completou.
Além disso o Centro Cultural Sicoob Coopemata acaba de firmar nova parceria. Desta vez com o Educandário Dom Silvério cujos alunos vão poder participar do Projeto EnCantando. Segundo Adriano, inicialmente serão apenas quinze alunos entre 8 e 10 anos de idade. "Mas nosso objetivo é alcançar todos que lá estudam, o que vai acontecer de forma gradual", explicou. As aulas vão começar a partir desta quarta-feira, 30 de maio, sempre às 14 horas. "Este é o nosso objetivo, levar a música e a cultura ao maior número de pessoas de nossa cidade, porque acreditamos no poder transformador da Arte", completou o coordenador do Projeto EnCantando.
{{banner-interno}}