O Sicoob Coopemata realizou na manhã desta terça-feira, 29 de maio, a reinauguração de seu ponto de atendimento em Leopoldina. A agência que foi a primeira a ser inaugurada fora de Cataguases há exatos 18 anos, agora, ganha um novo layout, que segue o padrão que vem sendo utilizado nas demais, como a de Cataguases e Belo Horizonte, entre outras e foi ampliada oferecendo ainda mais conforto a seus seis funcionários e enorme clientela. Estiveram presentes à solenidade, o presidente do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, e os membros do Conselho de Administração e a direção executiva: Camilo Cristovão Vicente, Newton Antônio Dutra, Mauro Fachini Gomes, João Ventura Marinho Neto, Vinicius do Vale, Humberto de Abreu Santos e Cláudia Gouvea Teixeira Caetano, além da superintendente, Cristiane Mazini. A agência, ou Ponto de Atendimento, de Leopoldina tem como gerente Márcia Pereira de Lima Ávila de Almeida (foto) e está situada no Centro daquela cidade, à Rua Acácio Serpa, 33.
A solenidade teve início com a bênção do espaço proferida pelo Monsenhor Antônio Chammel. Ele destacou o papel de instituições de crédito como aquela, salientando a sua função social além de orientar para o bom uso do dinheiro. E logo após o corte da fita inaugural feita por César Mattos e Camilo Cristóvão, aspergiu água benta pelo interior do imóvel. A gerente da unidade, Márcia Almeida agradeceu a todos a presença, lembrou que a agência é a primeira inaugurada fora de Cataguases, elogiou a reforma e disse que agora "alcançamos a maioridade", numa alusão aos dezoito anos de funcionamento, finalizando com um agradecimento ao César pelo apoio.César Mattos fez um agradecimento especial ao proprietário do imóvel, presente à solenidade, o empresário André Fernandes, que agradeceu e disse ficar muito satisfeito com o Sicoob Coopemata ali instalado. O presidente da instituição continuou dizendo que a reforma é uma retribuição ao resultado que a agência apresenta desde sua inauguração. "Leopoldina nos recebeu muito bem, e foi isso que nos motivou a continuar crescendo. E agora, já começamos a nos preparar para abrir mais uma agência em Contagem", revelou. César acrescentou que a instituição fez uma reestruturação que lhe propiciou crescer de forma rápida e com segurança, "de forma sustentável", salientou. E ressaltou os números apresentados pela Cooperativa que seguem superando as expectativas e que mostram o seu vigor. Antes de encerrar agradeceu a todos pela colaboração e presença.
Veja as fotos da reinauguração na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um grupo de cerca de duzentas pessoas se reuniram na praça em frente á Faculdade Sudamérica, no bairro Popular, em Cataguases, às 18 horas desta segunda-feira, 28 de maio, para fazer uma manifestação a favor da greve dos caminhoneiros que entra hoje, 29, no nono dia. Munidos de cartazes e faixas, além de bandeiras do Brasil, o grupo, após se concentrar no local por cerca de meia hora, soprando apitos, desceu pela Avenida Sizenando Dutra de Siqueira até a entrada do bairro São Diniz onde um grupo de caminhoneiros está acampado, evitando que entre ou saia caminhões da cidade. A exceção é apenas para cargas de medicamentos e produtos hospitalares.Os participantes da passeata desceram a avenida ao som do Hino Nacional Brasileiro e gritando frases de efeito contra a corrupção, os políticos e, claro, contra o presidente da República, Michel Temer. Eles também são favoráveis à intervenção militar no país. Após chegarem ao destino os caminhoneiros ali presentes engrossaram a manifestação e, após alguns minutos, foi encerrada, em clima de tranquilidade e sem o registro de nenhum incidente. Toda a caminhada dos manifestantes foi acompanhada por uma guarnição da Polícia Militar.
Nesta terça-feira, a situação em Cataguases é idêntica à de segunda-feira, com os postos de combustíveis secos e diversos serviços paralisados como os dos governo do estado, como Polícia Civil e Fórum, Câmara Municipal e Prefeitura que estão fechados. Os supermercados continuam limitando a venda aos clientes e as escolas, não estão funcionando. Até o momento não há uma previsão para o fim da greve dos caminhoneiros.
Veja as fotos da manifestação na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Está desaparecido desde o último domingo, 27 de maio, Luiz Paulo Poiani, de 30 anos. Ele foi visto pela última vez no bairro Dornelas, em Muriaé, por volta de 1h da manhã. A irmã dele fez contato com nossa reportagem nesta segunda-feira (28) e disse que as autoridades já foram informadas, inclusive, fez o registro policial. Nas redes sociais a mobilização é grande e a família espera a ajuda de todos no sentido de enviar informações sobre o paradeiro dele.
Paulo saiu de sua casa após dizer que estava se separando da esposa e informou que iria para Miraí onde mora uma parente dele. Pirém, ele não chegou lá, segundo apurou seus familiares. Quem tiver informações a seu respeito pode ligar para (32) 99179-5661, WhatsApp de Fernanda. Ou (32) 98899-8755, WhatsApp de Lúcia. (Foto cedida pela família)
NOTA DA REDAÇÃO: Paulo Poiani foi encontrado hoje - terça-feira, 29 de maio - enquanto caminhava pela estrada para Miraí. Ele passa bem e não estava ferido, segundo informação de familiares. {{banner-interno}}
Os membros integrantes da Comissão Especial de Inqúerito (CEI) da Câmara Municipal de Cataguases se reuniram nesta segunda-feira, 28 de maio, à tarde, com representantes da imprensa local, a fim de detalhar as ações que estão sendo tomadas por aquela Comissão e seu objetivo. Eles deixaram claro que não têm o objetivo de cancelar o contrato com aquela empresa. Além disso, solicitaram a divulgação de um questionário que deverá ser preenchido pela população para auxiliá-los na obtenção de informações reais sobre o atual estágio e qualidade do serviço prestado. Clique aqui para responder ao questionário.Estiveram presentes à reunião os vereadores da Frente Popular, Maria Ângela Girardi, Rafael Moreira, Hercyl Neto, Sargento Jorge Roberto, além de Ricardo Dias e do advogado que vem prestando assessoria à CEI, Rafael Vilela Andrade, que conversaram com jornalistas de diversos veículos de comunicação da cidade. Maria Ângela lembrou que o contrato para realizar os serviços de implantação do sistema de tratamento do esgoto sanitário do município foi assinado em julho de 2011 e previa estar concluído em 2013. "As obras deveriam ter sido entregues há cinco anos" destacou o advogado, Rafael Vilela (foto abaixo).
Diante desta realidade os membros da CEI disseram que o objetivo dela é viabilizar soluções para o cumprimento do contrato de esgotamento sanitário na cidade, visto que não há qualquer previsão para a conclusão das obras, mas "mesmo assim há o recebimento mensal por parte da Copasa nas faturas dos consumidores", acrescentou Rafael. Maria Ângela revelou que atualmente "nota-se o total descaso e consequente descumprimento do cronograma das obras". A CEI também quer investigar e se apurado, punir com rigor, as empresas que promoveram a destruição das vias públicas e não fizeram a sua correta recomposição ocasionando prejuízos aos consumidores.Por fim os vereadores afirmam que a Copasa não pode cobrar pelo serviço de esgotamento sanitário, como faz atualmente, porque não honrou o cronograma de obras. Segundo o advogado dos vereadores, "segundo estudos e questionamentos já realizados, pudemos constatar algumas irregularidades e desencontros de informações, os quais nos mostram ser temeroso afirmar que Cataguases terá o sistema de esgoto integralmente fornecido", disse. Ele também reiterou a necessidade das pessoas responderem aos questionário para que a CEI tenha uma visão completa da realidade, disse.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases divulgou uma Nota Oficial no meio da tarde desta segunda-feira, 28 de maio, com novas medidas definidas pelo prefeito Willian Lobo de Almeida e sua equipe, em decorrência da greve dos caminhoneiros. Hospital de Cataguases também enviou à Redação do Site, comunicado que só irá fazer cirurgias de urgência e emergência, além de ter suspendido todas as cirurgias eletivas.
A Nota divulgada pela prefeitura de Cataguases informa que as medidas agora adotadas são válidas até a próxima quarta-feira, 30 de maio. São elas:
Saúde: Transporte de pacientes que necessitam de tratamento de urgência, oncológico e hemodiálise são prioritários. Os postos de saúde funcionam normalmente.Educação: Não haverá aulas na rede municipal de ensino nesta terça-feira, 29 e na quarta, 30 de maio.Serviços Urbanos: Patrolamento e poda de árvores estão suspensos.Assistência Social: O Centro de Convivência da Criança e do Adolescente e o Pró-Idoso não vão funcionar. O CRAS funciona de 8h às 12 horas.Bolsa Família, CREAS, Casa de Maria e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferecem atendimento normal entre 8h e 17 horas.Transporte Público: Os ônibus continuam trafegando com redução de frota.HOSPITAL DE CATAGUASES: A Mesa Diretora do Hospital de Cataguases, através do Provedor, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill (foto ao lado), enviou nota ao Site do Marcelo Lopes informando novas medidas administrativas adotadas naquela Santa Casa em decorrência da greve dos caminhoneiros.
De acordo com a direção daquela instituição o Hospital "ainda está sofrendo com os impactos decorrentes da greve dos caminhoneiros instalada em todo o território Nacional, sendo necessária a tomada de algumas medidas emergenciais a fim de evitar a desassistência à população. Como primeira medida mitigadora, a Direção Clínica, Técnica e Mesa Administrativa resolveram suspender temporariamente as cirurgias eletivas para priorizar os atendimentos de urgência e emergência", diz o texto. A Nota termina informando que "novas ações serão analisadas diariamente pela Mesa Administrativa desta Santa Casa, até que o fornecimento dos suprimentos se normalize por completo."{{banner-interno}}