A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o Secretário, José Emilton Silva, esteve reunida na noite de quarta-feira, na Capela São José, no Bairro Bandeirantes, com moradores daquele bairro e também do Menezes, para tratar do projeto de coleta seletiva do lixo naquelas duas comunidades. Também participaram do encontro representantes do GDP Romualdinho – Polivalente (grupo formado por alunos daquela escola e coordenado pelo professor João Dione), Equipe de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, ONG Minas Vida e representantes da Ascatag – Associação dos Catadores de Recicláveis de Cataguases, entidade que será a responsável pela coleta seletiva em Cataguases.
A ideia é implementar um programa piloto de coleta seletiva em parceria com todos os envolvidos que, posteriormente, será ampliado para os demais bairros do município, explicou o Secretário de Meio Ambiente, José Emilton. O Professor Elias Francisco Júnior, residente no bairro e um dos entusiastas do programa de coleta seletiva salientou a necessidade da colaboração dos moradores para o sucesso desta iniciativa. “É preciso que todos nós mudemos os nossos hábitos. Somente assim este projeto alcançará seu objetivo principal que é de reaproveitar o que jogamos fora e tornar o planeta sustentável”, explicou. Ele também revelou que pouco antes da reunião foi retirada uma mochila de dentro de um bueiro entupido (foto), “o que demonstra que boa parte da população ainda vê os rios e os bueiros como receptores daquilo que não nos serve mais”, acrescentou.
O projeto de Coleta Seletiva de Lixo estava prevista inicialmente para começar em novembro, nos bairros Menezes e Bandeirantes, conforme este site noticiou recentemente, mas ainda faltam alguns ajustes e o Secretário de Meio Ambiente, José Emilton Silva estipulou novo prazo para o seu início: dezembro. A separação do lixo pelo novo método será feita entre lixo seco (papel, vidro, plástico, etc) e o molhado (matéria orgânica em geral como comida, frutas, legumes, e tudo o que decompõe naturalmente na natureza).{{banner-interno}}
A Seleção Mineira de Basquetebol Feminino disputou em Macapá, capital do Amapá, o Campeonato Brasileiro da modalidade na categoria su
b 17 da terceira divisão e sagrou-se campeã. O certame aconteceu entre os dias 6 e 12 de novembro e o título veio após vencer a equipe de Rondônia por 57 a 46. Com o resultado a seleção mineira está garantida na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro em 2012.
A equipe campeã conta com duas jogadoras cataguasenses, Camila Rodrigues (direita) e Sheila (esquerda) além do auxiliar técnico Jálber Rodrigues, que vem incentivando o basquete no município. Esta modalidade esportiva é praticada em Cataguases graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte, o Instituto Francisca Souza Peixoto e SESI. As atletas permaneceram vinte dias longe de suas famílias treinando e competindo e não receberam nenhum prêmio em dinheiro pela conquista do título.
Jálber aposta nas atletas da cidade e não lhes poupa elogios. “Camila é ala e uma grande atleta com muitos recursos e forte nos fundamentos do jogo. É uma das responsáveis, ao lado de Sheila e Marina, pela existência do basquete feminino em Cataguases. É dona de um dos arremessos mais bonitos do basquete feminino”, assegura.
Sobre Sheila, ele também não economiza: “É uma excelente ala/armadora e – como já disse - ao lado de Camila e da Marina formam a base da seleção de basquete feminino de Cataguases. Dentre suas principais qualidades, destaco a capacidade da Sheila em marcar pontos importantes para a equipe durante as partidas”, analisou.{{banner-interno}}
A Sessão da Câmara desta quarta-feira, 16, teve pouco mais de uma hora de duração. O primeiro projeto de Lei votado, número 49/2011, de autoria do Poder Executivo, que retoma terrenos doados a empresas e que não foram por elas utilizados, foi aprovado por unanimidade. Em seguida entrou em discussão o projeto de lei número 63 que propõe alterações no Código Tributário do Município. O Vereador Vanderlei Pequeno pediu o seu sobrestamento alegando sua complexidade e a necessidade de ouvir os representantes dos comerciantes sobre o assunto “que poderão, assim, opinar e sugerir”. Colocada em votação seu pedido foi aprovado por todos os presentes. O projeto somente será votado na sessão do dia 29 de novembro.
Logo a seguir entrou em discussão o projeto de lei número 59/2011, de autoria do Vereador José Hermaty da Veiga, o Canecão. Ele propõe isenção de IPTU para pessoas com mais de 65 anos de idade, que tenha apenas um imóvel, entre outras exigências. Durante a discussão ele pediu o sobrestamento do projeto que foi aprovado e voltará a ser discutido e votado no dia 29 de novembro. Canecão justificou o pedido revelando que está conversando com o Procurador do Municipio, Roosevelt Pires, sobre o assunto em busca de um consenso.
O terceiro projeto de lei aprovado na Sessão foi o de número 66, de autoria do Vereador Fernando Medeiros Pereira, que dá nome de Francisco de Melo Cavalhieri a uma Rua no Distrito de Sereno. Ele justificou o projeto revelando que o homenageado sempre morou no distrito, “foi fabricante de tijolos e uma pessoa muito bem conceituada”. Foi aprovado por unanimidade.
Também na Pauta da Sessão foi discutido o Projeto de Decreto Legislativo número 3/2011, que cria o programa Professor Nota Dez voltado aos docentes das redes Pública e Privada de ensino infantil, fundamental, médio, superior, profissionalizante e técnico. De acordo com o Projeto os professores que se destacarem durante o ano vão receber uma condecoração, nos moldes da Moção de Congratulação hoje existentes. Foi aprovado por todos os vereadores. Assim também aconteceu com o Requerimento do vereador Vanderlei Pequeno que pede informações ao Executivo sobre o custo médio dos redutores de velocidade, faixa para pedestres/deficientes instalados em vários pontos da cidade como Praça Rui Barbosa, Rua Cel. Vieira, Praça Manoel Inácio Peixoto, entre outros.No Grande Expediente discursou Edson Francisco de Souza (foto), que administra uma biblioteca da comunidade do Bairro Ana Carrara. Ele abordou o tema Ações afirmativas e citou exemplos neste sentido como a aprovação das alterações na Lei do Passe Estudantil e na cobrança do Vereador Guilherme Valle de Souza quanto ao atraso das publicações dos atos do Legislativo. Edson aproveitou para questionar a demora da Prefeitura a dar uma resposta ao cidadão que protocola documentos e pedidos.
Por fim, ele colocou uma situação inusitada vivida por todos os moradores do seu bairro, conforme assegurou. Ele disse que lá há um único nome para todas as ruas (Expedito Liberato) e que isto causa um enorme transtorno para moradores e entregadores. Sugeriu que esta situação seja corrigida.{{banner-interno}}
Acontece amanhã, 17, no Centro de Convenções do Hotel Minas Tower, em Leopoldina, mais um encontro de Prefeitos das Cidades Polos de Minas Gerais, e, na sexta-feira, 18, é a vez do Encontro de Procuradores e Secretários Municipais. Durante os dois dias diversas palestras e mesas redondas serão realizadas sempre com propostas que buscam solucionar os problemas dos municípios.
No encontro de Prefeitos desta quinta-feira o primeiro tema a ser tratado será “O papel do município no combate e tratamento do uso de drogas”, que será conduzido pelo prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo e apresentado por Clóvis Benevides, subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais e Maria José Freire, prefeita de Teófilo Otoni. Em seguida os participantes vão trocar experiências sobre a realidade que vivenciam em seus municípios.
O segundo assunto do dia será “A isenção do ICMS na iluminação Pública; a Lei Mato-grossense e o projeto Mineiro”, que será conduzido por Maria do Carmo Lara, Prefeita de Betim e será exposto pelo Deputado Estadual Inácio Franco. Encerrando as atividades no período da manhã será apresentado o tema “Adensamento Urbano e o Estatuto das Cidades – experiências de sucesso” que será conduzido pelo Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e terá como expositoras as técnicas da Fundação João Pinheiro, Juliana Chiari e Marilena Chaves. Na parte da tarde outras palestras e debates vão continuar discutindo temas importantes para os municípios como a implantação da Nota Fiscal Eletrônica.
No dia seguinte, os Procuradores e Secretários Municipais irão abordar temas como os “Procedimentos de fiscalização e cobrança do ISS de leasing no município de Belo Horizonte”, a “Implantação da Nota Fiscal Eletrônica em Belo Horizonte”, “O Gerenciamento da Iluminação Pública pelo Município”, entre outros assuntos.
O encontro começa às 9 horas da manhã e tem previsão de reunir cerca de cinquenta prefeitos, dentre eles o de Cataguases, William Lobo de Almeida, e mais de cem secretários municipais e procuradores.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Meio Ambiente de Cataguases tem recebido denúncias de que pescadores estão utilizando um apetrecho conhecido por redinha. Tal equipamento é uma pequena rede adaptada ao molinete, cuja malha possui tamanho inferior ao permitido. Esse apetrecho tem a capacidade de promover a captura irregular de uma grande quantidade de espécies, prejudicando o desenvolvimento da população de peixes dos rios da região. Com base nestas denúncias, a Polícia Militar de Meio Ambiente lembra que o pescador que for flagrado utilizando a "redinha", poderá ser preso em flagrante. A posse, guarda e transporte desse material será coibida com a sua apreensão. Além da prisão, quem for flagrado nessa situação irregular poderá pagar multas de até R$ 100.000,00 (cem mil reais). As restrições impostas pelas leis acima citadas também são aplicadas a quem comercializa estes apetrechos. (Fonte: Jornal Atual){{banner-interno}}