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Inscrições abertas para cursos técnicos à distância gratuitos através do IFET-MG

20/11/2011

O Instituto Federal do Sudeste de Minas – IFET – (antigo Cefet) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção dos Cursos Técnicos de Educação à Distância (EAD), com ingresso no primeiro semestre de 2012. Elas podem ser feitas no site www.selecao.ifsudestemg.edu.br.
Para se inscrever é necessário que o candidato possua CPF, Carteira de Identidade e e-mail. É importante cumprir todas as etapas e procedimentos, obedecendo aos seguintes passos: Criar login no sistema, escolher a modalidade, preencher dados pessoais e questionário, escolher pólo e o curso, selecionar forma de pagamento, fazer a confirmação e gerar o Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor das inscrições é de 20 reais. As provas do Ensino à Distância vão ser realizadas no dia 15 de janeiro de 2012.
Para Cataguases onde há um polo presencial, que funciona atualmente na Escola Municipal Enedina Prata, no Bairro Paraíso, estão abertas as inscrições para os cursos técnicos de Segurança no Trabalho, Agropecuária, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Rede de Computadores, todos gratuitos.
Conheça, abaixo, cada um deles.
Curso técnico de Segurança no Trabalho: O Técnico de Segurança do Trabalho atua em órgãos oficiais ou nas empresas públicas ou privadas dos mais diversos ramos, seja na indústria, no comércio ou no setor de serviços, de pequeno, médio ou grande porte, integrando os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), regidos pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR 4) do Ministério do Trabalho. Atua também como prestador de serviços exercendo atividades de consultoria externa nas empresas que não necessitam manter esse profissional nos seus quadros de empregados. Duração do curso: 1 ano e meio.
Curso Técnico de Agropecuária: O curso Técnico em Agropecuária tem duração de 2 anos. O curso é voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas e busca formar um profissional eclético com perfil e competências técnicas para desenvolver atividades como autônomo e/ou como colaborador de instituições públicas e privadas. É um profissional habilitado para atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária, seja no fornecimento de recursos produtivos – venda de insumos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural – seja na produção agrícola/zootécnica propriamente dita, seja na comercialização dos respectivos produtos.
Curso Técnico de Serviços Públicos: Duração um ano e meio. O profissional será qualificado para entender as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle, bem como identificar e relacionar fluxo de informações e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico. Ele deverá também compreender e executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, as finanças e atendimento ao publico. OTécnico em Serviços Públicos deverá conhecer a estrutura hierárquica dos Setores Públicos, as fontes e aplicação de recursos da administração pública e também ter noção da legislação referente ao setor público.
Curso Técnico em Meio Ambiente: Com duração de um ano é voltado para os alunos que terminaram o Ensino Médio ou profissionais das indústrias e órgãos públicos que buscam qualificação para o trabalho. O profissional formado pelo curso Técnico em Meio Ambiente a distância estará apto a atuar no mundo do trabalho, nos segmentos agropecuários (suinocultura, avicultura e bovinocultura), moveleiro, minerário, fruticultura irrigada, silvicultura, turístico, em empresas privadas ou em órgãos públicos governamentais e não-governamentais, com a finalidade de desenvolver procedimentos do meio ambiente nesses setores, planejando, executando, avaliando e acompanhando projetos, programas e políticas ambientais, a fim de consolidar o desenvolvimento local sustentado.
Curso Técnico de Rede de Computadores: É oferecido aos alunos que tenham concluído o Ensino Médio. Este curso permite desenvolver uma prática pedagógica que permite ao profissional formado enfrentar o mundo de trabalho sabendo lidar com pessoas, planejar, organizar e monitorar atividades, identificar o funcionamento de componentes e periféricos, redes, softwares, sistemas operacionais, entre outros. Para isso, o Instituto conta com uma estrutura formada por laboratórios de informática que oferecem ao aluno todo o conhecimento teórico-prático necessário a uma boa formação. Um ano e meio de duração.{{banner-interno}}

TSE divulga edital para realização de concurso público

20/11/2011

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou Edital Nº 1, datado de 11 de novembro de 2011, para o concurso público voltado aos cargos de Analista e Técnico Judiciário. O concurso é para provimento do quadro de pessoal do TSE para vagas disponíveis ou cargos criados após homologação do concurso. Os interessados podem acessar o edital no site do Diário Oficial (http://portal.in.gov.br) ou da organizadora do processo, a Consulplan (www.consulplan.net).
As inscrições começam pela Internet no dia 30 de novembro no site da organizadora. A taxa de inscrição é de R$72,00 para o cargo de Analista e R$55,00 para Técnico. O período de inscrição segue até 22 de dezembro de 2012. Os candidatos que não possuem acesso a Internet podem se dirigir à Central de Atendimento ao Candidato da Consulplan, localizada na SIA Computadores, SGAN 910 Norte - Casa do Ceará, Brasília/DF, nos dias úteis, de 8 às 17 horas. Os candidatos poderão realizar inscrição para mais de um cargo, desde que não haja coincidência no horário das provas.
Os vencimentos iniciais são de R$4.052,96 para o cargo de Técnico Judiciário, que exige o nível médio e/ou nível médio com curso de Programação de Sistemas de no mínimo 180 horas. Para o cargo de Analista Judiciário é oferecido o salário de R$6.611,39. Este cargo exige nível superior e está dividido nas seguintes áreas: Administrativa, Apoio Especializado e Judiciária. Para a área administrativa pode concorrer candidatos de nível superior com formação em qualquer área. Na área administrativa há também oportunidades específicas aos profissionais de Ciências Contábeis e Pedagogia. Para a área de apoio especializado podem concorrer candidatos das seguintes especialidades: Análise de Sistemas, Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística e Psicologia. Para a área judiciária exige-se formação superior em Direito.
As provas estão previstas para o dia 12 de fevereiro de 2012 (domingo), com exames pela manhã para o cargo de Técnico Judiciário e à tarde, para o cargo de Analista Judiciário, aplicados em Brasília (DF). (Assessoria de Comunicação/ Consulplan){{banner-interno}}

Hidroazul revela estar comprometida com o desenvolvimento sustentável

20/11/2011



[caption id="attachment_627" align="aligncenter" width="535" caption="Da esquerda para a direita: Paulo Júnior, Roberto Abransom, Simone, Licínia e Flávia"][/caption]


Com a presença de empresários, representantes de ONG’s e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Emilton Silva, a Hidroazul realizou na noite desta sexta-feira, 18, na Casa de Cultura Simão, a apresentação de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. O projeto foi idealizado pela empresa Sustentar em parceria com a Hidroazul e apresentado pelo seu diretor executivo Roberto Abransom que garantiu ser um compromisso público com o qual “a gente não vai voltar atrás”.


[caption id="attachment_628" align="alignright" width="164" caption="Roberto Abransom durante sua palestra"][/caption]

Ele explicou que a preocupação com a sustentabilidade na empresa que dirige está presente em todo o processo produtivo, como também no relacionamento com funcionários, clientes e fornecedores. Por conta disso é uma das signatárias do Pacto Global da ONU e filiada ao Instituto Ethos, além de incorporar em seus processos e atitudes os princípios de responsabilidade social repassados por estes órgãos, procurando aplicá-los corretamente no seu dia a dia.

De acordo com sua explanação a Hidroazul hoje adota – entre outras – as seguintes ações sustentáveis: Não produz resíduos industriais; Utiliza embalagens recicláveis nos seus produtos e apoia diversas cooperativas de reciclagem; Trata todas as emissões atmosféricas e efluentes sanitários de acordo com a legislação em vigor; Apoia diversos projetos sociais e culturais em conjunto com a Fundação Simão José Silva; Aproveitamento da luz natural no seu processo de produção.

Além disso, Roberto Abransom revelou algumas ações em curso desenvolvidas junto aos funcionários como o Projeto + Saúde, que aprimora a qualidade de vida dos trabalhadores por meio do trabalho conjunto de uma nutricionista e de um fisioterapeuta e do Programa de Bolsa de Estudos. Voltado para a comunidade em geral a Hidroazul mantém parceria com o Grupo GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, patrocina o Projeto Tibum de natação voltado para crianças e adolescentes buscando formar atletas para o futuro, e, ainda, é parceria da ASCATAG – Associação dos Catadores de Recicláveis de Cataguases no processo de implantação da coleta seletiva de lixo no município.

Felipe Dutra, falou sobre a coleta seletiva do lixo
Este assunto foi o tema da segunda exposição da noite, feita pelo Fiscal do Meio Ambiente, Felipe Dutra Ladeira. Ele revelou que o “lixão” hoje existente em Cataguases está com os dias contados e em seu lugar está em construção um Aterro Sanitário “perfeitamente dentro da legislação atual, que deverá estar pronto em janeiro”. Ele também contou sobre o início da coleta seletiva do lixo “que vai começar a ser feita agora em dezembro nos bairros Bandeirantes e Menezes pela ASCATAG que será a responsável por este trabalho”, acrescentou.

A Hidroazul é uma empresa cataguasense fundada em 1995 e controlada pelo Grupo BAUMINAS que fabrica e distribui produtos químicos para tratamento de água de piscinas. O Brasil é o quinto maior mercado do mundo neste setor. A empresa emprega 75 profissionais e tem 15 representantes comerciais presentes nas principais capitais do país. Vende mais de 6 milhões de quilos de produtos químicos por ano, sendo que este volume cresceu 33% nos últimos dois anos enquanto o mercado cresceu 15%. É a segunda maior marca brasileira e a terceira no mercado, que conta com 23 concorrentes. Seus produtos são vendidos em 1950 lojas em todos os estados do país.

Roberto Abransom ao lado de José Emilton Silva{{banner-interno}}

Prédio do município é demolido e terreno vai a leilão

20/11/2011

A Prefeitura de Cataguases está demolindo o prédio número 117 da Avenida Astolfo Dutra. O trabalho começou neste sábado, 19, e deverá estar concluído até o final deste domingo, 20, segundo revelou o Secretário Municipal de Administração Jesusimar Dornelas. O imóvel foi a leilão no último dia 4 de outubro, mas não apareceu nenhum interessado em adquiri-lo. Acredita-se que esta falta de interesse deve-se à sua localização, já que ele integra a “Poligonal Histórica” de Cataguases, região onde diversos imóveis, calçamento de ruas e trilhos da ferrovia não podem ser removidos ou adulterados.
O referido prédio – que não está tombado pelo IPHAN - foi levado a leilão pela Prefeitura com o objetivo de angariar os recursos necessários para comprar o Edgard Cine Teatro. Como a iniciativa não deu certo, Jesusimar informa que o Executivo Municipal fez uma consulta ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – por meio do Ofício CEEEP/PMC 23/11 para autorizar a demolição do imóvel e, na sequência, recoloca-lo à venda pelo sistema de leilão. “O IPHAN nos respondeu através do ofício número 1.625/2011 (veja o facsimile do documento abaixo) manifestando-se favorável à derrubada do prédio”, explica.
Segundo o ofício daquele órgão técnico “manifestamo-nos favorável à liberação da demolição da edificação existente na Avenida Astolfo Dutra, nº117, para que possa ser leiloada com mais celeridade e seja concretizada a aquisição do Cine Edgar (sic) pela Prefeitura”. O texto acrescenta ainda: “Na oportunidade informamos que a seguir o potencial construtivo indicado pelo IPHAN para o imóvel em questão: Taxa de Ocupação Máxima = 60% (a área a ser construída não poderá ultrapassar 60% do tamanho do terreno) ; Altura das fachadas = 9 metros (correspondente a três pavimentos residenciais padrão); Coeficiente de Aproveitamento (um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos) = 1,8 (aplicando os parâmetros acima)”. O ofício é assinado por Leonardo Barreto de Oliveira, Superintendente do IPHAN em Minas Gerais.
O Secretário de Administração informou também que a escolha do final de semana para a demolição do imóvel teve como principal motivação o menor tráfego de veículos na Avenida. Jesusimar disse ainda que não tem uma data definida para que o prédio seja levado a leilão novamente. “Precisamos reiniciar todo o processo e isto leva algum tempo”, completou. No local já funcionou a Tipografia da Prefeitura, a Redação do Jornal Cataguases, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Arquivo Municipal, entre outros órgãos públicos.
Clique nas fotos para ampliar.
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Abertas inscrições para curso de Segurança no Trabalho em Ubá

18/11/2011

Estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade semi-presencial, ofertado pelo IFET (Instituto Federal Tecnológico), numa parceria com a Prefeitura Municipal de Ubá, via Secretaria Municipal de Educação. A inscrição vai até o dia 30 de novembro de 2011. O valor é R$ 20,00, mas todo o curso, com duração de 2 anos, bem como o material, são gratuitos.
Para fazer o curso o interessado deve ter ensino médio e, no ato da inscrição, realizada no site www.selecao.ifsudestemg.edu.br deve ter um e-mail pessoal, número  da carteira de identidade e do CPF. São 50 vagas e a prova de seleção acontecerá no dia 15 de janeiro de 2012,  das 14h às 18h, no Pólo E-Tec Ubá, localizado na Av. Olegário Maciel, 1.427, bairro  Triângulo (FUNIR).
Em caso de dúvida o interessado pode comparecer ao Pólo, ligar para o  número (32) 3539 6404 ou enviar e-mail para [email protected] (Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU){{banner-interno}}

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