Últimas Notícias

Reveillon terá shows gratuitos e o Carnaval já começa a ser preparado

21/11/2011

Se você pensa que o carnaval está longe, está enganado. Faltam pouco menos de três meses para a “terça-feira gorda”.  Dia 21 de fevereiro é o último dia desta festa popular. Ou seja, está na hora de, pelo menos, começar a pensar na folia. E aí está incluída a fantasia, a escolha do bloco caricato e, para quem prefere outro tipo de programa, definir o destino da viagem e descansar da rotina.
Em Cataguases a Secretaria de Cultura e Turismo está se mobilizando para organizar a programação. Segundo José Vítor Lima, titular daquela Pasta, o objetivo é ampliar o desfile das agremiações carnavalescas. “A gente está incentivando o retorno das Escolas de Samba e dos Blocos Caricatos, mas ainda não temos uma programação definida neste sentido”, explicou. José Vítor garantiu, no entanto, que haverá bailes populares gratuitos para a população.
Por outro lado o Réveillon, que está batendo à nossa porta, já tem sua programação praticamente definida, "dependendo apenas de alguns detalhes", de acordo com JoséVítor. A Festa da Virada em Cataguases será realizada na Praça Rui Barbosa, com a participação de duas bandas locais e o show principal – segundo uma fonte extraoficial - será com a dupla sertaneja universitária Leonardo di Freitas & Fabiano, de Juiz de Fora, que se tornou a mais tocada nas rádios da região. A organização do evento está sendo feita em parceria com os produtores culturais Fausto Menta e Ettiene Trevizano.{{banner-interno}}

Vereadores devem aprovar em primeira votação Orçamento para 2012

21/11/2011

A Sessão desta terça-feira, 22, da Câmara Municipal de Cataguaes terá como principal assunto a discussão e votação do Orçamento do Município para 2012. O referido projeto foi sobrestado (votação adiada) por duas vezes sob o argumento de que os vereadores precisavam conhecer melhor seu teor. Assim, na última semana, profissionais da Prefeitura estiveram na Câmara detalhando os itens daquela peça orçamentária e, com isto, deverá ser aprovado sem emendas ou dificuldade, nas duas votações a que será submetido o projeto por força constitucional. O Orçamento para 2012 estima receita e fixa a despesa do Município em R$ 94.464.655,21.
Na sequência entrarão em votação os projetos oriundos do Legislativo, sendo o primeiro,  de número 36, que autoriza a Administração Municipal a instituir Campanha de esclarecimentos à população sobre os efeitos prejudiciais das queimadas urbanas. Logo depois é a vez do projeto de lei número 37, que autoriza a Administração Municipal a instituir o Projeto de Educação Contra Despejo de Lixo e Entulhos em locais proibidos. Ambos são de autoria do Vereador Vicente Paulo Dias.
No Grande Expediente estão inscritos para discursarem os vereadors Guilherme Valle de Souza, Vicente Paulo Dias e Vanderlei Teixeira Cardoso.


 {{banner-interno}}

Carreta tomba e pega fogo na estrada Cataguases-Leopoldina

21/11/2011

Uma carreta que transportava combustível tombou e pegou fogo por volta das 10:30 horas deste domingo, 20, na BR-120 (estrada Cataguases/Leopoldina) no local conhecido como trevo de Itamarati de Minas. A carreta que vinha sentido Itamarati tombou na curva do trevo ao virar em direção a Leopoldina. O motorista, Nixon Miranda Leboque, saiu ileso do acidente, mas não soube contar o motivo do tombamento do veículo. A carreta transportava etanol e o Corpo de Bombeiros de Muriaé foi chamado para conter as chamas e fazer o rescaldo. A pista ficou interditada até o início da tarde, segundo informações da Polícia Rodoviária de Minas Gerais, em Dona Euzébia, que esteve no local.
A foto desta reportagem foi feita pelo professor e historiador cataguasense Ricardo Quinteiros de Mattos, que passava pelo local poucos minutos após o acidente e a cedeu gentilmente para o Site do Marcelo Lopes. “Foi um susto ver o caminhão tombado em chamas. Mas a polícia já estava no local e havia interditado a pista enquanto aguardava a chegada dos Bombeiros”, contou.
Com esta notícia o Site do Marcelo Lopes inaugura a sessão “Repórter Comunidade”, canal de jornalismo participativo onde você é o repórter. Sempre que tiver uma informação, foto ou vídeo sobre algum assunto inusitado que aconteceu no seu bairro, rua, escola ou comunidade, basta enviar o material para o site para o e-mail [email protected]. Após a aprovação o conteúdo será publicado.

{{banner-interno}}

Cataguasense é voluntário em duas edições consecutivas dos Jogos Pan Americanos

21/11/2011

O cataguasense Leonardo Reis, tesoureiro na Prefeitura de Cataguases, foi um dos trabalhadores voluntários nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara. A exemplo do que aconteceu em 2007, no Rio de Janeiro, Léo, como é conhecido, gostou da experiência e a repetiu agora no México. Ele conta como foi o processo de seleção:
- Fiz minha inscrição e passei por três capacitações que fazem parte do processo seletivo. Mas até a data da viagem não havia recebido nenhuma confirmação de que iria trabalhar no Pan. Como já havia comprado as passagens, vários ingressos e reservado o hotel, viajei assim mesmo como turista. Ao chegar em Guadalajara, procurei o Comitê Organizador (COPAG), expus minha situação e à tarde me disseram que iria trabalhar na Vila Panamericana, como assistente do Comitè Olímpico da República Dominicana, já que não havia mais vagas para atuar junto à delegação brasileira, explicou.
Em Guadalajara, Leonardo ficou encarregado de acompanhar os atletas dominicanos nas competições e ajuda-los em serviços de assessoria. “Como a delegação daquele país era relativamente pequena, não trabalhei muito, o que me deixou com tempo livre para ver as competições do Brasil”, revela. Como voluntário Leo recebeu do Comitê Organizador o uniforme, transporte dentro da cidade e alimentação quando estava em serviço. Em seu segundo Pan, Leonardo, disse que a experiência foi muito positiva.
“Ter trabalhado em um Pan realizado em outro país foi inesquecível, porque além da cultura diferente e do idioma, a gente convive por duas semanas com alguns dos melhores atletas do mundo, e no meu caso, que trabalhei na Vila Panamericana, essa convivência foi ainda mais forte e gratificante. O próximo Pan Americano será em Toronto, Canadá, em 2015, e se tudo correr bem, estarei lá”, prevê.{{banner-interno}}

Aeroporto de Goianá finalmente é inaugurado pelo governador Anastasia

20/11/2011

O governador Antônio Anastasia inaugurou oficialmente neste sábado,19, o Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, em Goianá. O funcionamento do aeroporto é um sonho antigo da população da região e vai ajudar a alavancar ainda mais o desenvolvimento de Minas Gerais. Localizado na divisa entre os municípios de Goianá e Rio Novo, a 30 quilômetros de Juiz de Fora, o novo aeroporto faz parte das ações do Governo de Minas para a adequação, ampliação e melhoria da malha aeroportuária do Estado. Durante seu discurso, o governador destacou o esforço do Estado para o funcionamento do empreendimento e a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional em Minas Gerais.
“Alguns países se desenvolveram só por causa do aeroporto. Posso citar Cingapura e Dubai. São nações que avançaram muito pela presença portuária e aeroportuária. Minas Gerais, em razão na nossa história e geografia, não é banhado pelo mar. Por isso temos que investir em bons aeroportos, que tenham capacidade de exportação e importação de carga. E esse tem essa vocação. Já temos hoje uma política fiscal que é competitiva. A própria cidade de Juiz de Fora felizmente, nos últimos dois anos, tem recebido muitos investimentos e tenho certeza que estamos entrando agora em um círculo virtuoso de desenvolvimento. E esse aeroporto é uma âncora, uma das bases dessa infraestrutura”, afirmou Anastasia.
Foram investidos R$ 92,7 milhões na construção e implantação do aeroporto. O terminal, que tem a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais, com 2.530 metros, já está operando com linha regular de vôos realizados pela empresa Azul Linhas Aéreas. O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, destacou a qualidade e a capacidade do aeroporto que o governo do Estado entrega aos mineiros. “O êxito desse aeroporto pode ser medido de imediato: mais de 12 mil passageiros transportados em três meses iniciais, taxa de ocupação média de 80% nos vôos. E isso, para um aeroporto concebido principalmente para carga e logística. Ninguém tenha dúvida que esse aeroporto mudará a face econômica de nossa região. Não apenas pela sua importância própria, mas porque sua inauguração é parte de uma política regional do Governo de Minas”, afirmou.
Participaram do evento de inauguração do aeroporto, a filha de Itamar Franco, Fabiana Franco, representando os familiares e amigos do ex-presidente; os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles e de Defesa Social, Lafayette Andrada; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luis Carlos Martins; o presidente da Cemig, Djalma Morais; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Henrique Duque; os prefeitos de Goianá, Geraldo Coutinho, e de Rio Novo, Antônio de Moura, deputados federais e estaduais, além de cerca de 30 outros prefeitos da região.
Melhoria de acesso
Durante a cerimônia, o governador anunciou ainda que a rodovia MG-353, que liga o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco à BR-040, receberá melhorias do Governo de Minas, por meio do programa Caminhos de Minas. O programa é voltado para pavimentação das estradas que interligam os municípios mineiros. O trecho tem 25,2 km de extensão e deverá passar por intervenções de recuperação e pavimentação a partir do próximo ano. Já foi realizada licitação para elaboração do projeto, atualmente em andamento.
“Nós vamos licitar a obra da estrada, já recebemos a autorização para levantar os recursos, o projeto já foi feito, as questões ambientais já foram levantadas, então, agora, é preparar a licitação e, se Deus quiser, no ano que vem, começar a obra”, afirmou Anastasia.
Funcionamento
Desde agosto, o aeroporto regional está sob concessão da Multiterminais Alfandegados do Brasil, contratada para a realização dos serviços de apoio logístico, atração e distribuição de cargas, administração, conservação e operação. Por meio da empresa, foram realizadas obras de adequação civil e adquiridos equipamentos para o funcionamento do aeroporto. Além disso, já foram contratados e treinados 30 profissionais para atuar no local.
A Multiterminais atua há 20 anos na área de logística, sendo responsável pela administração do porto seco de Juiz de Fora. A empresa também é a principal operadora logística da Mercedes Benz na região. A homologação do aeroporto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para vôos diurnos aconteceu em 2007. Em setembro deste ano, a Anac concedeu a homologação também para vôos noturnos por instrumento.
“Tão logo seja internacionalizado, o que com certeza ocorrerá brevemente, completaremos a multimodalidade da logística regional, que já conta com malha rodoviária e ferroviária. Com isso, Juiz de Fora e a região da Zona da Mata de Minas Gerais tornarão disponível a quem quiser aqui se instalar uma completa logística multimodal. A parceria neste aeroporto concretizada entre o Governo de Minas Gerais e a Multiterminais é exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem caminhar lado a lado, produzindo benefícios para a economia nacional e, particularmente, para as comunidades locais”, afirmou o presidente da Multiterminais, Ricardo Vegas.{{banner-interno}}

« Anterior 1 ... 2991 2992 2993 2994 2995 ... 3004 Próxima »