A greve dos caminhoneiros terminou, mas os seus efeitos estão sendo sentidos diretamente sobre os municípios. Isso porque o fim da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o óleo diesel afetará diretamente os cofres de Estados e Municípios, que recebem parte da arrecadação desse imposto.
Uma rápida projeção da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2018 deverão ser vendidos mais de 55,3 bilhões de litros de óleo diesel. Se esse total se concretizar (pode até ser ultrapassado), o governo federal vai arrecadar mais de R$ 2,111 bilhões referentes à Cide do óleo diesel. O impacto para os Estados e Municípios seria respectivamente de R$ 612 e 153 milhões, que não vão receber mais estes recursos.
A Cide é a única das contribuições criadas pelo Governo Federal compartilhada com Estados e Municípios. E de acordo com o artigo 177 da Constituição Federal, 29% do total arrecadado pela União deve ser transferida aos Estados, e dessa parte 25% é destinado aos Municípios, para financiar programas de infraestrutura e de transportes. Sendo que 50% deste recurso são distribuídos pelo critério do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e o restante pela proporcionalidade da população, conforme apurada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com critérios estabelecidos pelas Leis 10.336/2001 e 10.866/2004.
Para impedir mais esta penalização aos municípios a CNM - Confederação Nacional dos Municípios - defende que os Entes sejam compensados e sugere que a saída para baratear combustíveis venha da redução de outros impostos federais que incidem sobre eles como os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
{{banner-interno}}
O Auto Posto Modelo, que vende combustíveis e está situado na Avenida Veríssimo Mendonça, próximo à entrada do bairro Ibrahim, foi alvo da ação de marginais no começo da tarde deste domingo, 03 de junho, pouco depois das 13h. Uma dupla utilizando uma motocicleta, com um dos ocupantes armados de revólver, roubaram o caixa do estabelecimento e fugiram em direção ao bairro Taquara Preta.
Conforme o registro da ocorrência pela Polícia Miitar, os assaltantes chegaram ao posto, pararam diretamente junto ao caixa e um deles desceu da moto - uma Honda CG Titan vermelha - e rendeu o frentista que trabalha no local ao lhe apontar uma arma de fogo. Ele anunciou o assalto e foi até o caixa de onde retirou todo o dinheiro, cuja quantia não foi divulgada, além de duas folhas de cheque de bancos que o funcionário não soube dizer quais eram, e fugiu com seu comparsa.
Apesar da ação ter sido toda gravada pelas câmeras de segurança do local, não foi possível identificar os autores devido à má qualidade das imagens, além deles estarem usando capacete, informa o Boletim de Ocorrência. A PM deu orientações aos proprietários sobre medidas de segurança tendo em vista a grande movimentação em postos de combustíveis nestes dias de crise de abastecimento e informou estar fazendo rastreamento à procura da motocicleta e dos suspeitos. (foto: Arquivo){{banner-interno}}
Um caminhoneiro de 63 anos de idade morreu na manhã deste domingo, 03 de junho, vítima de acidente na Estrada Muriaé-Ervália (BR-356), localidade conhecida como Serra de Ventania, a cerca de 4 Km do Trevo para Rosário da Limeira. A carreta saiu da pista, tombou e foi parar às margens da rodovia. O veículo com placa de Rio das Ostras-RJ, estava carregado de refrigerante, e tirou a vida de seu condutor.
Já o ajudante sobreviveu sendo socorrido pelo SAMU da cidade de Ervália (98 km de Cataguases). O Corpo de Bombeiros de Muriaé, assim que foi acionado, por volta das 8h09min da manhã deste domingo, enviou as equipes para o local e em seguida chegou também uma equipe do Corpo de Bombeiros de Viçosa. Logo após a retirada do sobrevivente, já haviam pessoas saqueando a carga formada por garrafas grandes de Coca-Cola. (Fotos: Silvan Alves)
{{banner-interno}}
Um homem foi preso nesta madrugada de domingo, 03 de junho, enquanto furtava gasolina dentro de um lava jato às margens da BR-356, em Muriaé (61 km de Cataguases). O ladrão foi flagrado pelas câmeras de segurança do local.
O proprietário percebeu a ação no estabelecimento através do seu celular. Ele acionou a policia, que chegou rápido ao local conseguindo pegar o rapaz no flagrante. A pericia da Policia Civil também esteve presente e realizou os trabalhos de perícia, liberando o local em seguida.
O autor, que já havia furtado combustível neste mesmo local semana passada, foi apresentado ao delegado de plantão que ratificou o flagrante. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Um homem de 28 anos de idade foi esfaqueado no final da tarde deste sábado, 02 de junho, na Avenida Veríssimo Mendonça, próximo à entrada do bairro Paraíso, em Cataguases. O autor da agressão - um homem cujas características não foram reveladas pela vítima - fugiu à pé do local e não havia informações sobre o seu paradeiro até o fechamento desta matéria.
Segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, a vítima levou um golpe de faca no lado esquerdo do tórax, pouco abaixo do coração, foi socorrida por populares e levada ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde recebeu atendimento. Ele está lúcido e passa bem. A vítima seria pedreiro e teria se recusado a informar o nome de quem lhe atacou nem tampouco o motivo da agressão. {{banner-interno}}