Últimas Notícias

Mulher salta do quarto andar do Edificio Rotary

01/12/2011

Valeria Rossi, de 61 anos de idade, pulou do quarto andar do Edifício Rotary, nesta quinta-feira, por volta das 13:40 horas, segundo informações dos comerciantes do local. Ela teria subido no parapeito e saltado tendo a queda sido amortecida pela marquise entre o térreo e o primeiro pavimento. O corpo caiu na calçada da face do prédio que tem entrada pela Rua Nogueira Neves. Imediatamente a Polícia Militar foi chamada e, no local, descobriu-se que a vítima ainda estava com vida. Uma ambulãncia levou-a para o Pronto Socorro, mas ela chegou lá sem vida. A PM informou que ela estava sem documentos e foi preciso esperar que amigos ou familiares a identificassem.
Por volta das 15:30 horas um casal - visivelmente apreensivo - chegou ao Pronto Socorro trazido numa viatura da PM para identificar o corpo alegando que uma senhora, mãe do rapaz, sofria de problemas mentais e que teria deixado um bilhete em casa dizendo que nao iria voltar. Ao sair do Necrotério o casal confirmou para a polícia sua identidade, apresentando o  seu passaporte italiano, acrescentando que ela estava no Brasil, especificamente em Cataguases, havia quatro meses. Seu filho é casado com uma brasileira - ambos não quiseram se identificar nem deixaram ser fotografados, bem como recusaram liberar a foto da vítima - e moram em Cataguases há um ano e quatro meses, na Rua Ministro José Fabrino Baião, próximo ao Clube Unidão, conforme a reportagem do Site do Marcelo Lopes apurou.
Valeria, ainda segundo apurou o Site, teria tentado suicídio outras seis vezes através da ingestão de medicamentos e tinha problemas psiquiátricos o que teria motivado sua vinda para o Brasil, pois na Itália vivia sozinha.{{banner-interno}}

Miraí realiza mobilização social em toda região pela educação

01/12/2011

Tendo em vista o seu compromisso em colaborar para a melhoria da qualidade da educação pública e em incentivar o engajamento da sociedade neste processo, a Votorantim Metais realizou, respectivamente, nos dias 17 e 18 de novembro, o 1º Fórum Microrregional de Educação pela Mobilização Social e Plano de Ações Articuladas e a 1ª Gincana Educativa pela Mobilização Social – ações do projeto Parceria Votorantim pela Educação. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Miraí, os eventos reuniram gestores públicos, comunidade acadêmica e outros setores da sociedade para reflexões, debates e atividades práticas sobre a integração entre família, escola e comunidade no processo de aprendizagem.
Cerca de 90 pessoas - entre secretários municipais de Educação de 16 cidades da Zona da Mata, professores e representantes de diversos setores da sociedade - discutiram, durante o Fórum Microrregional, a sua responsabilidade no processo de sensibilização e engajamento de outros agentes sociais (como empresas privadas, lideranças sociais e organizações não governamentais) para a melhoria da educação brasileira. O evento - que contou com as participações de Linda Goulart, assessora do Ministro da Educação, Fernando Haddad; e do coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação Básica do MEC, Luiz Hudson Guimarães - enfatizou ainda a importância dos municípios monitorarem sistematicamente o seu Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é um planejamento da política de educação que os municípios e os estados brasileiros devem fazer para um período de quatro anos, no caso o quadriênio 2012-2015.
Tempos de Escola
O Fórum Micorregional também contou com a premiação dos vencedores, em Miraí, do concurso de redações Tempos de Escola - promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura: Hyan da Silva Resende, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I, e Vanessa Maria Proba Pereira, estudante do 7º ano, ambos da Escola Municipal Dom Helvécio, e como Raphaella Silva Trota, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Santo Antônio, foram os ganhadores. Os estudantes receberam, respectivamente, bicicleta Caloi Aro 20, câmera fotográfica digital Sony e Netbook HP mini. Para participar concurso, esses alunos contaram com as orientações das professoras Claudinéia Maria de Oliveira, Aline Millani de Almeida Dias e Vanda de Melo Garcia Vargas.
Fortalecimento da Relação Escola, Aluno e Família
Não faltaram animação e energia para o cumprimento das provas da Gincana Educativa, realizada na Praça Dr. Miguel Pereira, no último dia 18. A iniciativa, que reuniu mais de 450 pessoas (entre estudantes e seus familiares, educadores e integrantes da comunidade), testou a resistência física, a coordenação motora e, principalmente, o conhecimento dos familiares sobre o desempenho acadêmico dos alunos, por meio de atividades como: dança da cadeira, corrida da batata e do saco e quiz relativo a vida escolar dos estudantes.  “A participação na gincana foi extremamente proveitosa. Além de ter contribuído para o fortalecimento da relação escola, família e comunidade, foi um momento em que pude relembrar meus tempos de criança ao lado do meu filho”, explica Cleber Aparecido dos Santos, pai de um aluno da Escola Municipal Doutor Justino Pereira.{{banner-interno}}

A magia do Circo é levada ao palco por alunos do PINA

01/12/2011

Música, dança, teatro e vídeo, tudo isso reunido no espetáculo “Circulando”, do Projeto Café com Pão Arte ConFusão, desenvolvido no PINA (antigo CTM-Centro das Tradições Mineiras). Os cinqüenta alunos do Ponto de Interação Nas Artes farão seis apresentações onde representam personagens clássicos da expressão artística mais antiga e mais popular que existe: o circo. A trama alegre e envolvente contagia e é embalada por rica variedade de ritmos e lirismos.
Patrocinado pela Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realizado pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Cia Ormeo,  Circulando” estará no palco do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, de 1 a 3 de dezembro com entrada gratuita.
Apresentações: Circulando” é o primeiro espetáculo do PINA e terá cinco apresentações exclusivas para escolas e em dois horários. No dia 1 e 2 de dezembro (quinta e sexta) as escolas previamente agendadas assistirão as encenações ás 9h e 15h. No sábado, 3 de dezembro, representação ás 15h (escolas agendadas)  e o horário da noite, 19:30h será aberto ao público. Lembrando mais uma vez que a entrada é gratuita.
O espetáculo: A magia da ilusão, a expectativa e os sonhos que o circo desperta quando chega nas cidades, o saltos acrobáticos, a precisão dos equilibristas, os trapazistas e o riso provocado pelos palhaços, tudo isso será vivido no espetáculo, que nos convida para o picadeiro da diversão. A infância de todos nós estará representada no palco do Centro Cultural Humberto Mauro através dos cinqüenta alunos do PINA.
 PINAPonto de Interação Nas Artes : Em 2011 o Centro das Tradições Mineiras – CTM – deu lugar ao PINACentro de Interação Nas Artes-Dança, Teatro, Música e Audiovisual, trocou o nome, não mudou de lugar (continua na rua Cisneiros Guedes, 193, bairro Guanabara- Telefone: 3421-1493), mas ampliou os seus olhares atravessados pela Arte. O Projeto Café com Pão Arte ConFusão, mantido pela Energisa, prioriza diversos enfoques do aprendizado em Dança, Teatro, Música e Audiovisual, com pesquisa na criação multidisciplinar, onde jovens contribuem na preservação do patrimônio e valorização das práticas ligadas a formas de sentir, pensar e agir, através do
conhecimento e do fazer artístico/cultural.
“Circulando”
Dia 1 e 2 de dezembro (exclusivo para escolas)
Local: Centro Cultural Humberto Mauro (Rua Cel Vieira, 10 – Centro-Cataguases)
Horário: 9h e 15h
Entrada gratuita
Dia 3 de dezembro

Local: Centro Cultural Humberto Mauro (Rua Cel Vieira, 10 – Centro-Cataguases)
Horário: 15h (escolas) e 19:30h (aberto ao público)
Entrada gratuita{{banner-interno}}

Colégio Carmo abre as comemorações de seu Centenário com a Cantata de Natal

01/12/2011

O tradicional Colégio Carmo, em Cataguases, pertencente à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, realizou na noite desta quarta-feira, 30, na Praça Santa Rita, onde está situado, a sua "Cantata de Natal", sucesso de público e motivo de encantamento para a multidão que todos os anos assiste ao espetáculo. O evento reúne alunos do ensino fundamental e professores em apresentações musicais alusivas ao Natal e à cristandade com mensagens de paz, fraternidade e amor. As crianças ocupam as janelas do prédio e também a calçada onde foi montado um pequeno palco.
Este ano a Cantata de Natal, além de abrir o período natalino em Cataguases, deu a largada às comemorações do centenário do Colégio Carmo, que começou a funcionar na cidade no dia 6 de fevereiro 1912. Ao longo de todo o próximo ano haverá festividades alusivas à data e o encerramento das comemorações pelos 100 anos da escola será na Cantata de Natal de 2012.
Veja as fotos do evento e clique sobre elas para ampliar.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}

Cataguases e Leopoldina ganharão Conselhos e Comissões de Emprego

30/11/2011

Cataguases e Leopoldina estão entre os 75 municípios da Zona da Mata que firmaram parceria com o governo mineiro para a implantação de Conselhos e Comissões Municipais de Emprego. A meta é a elaboração e implantação das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em todo o Estado, fomentando a geração de emprego e renda.
Os Conselhos e Comissões, conforme prevê as diretrizes do Conselho Estadual de Trabalho e Emprego e Renda (Ceter), buscam sensibilizar os diversos atores da sociedade para a construção de políticas destinadas à promoção do trabalho e geração de emprego e renda.
Os Conselhos e Comissões Municipais de Emprego são grupos de pessoas formalmente constituídas para representar trabalhadores, empregadores e governo de cada município e devem ser formadas por, no mínimo, seis e, no máximo, dezoito membros. Todas as decisões devem ser tripartites e paritárias. As Comissões Municipais de Emprego são criadas e implantadas a partir de um decreto municipal. Já os Conselhos Municipais de Emprego são constituídos por uma lei e somente implantados após a aprovação do legislativo municipal.
Ambos contam com apoio direto da Sete (Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais) e têm como objetivo pensar o desenvolvimento local adequando a força de trabalho à vocação econômica de cada município. Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, as comissões e conselhos municipais exercem um papel importante para a geração de políticas públicas. O Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) atua de forma tripartite com organizações de trabalhadores, empresários e representantes do governo. (Fonte: Jornal Atual){{banner-interno}}

« Anterior 1 ... 2982 2983 2984 2985 2986 ... 3004 Próxima »