Um serviço público pouco divulgado e que é de grande utilidade para a população em geral é o fornecimento de óculos gratuitos pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Se você não sabia deste importante serviço, ajude a divulgá-lo. Para receber o óculos de graça o interessado precisa, primeiro, ir à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, que é a responsável pelo encaminhamento do processo à Coordenadoria de Oftalmologia da Secretaria de Estado de Saúde. Todo o procedimento é gratuito e o paciente tem que apresentar os seguintes documentos: Receita do oftalmologista; Carteira de Identidade (original e cópia) e Comprovante de residência (cópia).
Em caso de dúvidas, procure a Secretaria de Saúde de sua cidade.{{banner-interno}}
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais - CEDEC - divulgou no final da tarde da última segunda-feira, 5, o seguinte Aviso Meteorológico: "Uma frente fria deverá chegar a Minas Gerais na quinta feira e poderá gerar chuvas entre 100 e 120mm, no período de 8 a 11 Dez 11, nas regiões: SUL, CAMPO DAS VERTENTES, ZONA DA MATA". A previsão do tempo é feita pelo meteorologista e professor Ruibran dos Reis, que presta serviços para aquela Coordenadoria. A CEDEC faz a seguinte recomendações aos municípios: "As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, COMDEC, deverão desencadear as ações previstas em seus planos de contingência, com vistas à redução de desastres. A população deverá ser orientada quanto ao maior risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos, evitando a permanência em áreas de risco." O Aviso está assinado pelo Coronel da Polícia Militar Luís Carlos Dias Martins, Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil em Minas Gerais.
{{banner-interno}}
Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao período chuvoso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais realizou em Miraí, na última semana, o curso para Capacitação de Voluntários. Ministrado por uma equipe da Cedec, o curso enfatizou os conceitos básicos de atuação em caso de situações críticas. Além disso, os participantes foram orientados sobre a estrutura do sistema nacional de defesa civil, as ações que podem ser desempenhadas pelo município, o mapeamento de áreas de risco e os sistemas de monitoramento e alerta. O treinamento também abordou os planos de contingência para o período chuvoso, como a administração de abrigos temporários, e a apresentação de estratégias de gestão integrada. O curso contou, ainda, com atividades simuladas.
A Cedec recebeu total apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Miraí para a realização do treinamento. O curso para voluntários realizado em Miraí representa uma nova etapa na história da Defesa Civil no Estado. Este foi o primeiro curso realizado pela Cedec a partir da iniciativa direta de uma Comdec, que mobilizou a população miraiense. O Coordenador Municipal de Defesa Civil de Miraí, Antônio Valmiro de Oliveira Filho, está à frente das ações executadas na cidade. De forma pioneira, a Cedec preparou agentes municipais para uma atuação eficaz em caso de necessidade – em uma região com elevado histórico de chuvas neste período do ano.
O Secretário Executivo da Cedec, tenente-coronel PM Eduardo César Reis, enalteceu as boas práticas de defesa civil que já vêm sendo executadas pela Comdec de Miraí. Ele ressaltou a importância da mobilização e participação da comunidade. “É fundamental a interação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada para construirmos cidades resilientes, com capacidade para resistir, absorver e recuperarem-se dos efeitos dos desastres”, afirmou. O tenente-coronel Eduardo César Reis também destacou o papel importante dos voluntários nos casos de situações adversas.
A iniciativa de formar equipes de voluntários está entre as prioridades estabelecidas pela Cedec. Além deste trabalho, realizado junto aos municípios, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também vem conduzindo, paralelamente, ações de preparação em unidades de ensino do Estado. Estes treinamentos têm o objetivo de aumentar, na comunidade escolar, a percepção sobre os riscos e, consequentemente, a devida preparação para o enfrentamento ao período chuvoso.
Entre os participantes (foto acima), seis integram o Lions Clube daquela cidade. São eles Maria do Carmo Osta Mendes, presidente do clube, Helen Mara Silva Calháu de Resende, Joaquim Lopes Rodrigues, Maria José de Almeida, Regina Osta Vieira e Ricardo Ceribeli de Resende. {{banner-interno}}
A menos de oitenta dia para o Carnaval 2012, a Comissão de carnaval da Prefeitura de Leopoldina realizou no início da tarde desta segunda-feira, 5, reunião para escolher o logotipo oficial e a decoração de rua do Carnaval daquela cidade que terá como tema "Brincadeiras de Criança". Por outro lado, os sambistas leopoldinenses também estão se mobilizando para definirem os sambas-enredo das agremiações carnavalescas. Segundo Cuíca, presidente do Clube dos Cutubas, os compositores de Leopoldina podem procurar o clube para apresentar suas composições e assim participarem do concurso que vai escolher e premiar os melhores sambas, em festa que ainda não tem data definida, mas vai acontecer até o final deste ano, garantiu. O tema é livre.
Embora facilite para os compositores, a ausência de um tema para os sambas-enredo tem o inconveniente de atrasar os preparativos das agremiações carnavalescas como a confecção de fantasias e alegorias, que devem ser produzidas tendo como base o tema dos sambas vencedores. Em Leopoldina, o desfile das escolas de samba não deverá ter caráter de competição. Apesar de não haver consenso entre os carnavalescos, uma maioria afirma que a disputa, mesmo sem premiação em dinheiro, daria mais motivação às escolas.{{banner-interno}}
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 6, terá como assunto principal a votação das alterações no Código Tributário Municipal. O projeto, de autoria do Poder Executivo, está naquela Casa há algumas semanas e já foi sobrestado (votação adiada) duas vezes, sob o argumento de que os vereadores precisavam conhecê-lo melhor. Também estão na Pauta de Votação três projetos de lei oriundos do Legislativo. São eles:
De autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza, o projeto de lei de número 68, propõe a alteração do nome da Praça Sandoval de Azevedo (situada no Centro) para Doutor Lydio de Almeida Lacerda. Também de sua autoria, o projeto de lei número 71, que dá nome de "Odília Tereza da Silva" ou Beco da Dona Odília", logradouro público municipal. O Vereador Vicente de Paulo Dias apresenta o projeto de lei número 70 que autoriza o Prefeito William Lobo de Almeida a dar o nome de Dr. Paulo Schelb ao PSF do Bairro Paraíso que será inaugurado no próximo dia 12.
Entre os requerimentos a serem votados estão dois de autoria do Vereador Antônio de Souza Pereira, sendo que o primeiro quer saber do Executivo quais providências estão sendo tomadas para solucionar o problema da rede pluvial que se encontra entupida nas Ruas Vitorio Pedro Graciole e Nossa Senhora da Conceição, na Vila Reis; e o segundo questiona "qual providência está sendo tomada por parte do Poder Executivo Municipal para solucionar a liberação da Avenida Ministro José Fabrino Baião, no Bairro Thomé, em frente ao Clube Unidão, onde já foi construído um muro de arrimo e o mesmo caiu". Já o Vereador Guilherme Valle de Souza faz os seguintes questionamentos: "Quais providências estão sendo tomadas para solucionar os problemas estruturais da Avenida Ministro José Fabrino Baião, no Bairro Thomé?" E também de sua autoria requer da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases a realização de "Audiência Pública com a finalidade de discutir a revogação da Lei nº 2.062/1993 que “Proíbe a concessão de licença para funcionamento, no Município, de Parques de Diversão e similares entre os dias 01 e 10 de cada mês”. Requerendo por fim uma tramitação em regime de urgência com data, horário e local definidos pela Mesa Diretora. Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade.
Os vereadores também deverão aprovar Resolução Legislativa (05/2011) que concede gratificação natalina aos funcionários do Poder Legislativo. No Grande Expediente estão inscritos para falar os Vereadores Antônio de Souza Pereira, Guilherme Valle de Souza, Vicente Paulo Dias e Vanderlei Teixeira Cardoso, além de Flávia Massena, que vai abordar a biografia do Doutor Lydio de Almeida Lacerda.
{{banner-interno}}