MATÉRIA ATUALIZADA: Um adolescente foi morto a tiros pouco depois das 21 horas desta segunda-feira, 04 de junho, no Bairro Primavera, em Cataguases. O autor dos disparos tem 16 anos de idade e fugiu em seguida. A Polícia Militar assumiu o caso e fez diligências à procura do suspeito durante toda a madrugada até encontrá-lo na casa de um tio. Com ele foram apreendidas 6 buchas de maconha. A arma do crime - um revólver calibre 38 - segundo informou, foi jogada no rio Pomba. A Perícia da Polícia Civil também foi acionada e chegou ao local do crime e, após examinar o corpo, informou ter encontrado três perfurações na vítima, sendo uma no pescoço, outra no peito e uma na barriga.
Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, o crime ocorreu em um pasto ao lado da Rua João Batista Valverde, onde os dois rapazes estavam, juntamente com outro colega, provavelmente fazendo uso de drogas, conforme contou o terceiro que negou ter consumido substãncias ilícitas. De acordo ainda com ele, o crime aconteceu sem motivo aparente e que ele viu apenas o colega sacando a arma e efetuando os disparos. Com medo de também ser atingido, ele saiu correndo. A vítima foi identificada como sendo Fabrício Araújo Pereira, que havia completado 18 anos no último dia 26 de maio. Ele morreu no local conforme constatou a equipe do SAMU que lá compareceu para prstar-lhe socorro. Após os disparos o suspeito fugiu e uma guarnição da PM que patrulhava as imediações foi acionada por populares que disseram ter ouvido disparos de arma de fogo. Ao chegarem no local encontraram o corpo do jovem caído ao solo, sem os sinais vitais. Durante as buscas pelo suspeito a PM recebeu uma ligação telefônica de um homem dizendo ser tio dele que informou a vontade do jovem de se entregar. Os militares foram até o endereço fornecido na Vila Minalda e o apreenderam em flagrante (foto ao lado). O adolescente passou por exames médicos e foi conduzido, acompanhado de sua mãe, até a Delegacia de Polícia em Leopoldina para prestar depoimento. Até a última atualização desta matéria ele não havia revelado o que o motivou a cometer o crime. Este é o quinto homicídio do ano em Cataguases.
N.R.: Última atualização às 8h53min{{banner-interno}}
O cineasta de Muriaé, Euler Luz, começou a roda no último fim de semana de maio, naquela cidade, o curta metragem "Quer apostar?". Parte das filmagens aconteceram no complexo do Cristo Redentor e começaram na manhã de sábado, 26. Na parte da tarde daquele mesmo dia, equipe de produção e elenco se reuniu em uma quadra poliesportiva do bairro Aeroporto, para a continuação dos trabalhos que estão transcorrendo dentro do cronograma previsto, conforme revelou Euler. Ainda não há previsão de estreia, informou Euler que já teve o seu curta "Sapato Vermelho" premiado no Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco, em 2015.O curta-metragem "Quer apostar?" conta a história de Boné de Bico, apostador inveterado, que arrisca tudo para tentar a sorte em qualquer disputa. Acusado de virar a Mula Sem Cabeça, Boné de Bico entra em uma fase de azar e passa a perder todas as apostas. É aconselhado a fazer um pacto com a Cramunhona, uma entidade maligna que lhe dá direito a fazer dois pedidos e o transforma em um homem rico. Um ano depois, Cramunhona retorna para cobrar a contrapartida, que pode ter um preço muito alto.
O filme tem recursos da Lei estadual de Incentivo a Cultura e tem no elenco Bruno Brennec, que interpreta o Boné de Bico; Rayane Mattei, Laura Thais de Jesus, Ailton Malta, Gil Narrara, Jésus Ezequiel, Luiz Preto, Ângela Andrade, Célia Couto, além do próprio Euler Luz que é também autor do roteiro e assina a direção geral. A equipe técnica é composta por Produção e Direção de Arte: Fernanda de Paula; Diretor de Fotografia e Câmera: Raphael Phields; Diretora de Elenco/Assistente de Arte: Teresa Cristina Pontes; Assistente de Direção 1: Thaís Monteiro de Castro; Assistente de Direção 2: Alice Piermatei; Som Direto: John McClelland; Iluminação: Clóvis Agostini; Assistente de Figurino: Tatiana Coelho; Assistente de Produção: Germana Luz; Catering: Silas Henrique; MB Drones: Lucas Martins Bastos. (Fotos: Produção do curta-metragem "Quer apostar?"){{banner-interno}}
Apesar de priorizar as tradicionais mostras nacional e regional, atraindo violeiros de todo o país e fomentando a música de raiz, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que este ano será realizado entre os dias 25 e 29 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina, ganhou fama nacional justamente por reunir num só espaço grandes shows, oficinas, exposições de artesanato e um Festival Gastronômico que exalta a culinária mineira, aclamada nos quatro cantos do país e reconhecida internacionalmente.
Produzida por Maria Lúcia Braga, a 15ª edição do Festival mais uma vez promoverá um verdadeiro turismo gastronômico e cultural pelas ruas de Piacatuba. Este ano, nove restaurantes confirmaram participação no evento. Já conhecido do público de Piacatuba, o Restaurante das Pedras este ano vem com uma novidade: sua cozinha será comandada pelo chef Rodrigo Monteiro Arruda, que apresentará um cardápio bem mineiro, com destaque para o Porquinho Caipira, um pernil servido com farofas de ovos e couve picadinha. Proprietário do recém-inaugurado Bistrozim, no distrito de Tebas, Rodrigo, tem vasta experiência em importantes cozinhas e eventos, destacando-se as Redes Devassa, Fronteira e Papa Jack, todas no Rio de Janeiro.O casarão da família Fajardo, que abriga o tradicional Espaço Gourmet Maria de Dirceu, este ano receberá o público com dois chefs: Ricardo Fajardo, com formação no SENAC São Paulo; e Alexandre Pavão, no SENAC Minas e Universidade de Portugal. Ambos prometem proporcionar ao público de Piacatuba uma experiência gastronômica única. No cardápio, Galinhada com arroz rubro cipoeiro ao molho caipira e Costela Preguiçosa, preparada no fogo de chão com mandioca na manteiga de garrafa.
No Gerais de Minas, sempre presente no Festival com o tradicional Mexidão e conhecido do público também por seus deliciosos petiscos, a novidade ficará por conta da boa e velha polenta, que desta vez ganha uma versão "gourmet". Elaborado por Marisa Barbosa de Castro, o prato Jabá do Jagunço é nada menos que uma polenta servida com bacon, calabresa, costelinha, linguiça e torresmo, e promete arrebatar os paladares mais exigentes.
Já o Restaurante Ó Pai Ó retorna a Piacatuba trazendo um sucesso da última edição: a carne de porco de lata servida com arroz branco, tutu, couve e banana frita. Comandado por Alceir de Andrade Silva, o Piriquito, o Ó Pai Ó é famoso também pelas pizzas e deliciosos petiscos, como o rocambole de barriga. Piriquito comanda, juntamente com a família, o Restaurante Ó Pai Ó, em Leopoldina.
Rosilene Dias, mais conhecida como Rose, mostra diariamente seu talento na cozinha do Restaurante Chalé e nesta edição retorna a Piacatuba junto com a parceira Terezinha para comandar a cozinha do Quintal Bê-A-Bá da Terezinha. Juntas, elas preparam pratos com sabores de Minas, com destaque para o Mineiro Come Keto, uma deliciosa costelinha de porco com molho barbecue, servida com arroz branco, angu, couve e tutu com linguiça.
Estreando no Festival, o Restaurante Quintal Chafariz espera conquistar o público e com uma cozinha comandada por Marcos Laluna, proprietário do Restaurante e Pizzaria Chafariz, em Leopoldina, e Iram, que já cozinhou em diversos restaurantes no Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Para esta edição, a dupla apresenta, entre outras opções, o Peito Flambado, uma maçã de peito flambada ao vinho tinto, com arroz branco e legumes sauté; e o Peroá ao molho de gorgonzola, servido com arroz branco, farinha torrada na manteiga e purê de batata.Reconhecida por fornecer doces para grandes eventos em Minas e no Rio de Janeiro, Malú mais uma vez estará à frente do restaurante que leva seu nome: o Quintal da Malú. Ao lado do seu esposo Maurício, receberá os visitantes para degustar pratos elaborados, com destaque para o Talharim de Pupunha, servido com molho de parmesão, gergelin negro, mix de brotos e filé mignon; e o Nhoque de Baroa na manteiga e sálvia servido com costelinha de porco ao molho mediterrâneo.
Quem for ao Restaurante Raízes Gastronomia, comandado pela chef Weruska Cordeiro Fonseca, terá a oportunidade de saborear um cardápio variado e focado no movimento Comfort Food, uma alimentação simples mas que traz a sensação de conforto e faz toda a diferença. Formada pelo CES/JF e proprietária do restaurante em Juiz de Fora que leva o mesmo nome, Weruska espera despertar emoções agradáveis com massas 100% artesanais e de fabricação própria. Em Piacatuba, a chef apresentará duas opções de Fettuccine: ao molho ao mare (com camarão, tomate, cebola, alcaparras e gorgonzola) e molho de filé a Provence com funghi (picadinho de filé mignon, funghi e molho bechamel); além do Risoto Mineiro com filé suíno confitado acompanhado de arroz cremoso com abobrinha, alho poró, queijo coalho com leve toque de bacon.
Sandoval Fidélis (San) e sua irmã Maria estarão à frente do San Maria e são especialistas em preparar pratos da culinária mineira. Participando do Festival desde a segunda edição, San retoma nesta edição apresentando uma repaginação do tradicional Lagarto Molhado, recheado com queijo, ao molho de laranja, acompanhado de arroz branco e salada. Outra excelente pedida é a Costela de Boi Mineira ao vinho, com jiló e angu.
Produzido por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa, tem o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Unimed, Sol e Neve, Academia Top Fit, Molé Fotografia e Prefeitura Municipal de Leopoldina. (Fotos: Arquivo){{banner-interno}}
O Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet-MG, unidade Leopoldina - acaba de ganhar o curso superior de Engenharia da Computação. Esse é o segundo curso de graduação daquele câmpus que já conta com o de Engenharia de Controle e Automação, criado em 2005. A informação foi prestada pelo diretor daquela unidade, professor doutor Douglas Martins Vieira da Silva, que revelou também ter sido aberta nesta segunda-feira, 04 junho, o período de inscrições para o processo seletivo.
Podem se inscrever os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017. De acordo com o edital (clique aqui), serão ofertadas 30 vagas e não haverá cobrança de taxa de inscrição. As aulas terão início no 2º semestre de 2018 e o curso tem duração de 5 anos, totalizando 3.600 horas, em turno integral. O Coordenador do novo curso, professor Maicon Stihler, o público alvo são pessoas interessadas em trabalhar com tecnologia e desenvolvimento de sistemas.
"É um curso que tem uma certa similaridade com a Engenharia de Controle e Automação, porém, o foco é diferente. Enquanto os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação estão focados mais na inteligência da automação e seus processos de controle, o pessoal que trabalha com a Engenharia da Computação está mais focado no desenvolvimento do software, que vai estar envolvido nesses sistemas e nos equipamentos, também em projetos de hardware, circuitos, computação embarcada, entre outros. O campo de atuação, além das indústrias, é um profissional que pode trabalhar como autônomo, desenvolvendo sistemas tanto para internet, sistemas gerenciais, enfim, é um perfil bastante flexível, que pode encontrar aplicação em vários setores da economia, tanto em Leopoldina como em outras cidades", explicou.O diretor do Cefet Leopoldina, Douglas Martins Vieira da Silva, comentou que o anúncio do novo curso é motivo de muita satisfação de todos que se empenharam no projeto. "É um curso gratuito e de qualidade. Leopoldina e região ganham com isso. Temos uma nova opção, permitindo que nossos filhos fiquem bem próximos, não precisando ir para longe para estudar", contou, em entrevista ao Jornal Leopoldinense. Ele acrescentou que o novo curso dá à unidade de Leopoldina o status universitário, que consiste em ser reconhecido pelo Ministério da Educação como universidade, não sendo necessária a autorização por parte do MEC para abrir novos cursos, diminuindo as instâncias burocráticas para os pedidos.
Douglas Vieira revelou ainda que, além da aprovação do curso superior de Engenharia da Computação, a tendência é que o Cefet Leopoldina tenha mais cursos aprovados, como o de Engenharia Mecânica, que tem grandes possibilidades de ser ofertado na cidade, tendo em vista que já recebeu parecer favorável em uma instância, faltando apenas mais um passo para ser anunciado. Outra novidade é a construção de um restaurante universitário no Cefet, investimento da ordem de R$ 12 milhões. A previsão é de que ele sirva até 600 refeições diárias entre almoço e jantar ao preço unitário de R$ 1,50 por refeição. A expectativa da direção do Cefet-MG Leopoldina é de que a licitação desta obra ocorra ainda este ano. (Fotos: Arquivo)
{{banner-interno}}
O Projeto Girarte realizou nos dias 31 de maio, 01 de junho e 02 de junho de 2018 a "1ª Mostra Girarte - Arte em Toda Parte", envolvendo diretamente mais de 200 crianças e jovens da comunidade escolar de Cataguases incluindo seus distritos, que trabalham desde novembro de 2017 em ações que culminaram nesta grande Mostra. O evento teve uma vasta programação de apresentações e oficinas de dança realizadas a céu aberto na Praça Rui Barbosa e palestras como a realizada pela Pós Doutora em dança, Alba Vieira (atualmente professora associada da Universidade Federal de Viçosa). Foram apresentadas na noite de sexta-feira (01/06) vinte e duas coreografias tendo como base o tema "DEMOCRACIA". Segundo Marcus Diego Coordenador da "1ª Mostra Girarte" o tema foi definido em julho de 2017 e dialoga de forma muito direta com o momento crítico que o país está vivendo. "A arte sempre esteve presente nos vários momentos de mudança do mundo, e por acaso, temos a oportunidade de em nossa cidade de realizar esta reflexão sobre a atual situação do nosso país de maneira singular, considerando a visão de crianças e jovens acerca do tema, através de uma exploração corporal totalmente criativa", disse.
As apresentações tiveram grande repercussão na cidade e, principalmente, nas redes sociais, devido à forma inovadora que o projeto estruturou para definição dos vencedores, indo de encontro ao tema "DEMOCRACIA". Os participantes foram julgados pelos jurados Assunta Leone Fajardo, Mariana Martins, Marcella Alves, Melissa Travagini e Mário Ferreira. Aqueles que obtiveram a pontuação mínima de 70 pontos participaram de uma votação popular, o que aconteceu com todos os participantes. A votação aconteceu no site do Projeto Girarte. A mobilização na rede em prol da "1ª Mostra Girarte" foi tão grande, que as coreografias apresentadas receberam juntas mais de incríveis 50 mil votos, revelou Marcus Diego. "Os participantes receberam votos não apenas de Cataguases, mas também de outros estados brasileiros e de 7 países diferentes, tendo uma repercussão internacional através de amigos do Projeto Girarte e familiares dos participantes", contou entusiasmado. Em apenas dois dias o site do Projeto Girarte registrou mais de 34.600 visualizações em suas páginas. Todos os acessos e votos viabilizados através do site é que definiram os vencedores da "1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte, acrescentou. Veja abaixo os vencedores e respectivas premiações.
Categoria 1:1º Lugar: (R$ 1.000,00) Colégio Equipe – Coreografia: Liberdade. Com 3.769 votos. (Participantes: Davi Sandes e Laura Webster).2º Lugar: (R$ 500,00) Colégio Equipe – Coreografia: Quando os Sonhos se Acabam. Com 3.406 votos. (Participantes: Alice Fanni e Maria Júlia).3º Lugar: (R$ 250,00) Colégio Equipe – Coreografia: Direitos já. Com 2.955 votos. (Participantes: Helder Monteiro e Marlon Monteiro). 4º Lugar: E. M. Professora Darcília Guimarães – Coreografia: Liberdade. Com 2.532 votos.5º Lugar: E. M. Monsenhor Solindo – Coreografia: Vamos para a Luta. Com 2.063 votos.
Categoria 2:1º Lugar: (R$ 1.000,00) E. M. Professora Carmelita Guimarães – Coreografia: A Voz do Povo. Com 1.256 votos. (Participantes: Maria de Paula Gomes de Souza, Rayssa Oliveira de Souza, Aryela da Silva Pereira, Joyce Cordeiro Batista, Nayara Mariana Marçal da Silva, Nathália Roberta Marçal da Silva, Luma Aparecida Flauzino de Souza, Maria Alice Ferreira Inácio e Iara Aparecida Bandeira da Silva).2º Lugar: (R$ 500,00) E. M. Prefeito José Esteves – Coreografia: Democracia para Todos. Com 1.211 votos. (Participantes: Ingrid Pinheiro e Walter da Silva).3º Lugar: (R$ 250,00) E. M. Francisco Rodrigues de Almeida – Coreografia: Marcha democrática. Com 1.033 votos. (Participantes: Laisa de Oliveira Rodrigues, Maisa Marques, Rodrigues da Silva, Manuella Rodrigues Pereira, Sabrina Alves de Oliveira, Andressa de Souza Guidini, Ronan Esperança da Silva, Ana Luisa Rodrigues dos Santos, Izamara Virgínio da Silva, Merocyr Teodoro Tobias, Alice Tobias Manoel, João Manoel Neto e João Victor Esperança da Silva).4º Lugar: E. E. Manuel Inácio Peixoto - Coreografia: Nossa Opinião é que Importa. Com 920 votos.5º Lugar: E. M. Manoel Pais Tiago – Coreografia: Quando a gente muda, o mundo muda com a gente. Com 832 votos.
Categoria 3:1º Lugar: (R$ 1.000,00) E. E. Professor Clóvis Salgado - Coreografia: Democracia é movimento. Com 6.196. (Participantes: Bianca Braga Parreira, Otávio Luiz da Silva Guimarães, Washington Luiz de Souza e Fernanda Gomes Rodrigues).2º Lugar: (R$ 500,00) E. E. Professor Quaresma – Coreografia: Tudo começa com Respeito. Com 4.296 votos.(Participantes: Amanda Bento de Souza, Bruno Simão Caifa, Beatris da Silva Simão Caifa, Douglas da Silva Calixto, Emili de Sousa Caetano, Francieli de Souza Silva, Ingryd Miranda Gonçalves, Jéssica Aparecida Silva Barros, Jéssica Lavínea C. da Silva Machado, Lavínia Bayonetta Teodoro da Silva, Marlon dos Santos Cabral, Maryane Cristiny Sousa Lima, Paloma Amancio Martins, Tatiane Caetano Sousa, Thamyres Silva de Souza, Vanessa Brito da Silva, Vitória Bayonetta Teodoro da Silva e Wesley Custódio da Silva.3º Lugar: (R$ 250,00) Escola de Formação Gerencial – Coreografia: Onde está a minha Gente? Com 4.197 votos. (Participantes: Lumena de Oliveira e Maria Eduarda).4º Lugar: E. E. Professor Quaresma – Coreografia: Black Life. Com 3.318 votos. 5º Lugar: (R$ 500,00) APAE Cataguases - Coreografia: Juntos Sempre Venceremos. Com 1.357 votos.Além dos prêmios em dinheiro voltados para os participantes, os vencedores do 1º lugar de cada categoria vão ganhar uma viagem de ônibus ao Instituto Inhotim, em Brumadinho-MG. A premiação é voltada para a escola, que deverá selecionar 40 alunos para embarcar nesta viagem cultural. E quem levou este prêmio foi a E. M. Professora Carmelita Guimarães – Coreografia: A Voz do Povo. Além disso, o Grupo Girarte fará um ensaio aberto com os participantes da Mostra para que conheçam mais de perto um pouco da rotina do trabalho desta equipe de bailarinos profissionais, disse Diego.
Marcus Diego lamentou a dificuldade que algumas escolas ainda enfrentam para terem acesso à internet. "Apesar desta realidade conseguimos superar esta dificuldade e mobilizar a comunidade escolar para a Arte. Por outro lado, e porque falamos em Democracia, o nosso voto pode ser a "arma" mais eficaz contra a corrupção que escraviza nosso país, e ao mesmo tempo a ferramenta mais completa que temos para construir uma educação, cultura, saúde, segurança de qualidade e diminuir a desigualdade social que nos assombra dia após dia, reforçando e valorizando nossa identidade democrática", analisa o coordenador do projeto. A Mostra se consolida um trabalho de consultoria em Dança realizada em diferentes escolas desde o mês de abril deste ano pelos artistas do "Grupo de Pesquisa Girarte". São eles: Deliana Domingues, Lidiane Matias, Leandro Guimarães, Luccas Marshall, Milena Martins, Marcus Diego, Natália Barros, Tatiane Dias e Wildney Carvalho.
A "1ª Mostra Girarte - Arte em Toda Parte" teve patrocínio do Grupo Bauminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais; apoio master da Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; apoio da Fundação Simão José Silva e Casa de Cultura Simão. O evento ainda contou com parceria da Prefeitura de Cataguases mobilizando o Pró-Vida Cataguases, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esportes. Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas através do site www.projetogirarte.com.br. (Fotos de Wildney Carvalho e Bruna Nogueira)
Veja mais fotos do evento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}