Para impulsionar as potencialidades das comunidades em que atua, bem como incentivar a inserção de sua população no mercado de trabalho, a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim proporcionam diferentes projetos educacionais em parceria com ONG´s e instituições especializadas. Um exemplo é o Curso de Corte e Costura Industrial, desenvolvido pelo projeto Profissional Evoluir, em Itamarati de Minas, que em 7 de dezembro formou 40 jovens profissionais do mercado da moda.
O curso, voltado para alunos com idade entre 16 e 29 anos, visa preparar e encaminhar o jovem para o mercado de trabalho local por meio de aulas conceituais e práticas conduzidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Cataguases (Senai). A qualificação, que para muitos jovens é ponto de partida para uma nova vida, oferece atividades complementares, como palestras e oficinas voltadas para a adoção de uma postura profissional eficiente, empreendedorismo, cooperativismo e práticas para melhoria da qualidade de vida. “O curso foi muito válido, pois eu ainda não tinha uma carreira a seguir. Antes eu não sabia nada desta área e saí do curso costurando. Ele pode ser o início para que eu cresça na vida“, comenta Viurene Faria Dutra, que está em seu primeiro emprego de carteira assinada atuando como costureira de uma confecção em Itamarati de Minas.
Profissional Evoluir
Patrocinado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim desde 2007, o projeto Profissional Evoluir - executado pela ONG Evoluir - já formou e conduziu ao mercado de trabalho cerca de 200 jovens de Itamarati de Minas. Além disso, a iniciativa já ofereceu outras atividades como: oficinas de culinária, jardinagem e reflorestamento, mecânico de máquina de costura, pedreiro de alvenaria e pedreiro de acabamento.
A atuação do Profissional Evoluir segue as diretrizes de investimento social orientadas pela Rota do Trabalho, coordenada pelo Instituto Votorantim, e que incentiva programas e projetos especializados no acesso, capacitação e inserção qualificada da juventude no mercado de trabalho, respeitando as suas vocações e habilidades. “Nossa intenção é impulsionar o desenvolvimento regional e criar, cada vez mais, oportunidades que gerem valor à população das comunidades em que a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim estão inseridos”, explica o gerente geral de Mineração do Negócio Alumínio da Votorantim Metais, Claret Abreu.{{banner-interno}}
Dois veículos envolveram em um acidente agora a tarde, terça-feira, 27, por volta das 14 horas, em Cataguases. Um furgão Kia, azul, placa CES-0978, de Ubá, capotou após ser abalroado na traseira por um Corsa, prata, placa CFW-5811, São Paulo.
O Kia estava sendo dirigido por Genaro Cristino de Carvalho, 60 anos, funileiro e pintor de automóveis, residente em Cataguases. O carro que conduzia vinha na direção Vila Reis/Santa Cristina e o Corsa estava saindo da ponte que dá acesso à Avenida Maria Fernandes de Barros, e se encaminhava para a Vila Reis. Segundo a Polícia Militar, que atendeu à ocorrência, o Corsa não parou no cruzamento, provocando o acidente.
O motorista do furgão Kia sofreu uma fratura exposta no braço esquerdo e foi levado para o Pronto Socorro Municipal. Com ele estava seu filho, Rafael Cristino de Morais, 26 anos, que nada sofreu. Veja as fotos do acidente.
O Corsa estava sendo dirigidopor Terezinha das Graças Oliveira, 57 anos, residente em São Paulo, que saiu ilesa. Com ela estava seu sobrinho Wesdras de Oliveira Couto, que também não teve ferimentos. Os policiais militares Soldado Alex e Cabo Maurício fizeram o atendimento no local.{{banner-interno}}
A chuva que caiu na noite desta segunda-feira, 26, em Cataguases, e que deixou a cidade com muita lama em diversos pontos, também derrubou parte do muro existente no agora estacionamento do supermercado Bahamas, na antiga "Fábrica Velha", conforme mostra a foto abaixo.
Segundo a Defesa Civil de Cataguases choveu mais de 100 milimetros na noite desta segunda-feira, 26,na cidade. Para esta terça-feira, a previsão é de 12 milimetros de chuva. O ribeirão Meia Pataca está acima do nível, mas ainda não há risco de enchente, segundo a Defesa Civil.
Outras informações a respeito da chuva, a qualquer momento, aqui no Site do Marcelo Lopes.{{banner-interno}}
A forte chuva que caiu sobre Cataguases na noite desta segunda-feira, 26, voltou a fazer estragos. Esta foi a informação preliminar fornecida pelo Coordenador da Defesa Civil no município Carlos Pires Júnior. Segundo ele "até agora registramos deslizamentos de terra em alguns pontos da cidade e a queda de parte do muro nos fundos do agora Supermercado Bahamas, antiga Fábrica Velha". Não houve vítimas e não há risco de enchente no momento, acrescentou.
A cidade amanheceu com lama em parte de alguns bairros, como o Sebastião Adolfo, e na Avenida Astolfo Dutra, onde o córrego Lava Pés transbordou. O tempo está nublado e a chuva cessou no começo da madrugada. No entanto, a previsão da meteorologia é de mais chuva para esta terça-feira, 27, conforme informação do Instituto Climatempo, com previsão de 12 milimetros ao longo do período.
Daqui a pouco mais informações e fotos sobre a chuva que caiu na noite desta segunda-feira, 26, em Cataguases.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Ubá sorteou na última sexta-feira, 23 de dezembro, um celta 0 km para os contribuintes em dia com o IPTU. O sorteio aconteceu na Praça São Januário e o prefeito Vadinho Baião começou a solenidade agradecendo à população e falando da importância do IPTU para a cidade.
“Quando entramos aqui há três anos, apenas 28% dos contribuintes estavam com o IPTU em dia, hoje estamos atingindo quase 70%, o que é muito importante, pois com estes recursos podemos fazer cada vez mais obras para a população. Só posso agradecer a todos que estão aqui e que contribuíram para isso”, comentou.
E o sortudo da noite foi o morador do bairro Palmeiras, Osvaldo Antônio da Silva (foto ao lado). “Fiquei muito feliz quando recebi, não esperava ser sorteado”, disse emocionado.
Além do sorteio do carro, tivemos ainda a apresentação do cantor Bruno Barletta, do coral Escola Estadual Professor Francisco Arthidoro da Costa e da Banda Sagrado Coração de Jesus. (Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da PMU){{banner-interno}}