A reportagem do Site do Marcelo Lopes percorreu na tarde desta terça-feira, 3, o comercio da cidade atingido pela enchente e que já tinha se livrado da água, para registrar a situação pós-cheia. Registrou em fotos, não apenas as dezenas de lojas sendo limpas mas, e principalmente, a disposição de comerciantes e funcionários para superar o trauma, a correria e o prejuízo provocado pela água que entrou sorrateira em cada estabelecimento. Agora poderão reabrir suas portas nesta quarta-feira, 4, e recomeçar. A boa notícia é que nenhum dos comerciantes desta reportagem teve perda de mercadoria.
A tarde foi de limpeza também para as equipes da Prefeitura, que logo depois do almoço começaram o trabalho na Ponte Metálica e em parte da Praça Governador Valadares, já que na região da Praça Chácara Dona Catarina a água ainda ocupava boa parte do lugar e rua adjacente. Segundo informou o Secretário Municipal de Administração, Jesusimar Dornelas todos os esforços estão sendo feitos para lmpar a cidade o mais depressa possível. "Nosso lema agora é: a rua está sem água, a gente entra limpando", explicou. Ele revelou também que a prefeitura solicitou caminhões, ferramentas e outros equipamentos de empresas para auxiliar neste trabalho. "Além disso, estamos alugando veículos e máquinas pesadas como retroescavadeiras para agilizar o serviço", completou.
ESTADO DE CALAMIDADE E VISITA DO VICE-GOVERNADOR
Às 18 horas desta terça-feira, 3, o rio Pomba estava com 6,70 metros acima do seu nível e a expectativa da Defesa Civil é a de que a cidade esteja sem água nas ruas ainda no meio desta noite.
O Programa Revista do Rádio, do jornalista Jorge Fábio, na Rádio Cataguases AM, divulgou a visita a Cataguases, nesta quarta-feira, 4, do Vice-Governador de Minas, Alberto Pinto Coelho. Deverá chegar pela manhã e vai conhecer os estragos provocados pela enchente.
O Secretário de Administração Jesusimar Dornelas acabou de confirmar para o Site do Marcelo Lopes que o Prefeito William Lobo de Almeida decretou "Estado de Calamidade Pública" em Cataguases, tomando por base os relatórios recebidos com os danos causados pela chuva no município, explicou.
Em comunicado divulgado pela Assessora de Comunicação da Prefeitura de Cataguases, Luciana Mendonça de Melo, além de informar a decretação do Estado de Calamidade Pública, o texto acrescenta: "São 850 pessoas desabrigadas, cerca de 8 mil desalojadas e aproximadamente 30 mil pessoas afetadas pela enchente que atingiu Cataguases ontem e continua hoje, 3 de janeiro. Estes são os dados estimados para a Notificação Preliminar de Desastres (Nopred), documento elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, com a participação do coordenador, Carlos Pires, do Secretário de Administração, Jesusimar Dornelas, do Secretário de Assistência Social, José Fernando Milane, do Sargento Filho (Corpo de Bombeiros de Ubá) e do Sargento Emerson (Polícia Militar de Meio Ambiente de Cataguases). O Nopred informa também os danos a residências e a coisas públicas, como a ponte de Itapira, que dava acesso a uma comunidade rural próxima a Sereno e foi levada pela enchente".
Veja as fotos de Cataguases nesta tarde de terça-feira, 3 de janeiro de 2012 e da limpeza no comércio.
[gallery link="file" order="DESC"]
{{banner-interno}}
A Ponte em Barão de Camargo foi liberada no início desta tarde para o tráfego de veículos em geral. No ínicio desta manhã ela foi interditada após ter uma de suas cabeceiras "empurradas" para a lateral em torno de 25 centímetros. O Secretário Municipal de Obras, José Maria Sasso e o engenheiro André Tartaglia vistoriaram a ponte e depois de analisar toda a sua estrutura, liberaram o tráfego de veículos no local.
Mais tarde, José Maria informou que foi procurado pela direção da CBA - Companhia Brasileira de Aluminio -, que há alguns anos patrocinou a reforma daquela ponte, para dizer-lhe que na próxima quinta-feira, 5, estará fazendo uma perícia no local o Professor Carmona, profissional responsável pelo projeto daquela benfeitoria. Na ocasião, o Secretário de Obras foi convidado a participar desta vistoria.
Veja, abaixo duas fotos que mostram em detalhe o deslocamento da ponte em Barão de Camargo, que foram feitas por José Abrita e gentilmente enviadas ao Site do Marcelo Lopes por Isabel Abrita.
{{banner-interno}}
Em razão das insistentes chuvas e enchentes que atingem algumas cidades da Zona da Mata – especialmente Muriaé, Cataguases, Guidoval, Visconde do Rio Branco e Dona Euzébia, a Energisa está mobilizada para minimizar possíveis interferências no sistema elétrico de distribuição, que possam afetar o fornecimento de energia elétrica.
A empresa trabalha dentro de seu plano de contingência, que já havia sido testado e simulado em novembro, como preparativo para esse período de chuvas. O contingente de pessoal na área operacional e de atendimento foi reforçado, colocando todas as suas equipes mobilizadas para atendimento às áreas atingidas.
A Energisa informa também que, em alguns locais mais atingidos, tem sido necessário o desligamento de trechos da rede elétrica por questões de segurança, evitando acidentes e riscos de choques elétricos. Além disso, em razão das enchentes, o acesso das equipes a algumas áreas, principalmente Dona Euzébia e Guidoval, ficou inviabilizado. No entanto, a empresa vem buscando alternativas de transporte e acesso, inclusive com o uso de barcos.
A Energisa informa que o sistema elétrico está totalmente preservado e operando normalmente, com exceção dos pontos já mencionados e que foram desligados por medida de segurança.
A empresa continuará informando sobre a situação do fornecimento de energia elétrica e os locais onde estejam sendo necessários desligamentos, através do site www.energisa.com.br/minasgerais e também através do atendimento telefônico gratuito 116 ou 0800 032 0196. {{banner-interno}}
A Defesa Civil de Cataguases informou que o rio Pomba chegou à 7,80 metros às 11:30 horas desta terça-feira. Uma hora depois seu nível permanecia o mesmo. Segundo ainda aquele órgão, a tendência ainda é de queda e a previsão é de que as ruas da cidade estejam sem água no ínicio da noite. Há também cerca de 230 pessoas desabrigadas e que estão utilizando os abrigos disponibilizados pela Prefeitura de Cataguases.
As pessoas que desejarem fazer qualquer tipo de doação, deve fazer a entrega na Escola Municipal Antônio Amaro.
Vale lembrar que não é hora de lavar calçadas, nem tampouco a casa, porque ainda não foi restabelecido o abastecimento de água pela Copasa. Economizar é a palavra do momento.
A Ponte em Barão de Camargo, conforme este site já informou, está parcialmente interditada e a leitora Ludmila Neto, encaminhou uma foto que publicamos abaixo. Em Aracati, esta manhã também foi de muita inundação, como mostra a foto de Éder Amâncio (abaixo).
{{banner-interno}}
A Polícia Militar acaba de informar que a ponte em Barão de Camargo está parcialmente interditada e o tráfego está liberado somente para veículos de pequeno porte. Segundo a PM, uma das cabeceiras da ponte deslocou mais de 15 centímetros.
Economizar água é a orientação que a Copasa está fazendo para toda a população de Cataguases, pois não tem como realizar o abastecimento no município.
A Prefeitura está precisando da ajuda de voluntários e de pessoas que possuam barcos com motor. Os interessados devem se dirigir até o plantão da Defesa Civil que está funcionando no Salão Nobre do Paço Municipal.
Fotos de Ayana Resende Romanhol e Marcos Spínola, mostram alguns pontos de Cataguases nesta manhã de terça-feira, 3 de janeiro de 2012.
{{banner-interno}}