A Copasa retomou, por volta das 14 horas desta quarta-feira, 4, o abastecimento de água em Cataguases, mas ainda de forma precária. Segundo os técnicos da empresa somente à noite, o serviço estará funcionando plenamente. A Copasa teve os equipamentos que captam a água do rio Pomba e a bombeiam para a estação de tratamento alagados interrompendo o abastecimento no município na segunda-feira, 2, à tarde. Como os reservatórios da empresa estavam cheios, a água começou a faltar para os cataguasenses, de um modo geral, na manhã desta quarta-feira, 4.
O Prefeito William Lobo de Almeida aproveitou o problema para cobrar da Copasa a solução para este problema. "Não podemos sofrer com a enchente e também com a falta de água potável. Neste sentido solicitei daquela empresa uma medida urgente para que este fato não se repita". Em resposta, a Copasa informou que já adquiriu novos equipamentos apropriados para funcionar submersos e que em breve irá instalá-los em Cataguases, revelou William.
Daqui a pouco veja a cobertura completa da visita do Vice-Governador Alberto Pinto Coelho a Cataguases.{{banner-interno}}
O Vice-Governador de Minas, Alberto Pinto Coelho visitou Cataguases nesta quarta-feira, 4, permanecendo na cidade por cerca de duas horas e meia. Ele foi recebido pelo Prefeito William Lobo de Almeida e secretários municipais, vereadores e profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais.
Daqui a pouco a cobertura completa desta visita com mais fotos.
{{banner-interno}}
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais esteve fazendo uma perícia na Ponte em Barão de Camargo e decidiu interditá-la totalmente ao tráfego de veículos. A informação foi prestada pelo Secretário Municipal de Obras de Cataguases, José Maria Sasso. Ele também acrescentou que entrou em contato com a CBA e pediu a antecipação da visita do especialista em pontes e responsável pelo projeto da ponte em Camargo, professor Carmona. Sua vinda estava prevista para esta quinta ou sexta-feira. De acordo com José Maria, espera-se que ele chegue à cidade até quinta-feira pela manhã. A ponte sofreu um deslocamento em uma de suas cabeceiras de cerca de 25 centímetros, o que motivou sua interdição, segundo o DER.
Cataguases está sem abastecimento de água pela Copasa desde a última terça-feira e a empresa não revela a previsão para a normalização do serviço. Portanto, o cataguasense deve economizar água até que o abastecimento seja normalizado, avisa o Secretário Municipal de Administração, Jesusimar Dornelas. "Sabemos o quanto é dificil este momento, mas a Copasa, que também foi vítima da enchente, está envidando todos os esforços para voltar a operar normalmente".
{{banner-interno}}
Início de manhã com sol em Cataguases e de muito trabalho para os moradores que estão voltando para suas casas, além dos comerciantes que somente agora podem entrar em suas lojas. O rio Pomba, segundo informa a Defesa Civil, está em 4,10 metros acima do nível e dentro de sua calha. O ribeirão Meia Pataca também voltou para o seu curso normal, apesar de estar um pouco acima do nível, conforme apurou a reportagem do site há poucos minutos.
No bairro Santa Cristina que, como outros da cidade, ficou ilhado por causa da enchente, a realidade é de muita lama e sujeira nesta manhã de quarta-feira, conforme assegura Isabela Castelar de Lacerda. "Precisamos de um caminhao pipa aqui com urgência, porque estamos sem água da Copasa, e precisamos limpar esta sujeira que traz risco de doenças", disse. E acrescentou: "Na rua da parte baixa entrou um metro de água nas casas e muita gente foi dormir em seus carros na rua mais alta do bairro", disse.
Funcionários da Prefeitura estão limpando, nesta manhã, as ruas da Vila Minalda.
Nossa reportagem ligou para a Copasa para saber sobre o abastecimento de água, mas ninguém atendeu à ligação.
Daqui a pouco estará em Cataguases o Vice-Governador Alberto Pinto Coelho, que vem conferir os estragos provocados pela chuva na cidade e região.
Outras informações a qualquer momento.
{{banner-interno}}
A reportagem do Site do Marcelo Lopes percorreu na tarde desta terça-feira, 3, o comercio da cidade atingido pela enchente e que já tinha se livrado da água, para registrar a situação pós-cheia. Registrou em fotos, não apenas as dezenas de lojas sendo limpas mas, e principalmente, a disposição de comerciantes e funcionários para superar o trauma, a correria e o prejuízo provocado pela água que entrou sorrateira em cada estabelecimento. Agora poderão reabrir suas portas nesta quarta-feira, 4, e recomeçar. A boa notícia é que nenhum dos comerciantes desta reportagem teve perda de mercadoria.
A tarde foi de limpeza também para as equipes da Prefeitura, que logo depois do almoço começaram o trabalho na Ponte Metálica e em parte da Praça Governador Valadares, já que na região da Praça Chácara Dona Catarina a água ainda ocupava boa parte do lugar e rua adjacente. Segundo informou o Secretário Municipal de Administração, Jesusimar Dornelas todos os esforços estão sendo feitos para lmpar a cidade o mais depressa possível. "Nosso lema agora é: a rua está sem água, a gente entra limpando", explicou. Ele revelou também que a prefeitura solicitou caminhões, ferramentas e outros equipamentos de empresas para auxiliar neste trabalho. "Além disso, estamos alugando veículos e máquinas pesadas como retroescavadeiras para agilizar o serviço", completou.
Veja as fotos de Cataguases nesta tarde de terça-feira, 3 de janeiro de 2012 e da limpeza no comércio.{{banner-interno}}