Últimas Notícias

Temporal provoca enchente nos distritos da Glória e em Cataguarino

05/01/2012

Um temporal que caiu na noite desta quarta-feira, 4, na localidade conhecida como Serra da Onça, no distrito do Glória, alagou boa parte daquele logradouro e também no distrito de Cataguarino. Segundo informou a Defesa Civil nesta manhã, cerca de 30 casas ficaram alagadas em Cataguarino. A situação, porém, já está se normalizando, assegurou o Coordenador da Defesa Civil, Carlos Pires Júnior.
A Defesa Civil aproveita para tranquilizar a população de Cataguases sobre o risco de nova enchente. Carlos Pires disse que o ribeirão Meia Pataca está subindo com possibilidade de sair de sua calha, mas o risco de invadir casas é pequeno e restrito apenas aos moradores bem próximos de suas margens. Já o rio Pomba, que depois desta enchente chegou ontem à noite a 2,80 metros acima do seu nível, amanheceu nesta quinta-feira, 5, com 4,05 metros. A boa notícia é que agora de manhã o nível começou a baixar novamente, conforme revelou o Coordenador da Defesa Civil.
As comunidades de Sereno e Sereninho devem ficar atentas porque o Meia Pataca ainda vai subir um pouco mais. O mesmo aviso vale também para a população dos bairros Pampulha, Sol Nascente, Pouso Alegre e Popular, em Cataguases.
Se você quer ajudar os desabrigados pode fazer sua doação. Para isso foi montado um Centro de Coleta de Donativos na Escola Antônio Amaro, na Granjaria.{{banner-interno}}

Rádio Melodia FM promove show para arrecadar doações às vítimas da enchente

04/01/2012

A Rádio Melodia FM anunciou no final da tarde desta quarta-feira, 4, a realização de um show beneficente para arrecadar donativos que serão entregues às vítimas da enchente. O evento será no dia 28 de janeiro, a partir das 17  horas, na Praça Rui Barbosa.
Segundo o diretor daquela emissora, Alexandre Ferreira, já estão acertadas as participações da cantora Cassiane, Jairinho, Júnior Villar, Comunidade Evangélica de Nilópolis e terá a participação do Pastor Jabes de Alencar. Alexandre também revelou que conversou por telefone, na tarde de quarta-feira, com o Pastor Silas Malafaia, a quem contou sobre a tragédia que se abateu sobre Cataguases. Silas lhe teria dito que iria ajudar os desabrigados.
O show gospel que a Rádio Melodia está organizando vai também sortear entre as pessoas que fizerem doações, uma motocicleta. Nesta campanha a emissora pretende arrecadar fraldas infantis e geriátricas, colchonetes, utensilios domésticos, lençois, cobertores, colchões e móveis que, por acaso não esteja em uso mas em bom estado de conservação. A doação de alimentos somente poderá ser feita em grandes quantidades, por exemplo: uma caixa com doze litros de leite longa vida, ou um fardo de arroz.
"Nossa meta é atender ao maior número possível de pessoas, por isso sensibilizamos este grupo de cantores evangélicos que imediatamente atenderam ao nosso pedido", disse Alexandre. Ele completou dizendo que este tipo de doação pretende ajudar as familias atingidas pela enchente naquilo que lhes é mais dificil adquirir novamente. "Queremos motivar as pessoas a doarem bens que não lhes farão falta, estimulando e fortalecendo a solidariedade", explicou.{{banner-interno}}

Prejuízo provocado pela enchente é de cerca de R$20 milhões

04/01/2012

Vinte milhões de reais. Este é o prejuízo estimado pelo Prefeito Willian Lobo de Almeida provocado pela enchente em Cataguases. A quarta-feira, 4, foi o dia para moradores fazerem a limpeza de suas casas e de contabilizar os prejuízos. A reportagem do Site do Marcelo Lopes percorreu parte da cidade e conferiu o trabalho dos moradores para colocarem suas casas em condições novamente de ser habitada. O cenário é desconcertante e triste. Sofás, camas, guarda-roupas, colchões, enfim, de tudo via-se à porta das casas, além, é claro, de muita lama e sujeira. Vestígios de uma tragédia que já está marcada na história de Cataguases e na memória dos cataguasenses, como mostram as fotos ao final desta matéria.
O Tenente Coronel Anderson Luiz Esteves Gomes, comandante do 4º Batalhão Bombeiros de Minas Gerais com sede em Juiz de Fora, e que tem 145 municípios sob sua responsabilidade, passou toda a quarta-feira, 4, em Cataguases, "por causa da gravidade da situação quando precisamos estar perto para tomar as decisões corretas", disse. Com ele estão dezoito bombeiros, "os melhores que temos em nosso Batalhão", assegurou. Apesar dos enormes problemas encontrados, Coronel Anderson disse que a cidade soube minimizar os danos com as ações do Plano de Contingência. "Felizmente tivemos apenas danos materiais o que mostra a eficácia das ações preventivas adotadas ao longo do ano", destacou.
Após o término da limpeza e realocação das pessoas que estão desalojadas e desabrigadas o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil, informou Coronel Anderson, farão visitas às residências e imóveis situados em zonas de risco que foram afetadas pela enchente a fim de avaliar se há riscos de desmoronamento e, assim, orientar seus moradores a deixarem o imóvel. Esta vistoria também é necessária para que o municípo possa preencher o documento de Avaliação de Danos (Avadan) pressuposto para conseguir da Defesa Civil Nacional recursos necessários para reconstruir a cidade.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}

160 homens trabalham na limpeza da cidade, informa Prefeitura de Cataguases

04/01/2012

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases divulgou a poucos minutos um comunicado oficial com um balanço da situação neste primeiro dia depois que as águas deixaram as ruas. Leia, abaixo, o texto na íntegra:
"As águas do rio Pomba baixaram para 3,30 metros , ainda acima do nível normal, que é de um metro, às 17 horas desta quarta-feira em Cataguases. Depois da enchente, muita lama e entulho se acumula pelas ruas. Cerca de 160 homens estão trabalhando hoje (4/01) na limpeza da cidade, sob coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Os esforços estão  concentrados na Vila Minalda, que é a principal entrada da cidade. A ponte de Camargo, que dá acesso à outra entrada da cidade, pelo bairro Granjaria, continua interditada. Pela manhã foi feita também a limpeza da Policlínica Municipal, que foi atingida pela cheia do ribeirão Meia Pataca."
"Para agilizar os trabalhos, além de máquinas da Prefeitura, foram alugadas e cedidas diversas outras máquinas. De acordo com o Secretário Luiz Fernando Gomes da Silva (o Teco), estão sendo usados cinco caminhões-caçamba, dois caminhões-carroceria, um trator, uma retro-escavadeira, uma pá-carregadeira e três caminhonetes da Prefeitura. Foram alugados também três caminhões-pipa, cinco caminhões-caçamba, uma pá-carregadeira, uma patrol, duas retro-escavadeiras e um caminhão-carroceria. A Prefeitura conta ainda com a colaboração de diversas empresas: a CBA cedeu dois caminhões pipa, a BAUMINAS um caminhão-caçamba, a Copasa um caminhão pipa, um caminhão-caçamba e uma retro-escavadeira e a FCA mandou uma pá-carregadeira. De acordo com o Secretário, a Prefeitura de Juiz de Fora vai colaborar nos trabalhos de limpeza da cidade. Neste sentido dois caminhões pipa e dois caminhões basculantes já estão a caminho de Cataguases".
"O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, esteve em Cataguases hoje pela manhã para verificar a situação do município. O Prefeito Willian Lobo de Almeida decretou ontem Estado de Calamidade Pública em Cataguases. Durante seu encontro com o vice-governador, o Prefeito entregou um documento antecipando algumas das necessidades urgentes do município, dentre elas a instalação de um sistema de monitoramento e alarme de enchentes, a reconstrução de pontes, estradas e ruas, a contenção de encostas, mais viaturas e barcos para a Defesa Civil Municipal, construção de novas vias de acesso ao município e a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade".{{banner-interno}}

Vice-Governador recebe documento com dez reivindicações para Cataguases

04/01/2012

O Prefeito William Lobo de Almeida recebeu o Vice-Governador Alberto Pinto Coelho em Cataguases no final da manhã desta quarta-feira, 4, e fez um tour com ele pela cidade, mostrando as regiões mais afetadas pela enchente. Ao lado deles estavam o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Antônio Batista Pereira, o Beleza, o procurador do Legislativo, advogado Ricardo Spínola, o vereador Jorge Vilela, o Secretário Municipal de Administração Jesusimar Dornelas, o Assessor do Governador Anastasia, José Emílio Afonso, que chegou em Cataguases no início da manhã para também ver os danos causados pela chuva, o Secretário de Cultura, José Vitor Lima e o Tenente Coronel Eduardo César Reis, Secretário Executivo da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (CEDEC), entre outros.
A comitiva visitou a Policlínica Municipal, o Mercado do Produtor, o Bairro Beira Rio e a Vila Minalda e o terceiro acesso a Cataguases, na Taquara Preta, cuja obra está inacabada, entre outros locais também muito afetados pela enchente. Para encerrar a visita o Vice-Governador foi ao Paço Municipal onde fez um pronunciamento sobre os estragos que a chuva vem provocando em Minas e o trabalho que vem sendo realizado desde antes do início do período chuvoso. "Este ano verificamos que os danos causados pela chuva são menores que ano passado porque o nosso plano de contingência funcionou. O mesmo eu verifiquei aqui em Cataguases. E a cada ano vamos melhorar", assegurou. Alberto Pinto Coelho elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e Defesa Civil em Cataguases afirmando que "apesar dos danos materiais não foi registrado nesta cidade nenhuma vítima fatal, o que nos conforta sobremaneira e revela que o trabalho da Defesa Civil vem sendo feito corretamente".
O Prefeito William Lobo agradeceu a visita do Vice-Governador e aproveitou a oportunidade para entregar-lhe um oficio com diversas reivindicações para o município. O Site do Marcelo Lopes reproduz abaixo e na íntegra o documento.
Cataguases, 04 de janeiro de 2012.
Ilmo. Sr.
Alberto Pinto Coelho
DD. Vice-Governador de Minas Gerais
O Município de Cataguases decretou ontem, 3 de janeiro de 2012, estado de Calamidade Pública em razão da enchente que atinge a cidade e os distritos desde o dia 2 de janeiro, tendo o principal rio que corta a cidade, o Pomba, atingido 8,30 metros acima de seu nível normal, que é de um metro. São 850 pessoas desabrigadas, cerca de 8 mil desalojadas e aproximadamente 30 mil pessoas afetadas, de acordo com o dados estimados para a Notificação Preliminar de Desastres (Nopred), documento elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
A Avaliação de Danos mais completa ainda não pode ser feita, mas antecipamos uma lista de necessidades urgentes do município, certos de poder contar, mais uma vez, com a ajuda do Governo de Minas Gerais:
1 - Reconstrução de pontes;
2- Reconstrução de ruas;
3- Implantação de um sistema de monitoramento e alarme de enchentes;
4- Mais viaturas, barcos e equipamentos para a Defesa Civil;
5- Conclusão da obra do novo acesso interligando Cataguases ao Trevo da BR-120, pois esta via será uma opção de acesso quando as outras estiverem interrompidas;
6- Instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Cataguases;
7- Contenção de encostas;
8- Canalização de Córregos;
9- Recuperação da Rodovia Ângelo Rocha, no trecho que liga Cataguases ao trevo de Leopoldina;
10- Construção de vias de acesso alternativas interligando regiões da cidade que hoje ficam isoladas com as cheias;
A parceria entre os governos é sempre fundamental, especialmente neste Estado de Calamidade Pública em que se encontra o Município de Cataguases. Agradecemos mais uma vez a atenção que o Governo de Minas sempre dispensa ao Município, certos de poder continuar contando com sua ajuda.
Willian Lobo de Almeida
Prefeito Municipal de Cataguases
Veja as fotos da visita do Governador (clique para ampliar)
[gallery link="file" order="DESC"]

 {{banner-interno}}

« Anterior 1 ... 2949 2950 2951 2952 2953 ... 3004 Próxima »