Últimas Notícias

Abastecimento de água pela Copasa em Além Paraíba começa a se normalizar

17/01/2012

Nesta terça-feira, 17, a população de Além Paraíba está começando a receber água da Copasa. Mas a situação ainda é precária pois, somente moradores da parte baixa da cidade é que estão sendo beneficiados por enquanto, revelou o prefeito Wolney Freitas. Apesar disso, a água que está chegando às residências ainda é pouca e insuficiente para atender à necessidade da população. A Prefeitura e a Copasa pedem que a população economize água e evite lavar ruas, calçadas e carros. A Copasa espera normalizar o fornecimento de água no município nesta quarta-feira, 18. Neste sentido tem realizado um trabalho ininterrupto desde as primeiras horas após a enchente que levou parte da tubulação da empresa, responsável pelo bombeamento da água até à estação de tratamento.
A Prefeitura de Além Paraíba divulgou o número de uma conta corrente na Caixa Econômica Federal, que está sendo utilizada para receber doações em dinheiro para as vítimas das chuvas no município. Os depósitos podem ser feitos em qualquer agência da Caixa ou nas casas lotéricas em nome de PMAP SOS - Agência 1023  Operação 006 - Conta 170-5. Já as doações de donativos, como roupas, alimentos, sapatos, agasalhos, utensilios domésticos, móveis, e roupas de cama devem continuar sendo entregues nas sedes do Rotary e do Lions Clube, e nas Secretarias de Obras, de Assistência Social e de Educação.{{banner-interno}}

FIC-UNIS abrem processo seletivo para contratação de professores

17/01/2012

INFORME ESPECIAL
As Faculdades Integradas de Cataguases – FIC – o Grupo UNIS, vão realizar processo seletivo para o preenchimento de vagas para o cargo de professor nos cursos de Administração e de Engenharia de Produção. Os interessados em participar deverão enviar currículo até o dia 22 de janeiro de 2012 para o e-mail [email protected], descrevendo as disciplinas e curso que estão se candidatando. As disciplinas oferecidas são:
- Matemática Aplicada à Administração (Curso de Administração): O professor deverá dominar o tema Números: sistema de numeração, Conjuntos: definições, notação, operações. Álgebra fundamental: expressões, leis, operações. Funções e equações: funções e equações de 1° e 2° grau exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Gráficos. Inequações. Sistemas de equações. Sequências e progressões: progressão aritmética e geométrica, séries. Análise combinatória: permutações, combinações e arranjos. Os interessados devem possuir título de Mestre ou Doutor com graduação na área de Exatas. A carga horária semanal será de 8 aulas sendo quatro na turma 1 e 4 na turma 2 no período noturno.
- Física II (Engenharia de Produção): O professor deverá dominar o seguinte conteúdo: Equilíbrio e Elasticidade; Gravitação; Fluidos; Oscilações; Ondas; Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica; A Teoria Cinética dos Gases; Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Laboratório. Os interessados devem possuir título de especialista, mestre ou doutor e graduação na área de Exatas. A carga horária semanal será de cinco aulas no período da tarde.
- Fenômenos do Transporte II (Engenharia de Produção): O professor deverá ter conhecimentos do seguinte conteúdo: Análise de Escoamentos: Escoamentos Externos – Efeitos Viscosos e Térmicos; Escoamentos Internos – Efeitos Viscosos e Térmicos; Transferência de Calor por Condução; Introdução à Transferência de Calor por Radiação Térmica; Transferência de Massa. Os interessados devem possuir título de especialista, mestre ou doutor e ter graduação na área de exatas. A carga horária semanal será de 8 aulas, sendo 4 no período diurno e 4 no período noturno.
- Elementos de Máquinas (Engenharia de Produção): O professor deverá dominar o seguinte conteúdo: Acoplamentos entre eixos. Tipos, seleção e especificação do acoplamento. Molas, cabos de aço, freios e embreagens. Cinemática de engrenagens. Projeto de engrenagens cilíndricas de dente reto. Dimensionamento de engrenagens cilíndricas. Mancais de rolamento, critérios de seleção e especificação, elementos de vedação. Lubrificação industrial, tipos de lubrificantes, aplicação, seleção e especificação. Dimensionamento de transmissão por correia. Os interessados devem possuir título de especialista, mestre ou doutor e ter graduação na área de exatas. A carga horária semanal será de 8 aulas, sendo 4 no período diurno e 4 no  período noturno.
- Gestão de Projetos e Contratos (Engenharia de Produção): O professor deverá dominar o seguinte conteúdo: Fundamentos e etapas envolvidas em um projeto, concepção, análise de viabilidade, risco e recursos, controle e avaliação final. Análise de casos reais e exemplos atuais. Fatores que contribuem para o Sucesso e o insucesso do projeto. Aplicações nas mudanças organizacionais. Os interessados devem possuir título de especialista, mestre ou doutor e ter graduação na área de exatas. A carga horária semanal será de 4 aulas no período noturno.
- Operações Unitárias II (Engenharia de Produção): O professor deverá dominar o seguinte conteúdo: Trocadores de calor. Condensadores e refervedores. Evaporadores. Forno, caldeiras e refrigeradores. Isolamento térmico. Os interessados devem possuir título de especialista, mestre ou doutor e ter graduação na área de exatas. A carga horária semanal será de 8 aulas sendo 4 no período diurno e 4 no período noturno.
O processo de análise de currículo acontecerá no dia 23/01/2012. O resultado será divulgado no dia seguinte, a partir das 14 horas, através de contato telefônico. Os dois candidatos selecionados na análise de currículo com maior pontuação serão submetidos à avaliação escrita no dia 25/01/2012, das 8 às 11 horas, na sede das Faculdades Integradas de Cataguases.
O candidato deverá ler os artigos: “O PAPEL DO PROFESSOR E A DIDÁTICA” e “PEDAGOGIA RELACIONAL E SEU PRESUPOSTO EPISTEMOLÓGICO: ações docente e discente conscientes - atuações complementares”, que podem ser obtidos na própria FIC. Nesta etapa também será contemplado na avaliação escrita o ementário da disciplina. O candidato deverá também apresentar toda a documentação comprobatória do currículo.
A última etapa do processo seletivo será realizada também no dia 25, às 14 horas, quando os candidatos deverão apresentar uma aula à Banca Examinadora de Desempenho Didático com 20 minutos de duração, sendo que nos dez minutos seguintes os componentes da Banca poderão fazer perguntas aos candidatos que também deverão preparar um Plano de Ensino da disciplina (que pode ser obtido na própria FIC) e entrega-lo aos componentes da Banca.
O resultado será divulgado no dia 26, a partir das 14 horas, através de contato telefônico. Outras informações podem ser obtidas na própria Instituição de Ensino e no Edital do Processo Seletivo que está disponível no site http://portal.unis.edu.br/capa/edital/Edital_Vacancia-2-2012.pdf.{{banner-interno}}

BDMG já disponibiliza financiamento às empresas cataguasenses

17/01/2012

Cerca de quarenta empresários e contadores de Cataguases estiveram na manhã desta segunda-feira, 17, no Salão Nobre do Paço Municipal para participarem de uma palestra sobre o Fundese Solidário VI, promovida pelo BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. O programa visa atender, através de financiamentos a juros baixos, empresas atingidas direta ou indiretamente pela enchente do início do mês no município.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Newton Antônio Dutra, ao abrir o evento lembrou que o Sebrae-MG também está viabilizando uma linha de crédito especial para atender aos empresários cataguasenses. Ele também informou que o atendimento aos interessados no financiamento proposto pelo BDMG será feito em sala anexa ao Cine Edgard, onde atuamente funciona a Junta Comercial.
Para o Vice-Prefeito José Mantovani Neto, o programa do BDMG tem por objetivo amenizar as perdas provocadas pela enchente. "Este programa é importante na medida em que ele promove a retomada do nosso desenvolvimento, comprometido com as fortes chuvas. Neste momento não podemos ter nenhum impedimento para a continuação de nossas atividades e é este o papel que o BDMG desempenha", salientou.
A analista de desenvolvimento do BDMG, Gláucia Anete Ferreira da Silva, explicou em detalhes todo o funcionamento do Fundese Solidário VI e ainda respondeu a perguntas dos participantes. Ela, por exemplo, esclareceu que se uma empresa já possui financiamento e foi novamente atingida pela enchente, poderá obter novos recursos, dentro do teto máximo de vinte por cento do seu faturamento anual, "mas por ter já um financiamento em aberto, o novo valor financiado será a diferença entre o primeiro empréstimo e o que se pretende financiar. A empresa não pode, por exemplo, fazer novo empréstimo para amortizar o anterior", acrescentou.
Gláucia assegurou que o procedimento para conseguir o financiamento está mais simples e rápido, além de os juros serem de apenas 6% ao ano mais um por cento de Taxa de Abertura de Crédito sobre o valor do financiamento. Para solicitar os recursos é preciso entrar no site do BDMG, por meio do aplicativo BDMG NET Fundese Solidário. No entanto, se o empresário preferir, poderá dirigir-se à agência do Sicoob-Coopemata em Cataguases, parceira daquele Banco, para ter acesso ao financiamento.
Podem ser financiados entre R$5 mil a R$100 mil reais, limitado a 20% do faturamento contábil anual da empresa. O prazo para pagamento para capital de giro puro é de 24 meses, incluídos 3 meses de carência. Já para quem tomar empréstimo para investimentos fixos ou mistos o prazo de pagamento é de 36 meses, incluídos 6 meses de carência. O Fundese Solidário VI é  voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas e cooperativas de produção e comercialização para reparação de danos causados pelas chuvas e inundações.

 {{banner-interno}}

Curto Circuito pode ter sido a causa do princípio de incêndio na Mix Pizzaria

16/01/2012

Um curto circuito, segundo informou a Polícia Militar e posteriormente confirmada pela equipe da Defesa Civil de Cataguases, teria sido a causa do principio de incêndio ocorrido nesta segunda-feira, 16, por volta da 21:30 horas na Pizzaria Mix, na praça Getúlio Vargas. O fogo, segundo a PM, teria começado no fio de uma luminária localizada nos fundos do imóvel e atingiu apenas parte do forro e da parede, sem gravidade. Os funcionários correram para apagar as chamas com baldes de água e uma nuvem de fumaça tomou conta do lugar chamadno a atenção das pessoas da vizinhança. Os imóveis adjacentes, principalmente os do Calçadão, cujos fundos fazem divisa com a pizzaria, nada sofreram. A Brigada de Combate a Incêndio da Companhia Industrial Cataguases esteve no local para prestar socorro, mas ao chegar as chamas já estavam controladas. Imediatamente a energia elétrica foi cortada e o imóvel desocupado. O proprietário, Roni, não estava presente na hora do incêndio. Não houve vítimas.

{{banner-interno}}

Curto Circuito pode ter sido a causa do princípio de incêndio na Mix Pizzaria

16/01/2012

Um curto circuito, segundo informou a Polícia Militar e posteriormente confirmada pela equipe da Defesa Civil de Cataguases, teria sido a causa do principio de incêndio ocorrido nesta segunda-feira, 16, por volta da 21:30 horas na Pizzaria Mix, na praça Getúlio Vargas. O fogo, segundo a PM, teria começado no fio de uma luminária localizada nos fundos do imóvel e atingiu apenas parte do forro e da parede, sem gravidade. Os funcionários correram para apagar as chamas com baldes de água e uma nuvem de fumaça tomou conta do lugar chamadno a atenção das pessoas da vizinhança. Os imóveis adjacentes, principalmente os do Calçadão, cujos fundos fazem divisa com a pizzaria, nada sofreram. A Brigada de Combate a Incêndio da Companhia Industrial Cataguases esteve no local para prestar socorro, mas ao chegar as chamas já estavam controladas. Imediatamente a energia elétrica foi cortada e o imóvel desocupado. O proprietário, Roni, não estava presente na hora do incêndio. Não houve vítimas.

{{banner-interno}}

« Anterior 1 ... 2936 2937 2938 2939 2940 ... 3004 Próxima »