Últimas Notícias

Após deixar o cargo ex-diretor do Colégio Cataguases avalia sua gestão

19/01/2012

O diretor da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, Maurício do Bem Werneck, está deixando o cargo que ocupou durante quatro anos e seis meses. Segundo ele, foi um período muito proveitoso "principalmente porque conseguimos para o nosso Colégio, a maior verba para reforma de escola pública em Minas Gerais, que foi deR$1.953.000,00". Maurício revelou também que a obra de reforma da escola está em fase adiantada já tendo sido concluídas as obras do último andar e o piso intermediário. "Além disso em sua gestão, ele lembra, foram adquiridos novos equipamentos, mil carteiras escolares, computadores, notebooks, data-shows, entre outros".
O ponto alto de seu mandato, porém, revela Maurício, foi a comemoração do centenário do Colégio Cataguases."Foi um momento muito especial, porque esta escola tem uma história muito bonita e singular e a festa de seus cem anos de existência merecia ser marcante. Por isso, inauguramos a galeria dos seus ex-diretores, uma homenagem necessária, pois foram eles que fizeram o Colégio Cataguases ser reconhecido em todo o Brasil", contou.
Maurício, agora, volta a exercer o magistério ministrando aulas de Biologia naquela escola, e aproveita para agradecer a todos que o apoiaram nestes anos em que esteve à frente do Colégio Cataguases. "Sem o apoio destas pessoas, como pais, alunos, professores e funcionários, não teria conseguido realizar nada do que pretendia, por isso sou grato a todos", finalizou.{{banner-interno}}

Candidato aprovado no PEP já pode consultar local, dia e horário de matrícula

19/01/2012

Os cerca de 30 mil candidatos classificados para a 6º edição do Programa de Educação Profissional (PEP) já podem consultar o seu dia de matrícula e a instituição de ensino na qual deverá se matricular. A consulta pode ser feita pelo site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) ou no ambiente virtual do programa. As matrículas deverão ser feitas a partir do dia 23 de janeiro.
Para consultar o local, horário e o dia de matrícula o candidato deve clicar no link do resultado do exame e informar o número do CPF. Nesse link irá aparecer o endereço da instituição e os documentos necessários no ato da matrícula.
Em sua 6ª edição, o PEP ofereceu 30 mil vagas em 60 cursos técnicos gratuitos. Os cursos estão distribuídos em 123 municípios mineiros.
Documentos necessários para matrícula
Para se matricular no curso, o aprovado deve se dirigir à instituição de ensino credenciada, munido de histórico escolar, comprovando a escolaridade requerida para ingresso no PEP, ou declaração de conclusão do ensino médio (validade 30 dias); declaração de frequência, assinada pelo diretor ou representante da escola estadual, se o candidato estiver regularmente matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio, ou 1º ou 2º ano do curso de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade presencial; certidão de nascimento ou casamento; CPF; carteira de identidade; título eleitoral e comprovante de quitação com o serviço eleitoral, para maiores de 18 anos; comprovante de quitação com o serviço militar, se maior de 18 anos – sexo masculino; uma foto 3x4 recente, e comprovante de residência.
Programa de Educação Profissional
Criado pelo Governo de Minas em 2007, o PEP oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Com a 6ª edição, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos. O investimento total chega a R$ 569 milhões. Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.{{banner-interno}}

Prefeito de Além Paraíba propõe isenção de taxas e impostos aos contribuintes do município atingidos pela chuva

19/01/2012


O Prefeito de Além Paraíba, Wolney Freitas, determinou à sua assessoria que estude uma forma legal para viabilizar isenção de impostos e taxas municipais aos contribuintes que tiveram suas casas destruídas ou interditadas por causa da chuva que caiu sobre a cidade no dia 9 de janeiro último. Segundo o prefeito disse à Rádio Mix FM, ele pretende enviar à Câmara Municipal, projeto de lei propondo a isenção.


A falta d'água é outro grave problema enfrentado pela população alemparaibana. O temporal destruiu o equipamento da Copasa que faz a captação da água e a leva atè à estação de tratamento. A empresa vem trabalhando em regime de urgência mas até agora, a maioria da população não tem água potável em casa. A ordem é economizar até a normalização do serviço, ainda sem data. Para minimizar o problema um grupo de voluntários criou o movimento "Força-Além" que reúne centro espírita e os clubes de serviço, Rotary e Lions, além de lojas maçônicas não só da cidade, mas também da região, que está distribuindo entre os moradores mais atingidos pela chuva, 280 mil litros de água mineral.
Cinco geólogos do Ministério de Minas e Energia estão na cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata, em Minas Gerais, para avaliar as áreas de risco e ajudar nos trabalhos de reconstrução, após a chuva. Eles apontaram que o principal problema no município é a ocupação irregular, com casas nas encostas e às margens do rio. O geólogo Jorge Pimentel acredita na prevenção. “Quando nós sairmos aqui de Além Paraíba esperamos que a gente tenha avançado no conhecimento e fornecido dados suficientes para que a gente possa fazer prevenção”, afirmou.
Nove dias após a enchente dos rios Limoeiro e Paraíba do Sul, a população tentar retomar a rotina. O Centro de Operações de Além Paraíba reuniu técnicos, servidores e voluntários para ajudar na reconstrução da cidade. A preocupação na cidade, agora, se estende também para as doenças, principalmente as respiratórias e a dengue. (Fonte: Rádio Mix FM e Portal G1)
 {{banner-interno}}

Termina no dia 31 prazo para municípios se inscreverem no ICMS Esportivo 2012

18/01/2012

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) recebe até 31 de janeiro as inscrições dos municípios interessados em receber o ICMS Esportivo 2012.
Para viabilizar a participação, o prefeito deverá encaminhar ofício à Seej (Cidade Administrativa, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n - Prédio Gerais - 13º andar - bairro Serra Verde - CEP: 31.630-901), aos cuidados da Diretoria de Pesquisa, Controle e Qualificação, contendo o nome completo do servidor responsável pelo programa, CPF, e-mail, telefones fixo e celular, além do cargo. O servidor público deverá ser efetivo ou ocupante de cargo de recrutamento amplo.
Para agilizar o processo, o diretor de Pesquisa, Controle e Qualificação, Gustavo Sapori, recomenda que o ofício seja escaneado e enviado para o e-mail [email protected]. Caberá ao representante municipal manter contato com a equipe da secretaria e operar o sistema de informações do ICMS Esportivo, com dados sobre as atividades desenvolvidas e o inventário.
Acesso
O sistema de informações do ICMS Esportivo, que pode ser acessado no endereço http://icms.esportes.mg.gov.br/, foi aprimorado para disponibilizar dados dos conselhos municipais de Esporte registrados na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e no Conselho Estadual de Desportos. Desde dezembro de 2011, a equipe da Superintendência de Políticas Esportivas discute, concebe e implementa melhorias no sistema, de modo a fazer da plataforma uma referência para os gestores públicos, órgãos de imprensa e cidadãos de todo o Estado.
Na primeira etapa dos trabalhos, foram disponibilizadas para consulta as cópias das atas de reuniões dos conselhos recebidas pela equipe da Seej. Por meio desses documentos, os prefeitos, secretários e vereadores podem acompanhar as atividades e discussões dos conselhos de esportes de suas cidades. Do mesmo modo, os cidadãos poderão ter acesso às informações. Trata-se de uma ferramenta que aumenta o nível da transparência da gestão do esporte.{{banner-interno}}

Copasa utiliza equipamento de última geração na implantação da nova adutora em Além Paraíba

18/01/2012


Um equipamento denominado navigator, que faz um furo direcional, permitindo a perfuração de um mini túnel, começou a ser utilizado pela Copasa, nesta quarta-feira, 18, para a passagem da nova tubulação de água de Além Paraíba. A perfuratriz do navigator é direcionada automaticamente, por meio de satélite, via GPS.
O túnel terá 84 metros de extensão e 1,5 metros de profundidade abaixo do fundo do leito do Ribeirão do Aventureiro. Por esse túnel, irá passar a nova tubulação que irá substituir a antiga adutora destruída pelas chuvas da última semana.
Enquanto isso, a cidade continua com a produção de água reduzida a 80% da vazão normal.
O abastecimento das partes mais altas está sendo reforçado com a utilização de 13 caminhões-pipa e a distribuição de copos de água tratada e envasada pela Copasa, e de garrafas de água mineral Caxambu.
Foram mobilizados pela Copasa cerca de 60 técnicos de várias regiões do Estado. Eles estão reforçando os trabalhos da equipe local, até mesmo para ajudar a recuperar vazamentos em redes e ligações destruídas pelas chuvas. (Fonte: Agência Minas - Foto: Copasa){{banner-interno}}

« Anterior 1 ... 2934 2935 2936 2937 2938 ... 3004 Próxima »