O diretor da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, Maurício do Bem Werneck, está deixando o cargo que ocupou durante quatro anos e seis meses. Segundo ele, foi um período muito proveitoso "principalmente porque conseguimos para o nosso Colégio, a maior verba para reforma de escola pública em Minas Gerais, que foi deR$1.953.000,00". Maurício revelou também que a obra de reforma da escola está em fase adiantada já tendo sido concluídas as obras do último andar e o piso intermediário. "Além disso em sua gestão, ele lembra, foram adquiridos novos equipamentos, mil carteiras escolares, computadores, notebooks, data-shows, entre outros".
O ponto alto de seu mandato, porém, revela Maurício, foi a comemoração do centenário do Colégio Cataguases."Foi um momento muito especial, porque esta escola tem uma história muito bonita e singular e a festa de seus cem anos de existência merecia ser marcante. Por isso, inauguramos a galeria dos seus ex-diretores, uma homenagem necessária, pois foram eles que fizeram o Colégio Cataguases ser reconhecido em todo o Brasil", contou.
Maurício, agora, volta a exercer o magistério ministrando aulas de Biologia naquela escola, e aproveita para agradecer a todos que o apoiaram nestes anos em que esteve à frente do Colégio Cataguases. "Sem o apoio destas pessoas, como pais, alunos, professores e funcionários, não teria conseguido realizar nada do que pretendia, por isso sou grato a todos", finalizou.{{banner-interno}}
Os cerca de 30 mil candidatos classificados para a 6º edição do Programa de Educação Profissional (PEP) já podem consultar o seu dia de matrícula e a instituição de ensino na qual deverá se matricular. A consulta pode ser feita pelo site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) ou no ambiente virtual do programa. As matrículas deverão ser feitas a partir do dia 23 de janeiro.
Para consultar o local, horário e o dia de matrícula o candidato deve clicar no link do resultado do exame e informar o número do CPF. Nesse link irá aparecer o endereço da instituição e os documentos necessários no ato da matrícula.
Em sua 6ª edição, o PEP ofereceu 30 mil vagas em 60 cursos técnicos gratuitos. Os cursos estão distribuídos em 123 municípios mineiros.
Documentos necessários para matrícula
Para se matricular no curso, o aprovado deve se dirigir à instituição de ensino credenciada, munido de histórico escolar, comprovando a escolaridade requerida para ingresso no PEP, ou declaração de conclusão do ensino médio (validade 30 dias); declaração de frequência, assinada pelo diretor ou representante da escola estadual, se o candidato estiver regularmente matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio, ou 1º ou 2º ano do curso de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade presencial; certidão de nascimento ou casamento; CPF; carteira de identidade; título eleitoral e comprovante de quitação com o serviço eleitoral, para maiores de 18 anos; comprovante de quitação com o serviço militar, se maior de 18 anos – sexo masculino; uma foto 3x4 recente, e comprovante de residência.
Programa de Educação Profissional
Criado pelo Governo de Minas em 2007, o PEP oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Com a 6ª edição, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos. O investimento total chega a R$ 569 milhões. Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.{{banner-interno}}
A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) recebe até 31 de janeiro as inscrições dos municípios interessados em receber o ICMS Esportivo 2012.
Para viabilizar a participação, o prefeito deverá encaminhar ofício à Seej (Cidade Administrativa, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n - Prédio Gerais - 13º andar - bairro Serra Verde - CEP: 31.630-901), aos cuidados da Diretoria de Pesquisa, Controle e Qualificação, contendo o nome completo do servidor responsável pelo programa, CPF, e-mail, telefones fixo e celular, além do cargo. O servidor público deverá ser efetivo ou ocupante de cargo de recrutamento amplo.
Para agilizar o processo, o diretor de Pesquisa, Controle e Qualificação, Gustavo Sapori, recomenda que o ofício seja escaneado e enviado para o e-mail [email protected]. Caberá ao representante municipal manter contato com a equipe da secretaria e operar o sistema de informações do ICMS Esportivo, com dados sobre as atividades desenvolvidas e o inventário.
Acesso
O sistema de informações do ICMS Esportivo, que pode ser acessado no endereço http://icms.esportes.mg.gov.br/, foi aprimorado para disponibilizar dados dos conselhos municipais de Esporte registrados na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e no Conselho Estadual de Desportos. Desde dezembro de 2011, a equipe da Superintendência de Políticas Esportivas discute, concebe e implementa melhorias no sistema, de modo a fazer da plataforma uma referência para os gestores públicos, órgãos de imprensa e cidadãos de todo o Estado.
Na primeira etapa dos trabalhos, foram disponibilizadas para consulta as cópias das atas de reuniões dos conselhos recebidas pela equipe da Seej. Por meio desses documentos, os prefeitos, secretários e vereadores podem acompanhar as atividades e discussões dos conselhos de esportes de suas cidades. Do mesmo modo, os cidadãos poderão ter acesso às informações. Trata-se de uma ferramenta que aumenta o nível da transparência da gestão do esporte.{{banner-interno}}
Um equipamento denominado navigator, que faz um furo direcional, permitindo a perfuração de um mini túnel, começou a ser utilizado pela Copasa, nesta quarta-feira, 18, para a passagem da nova tubulação de água de Além Paraíba. A perfuratriz do navigator é direcionada automaticamente, por meio de satélite, via GPS.
O túnel terá 84 metros de extensão e 1,5 metros de profundidade abaixo do fundo do leito do Ribeirão do Aventureiro. Por esse túnel, irá passar a nova tubulação que irá substituir a antiga adutora destruída pelas chuvas da última semana.
Enquanto isso, a cidade continua com a produção de água reduzida a 80% da vazão normal.
O abastecimento das partes mais altas está sendo reforçado com a utilização de 13 caminhões-pipa e a distribuição de copos de água tratada e envasada pela Copasa, e de garrafas de água mineral Caxambu.
Foram mobilizados pela Copasa cerca de 60 técnicos de várias regiões do Estado. Eles estão reforçando os trabalhos da equipe local, até mesmo para ajudar a recuperar vazamentos em redes e ligações destruídas pelas chuvas. (Fonte: Agência Minas - Foto: Copasa){{banner-interno}}