O tráfego na MG-353, trecho entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, na Zona da Mata, foi restabelecido nesta sexta-feira (20), após vistoria do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze. Devido às fortes chuvas que atingiram o local, foram realizadas obras emergenciais para corrigir uma grande erosão que se formou e foi necessário interditar a pista.
A estimativa é que até esta segunda-feira (23) o trecho esteja completamente recuperado. Já foram executadas as obras de drenagem, aterro e compactação do solo, que estão permitindo a passagem de veículos. A próxima etapa é a pavimentação asfáltica do segmento que, ao todo, recebeu recursos da ordem de R$ 250 mil.
Na avaliação do secretário Carlos Melles, o Governo de Minas está trabalhando de forma ininterrupta para garantir a volta da normalidade do tráfego nas rodovias mineiras. “Uma mostra disso é esta obra que hoje vistoriamos, a MG-353 que, em uma semana, está praticamente concluída”, disse Melles.
O diretor-geral do DER, José Elcio Monteze, esclareceu que os investimentos que o Governo de Minas vem fazendo na recuperação da infraestutura de Minas, por meio de programas como Pro-MG e Proacesso, contribuíram para minimizar os efeitos das chuvas intensas que afetaram o Estado. “Se não fossem esses investimentos, os prejuízos poderiam ser maiores, devido ao grande volume de chuva”, acrescentou.
Impacto
A erosão de aterro na rodovia estadual impedia a passagem de cerca de seis mil veículos/dia numa das principais estradas da região, que permite o acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata Presidente Itamar Franco.
A interdição da MG-353 não prejudicou a movimentação de passageiros no terminal, já que foram utilizadas estradas alternativas. Os quatro voos diários permaneceram inalterados e não houve queda no número de pessoas que embarcaram e desembarcaram durante o período.
Trechos liberados
Desde o início do período chuvoso, o DER/MG já liberou mais de 50 trechos de estradas estaduais e federais delegadas, de um total de 176 ocorrências. O órgão tem intensificado os trabalhos em diversas regiões atingidas pelas chuvas, com a mobilização de máquinas e homens para atuar na desobstrução e recuperação de estradas afetadas. Atualmente, são 37 trechos totalmente interrompidos; 100 com tráfego em meia pista, 26 segmentos precários, 10 operando com variantes e três com limite de peso. Todos os trechos estão sinalizados e com as equipes do DER mobilizadas para a solução dos problemas.{{banner-interno}}
Os jovens estudantes do ensino médio da rede pública, terão mais oportunidades para fazer um curso técnico ou de qualificação profissional. Isto porque o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fechou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta desses tipos de cursos no estado. A partir de 2012, cerca de 35 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, estarão à disposição dos alunos do ensino médio da rede pública de Minas Gerais em 82 municípios.
Em Cataguases o SENAI informou os cursos, com o respectivo número de vagas, para o primeiro e segundo semestres deste ano. A data do exame de seleção, porém, ainda não foi definida pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Existe a possibilidade destas vagas serem direcionadas para os candidatos que fizeram a prova do PEP - Programa de Educação Profissionalizante - e foram classificados como excedentes.
Os cursos oferecidos pelo SENAI em Cataguases, neste primeiro semestre, através do Pronatec são: Modalidade Qualificação - Costureiro Industrial do Vestuário (60 vagas); Eletricista Industrial (20 vagas); Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais (20 vagas); Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Industrial (20 vagas); Torneiro Mecânico (20 vagas). Modalidade Técnico - Eletrônica (35 vagas); Eletrotécnica (35 vagas); Mecãnica (35 vagas); Mecatrônica (35 vagas).
Para o segundo semestre serão oferecidos cursos apenas na modalide Qualificação como Costureiro Industrial do Vestuário (60 vagas); Eletricista Industrial (20 vagas); Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais (20 vagas); Mêcânico de Manutençãoem Refrigeração e Climatização Industrial (20 vagas); Torneiro Mecânico (20 vagas).
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ação do Governo Federal, tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores. Além disso, o Pronatec visa a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissionalizante.{{banner-interno}}
Nos próximos dias 24 e 25 de janeiro, terça e quarta-feiras, estará funcionando na Praça Rui Barbosa, uma Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador, também conhecida como SINE Móvel. A carreta pertence à Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais e chegou à região na última segunda-feira, 16, especificamente, nas cidades de Guidoval e Além Paraíba onde permanece até o fim desta sexta-feira, 20. Amanhã, 21, o SINE Móvel chega a Cataguases por volta das 14 horas, devendo ir direto para o Almoxarifado da Prefeitura onde vai receber manutenção e limpeza, segundo informou, por telefone, Soraia Alves de Azevedo, coordenadora técnica da SETE-MG.
Na terça-feira, 24 e na quarta-feira, 25, a partir das 8 horas da manhã até as 5 da tarde, o veículo estará estacionado na Praça Rui Barbosa, realizando atendimento gratuito à população que deseja fazer documentos como Carteira de Trabalho e a de Identidade, além de outros serviços específicos como, por exemplo, emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e de óbito. Segundo informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases, nestes dois dias em que a Unidade Móvel estará na Praça Rui Barbosa, a agência local do Sine será transferida para lá a fim de ampliar os serviços prestados e oferecer maior comodidade à população.
Os interessados precisam apenas levar fotografias no tamanho 3x4 recentes e comprovante de endereço. Todo o serviço é gratuito. Nos dias 26 e 27 de janeiro, o SINE Móvel estará realizando o mesmo trabalho em Dona Eusébia.{{banner-interno}}
Serão abertas na próxima quinta-feira, 26, as inscrições do processo seletivo para os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de Cataguases. Os interessados deverão se inscrever das 9 às 18 horas, nas Faculdades Integradas de Cataguases – FIC - que fica na Rua Romualdo Menezes – 701, Bairro Menezes e serão encerradas no dia 17 de fevereiro.
Todo o processo está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Após serem aprovados nos exames escritos os candidatos precisam ainda ser eleitos por meio de votação popular aberta para todos os cataguasenses. Ao final do processo serão empossados 5 conselheiros titulares - sendo que outros cinco serão eleitos suplentes - vão receber um salário mínimo mensal como remuneração. Os conselheiros tomarão posse em março deste ano e o mandato se estenderá até março de 2015.
As provas objetivas serão realizadas no dia 3 de março, à partir das 8 horas, na FIC-UNIS e no dia 5, às 13 horas, será divulgado o gabarito do exame no site oficial da Prefeitura de Cataguases (www.cataguases.mg.gov.br), na sede das Faculdades Integradas de Cataguases, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, e também na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Secretaria Executiva dos Conselhos, situada na Avenida Astolfo Dutra – 812, Centro.
O prazo para a interposição de recurso será entre os dias 6 e 7 de fevereiro, das 12 às 17 horas, na FIC-UNIS e a Divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva será no dia 9 de março, às 13 horas, também na FIC-UNIS, na Prefeitura de Cataguases e na Secretaria Executiva dos Conselhos.
Na segunda fase do processo seletivo os candidatos passam por uma Avaliação Psicológica, a ser realizada nos dias 12 e 13 de março das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na FIC-UNIS sendo que o resultado será divulgado no dia 15, à partir das 8 horas. Na sequência, de 19 a 23 de março, das 8 às 18 horas, participam de um curso de capacitação que vai acontecer na FIC-UNIS.
No dia 24 de março, às 14 horas, será divulgado no site oficial da Prefeitura Municipal de Cataguases, http://www.cataguases.mg.gov.br e afixado na sede da Secretaria de Assistência Social, Secretaria Executiva dos Conselhos e da FIC -UNIS, o resultado geral das etapas da Avaliação Objetiva, Redação, Avaliação Psicológica, e Capacitação, sendo que a publicação do resultado final dos candidatos aptos por ordem classificatória a participarem do Processo Eleitoral será feita no dia 26 de março.
A Eleição para Conselheiro Tutelar vai acontecer no dia 31 de março das 8 às 16 horas na Escola Municipal Professor Antônio Amaro, que fica na Praça Dr. Cunha Neto - 76 – Granjaria, ao lado do Fórum.
O que faz um Conselheiro Tutelar?
O conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crise e dificuldade - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.
É vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar.
Quem pode ser Conselheiro Tutelar?
Para fazer parte desta classe, o interessado, antes de preencher qualquer pré requisito legal, deverá conter muita disposição para lidar com pessoas das classes menos favorecidas e, em decorrência disso, se deparar com os problemas encontrados principalmente (mas não estritamente) neste ambiente. Além disso, o indivíduo deverá estar preparado para:
1º -> Estar aberto para receber informações novas. Há que se ter paciência para conseguir ouvir as pessoas que podem influenciar na solução caso.
2º -> Compreender o que foi dito pelos sujeitos envolvidos no caso, fazer associações e buscar as melhores saídas possíveis para os problemas.
3º -> Estudar constantemente, haja vista que alguns conceitos neste meio mudam constantemente.
4º -> Acompanhar e encaminhar os casos.
De acordo com a lei o conselheiro deve possuir idoneidade moral perante a sociedade; Idade superior a 21 anos e residência na própria cidade em que irá atuar.{{banner-interno}}
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinou portaria autorizando o "empenho e transferência de recursos para ações de Defesa Civil ao Município de Muriaé". Foram liberados R$450 mil para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, conforme processo nº 59050.0000057/2012. Diz a portaria, em seu artigo 2º, que "os recursos financeiros serão empenhados a título de Transferência Obrigatória, conforme legislação vigente, observando a classificação orçamentária:PT: 06.182.1029.22BO.0105". O texto legal ainda determina que após a liberação dos recursos a verba deverá ser utilizada em até 365 dias e vincula o dinheiro "exclusivamente à execução das ações especificadas no art. 1° desta Portaria" e a prestação de contas deverá ser feita em até 30 dias após o término das obras.
Paralelamente, no último dia 16, o Deputado Estadual e Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, Bráulio Braz, juntamente com o o secretário municipal de Planejamento de Muriaé, Sinval Ferreira, fez a entrega ao secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU), Olavo Bilac Pinto Neto, o projeto do Sistema de Controle de Cheias do Rio Muriaé para análise. Segundo Bráulio, Muriaé foi o primeiro município mineiro a finalizar e apresentar sua proposta de prevenção contra enchentes.
Com cinco partes distintas e oito volumes, o material é o resultado de uma minuciosa análise feita sobre as bacias dos rios Muriaé e Preto, contendo memória e justificativa, projeto e execução, estudos geotécnicos, notas de serviço e cálculo das obras de arte especiais e contenções. A estimativa é de que as obras tenham custo toal de R$310 milhões para serem executadas. "Além de solucionar o problema das enchentes em Muriaé, a execução das intervenções que foram propostas também amenizaria as situações de possível emergência ou calamidade em todos os municípios localizados a jusante até a foz do rio que banha Muriaé", acrescentou Bráulio Braz.{{banner-interno}}