A Secretaria Municipal de Educação de Ubá, anunciou esta semana que irá implantar o PROJOVEM URBANO, programa destinado a jovens com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever e não possuem o Ensino Fundamental completo (antiga 8.ª série).
Os alunos que se inscreverem neste programa vão receber material escolar, alimentação e sala de acolhimento para os filhos menores de 8 anos. Terão ainda, além do currículo regular (aulas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências), aulas de Educação Cidadã e Educação Profissional nas áreas de Turismo e Hotelaria.
Cada aluno que mantiver uma freqüência acima de 70% (setenta por cento), receberá por mês uma bolsa de 100 (cem) reais. Serão, ao todo, 200 (duzentos) alunos. As turmas serão montadas através de parceria com o presídio municipal, que poderá ocupar até 30 vagas; egressos do programa Brasil Alfabetizado com 50 alunos e o restante, 120 pessoas, serão cadastradas em parceria com as Associações de Moradores dos Bairros de Ubá.
O PROJOVEM é um programa financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE - em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os profissionais que atuarão no programa serão contratados através de processo seletivo e terão contrato temporário de 18 (dezoito) meses. (Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU){{banner-interno}}
O Clube do Remo deu o tom deste Verão em Cataguases na noite de sábado, 21, com a sua festa funk "Remo 40º" fazendo dançar e "descer até o chão" o animado público que lotou suas dependências, revelando também a força e a popularidade deste ritmo que mexe - literalmente - com as pessoas. A música e a aguardada presença de MC Andinho fez a galera cantar e dançar os principais sucessos deste ritmo contagiante. O astro da noite fez um show pra lá de animado e conduziu os fãs a cada música, com coreografias sensuais e também animadas. Para o presidente do Clube do Remo, Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão, a festa foi um sucesso porque a juventude "gosta de funk e quer se divertir com segurança e em um ambiente agradável e o Remo reúne tudo isso", explicou. Veja no álbum abaixo as fotos da festa (para ampliar clique sobre a imagem):
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Sem água potável regular desde o dia 9 de janeiro último, por causa da forte chuva que caiu em Além Paraíba e destruiu a adutora da Copasa que faz o abastecimento de água no município, a população local espera, finalmente, para este domingo, 22, o retorno da água em suas residências. A previsão foi feita na última sexta-feira, em entrevista à Rádio Mix, pelo Chefe de Operações Centro Leste da Copasa, Valério Parreira. Segundo ele "a obra deve ser concluída neste sábado", acrescentando que a partir daí a empresa vai enviar para a cidade um caminhão especialmente adaptado "que vai ajudar na limpeza das ruas da cidade", completando que os demais veículos da empresa que já estão município "continuarão aqui prestando serviço até a normalização da situação".
Também a direção do Hospital São Salvador, de Além Paraíba, divulgou relatório da Avaliação Geológica Preliminar, elaborado com base nas visitas técnicas Serviço Geológico do Brasil, assegurando que "não foram encontradas evidências geológicas de movimentação de solo no entorno do Hospital. "Não foram observadas trincas, rachaduras nas paredes e pisos, degraus de abatimento, ou qualquer êvidência que justifique a interdição do prédio neste momento", afirma o documento. Com base neste documento, que conta com o aval da Secretaria Municipal de Obras, o Hospital São Salvador voltou a atender normalmente à população, no último sábado, 21, exceto para a realização de cirurgias e utilização da UTI cujos pacientes continuarão sendo transferidos para outras cidades até que a sala da Central de Gases, parcialmente destruída pela chuva seja reformada.
Em Jamapará, que apesar de ser distrito de Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, está ligado geograficamente a Além Paraíba, onde morreram 22 pessoas por causa de um deslizamento de terra, foi divulgado o relatório técnico produzido pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro que revelou aquele deslizamento não foi fato isolado. "Outros muitos movimentos de pequeno a médio volume de solo, rocha e detritos atingiram toda a extensão da Serra de Jamapará". E completou: "As zonas de risco iminentes de Jamapará, nas proximidades do deslizamento ocorrido podem comprometer boa parte do distrito", ainda segundo o relatório do Serviço Geológico.{{banner-interno}}
Os contribuintes em débito com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) têm agora uma grande oportunidade para regularizar sua situação perante o Estado, pagando em até 12 parcelas. Essa regra vale apenas para o IPVA devido até 30 de setembro do ano passado. Para o imposto vencido a partir de 1º de outubro de 2005, o parcelamento será em até três vezes. Os interessados poderão protocolizar seu pedido de parcelamento a partir do dia 15 de julho. Para isso, devem se dirigir à Administração Fazendária de seu município, onde serão informados sobre o valor total do débito a ser parcelado.
Essa nova formalidade de pagamento foi regulamentada pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), através do Decreto 44.322, publicado no “Minas Gerais” do dia 14 de junho, cumprindo o disposto no art. 16 da Lei 15.956. O montante a ser parcelado corresponderá ao somatório dos valores do tributo, acrescido de multas e juros.
O pagamento das parcelas será mensal, vencendo a primeira no último dia do mês em que o contribuinte protocolizar seu pedido. As demais terão vencimento no último dia dos meses subseqüentes e serão corrigidas pela variação da Selic. Nenhuma parcela poderá ter seu valor inferior a 60 Ufemgs, equivalentes hoje a R$ 99,17. O “Requerimento de Parcelamento do IPVA” será disponibilizado em julho pela SEF no site www.fazenda.mg.gov.br.
Com base em informações prestadas pela SEF, o Detran-MG fará o registro de restrição administrativa relativa ao veículo. Ou seja, ele fica alienado e consequentemente não pode ser vendido, enquanto durar o parcelamento. Com o pagamento da primeira parcela e das demais obrigações relacionadas ao veículo, o contribuinte terá direito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento indispensável ao condutor do veículo.{{banner-interno}}
A Rádio Melodia FM, primeira emissora evangélica em Cataguases, realiza no próximo sábado, 28, na Praça Rui Barbosa, a partir das 19 horas, um megashow gratuito beneficente para as vítimas da enchente em Cataguases. O objetivo é arrecadar donativos aos atingidos pela chuva ao som de muita música gospel. As pessoas que fizerem doações vão concorrer a uma motocicleta zero quilômetro. O evento está sendo organizado pelo diretor daquela emissora, Alexandre Ferreira e conta com o apoio da Prefeitura de Cataguases e do Site do Marcelo Lopes.
- Será montado um grande palco na praça Rui Barbosa e na rua ao lado estará estacionado um caminhão para receber as doações, explica Alexandre. A gente conhece o tamanho da solidariedade do povo cataguasense e temos certeza que vamos arrecadar muitos donativos, acrescentou. Ele também revelou que na manhã do último sábado, 21, recebeu telefonema do Pastor Jabes Alencar confirmando sua presença no megashow. "O pastor Jabes me disse que queria muito participar desta corrente de solidariedade e conseguiu uma brecha em sua agenda para prestigiar o nosso evento", explicou Alexandre, satisfeito. Jabes Alencar é uma das principais lideranças evangélicas do país, ao lado de Silas Malafaia, de quem é amigo pessoal, além do Irmão Valdomiro e de R.R. Soares, entre outros.
Entre os cantores também já confirmaram presença Cassiane, Jairinho Manhães, Kainón, Brenda Santos (foto acima), Comunidade de Nilópolis, William Nascimento, Matos Nascimento, Jonas Villar, entre outros. Alexandre Ferreira revelou também que fez um convite especial para o Pastor Silas Malafaia participar do Melodia Solidária e que apesar de ainda não ter recebido resposta, acredita na sua presença. "O Pastor Silas ficou de confirmar esta semana e, não apenas estou torcendo para que venha, como acredito que estará aqui conosco no próximo sábado, ajudando a fazer esta festa ainda mais bonita e envolvente", finalizou o diretor da Rádio Melodia FM.
{{banner-interno}}