Últimas Notícias

Sine Móvel está emitindo carteira de trabalho e certidões nesta terça em Cataguases. Identidade só amanhã

24/01/2012

Com a ausência da equipe da Polícia Civil, responsável pela emissão da Carteira de Identidade, começou na manhã desta terça-feira, 24, em Cataguases, a campanha emergencial da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Minas Gerais - SETE-MG - para emissão de certidões de nascimento, casamento e de óbíto, além de Carteiras de Trabalho e de Identidade. O trabalho está sendo realizado na unidade do Sine Móvel, que pertence àquela Secretaria, das 9 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas, e está estacionado na Praça Rui Barbosa.


[caption id="attachment_3133" align="aligncenter" width="400" caption="Uma enorme fila marcou a manhã de trabalho do Sine Móvel em Cataguases"][/caption]
Por conta do atraso na chegada do pessoal da Polícia Civil, a emissão de carteiras de identidade deverá começar somente amanhã, dia 25, mas a população não sofrerá nenhum prejuízo, conforme assegurou Agnus Rodrigues, Assessor da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais - SETE-MG - por e-mail ao Site do Marcelo Lopes. "Se nesta quarta-feira, não forem atendidos todos aqueles que receberam senha, vamos estender a ação por mais um dia. O importante é que ninguém deixará de ser atendido", esclareceu.


[caption id="attachment_3134" align="aligncenter" width="400" caption="As certidões são emitidas no cartório de registro civil, gratuitamente."][/caption]
Apoiam o trabalho da SETE-MG em Cataguases a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a unidade do Sine do município e funcionários da prefeitura. O Cine Edgard está aberto para que as pessoas possam beber água e usar o banheiro. Cerca de quinze funcionários daquela Secretaria estão trabalhando nesta ação emergencial destinada a atender ás vitimas da enchente ocorrida em Cataguases no início deste mês.


[caption id="attachment_3135" align="aligncenter" width="400" caption="Na Unidade Móvel, até cinco pessoas podem ser atendidas simultaneamente"][/caption]
Os interessados devem levar 2 fotos 3x4 para Carteira de Trabalho e 1 foto, também, 3x4, para Carteira de Identidade. As pessoas que forem tirar a segunda via de certidões recebem na hora um documento que as isentam do pagamento de qualquer taxa. Em seguida são orientadas a irem até o Cartório de Registro Civil para que seja lavrada nova certidão. Já para aqueles que necessitam de Carteira de Trabalho, o documento lhes é entregue na hora. Os que desejam fazer carteira de identidade só recebem o documento alguns dias depois, ainda conforme revelou Agnus Rodrigues.{{banner-interno}}

Carnaval 2012 em Cataguases vai ter escolas de samba e cinco bailes populares

23/01/2012

Os foliões cataguasenses podem se preparar para a folia porque a programação do carnaval deste ano em Cataguases vai exigir muita resistência. A Secretaria Municipal de Cultura, através do secretário José Vitor Lima, recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde da última segunda-feira, 23, para divulgar a programação da festa mais popular do país.
A folia começa bem cedo, na terça-feira, 14, quando o bloco caricato "Pagando Bem Que Mal Que Tem?", do sempre animado Aluísio Fachini e a sua esposa Norma, abre informalmente os festejos de Momo desfilando na Avenida Astolfo Dutra:  Criado em 2009, o bloco reúne, basicamente, os amigos do casal "mas hoje conta também com os amigos dos amigos", explica Aluísio, acrescentando ter criado o  bloco exatamente para a gente começar a brincar o carnaval mais cedo e deixar as pessoas no clima da festa".
No dia seguinte, 15, é a vez do Bloco da OAB que promete fica concentrado na AABB, com muita música, fantasia e animação. Na quinta-feira, 16, a agenda está cheia com o desfile do Bloco da Alzira, o já tradicional Bloco do Clube do Remo, com seus muitos participantes e, ainda, o Bloco da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na sexta-feira, 17, desfila na Avenida Astolfo Dutra a Escola de Samba Mirim, da Secretaria Municipal de Educação e o Bloco do Hospital de CAtaguases.
O Secretário de Cultura, José Vítor Lima, revela que todos estes blocos vão desfilar acompanhados por um carro de som e ainda prevê a realização de shows de pagode na própria Avenida durante após o desfile destes blocos. Na sexta-feira, 17, porém, após a passagem dos caricatos acontecerá, na Praça Rui Barbosa, o primeiro baile caranvalesco com a banda Mania de Axé.
No sábado de carnaval, a partir das 20 horas vão desfilar os blocos caricatos oficiais na seguinte ordem: "Nóis trabaia mais si diverti", "Amigos do Rei", "Sem Preconceito" e "Vida do Morro". Logo após, na Praça Rui Barbosa, baile popular com a Banda Kebraê.
O domingo de carnaval vai ter, pela primeira vez, o desfile no final da tarde e início da noite, do bloco do "Seca Copo", que vai sar da Vila Domingos Lopes até a Passarela do Samba Expedito Liberato. À noite, a partir das 20 horas,  desfilam o "Bloco do Rebenta", "Bloco da Pazinha", "Bloco Marajá" e "Bloco Metanol". À meia noite, na praça Rui Barbosa, a Banda Kebraê faz a sua segunda apresentação no carnaval cataguasense.´
O retorno das escolas de samba da cidade acontece na segunda-feira, 20, às oito da noite, quando vão desfilar a Escola de Samba Portela, do Bairro Leonardo, e a Escola de Samba Unidos da Taquara Preta, do bairro de mesmo nome. À partir da meia noite, na praça Rui Barbosa, baile com a banda Auê. Encerrando as festas de Momo, a terça-feira gorda vai contar com o desfile dos blocos caricatos campeões e o baile popular com a Banda Sensação, na Praça Rui Barbosa.
Vitor revela a infraestrutura do Carnaval 2012: "vamos ter um sistema de sonorização ambulante como um mini trio elétrico, banheiros químicos, tendas em caso de chuva e serviço de segurança". Além disso o evento vai contar com o apoio da Polícia Militar, acrescenta. O Secretário de Cultura informa também que os distritos farão a sua própria programação de carnaval.
De acordo com José Vitor, a expectativa para este carnaval é a melhor possível porque "estamos recuperando a cada ano o nosso carnaval. Neste sentido, este ano, estamos buscando qualidade com as bandas que vão se apresentar durante a folia e conseguimos a participação de duas escolas de samba", disse. Para o Secretário de Cultura, o trabalho de resgate do Carnaval em Cataguases é lento, mas "consistente" e em breve "voltaremos a ter um carnaval de alto nível como no passado", garante.{{banner-interno}}

Sociedade de Medicina de Cataguases realiza Fórum por melhores condições de trabalho, dignidade e salário justo

23/01/2012

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases - SMCC - presidida pela médica Maria Ângela Girardi, realiza no próximo dia 3 de fevereiro, às 19:30 horas, o II Fórum de Defesa Profissional dos Médicos de Cataguases. O evento será realizado no décimo terceiro andar do Hospital de Cataguases e tem por objetivo, conforme explicou Maria Ângela, "reunir a classe médica em torno de discussões sobre a melhoria das condições de trabalho, de atendimento à população, de novas e melhores formas de reajuste dos honorários, bem como maior valorização da profissão".
A Defesa Profissional é um conjunto de ações e atitudes que visam o pleno exercício de uma profissão, ou seja, representa a defesa de legítimos direitos de profissão reconhecida legalmente. Neste contexto postula que as relações contratuais sejam justas, atendendo aos critérios técnicos, éticos e legais vigentes e inerentes a determinada atividade profissional. Busca o respeito ao contrato de trabalho profissional (implícito ou explicito), freqüentemente ameaçado no mercado de trabalho.
O Forum vai contar com as principais lideranças médicas do Estado de Minas Gerais. Já confirmaram presença os doutores João Batista Gomes Soares, Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais; Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica de Minas Gerais; Paulo Poggiali, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria; Paulo Nalon de Queiroz, conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais; Carlos Henriques Mascarenhas Silva, diretor de Defesa Profissional da SOGIMIG (Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais), além de um representante do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora.
Para a presidente da SMCC a situação profissional dos médicos no Brasil é grave e em Cataguases e na região pode ser ainda pior. Maria Ângela diz que "os salários dos médicos em nossa cidade estão entre os mais defasados de toda a  região e, portanto, precisamos avançar. É um momento para rearticulação do movimento médico em Cataguases, um momento para traçarmos novos rumos e estratégias", avalia. Ela acrescenta que este é um movimento que "vem crescendo em todo o país porque somente uma remuneração justa e digna levará o médico a um desenvolvimento técnico científico e eficaz, gerando uma boa relação médico/paciente/família e, é claro, quem ganha com isso é a segurança do paciente e a saúde da população", revela a médica que preside a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases desde sua eleição em outubro de 2011.{{banner-interno}}

Depois da enchente Dengue preocupa autoridades em Miraí

23/01/2012

A Secretaria Municipal de Saúde de Miraí fez um alerta à população nesta segunda-feira, 23, após encontrar e confirmar a presença de catorze focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, em residência habitadas na cidade. Segundo ainda a Nota daquela secretaria, "a ação mais simples para a prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, eliminando os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente". Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é essencial que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações para evitar a proliferação do mosquitos lembrando a população para manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados. E não deixar água parada em recipientes de vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver durante vários dias mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, este ovo volta a se desenvolver e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias.
{{banner-interno}}

Cataguasense pede votos na rede social para vir ao Brasil neste Carnaval

23/01/2012

Um concurso popular em andamento em Portugal, promovido por uma grande marca de refrigerantes brasileira, prometendo trazer ao Brasil uma família para assistir ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro neste carnaval, é a mais nova febre no Facebook entre internautas residentes em Cataguases. O motivo desta popularidade tem nome, sobrenome e é nascido na cidade. Chama-se Thiago Pinheiro Nunes, cataguasense de 28 anos, um dos finalistas desta promoção.

Thiago, reside atualmente em Braga, norte de Portugal, a mais antiga cidade medieval daquele país, junto de sua esposa, Inga Tuneew e a filha, Iara (foto), e falou ao Site do Marcelo Lopes, por meio do próprio Facebook, a rede que está sendo co-responsável por sua provável viagem ao Brasil. A ideia de participar da campanha publicitária foi um ímpeto "apesar de acreditar que tenho chances reais de vitória", revelou.
Graduado em Biologia Marinha, pela Univerisdade dos Açores, depois de ter iniciado o curso de Ciências Biológicas na FIC, em Cataguases, Thiago Nunes, hoje, está integrado à equipe do Centro de Pesquisas Limnológicos (estudo da água doce e seus componentes) da Universidade do Porto e ao Acquamuseu do Rio Minho, situado à margem portuguesa do estuário daquele rio, na divisa de Portugal com Espanha. Ainda durante a graduação foi a Portugal fazer estágio de três meses em um projeto científico para recuperação de lagoas degradadas. Voltou ao Brasil, mas resolveu continuar seus estudos por lá, mudando-se definitivamente, para aquele país.
Além disso, Thiago, nas horas vagas, toca alguns instrumentos musicais, gosta de escrever pensamentos e poesias e desenhar formas abstratas. É também voluntário em uma escola infantil onde atua como Educador Ambiental, e é peregrino de Santiago de Compostela, por ter percorrido à pé, durante cinco anos, a rota portuguesa que leva àquela cidade. Sem vir a Cataguases desde 2010, ele mantém a esperança de ser o vencedor nesta promoção. "Só dependo dos votos dos meus amigos, familiares e de meu relacionamento nas redes sociais. Por isso estou pedindo o voto de todos", completa.
O pequeno texto que escreveu e o levou à final desta campanha promocional, ao lado de outros 21 concorrentes é: "O grande presente tem forma embrulhada em folia, isto é alegria, o carnaval brasileiro em família. O conjunto da festa é o samba, a passar na avenida. E feliz será viver este evento sob o sol tropical e sentir a brisa das noites de energia sempre ao sabor de Guaraná Antarctica".
Caso seja o vencedor, Thiago virá ao Brasil com sua esposa e filha para assistir aos desfiles na Marquês de Sapucaí. E uma vez aqui, "faremos de tudo para ir a Cataguases, ver a cidade, familiares e amigos", garante. Sem saber quantos dias ficará no país, Thiago, revela outro desejo: o de pode voltar em definitivo e "fincar raízes aqui no meu país". Enquanto este dia não chega, ele torce mesmo por outra data; 25 de janeiro, próxima quarta-feira, quando será divulgado o resultado da promoção que participa. Até o fechamento desta matéria ele estava com 593 votos, e portanto, na segunda colocação, trinta e um votos atrás da primeira colocada.
 {{banner-interno}}

« Anterior 1 ... 2931 2932 2933 2934 2935 ... 3004 Próxima »