Com a aproximação do Carnaval e visando garantir a preservação dos bens públicos, a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais elaborou dez dicas, avalizadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – Iepha/MG -, com orientações e cuidados a serem tomados pelos órgãos municipais responsáveis pelo festejo. Os promotores de Justiça de todo o Estado que atuam na área de proteção ao patrimônio foram orientados a atuarem de forma preventiva, cobrando dos municípios a adoção das providências necessárias.
Confira abaixo dez dicas para o Carnaval:
1. A instalação de barracas, palcos, arquibancadas, caixas de som, telões e equipamentos em geral deve guardar distância dos bens culturais e da rede elétrica.
2. O órgão de proteção ao patrimônio cultural deve ser previamente consultado antes da instalação desses equipamentos.
3. Imediatamente após o carnaval, o local em que ocorreram as festividades deve retornar à situação original, com limpeza, retirada de faixas, cartazes, enfeites etc.
4. As Prefeituras, a concessionária de energia e o Corpo de Bombeiros devem fiscalizar as instalações elétricas e a utilização de materiais inflamáveis, como botijões de gás e fogos de artifício.
5. O Corpo de Bombeiros deve aprovar o local em que se concentrarão as atividades carnavalescas.
6. A emissão de ruídos deve estar de acordo com os níveis e horários considerados adequados e aceitáveis pela legislação vigente.
7. Deve haver policiamento ostensivo, contínuo e permanente durante todo o período das festividades.
8. Deve haver banheiros públicos suficientes, instalados em locais adequados e afastados das fachadas dos imóveis e monumentos culturais.
9. As Prefeituras devem orientar os trajetos de trios elétricos e carros alegóricos para que não provoquem danos ao patrimônio ou exponham a segurança dos foliões.
10. As Prefeituras devem advertir os foliões para que não lancem ou acionem serpentinas, confetes, balões, foguetes, rojões e outros adereços em direção à rede elétrica. (Fonte: Iepha-MG)
{{banner-interno}}
Após muita polêmica envolvendo as prestações de contas de blocos e escolas de samba de Leopoldina, além das divergências internas como no Clube dos Cutubas e Fajardo & Cia, ficou definida a participação de sete agremiações no carnaval 2012 daquela cidade. Ainda sem ordem definida, desfilarão Unidos dos Pirineus, Imperatriz Leopoldinense, Pinguda, Unidos dos Teimosos, Cabuçu, Balança Mais Não Cai, Concentra Mais Não Sai. Os desfiles ocorrerão no domingo e segunda-feira de carnaval. Além desses blocos no desfile oficial, está confirmada a participação do Unidos da Cana e de outros blocos caricatos como Descamisados, Brasilietes, Bão Igual Bosta, Bloco das Piranhas, entre outros. O Bloco Pó de Giz optou por fazer seu carnaval no Clube do Moinho.(Fonte: Jornal Leopoldinense){{banner-interno}}
A ex-prefeita e ex-deputada estadual, Maria Lúcia Mendonça, 68 anos, que passou por uma cirurgia na quinta-feira, 26, no Instituto Biocor, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, vive um quadro pós-operatório muito bom e neste sábado, deverá ser transferida para o quarto onde continuará se recuperando, segundo revelaram pessoas ligadas à ela que, no entanto, preferem o anonimato.
Maria Lúcia foi operada pelo neurocirurgião Jair Leopoldo Raso, para tratar as dores que sentia na perna esquerda, possivelmente por conta de três hérnias de disco. Durante a cirurgia, porém, o problema encontrado era mais grave e o médico teve que fazer uma intervenção maior tornando o procedimento mais delicado. Ela teve uma pequena hemorragia, logo controlada, e foi sedada por vinte e quatro horas.
Na sexta-feira, 27, segundo a mesma fonte, ela alimentou-se normalmente e passou bem todo o dia, como era esperado pela equipe médica. Neste sábado, 28, ela começa sua recuperação no quarto do hospital por onde permanecerá internada por mais alguns dias, ainda de acordo com as informações repassadas por amigos da ex-deputada. Ela deverá permanecer em Belo Horizonte pelos próximos trinta dias.{{banner-interno}}
A manifestação popular ocorrida na tarde da última sexta-feira, 27, em frente ao fórum da Comarca de Cataguases, pedindo a liberdade de André Luis dos Santos Silva, o Dedé, que teria sido preso injustamente, não foi suficiente para sensibilizar a promotora responsável pelo caso, Soraia Guedes. Esperava-se para o final desta sexta-feira, parecer favorável da promotora, o que levaria ao relaxamento da prisão do acusado. De acordo com o advogado de Dedé, Serafim Couto Spindóla, a promotora tem cinco dias de prazo para se manifestar no processo, "mas eu acredito que ela o fará nesta segunda-feira, 30", previu.
Dedé foi preso na última quarta-feira, por tráfico de drogas e desde então seus familiares e amigos se uniram para mostrar que ele é inocente e que tudo não passa de um mal entendido. Neste sentido um grupo de cerca de quarenta pessoas esteve ontem na porta fo Fórum munido de cartazes e gritando frases "Liberta o André" e cantando músicas evangélicas. Liderados pela irmã de Dedé, Marília de Fátima dos Santos Silva, os manifestantes permaneceram ali por cerca de duas horas esperando - em vão - o parecer da promotora que iria libertá-lo.
Marília conta como foi a prisão de seu irmão, André: "Um grupo de presos trabalhava na rua da minha casa fazendo a limpeza. “Lá também estava um traficante, um pouco mais distante, que via o grupo trabalhar. Em um determinado momento um destes presos foi pedir água lá em casa e levou sua vasilha, que vem com duas sacolinhas ao lado onde devem colocar alimentos, acredito”, disse. “Neste momento, continua Marília, Dedé chegou e se prontificou a buscar a água, pois eu estava ocupada no varal estendendo roupa. Enquanto ele foi buscar a água na geladeira para despejar no recipiente dos presos, alguém colocou a droga na sacolinha que fica na vasilha e os presos levaram a água com a droga. Um dos seguranças foi conferir se era só água e descobriu a droga. Por isso meu irmão, que é inocente, foi preso”, completou.{{banner-interno}}
Um megashow acontece esta noite em Cataguases, a partir das 19 horas, na Praça Rui Barbosa, em benefício às vítimas da enchente do início deste mês. O evento e organizado e promovido pela Rádio Melodia FM, a primeira emissora gospel da cidade e região, e conta com o apoio da Prefeitura de Cataguases e do Site do Marcelo Lopes. As pessoas que fizerem doações vão concorrer a uma motocicleta zero quilômetro, conforme revelou o diretor daquela emissora, Alexandre Ferreira.
Nesta sexta-feira, o palco já estava montado e uma equipe de profissionais instalava o som e a iluminação. Também nesta sexta-feira, chegou a Cataguases o Pastor Jaber Alencar, um dos principais líderes evangélicos do país. Neste sábado ele e outros pastores farão a abertura do megashow que vai contar com os seguintes artistas: Cassiane, Jairinho Manhães, Kainón, Brenda Santos, Comunidade de Nilópolis, William Nascimento, Matos Nascimento, Jonas Villar, entre outros.
O público pode doar o que quiser, como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, produtos de higiene, entre outros. Na praça estará estacionado um caminhão para receber os donativos, conforme explicou o Alexandre. Em um lugar de destaque estará também a motocicleta que será sorteada entre as pessoas que fizeram doações. "Estou muito otimista quanto ao sucesso deste show. A população de Cataguases vai colaborar com as vítimas da enchente e vai participar ativamente deste evento", prevê o diretor da Rádio Melodia.
Durante toda a noite, o Site do Marcelo Lopes fará uma cobertura especial do evento trazendo praticamente em tempo real as fotos e entrevistas com os artistas que estiverem se apresentando, além dos líderes evangélicos presentes. Tudo que acontecer no show o leitor vai acompanhar.{{banner-interno}}