Começa nesta segunda-feira, 6, e se estenderão até o natal, as comemorações do Centenário do Instituto Nossa Senhora do Carmo. Agora de manhã, um grupo de alunas encena a chegada das fundadoras do colégio na estação ferroviária. O cortejo, acompanhado de uma banda de música também formada por alunos, seguirá pelo calçadão da Rua Coronel João Duarte em direção à praça Santa Rita.
O mesmo trajeto foi feito há um século, como conta o site do Carmo, pelas irmãs destinadas ao trabalho no colégio: Irmã Maria Bernadete, Irmã Maria Teresa de Jesus, a postulante Júlia Rodrigues e uma professora leiga. No dia 10 de fevereiro, foi oficialmente inaugurado o Colégio Nossa Senhora do Carmo, o primeiro da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, tendo como diretora Madre Bernadete da Imaculada Conceição.
A programação comemorativa foi organizada pelas professoras, revela a diretora Eloísa Elena Margato da Silva. Ainda de acordo com a programação, no dia 10, quando é comemorado os 100 anos de fundação do colégio, haverá um abraço simbólico no colégio com a participação de alunos e professores, às 10 e às 15 horas. Mais tarde, às oito da noite, será inaugurada a exposição de fotografias Carmo Centenário com descerramento de placa comemorativa. Uma missa solene em ação de graças no dia 12, às 10 horas, no ginásio da escola com a participação do Coral Lila Carneiro Gonçalves e apresentação de dança por alunas carmenses, encerra as festividades previstas para o primeiro semestre.(Jornal Atual){{banner-interno}}
O Carnaval chegou! E com muito axé e samba no pé com o tradicional Baile do Vermelho e Branco, no Clube do Remo. O público compareceu em peso para a noite que abre os festejos de carnaval em Cataguases. A grande atração da noite foi a Bateria da Escola de Samba Viradouro, com suas belas mulatas (com uma loira) e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, além do puxador de samba enredo, Julinho. Antes do show dos integrantes daquela agremiação, a Banda Tropicália animou a multidão com um repertório de axé e ritmos dançantes que fez a "galera" sair do chão.
Os ritmistas da bateria da Viradouro fizeram uma entrada inusitada no clube e, ao invés de subirem direto para o palco, começaram sua apresentação próximo à piscina e vieram caminhando por todo o clube, com muito samba, trazendo a platéia atrás até o palco. Depois vieram as mulatas e, por último, o casal de mestre-sala e porta-bandeira. O clima de carnaval tomou conta do clube e a animação só terminou quando a música parou, por volta das 4 da madrugada. "Foi um espetáculo muito bonito e contagiante", revelou o presidente do Clube, Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão. Ele completa: "Acho que começamos muito bem o nosso carnaval 2012 com este baile", disse. O Secretário Municipal de Cultura, José Vitor Lima, também elogiou a iniciativa: "Promover o samba, a nossa música, como é o caso aqui, esta noite no Remo, é uma contribuição enorme para fortalecer o nosso carnaval. O Remo está de parabéns," comentou.
Veja as fotos do baile e clique sobre elas para ampliar.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
A cobertura fotográfica completa deste tradicional baile pré-carnavalesco você vai ver daqui a pouco. Aguarde.{{banner-interno}}
O Pátio Itajurú de Muriaé, credenciado do DETRAN-MG, onde são recolhidos e guardados os veículos apreendidos em situação irregular, vai realizar no próximo dia 3 de março, sábado, às 9 horas, no Parque de Exposições daquela cidade, o Leilão Público de Veículos.
Cerca de 500 veículos entre carros, motos e também bicicletas poderão ser arrematados por quem der maior lance. Todos os veículos emplacados em Minas Gerais podem ser recuperados, mas os de outros estados serão leiloados como sucatas, independente de seu estado de conservação. Serão leiloados também 320 bicicletas e o valor arrecadado será doado à Creche Alfredo Couto, do bairro Planalto, em Muriaé.
“A expectativa é grande, são muitos veículos. Só motoccletas temos mais de trezentas,? disse Paulo Fernando responsável pelo Pátio. Os proprietários dos veículos apreendidos que se interessarem podem evitar que seu carro ou moto vá a leilão, bastando para isso fazer a regularização do veículo pagando multa, IPVA, diárias e remoção, até a véspera da realização da praça púbica. (Fonte: Silvan Alves)
Interessados em participar do leilão podem visitar o local onde os veículos estão estacionados entre os dias 10 e 17 de fevereiro e de 23 de fevereiro a 2 de março, das 8 às 18 horas, inclusive sábados e domingos. O Pátio está localizado às margens da BR-116, região do Bela Vista, em Muriaé.
{{banner-interno}}
Voz e talento unidos em um corpo que também canta. Esta é Mariana Aydar, que fez um show na noite deste sábado, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, em Cataguases, como parte do projeto Usina Cultural, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. A cantora paulistana, pouco antes de entrar no palco, falou com o Site do Marcelo Lopes quando revelou que o show seria "uma mescla dos meus três CDs porque ainda não lancei o show do disco "Cavaleiro Selvagem" que ela considera o seu trabalho mais eclético. Mística e amante da meditação, como ela se define, Mariana diz que ouve "o silêncio, porque ele fala muito, principalmente o que as palavras não dizem", completou.
No palco, uma hora e meia de música de excelente qualidade e um vozeirão superando guitarras dissonantes e acordes pontuais. Mariana, que compõe, canta por inteiro. Seu corpo acompanha a voz e a melodia entoada. Leva o público a viajar na sua coreografia pessoal e quase improvisada, porém, imprescindível para completar o espetáculo. A platéia canta seus principais sucessos e deixa-se levar pela riqueza de suas letras e variados ritmos. Aplausos, bis, aplausos e a vontade de ficar ali, ouvindo Mariana, indefinidamente.
Veja as fotos do show e clique sobre elas para ampliar.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}