[caption id="attachment_3838" align="aligncenter" width="400" caption="O local onde a equipe do DER-MG está trabalhando."][/caption]
Começou na manhã desta quinta-feira, 9, o serviço de recolocação da ponte de Barão de Camargos à posição original depois de ter sido deslocada 37 centímetros pela força da água durante as chuvas do início de janeiro último. Uma equipe do DER-MG comandada pelo engenheiro Otávio Fernandes começou a realizar o trabalho que vai demorar cerca de trinta dias para estar concluído e a ponte, finalmente, liberada ao trânsito de veículos.
[caption id="attachment_3839" align="aligncenter" width="400" caption="O trabalho é dificil e demorado sob a ponte"][/caption]
Desde o dia 5 de janeiro que a ponte foi deslocada e com isso, o DER-MG resolveu interditá-la para garantir assim a segurança de motoristas e passageiros. A reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve com os funcionários do DER-MG que estão iniciando o trabalho de recolocação da ponte nos "colchonetes de neoprene" (foto) que ficam sobre as estacas onde ela é assentada. O objeto, que mede cerca de 40 centímetros por trinta de largura funciona como amortecedor, evitando o atrito com a pilastra e impedindo avarias nas estruturas, explicaram os trabalhadores.
[caption id="attachment_3837" align="aligncenter" width="400" caption="O neoprene é um potente amortecedor que evita atrito entre as estruturas"][/caption]
Veja, na foto abaixo, como a ponte foi arrastada para a direita pela força das águas. Para recolocá-la em seu lugar de origem, serão utilizados macacos hidráulicos e um guincho.
[caption id="attachment_3836" align="aligncenter" width="400" caption="O ângulo de visão é debaixo da ponte e olhando para cima vê-se as duas colunas que deveriam estar alinhadas."][/caption]{{banner-interno}}
O Centro de Atividades do Trabalhador - CAT - em Cataguases, que é mantido pela Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC , acaba de divulgar seu horário especial de funcionamento para o Carnaval. O objetivo, conforme revelou Léllis Dutra, gerente da ACIC, "é oferecer lazer com qualidade, conforto e segurança aos associados e visitantes neste período de folia", explicou.
O CAT vai funcionar das 8 às 19 horas durante o carnaval, ou seja, de sábado a terça-feira, e estará fechado para limpeza e manutenção na quarta-feira de cinzas. A Secretaria também não vai funcionar no periodo de Momo, portanto, aqueles que necessitarem de algum serviço devem procurar o local até a sexta-feira que antecede o Carnaval, informou Léllis.
Durante os dias de folia, o CAT vai oferecer música ao vivo para os associados e visitantes. O renomado cantor e músico, Rodrigo (foto), estará acompanhado do parceiro Adriano e promete um repertório bastante animado e descontraído, "para relaxar e ao mesmo tempo dar o ritmo da festa no público presente", contou o animado Rodrigo. A dupla vai se apresentar todos os dias de carnaval, exceto na segunda-feira, sempre das 13 às 17 horas, próximo à piscina e quiosques.
Léllis disse que deverá repetir o sucesso da "piscina colorida" do ano passado, que consiste na alteração da cor da água da piscina, que em 2011 ficou em tons de laranja. A sauna funcionará normalmente no carnaval, e estará aberta aos homens de 11 às 13:30 horas e para as mulheres de 13:45 às 15:45 horas.{{banner-interno}}
Marcada para a última quarta-feira, pela manhã, a reunião entre o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Cataguases Leopoldina, Miraí, Astolfo Dutra e Ubá, com a direção do Pronto Cordis, não aconteceu. De acordo com a presidente da entidade, Gleide Dutra de Araújo, ela e sua equipe não foram recebidas pelo diretor daquele hospital, Jaime Afonso Sousa Netto. No encontro, ainda segundo Gleide, seriam tratados a situação dos funcionários com o fechamento do Pronto Cordis e o Acordo Coletivo da categoria, "já que a data base é fevereiro", acrescentou.
Sem conseguir ouvir as explicações da direção do Pronto Cordis, ainda segundo sua presidente, o Sindicato enviou uma notificação por carta a Jaime Netto, pedindo explicações sobre os funcionários. "Precisamos saber qual é a situação dos profissionais daquele hospital. Eles estão em férias coletivas? Foram afastados? Sem ou com remuneração? Ou nada disso foi feito e os trabalhadores, legalmente, estão trabalhando? Estas perguntas precisam ser respondidas o quanto antes para tranquilizar os seus mais de cem empregados", disse Gleide.
A partir do recebimento da correspondência pelo Pronto Cordis, o Sindicato espera uma resposta satisfatória para marcar uma Assembléia com os funcionários visando a tomada de uma posição diante desta situação. "Estamos percebendo os trabalhadores em pânico, sem saber o que fazer. E o silêncio por parte da direção do Pronto Cordis contribui ainda mais para aumentar a insegurança entre os profissionais que lá trabalhavam", avalia a presidente.
O Pronto Cordis não pagou o décimo terceiro salário nem o salário do mês de janeiro, que já está em atraso. Há rumores de que este pagamento será efetuado na próxima semana.
COMUNICADO
Uma "Nota de Esclarecimento ao Público" com data de 7 de fevereiro de 2012, foi afixada provavelmente entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira, 9, na porta principal do Pronto Cordis (veja reprodução acima). Assinada pelo médico Jaime Afonso Sousa Netto, responsável por aquele hospital, o texto começa lamentando o fechamento provisório do Pronto Cordis e em seguida revela:
"Informo também que estamos empenhando esforços contínuos, diariamente, no sentido de restabelecer a normalidade de nossa rotina, em especial no que diz respeito ao pagamento das dívidas existentes, e a retomada da execução dos contratos firmados, tudo objetivando preservar a nossa credibilidade e manter a excelência em relação aos serviços prestados", conclui o texto.
{{banner-interno}}
A segunda noite da Semana de Aniversário do Clube Meca teve a apresentação de Groove Trio, com seu repertório de pop rock nacional. Entre outras interpretações bastante pessoais, bem ao estilo da banda, destaque para o arranjo de "Chão de Giz", de Zé Ramalho, uma releitura bastante peculiar deste clássico da MPB.
Enquanto o som rolava o público ocupava as mesas à beira da piscina em conversas pra lá de descontraídas. Aluísio Fachini e sua Norma, comentaram sobre o andamento dos preparativos para o bloco que dirigem, o "Pagando Bem Que Mal Que Tem", o primeiro a ganhar a Avenida na próxima terça-feira, 14.
Mais tarde, quem também falou sobre Carnaval foi o advogado Márcio Fachini Garcia, presidente da OAB em Cataguases, revelando-se ansioso com o Bloco da OAB que vai ficar concentrado nas dependências da AABB, na quarta-feira, 15. "Estamos preparando uma festa bastante alegre", contou ao Site do Marcelo Lopes.
Veja as fotos desta noite no Meca.
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Atendendo ao publico infantil, a Programação de eventos da Casa de Cultura Simão apresenta o espetáculo “Histórias da Arca”. Um resgate à obra de Vinícius de Moraes para crianças, interpretado pela cantora Ana Cristina.
“Histórias da Arca” faz parte do projeto Circuito Infância, pertencente à Caravana Poética que, há doze anos, visita cidades do interior mineiro. A história começa em uma casa esquisita, com uma porta sempre aberta, e termina no quintal, com as peripécias de um pato pateta causando confusões no galinheiro. O enredo, criado por Ana Cristina, mescla canções de Vinicius de Moraes a um texto lúdico e singelo, no qual o público se envolve e participa.
Ana Cristina é acompanhada pelos músicos: Caio Gracco (baixo, arranjo e direção musical), Cláudio Moraleida (violão e cavaquinho), Rogério Delayon (violão) e Serginho Silva (percussão). Além dos instrumentos convencionais, todos eles, durante o show, interagem com os brinquedos e, também, cantam em intervenções pra lá de divertidas.
O espetáculo acontecerá no dia 10 de fevereiro (sexta-feira), às 15 horas, no Cine Edgard, com entrada gratuita. Informações no site www.casasimao.org.br, Facebook Casa de Cultura Simão Ccs, Twitter @casasimao e pelo telefone (32)3421-2622.
“Histórias da Arca” é mais um evento da Programação Cultural da Casa Simão 2011/2012. Patrocínio: Bauminas e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio: Fundação Simão José Silva, Hidroazul e Prefeitura Municipal de Cataguases.{{banner-interno}}