Os funcionários da Votorantim Metais em Itamarati de Minas demonstraram a sua disposição para contribuir voluntariamente com a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade em que estão inseridos. Um grupo de profissionais, composto por integrantes das mais diversas áreas da empresa, se mobilizou para criar um espaço de recreação e de atividades lúdicas – uma briquedoteca – para as crianças atendidas pelo Lar Ana Nery, localizada no Bairro Leonardo, em Cataguases.
Além de reformar a sala que está sediando a brinquedoteca, os voluntários se organizaram para arrecadar e doar brinquedos, móveis infantis, jogos pedagógicos e esportivos, livros e material escolar, que já estão integrando o novo espaço. A proatividade dos voluntários colaborou, inclusive, para o oferecimento de novas possibilidades educativas. “Nossa ideia foi complementar o espaço coberto da creche, destinado para recreação. A brinquedoteca, além de ser mais uma forma de entretenimento, também poderá auxiliar no desenvolvimento das crianças, a partir de atividades como desenhos e brincadeiras educativas”, argumenta a voluntária e técnica em geologia, Eliana Campos.
Em agosto do ano passado, este mesmo grupo de voluntários trabalhou na revitalização da área de recreação externa daquela creche.
O Lar Ana Nery atende diariamente cerca de 130 crianças. Durante a sua permanência na creche, as crianças, com idade entre 0 e 7 anos, participam de atividades pedagógicas e recreativas. A instituição aceita doações e outros tipos de ajuda. Os interessados em colaborar podem ligar para 3421-3969. (Fonte: Ideia Comunicação Empresarial/Fotos: Arquivo Votorantim Metais){{banner-interno}}
Um dos carnavais mais concorridos da região, Itamarati de Minas, preparou uma programação diversificada para a folia deste ano. Tudo para atrair um número ainda maior de pessoas. A festa naquela cidade começa na quinta-feira, 17, mas na manhã desta quarta-feira, o palco já estava quase todo montado, ja haviam sido instalados banheiros químicos e também enormes tendas para, em caso de chuva, o público ter onde se abrigar sem sair da folia (fotos).
A programação oficial reservou a quinta-feira, 16, para o "Carnaval da Terceira Idade", no Clube do Roldão, e que será animado pela Corporação Musdical Santa Cecilia, à partir das 20 horas. Já na sexta-feira, às 18 horas, acontecerá o primeiro matinê, com o "Bloco da Pipoca", formado por alunos da Rede Municipal de Ensino e crianças da Creche Municipal Mundo Encantado, ONG Evoluir e comunidade em geral. A partir das 22 horas, acontece, na praça Padre Paulo Fadda, o primeiro baile carnavalesco com a Banda Timbalaiê.
No sábado, o carnaval será destinado aos blocos caricatos. O primeiro a sair será o Bloco do Almada, às 18 horas e logo em seguida, desfilam "Bloco do Gringo" e "Bloco dos Vulgos" e logo a seguir, o segundo baile carnavalesco, que será animado pela Banda Mania de Axé. No dia seguinte, domingo, a primeira atração será o matinê, às 17 horas, e uma hora depois, sai o Bloco Los Manguaça e às 21 horas, acontecem os desfiles das escolas de Samba União e Renascer. O terceiro baile começa às 23 horas e será animado também pela banda Mania de Axé.
O penúltimo dia de carnaval em Itamarati de Minas traz mais uma vez a irreverência dos blocos caricatos. Já, a partir das 16 horas, desfilam o "Bloco Dureza", "Bloco da Cachaça" e "Bloco Rego do Bidinha" e às 23 horas a Bandauê anima o público em mais um baile carnavalesco com a Bandauê. Na terça-feira "gorda", a criançada vai brincar em mais um matinê, que começa às 17 horas. Em seguida, o "Bloco Unidos da Vila", faz a sua tradicional apresentação pelas ruas do centro da cidade e às 8 da noite, acontecem o segundo desfile das escolas de samba União e Renascer, na avenida Coronel Araújo Porto. O último baile da festa de Momo também será animado pela Bandauê. Além disso, em todas as noites durante o Carnaval, DJs vão animar o público.
{{banner-interno}}
Contagem regressiva para a maior festa popular do Brasil... Está chegando o Carnaval e a Energisa traz algumas orientações importantes para cair na folia com segurança e tranquilidade. Nosso objetivo é alertar sobre alguns cuidados com a rede elétrica que devem ser observados em relação a carros alegóricos e trios elétricos, bem como instalação de palanques, arquibancas, sistema de som e iluminação provisória.
- Para evitar acidentes com carros alegóricos e trios elétricos, é preciso atenção especial com relação à altura desses veículos, bem como das pessoas que estarão sobre os mesmos para evitar contato com a rede elétrica. Ou seja, é preciso verificar se o ponto máximo (pessoa ou objeto) não estará próximo à rede elétrica.
- Não jogue artefatos, como serpentinas e confetes, na rede elétrica, independente de serem metálicos, pois eles podem agarrar nos fios.
- A montagem e a desmontagem de palanques e palcos de shows devem ser realizadas com cuidado para evitar contato com a rede elétrica. Também é preciso atenção ao fixar as respectivas coberturas para evitar desprendimento com possível projeção contra a rede elétrica. O ideal é entrar em contato com a Energisa previamente (basta ligar gratuitamente para 116 ou 0800 032 0196).
- Também é muito importante consultar a Energisa antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias. Nenhum objeto deve ser colocado nos postes ou próximo aos fios de energia.
- Cuidado também com a instalação de equipamentos elétricos, como aparelho de som e de refrigeração. O correto é contratar um profissional eletricista para realizar este tipo de serviço. (Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa){{banner-interno}}
A concentração do Bloco Pagando Bem Que Mal Que Tem começou por volta das 19 horas e cerca de 150 participantes participaram desta primeira etapa. Por volta das 22:30 horas, os foliões - a maioria fantasiada - começou a ocupar a Praça Rui Barbosas para o desfile que somente teve início pouco antes das 23 horas sob o comando da tradicional banda Escolástico. Animados e descontraídos, os integrantes deste bloco que desfila há quatro anos na terça-feira que antecede o carnaval, ganharam as ruas do centro da cidade, percorrendo um percurso que compreendeu a Praça Rui Barbosa, Rua Cel Vieira, Rua Paulino Fernandes, Avenida Astolfo Dutra, com uma parada no Goiaba e seguindo até o Viking Vagão.
Aluísio Fachini e sua Norma, os fundadores e organizadores do Bloco estavam devidamente fantasiados e muito felizes com a receptividade crescente da agremiação. "Acho que agora o bloco está consolidado", analisou Fachini, pouco antes do início do desfile, referindo-se ao grande número de participantes que ocupavam o quintal de sua casa, local da concentração. Norma, completou: "Quando começamos, há quatro anos, a gente não imaginava que tantas pessoas iriam se interessar em participar. A gente fez uma coisa familiar e agora caiu no gosto popular", disse.
Médicos, empresários, advogados, funcionários públicos, comerciantes, aposentados, crianças, idosos, pessoas de todas as idades participaram do Pagando Bem Que Mal Que Tem, este ano. O bloco levou a descontração característica do carnaval para a avenida, mostrando mais uma vez que é possível se divertir com as marchinhas tradicionais da festa de Momo, em clima de paz e harmonia. "Afinal, Carnaval é isto: Alegria. A Polícia Militar, visando a segurança dos foliões e do púbico em geral, interditou o trânsito na Avenida Astolfo Dutra acompanhou o desfile que transcorreu sem qualquer incidente como você pode conferir nas fotos abaixo.
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]
{{banner-interno}}
>A Prefeitura de Cataguases vai inaugurar, ainda neste primeiro semestre, as novas instalações do Abatedouro Municipal, nova denominação para o matadouro, nas imediações Bairro São Diniz. No local, onde hoje funciona este serviço, no Bairro Popular, ao lado da Praça Teodorico de Oliveira Martins, será erguida uma creche municipal igual à que funciona no terreno do Almoxarifado da Prefeitura. A informação foi prestada pela Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena de Souza Silva. A creche será erguida com recursos do governo federal e mantida pelo município.
>A Câmara Municipal de Cataguases abre na próxima quinta-feira, 16, os trabalhos legislativos de 2012, retornando do recesso parlamentar. A primeira reunião ordinária do ano começará às 18 horas e, conforme informou o presidente daquela Casa, Vereador Antônio Batista Pereira, o Beleza, disse que a reunião não deverá ter nenhum assunto relevante. “Por causa do processo legislativo, todos os projetos serão apresentados e enviados às comissões, onde serão avaliadas. Somente na próxima sessão é que deveremos ter votações”, explicou o presidente.
>A Praça Rui Barbosa será o segundo principal palco do carnaval de Cataguases. Lá vão acontecer os bailes carnavalescos à partir desta sexta-feira, 17. A primeira banda a se apresentar durante os festejos de Momo será a Mania de Axé, que começa a tocar a partir das 23 horas. No sábado que toca é a Banda Timbalaiê, domingo é a vez da Banda Sensação, na segunda e na terça-feira, a Banda Kebraê fecha o carnaval de Cataguases. A praça Rui Barbosa vai sediar ainda dois matinês, à partir das 16 horas. A Avenida Astolfo Dutra, onde vão acontecer os desfiles, os preparativos estão na reta final.
>Será realizado entre os dias 27 de fevereiro a 2 de março próximo o curso de formação de professores “A Leitura e a Literatura Infanto-Juvenil na Sala de Aula”, que será apresentada pela Professora Mestra Maria Aparecida Valentim Afonso. O curso começa às 7:30 horas e termina às 17 horas com intervalo de uma hora e meia para almoço e será realizado na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, que funciona no prédio da Chácara Dona Catarina. O curso é voltado para professores, bibliotecários, estudantes e promotores de leitura. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 17, na própria Biblioteca. O evento é organizado pelo Proler e realizado pela Fundação Biblioteca Nacional.
>O Supermercado Fonte, antigo Mineirão, ainda não tem data definida para inaugurar. Segundo Júlio Carraro, que recentemente comprou a empresa cataguasense, a intenção era abrir as portas antes do carnaval, mas “as obras se estenderão por mais tempo e a nova previsão de inaugurar está entre a sexta-feira, 24 de fevereiro, e segunda-feira, 28”, revelou. As obras visam adequar o imóvel ao novo layout para abrigar novos setores como peixaria e padaria.{{banner-interno}}