O FESTIC – Feira de Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação de Cataguases, uma iniciativa do curso de Administração das Faculdades Integradas de Cataguases – FIC e em parceria com a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente), Bendita Feira, Moto Clube Templários e Instituto Francisca de Sousa Peixoto, gera oportunidades de negócios para os empreendedores de Cataguases e região, assim como promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos envolvidos.
Dando partida ao evento, no dia 13 de junho, às 19 horas, nas dependências da Primeira Igreja Metodista Wesleyana, situada à Rua Antero Ribeiro, 380, Bairro Popular, ocorrerá o Fórum FESTIC, aberto ao público. O tema desse primeiro encontro será: "A crise política brasileira e seus reflexos no desenvolvimento econômico e social". A intenção é promover debates acerca de assuntos atuais que são inerentes ao desenvolvimento econômico e social, alinhado com as premissas que alicerçam a filosofia do FESTIC.
Nos dias 29 e 30 de junho, nas dependências da FIC, envolvendo os cursos ofertados por essas instituições, técnico em Administração, Logística e Agricultura e graduação em Administração, Engenharia Elétrica e de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Logística, os alunos apresentarão os resultados e andamentos de sua formação através de trabalhos acadêmicos e Empresas simuladas desenvolvidas por eles, sob orientação de professores e coordenadores.
Ainda neste espaço, os empreendedores locais participarão com a divulgação de produtos diversos, como artesanato, gastronomia, geleias, temperos, tapeçaria e empresas reais que foram fomentadas pelo processo de formação acadêmica. Já no âmbito cultural, o evento reunirá artistas e bandas locais, teatro e contação de histórias.{{banner-interno}}
O prazo para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz nos Correios termina na sexta-feira, 15 de junho. São 4.983 vagas que estão sendo oferecidas em todo o país, mais formação de cadastro reserva. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade, e estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.
A seleção será simplificada, realizada por meio de comprovação de requisitos referentes a renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital.
Todas as informações sobre o Programa Jovem Aprendiz, como o edital de abertura e o link para as inscrições, estão disponíveis no site dos Correios. As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via internet no sítio eletrônico dos Correios.
{{banner-interno}}
Um jovem de 22 anos de idade foi detido por populares e preso em seguida pela Polícia Militar, após ter furtado no ponto de vendas da Viação Bonança, situada no Calçadão, centro de Cataguases, na tarde desta terça-feira, 12 de junho.
Ao chegar no estabelecimento ele fez perguntas sobre linhas de ônibus da cidade e logo em seguida anunciou o roubo após colocar uma das mãos por dentro da camisa, simulando estar com um revólver. A vítima assustada, abrigou-se no banheiro da loja enquanto o autor arrombava uma porta e de lá retirou R$ 5 mil que estava em um armário fugindo à pé pelo Calçadão.Logo depois a vítima saiu do estabelecimento pedindo socorro e anunciando que havia sido roubada. O autor começou a correr e foi perseguido por algumas pessoas no Calçadão até ser alcançado quando tentava pular um muro, detido e agredido por eles que fugiram logo depois, não sendo possível aos policiais identificá-los, conforme o registro policial a que o Site teve acesso.
Minutos depois chegaram os policiais que o prenderam em flagrante e recuperaram toda a quantia por ele roubada. O autor, identificado como L.O.S. Mora em Cataguases e após fazer exames médicos no Pronto-socorro do Hospital de Cataguasesfoi levafo à Delegacia de Polícia de Cataguases onde prestou depoimento.{{banner-interno}}
O Dia dos Namorados é celebrado hoje, 12 de junho, no Brasil, diferente de alguns países do hemisfério norte. A data, que evoca o amor e os relacionamentos afetivos, é também uma boa oportunidade para se falar em prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e ao HIV/Aids, como assinala a coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tairises da Silva Roque (foto abaixo). Segundo ela, embora esteja batida, esta tecla não deve ser esquecida. "Os casais devem e podem namorar, praticar o ato sexual, mas sempre pensando na prevenção", ressalta. Segundo ela, uma tendência observada pelo Ministério da Saúde também já está sendo verificada em Cataguases: as infecções sexualmente transmissíveis estão diminuindo nos grandes centros e aumentando nas cidades menores."Em Cataguases isto está acontecendo. As pessoas estão relaxando nos cuidados com a prevenção, o que nas cidades maiores não acontece mais, onde o uso da camisinha e o sexo seguro é sempre praticado", conta ela, que traz outros dados interessantes, como o aumento do número de mulheres com HIV/Aids. A relação, que antes era de um homem para cada quinze mulheres, no início da infecção, nos anos 1980, agora é de um homem para uma mulher. "Se pensarmos que hoje a mulher está empoderada, não precisa negociar o uso do preservativo com o parceiro, já que ela dispõe da camisinha feminina, pode optar e está cada vez mais independente, o aumento de casos entre o público feminino é preocupante", opina.
Outro dado alarmante é o número de mulheres grávidas portadoras do HIV. Em Cataguases, atualmente, existe um caso confirmado e dois sendo investigados. "Isso nunca havia acontecido, o que demonstra que além de não se prevenir as mulheres não estão procurando o diagnóstico precoce. Assim, a existência do vírus só é detectada nos exames que são realizados no pré-natal, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde", informa, lembrando que a mulher grávida portadora do vírus necessita de um tratamento minucioso, não pode amamentar e o bebê também precisará passar por um longo tratamento ao nascer.
Tairises Roque lembra mais uma vez que a Aids é uma doença crônica que, embora tenha tratamento, não possui cura e trata-se de uma epidemia ainda em ascenção – ou seja, está crescendo no mundo, ainda que alternando os grupos de prevalência. O exame para diagnosticar a doença ou confirmar a presença do vírus é gratuito e pode ser feito no serviço público de saúde. Em Cataguases, a Secretaria Municipal de Saúde oferece em sua sede o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 horas e de 14 às 16 horas. (Foto de capa: Pixabay){{banner-interno}}
Se você é um daqueles que percebem pouca animação com relação a Copa do Mundo e está, digamos, sem aquele entusiasmo com a Seleção Brasileira, saiba que não é o único. O Instituto Datafolha divulgou hoje, terça-feira, 12 de junho, uma pesquisa confirmando o pouco interesse do brasileiro pelo maior torneio de futebol do mundo. De acordo com aquele instituto 53% dos pesquisados não tem "nenhum interesse" pela Copa. Para 18% dos entrevistados há "grande interesse", seguido pelo mesmo percentual para os que se consideram com "médio interesse". Já os que estão com "pouco interesse" chegam a 9% dos entrevistados.
O Site do Marcelo Lopes foi conferir a pesquisa em Cataguases. Até a última Copa do Mundo, realizada em terras tupiniquins, os brasileiros não se intimidavam em enfeitar ruas, casas, muros e veículos, além de ostentar com orgulho a camisa da seleção de futebol. Quatro anos depois, com a memória ainda fresca com a desclassificação humilhante na semifinal pelo inacreditável placar de 7x1 para a Alemanha (que sagrou-se a campeã naquela ocasião) e com o país vivendo uma de suas piores fases desde a redemocratização, com denúncias de corrupção pipocando e os seus principais líderes políticos presos ou sendo investigados, a situação se inverteu completamente. As lojas estão sentindo a nova realidade. A reportagem visitou duas das mais tradicionais de Cataguases em vendas de produtos relativos à Copa do Mundo. No Bazar René, que fica em pleno Calçadão, no centro da cidade, as vendas não lembram em nada a Copa do Mundo. Hercyl Filho (foto ao lado), proprietário da loja, foi sincero: "Ainda não comprei nada para a Copa, mas farei uma pequena compra. A demanda está bem reduzida e hoje temos apenas camisetas e sandálias Havaianas". Durante o tempo em que a reportagem esteve no local, nenhum cliente procurou por produtos relativos ao maior evento de futebol do planeta.
Outro local tradicional de vendas destes produtos visitado pelo Site foi a Loja Estrela, na Vila Domingos Lopes. Seu proprietário, Arlindo Lavorato Filho, está um pouco mais otimista, apesar das vendas ainda não terem alcançado o patamar desejado. "Está melhorando em relação a semana passada", disse, acrescentando em seguida acreditar que, num eventual sucesso da seleção na estreia, as vendas poderão melhorar. Sua loja oferece camisas, chapéus, cornetas e bandeirinhas para carro e moto, entre outros adereços, além de tecidos nas cores verde e amarelo. Ele também pretende investir em renovação do estoque apenas se houver demanda.
Este é um dos poucos imóveis com enfeites alusivos à Copa do Mundo na cidade.
{{banner-interno}}