A reportagem do Site do Marcelo Lopes está neste momento na Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases onde, daqui a pouco terá início a apuração dos desfiles dos blocos caricatos realizados no sábado e domingo de carnaval. A movimentação na Secretaria é grande e cerca de 100 pessoas estão aguardando o início da apuração.
O Secretário de Cultura, José Vitor Lima acaba de transferir a apuração para o palco montado na praça Rui Barbosa, em frente a Secretaria de Cultura.
Mais informações e o resultado completo da apuração, daqui a pouco.{{banner-interno}}
A noite de segunda-feira de Carnaval em Cataguases teve homenagens e dois desfiles que arrancaram aplausos do grande público que lotou a Passarela do Samba Expedito Liberato. O primeiro a receber a homenagem foi o carnavalesco Chico Salgado que aos 73 anos de idade continua desfilando todos os anos há mais de quarenta anos. Em frente ao palanque oficial, o Prefeito Willian Lobo e o Secretário de Cultura, José Vítor Lima, foram até ele cumprimentá-lo. Em seguida, outro homenageado foi Waldemar Luiz, que também aos 73 anos desfila desde os treze e percorreu a Passarela do Samba à pé sendo muito aplaudido. O último a desfilar foi o ex-sindicalista e ex-vereador Chicão, sempre acompanhado de seu tarol, gesto que repete há 54 anos, sempre no carnaval. Chicão, ao chegar em frente ao palanque oficial era esperado pelo prefeito Willian Lobo o presidente da Câmara Municipal, Antônio Batista Pereira, e o secretário de Cultura, José Vítor Lima. Ele foi agraciado pelo prefeito com uma medalha de honra ao mérito.
Em seguida teve início o desfile da Escola de Samba Portela, do bairro Leonardo, que empolgou a plateia contando a história de Cataguases. Chamou a atenção do público sua comissão de frente que encenava o encontro do desbravador com o povo índigena local e a procura pelo ouro. Já a Taquara Preta, caprichou nos adereços em tons variados de amarelo e verde, tudo para cantar as vantagens da banana, esta fruta popular e muito consumida no Brasil. A avenida ficou pequena para a escola que veio com três carros alegóricos e fez o público aplaudir entusiasmado o seu desfile.
Encerrando a noite aconteceu na praça Rui Barbosa mais um baile de carnaval. Assim como na avenida, o público da noite foi recorde, segundo os organizadores. A banda que animou a plateia foi a Kebraê, formada em 2009, e que tem uma pegada que não deixa ninguém parado. No repertório grandes sucessos das melhores bandas baianas como Eva, Jammil, Ivete, Babado, Chiclete, Asa entre outros. O show não deixou ninguém parado! O Carnaval de Cataguases foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, realizado pela Pr?3 1 Produções Artísticas e apoio da Polícia Militar.
Vejas as fotos clicando em
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]
{{banner-interno}}
Esta noite de segunda-feira de Carnaval é a mais esperada pelo público, já que traz para a Passarela do Samba Expedito Liberato duas tradicionais Escolas de Samba de Cataguases: A Unidos da Taquara Preta, do bairro de mesmo nome, e a Portela, sediada no Leonardo. Ambas são escolas várias vezes campeãs e sempre fazem um belo desfile. Por isso, o Secretário Municipal de Cultura, José Vítor Lima, espera um público recorde na Avenida. "Sem dúvida, estas duas agremiações mobilizam as comunidades de seus bairros e, certamente, teremos muito mais gente assistindo aos desfiles de daqui a pouco", comentou.
O desfile está previsto para começar às 20 horas com a Escola de Samba Portela. Logo em seguida, às 21:30 horas, a Taquara Preta entra na Passarela do Samba para falar sobre a banana, uma fruta popular e muito consumida em diversas partes do mundo. As duas escolas deverão sair com cerca de duzentos participantes cada e muita disposição para levantar o público na avenida. Dona de uma samba enredo contagiante, a Portela, vai distribuir a letra da música na plateia para todos cantarem com a escola a história de Cataguases. Lá na Passarela, esta responsabilidade é do músico Eduardo Pingulim. A mesma estratégia será adotada na Taquara Preta para homenagear a banana, na voz de Roberto Taquarão e do Kadim.
O carnaval de Cataguases é uma realização da Prefeitura de Cataguases através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com produção da Pr?3 1 Soluções Artísticas e apoio da Polícia Militar.{{banner-interno}}
O domingo de carnaval em Itamarati de Minas foi de muita animação e desfiles, além de uma matinê e do baile de carnaval noturno, que fez milhares de pessoas dançarem em frente ao palco ao som da Banda Mania de Axé. Animação e muito samba no pé são os ingredientes para os foliões que vão até àquela cidade brincar o carnaval.
Um pouco mais cedo, por volta das 19 horas saiu do Clube Colinas em direção à prefeitura da cidade o Bloco “Los Manguaça”. Com cerca de duzentos participantes, a agremiação veio animada por muita axé music e vontade de desfilar. Irreverência e alegria contagiantes, os integrantes do Los Manguaça reúnem-se para brincar o carnaval entre amigos e familiares. Mas o bloco cresce a cada ano, tornando a festa ainda mais animada, garantem seus participantes.
À noite foi a vez das duas escolas de samba de Itamarati desfilarem. A primeira foi a Renascer que nas cores dourada e branca, coloriu a avenida e cantou um refrão com uma bela mensagem para o público que diz: “quem planta a paz vai colher o amor”. Como não há disputa por título entre as agremiações, o desfile reúne os apaixonados por carnaval dentro e fora da avenida, porque nas calçadas falta espaço para todos assistirem aos desfiles. A Escola União também fez bonito, com suas cores verde e rosa e mostrou muito brilho na avenida e a história de Itamarati.
Veja as fotos clicando em
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]{{banner-interno}}
Em Cataguases o carnaval começou mais cedo com o desfile do Bloco “Seca Copo”, um grupo de animados foliões que começou a desfilar na Rua Tenente Luiz Ribeiro até a avenida Astolfo Dutra. Com uma bateria bem afinada e um samba enredo contagiante, o grupo arrastou foliões e deu um toque diferente no carnaval cataguasense neste domingo.
Além dos blocos “Rebenta” e “Da Pazinha”, ambos muito criativos com bom número de participantes, encerrou os desfiles o bloco “Marajá Metanol” que já entrou na avenida por volta da meia noite trazendo consigo uma verdadeira multidão.
Logo em seguida teve início na Praça Rui Barbosa ao baile carnavalesco, desta vez animado pela banda cataguasense Sensação, que botou todo mundo para dançar com os sucessos da axé music.
Veja as fotos do domingo de carnaval em Cataguases clicando em
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]{{banner-interno}}