O estado de saúde de Arlete Chaves e Moisés Martins, o casal sobrevivente do acidente ocorrido na manhã da última terça-feira, 21, na estrada próximo a Manhuaçu, onde morreram Moisés Martins Filho, Natália Martins e a avó deles Maria da Conceição Martins, é muito bom. Segundo informou o Pronto Socorro de Manhuaçu, onde estão internados, Arlete fraturou um braço e vai passar por uma cirurgia. Moisés, teve apenas escoriações e ficou em observação por vinte e quatro horas, por precaução e já recebeu alta. Segundo ainda o Pronto Socorro, ele aguarda apenas a presença de um parente para trazê-lo de volta.
Em Cataguases, os corpos das três vítimas fatais estão sendo velados na Capela Mortuária do Cemitério São José, e o sepultamento vai acontecer esta tarde.{{banner-interno}}
A volta pra casa, no feriado de carnaval teve um fim trágico para uma família de Cataguases, que se envolveu num acidente, na manhã desta terça feira, 21,no KM 603 da BR 116 entre Realeza e São João do Manhuaçu. A avó e dois netos morreram na colisão.
A carreta seguia no sentido Realeza/São João do Manhuaçu. Num trecho de reta, a motorista do Corsa Sedan, placa HIZ 7990 de Cataguases/MG, Arlete C. E. Chaves, de 36 anos, iniciou uma ultrapassagem em duas carretas que seguiam a sua frente. Quando estava terminando a manobra, apareceu um outro carro em sentido contrário.Arlete tentou voltar para a sua pista, mas bateu de lado na frente da carreta, placa GYI-2098 de Caratinga, que era conduzida por Edervânio de Souza Viana, 22 anos. O carro rodou na pista, bateu na canaleta e foi projetado de teto contra um eucalipto à margem da rodovia. Antes de parar, o veículo ainda rolou por uma ribanceira, parando numa estrada de terra logo abaixo da BR-116 (foto acima).
A família retornava do feriado do Carnaval. Os três ocupantes do banco de trás morreram na hora: Moisés Martins Filho 6 anos, Natália Martins (foto ao lado) de 18 anos e a avó deles Maria da Conceição Martins, 58 anos. A motorista Arlete Chaves e o marido dela Moisés Martins foram socorridos ao Pronto Socorro de Manhuaçu por uma ambulância. (Fonte e foto: Portal Caparaó)
{{banner-interno}}
A última noite de carnaval levou uma multidão para a avenida que prestigiou o desfile dos blocos caricatos campeões deste ano. O primeiro a desfilar foi Marcelino Corrêa Neto, com seu "Cientista Maluco". Em seguida vieram o segundo colocado, "Bloco Vida do Morro", vice-campeão e o "Pazinha", do Bairro Isabel Tavares, o grande vencedor deste carnaval. Em seguida, teve início, na Praça Rui Barbosa, o último baile popular com a Banda Kebraê.
Na avaliação do Secretário Municipal de Cultura de Cataguases, José Vítor Lima, o carnaval foi excelente. "Fizemos um carnaval com alegria, bastante animação e em total segurança. Nestes dias de festa não tivemos nenhum problema, nenhum incidente. Estou muito satisfeito também porque a população participou do Carnaval e isso foi muito importante para o crescimento desta festa popular", analisou.
Veja as fotos desta última noite de folia que começou na terça-feira, dia 14 e só terminou na madrugada desta quarta-feira de cinzas.
Para ampliar clique sobre as fotos
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]{{banner-interno}}
[caption id="attachment_4776" align="alignleft" width="400" caption="Marcelino com o seu "Cientista Louco", é o vencedor da categoria individual"][/caption]
Depois de quase uma hora de apuração, que aconteceu no palco montado na praça Rui Barbosa, saiu o resultado dos campeões do carnaval deste ano em Cataguases. Uma apuração disputada a cada quesito entre três agremiações deixou em suspense as pouco mais de cem pessoas que assistiam a contagem dos pontos. O grito de é campeão foi dado, enfim, pelos integrantes do Bloco Pazinha, que venceu com 245,5 pontos e é o campeão de 2012. O segundo colocado foi o Bloco Vida do Morro, com 244 pontos e o terceiro colocado o Bloco Marajá/Metanol, que somou 243,5 pontos. Ou seja, um resultado bastante apertado e que mostra o quanto foi concorrido o desfile deste ano.
Os demais blocos concorrentes obtiveram a seguinte pontuação: "Sem Preconceito", com 238 pontos, ficou em quarto lugar; na quinta colocação está o Bloco do Rebente, com 211,5 pontos e em sexto lugar, com 211 pontos, o Bloco Amigos do Rei, que recebeu 211 pontos. Insatisfeitos com a terceira colocação, os integrantes do Bloco Marajá/Metanol protestaram bastante contra o resultado, principalmente por causa de uma nota 5 que recebeu de um dos jurados, quebrando a sequência de notas dez que vinha obtendo e que, somada a mais uma nota nove e meio e outra nota nove, não só tiraram o título daquela agremiação da Vila Reis, como a levou para a terceira colocação. Por conta do protesto seus dirigentes não aceitaram receber o troféu.
Na categoria Caricato Individual, o vencedor foi Marcelino Corrêa Neto com sua fantasia "Cientista Louco". Em segundo ficou Waldemar Luiz Linhares, com a fantasia "Assim na Terra como no Céu" e em terceiro, com o seu Bloco do Eu Sozinho, Francisco Marques da Silva Filho, o Chicão. O carnavalesco, Chico Salgado, foi mais uma vez homenageado "por sua enorme contribuição para o carnaval de Cataguases", disse o secretário de Cultura, José Vítor Líma. A apuração foi comandada pelo Procurador do Município, Roosevelt Pires, com o apoio da equipe da Secretaria de Cultura. Os campeões desfilam logo mais, a partir das 21 horas.
Veja a entrega dos troféus aos vencedores do Carnaval de Cataguases 2012.
[caption id="attachment_4776" align="aligncenter" width="400" caption="Marcelino Abritta com o seu "Cientista Louco", é o vencedor da categoria individual"][/caption]
[caption id="attachment_4775" align="aligncenter" width="400" caption="Com muita vibração, emoção e alegria, os representantes do Bloco Pazinha recebem o troféu de campeão"][/caption]
[caption id="attachment_4772" align="aligncenter" width="352" caption=""Mucha", do Bloco Vida do Morro, Vice-Campeão de 2012"][/caption]
[caption id="attachment_4770" align="aligncenter" width="400" caption="Integrantes do Bloco Pazinha comemoram muito o título do Carnaval 2012"][/caption]
{{banner-interno}}
O lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2012 será feito na sede da CNBB em Brasília, nesta quarta-feira de Cinzas, 22, às 14 horas. Esta 49ª edição destaca a saúde pública e suas variantes, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
Segundo a CNBB, a Campanha de 2012 refletirá o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precariedade dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, agentes da pastoral da saúde e profissionais da saúde estarão presentes no lançamento que será feito pelo secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Durante o evento será apresentado um vídeo breve sobre a Campanha da Fraternidade 2012 e ainda a prestação de contas da Campanha de 2011 mostrando onde foram aplicados os recursos recolhidos. “Nós pedimos que os projetos fomentem ações transformadoras segundo o tema da Campanha. Neste ano, queremos dar voz ao povo que tem tido muita dificuldade no atendimento na saúde pública”, explica o secretário-executivo da Campanha, padre Luis Carlos Dias.
Além de um atendimento de saúde mais humanizado e melhor, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), a Campanha deste ano quer chamar a atenção da população para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ainda valorizar os agentes das pastorais da saúde que com dedicação trabalham voluntariamente. “Esperamos que a Campanha fomente o espírito fraterno para com as pessoas doentes e idosos, pensando que o Brasil está num processo de transição demográfica onde a população está envelhecendo”, salienta o secretário. (Fonte: Canção Nova Notícias){{banner-interno}}