Sucesso de público e crítica, a cantora Tulipa Ruiz volta a mostrar seu talento, em Cataguases, depois do sucesso do show realizado em julho do ano passado na cidade. Canções sutis e de poesia direta, arranjos simples e melodias doces, e a voz única de Tulipa, que construiu o chamado “pop florestal” – metade paulista, metade mineiro - fizeram dela a melhor cantora do Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2011. O novo show de Tulipa Ruiz acontece neste sábado, 3 de março, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho (Av. Astolfo Dutra, 41 – Centro - Cataguases), às 20 horas, com ingressos a R$5,00 ou um pacote de fralda descartável. O show de Tulipa Ruiz faz parte da programação do Projeto Usina Cultural, com produção de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Ela vai apresentar o seu show “Efêmera”, cuja turnê internacional foi motivo de rasgados elogios do jornal inglês “The Independent” e considerado o show do ano (2010), pelo Jornal Folha de S. Paulo. O mesmo jornal que elegeu seu disco como o um dos melhores da década, também foi considerado o melhor de 2010, pela revista Rolling Stone e um dos melhores do ano pelo jornal O Globo. A música que dá titulo ao disco faz parte da trilha sonora do FIFA 2011, um dos videogames mais populares do planeta. Tulipa já se apresentou por quase todas as capitais brasileiras e ao lado de grandes nomes como Milton Nascimento, Lenine, Zélia Duncan.
Tulipa conta que aprendeu a cantar ouvindo cantoras como Joni Mitchell, Gal Costa, Ná Ozzetti, Zezé Motta, Baby Consuelo e Joyce, mas foi um concerto da cantora norte americana Meredith Monk que mudou sua vida: “Fiquei completamente embasbacada quando assisti ao concerto “Impertinência”, da criadora de óperas contemporâneas Meredith Monk. Foi como se quarenta mil fichas sobre espiritualidade, canto, respiração e amadurecimento tivessem caído ali na minha frente. Chorei de atrapalhar o colega sentado ao meu lado.”
Além de cantora e compositora Tulipa Ruiz é desenhista. Trabalhava numa Agência de Comunicação quando, no final de 2008, resolveu sair e se dedicar à música. Em 2009 fez seu primeiro trabalho solo e desde então, pra nossa sorte não parou mais. (Texto de Fernanda Brasileiro, da Assessoria de Comunicação da FOJB e foto de Rodrigo Carlos Schimidt){{banner-interno}}
Desde o fechamento provisório do Pronto Cordis, ocorrido em 1º de fevereiro de 2012, este Site tenta obter uma entrevista com o seu diretor, Jaime Afonso Sousa Netto (foto), para saber quais motivos o levaram a encerrar temporiamente as atividades do hospital que dirige e esclarecer dezenas de dúvidas. Netto, desde então, decidiu calar-se e esperar o tempo passar. Em conversa com o editor deste Site, Marcelo Lopes, garantiu que iria dar uma entrevista "em breve" e nesta terça-feira, 28, entrou em contato com o Site para anunciar que na próxima sexta-feira, 2 de março, vai receber toda a imprensa local para dar a sua versão dos fatos e, espera-se, dizer o que vai acontecer a partir de agora com o Pronto Cordis, seus funcionários, fornecedores e médicos.
Com o fechamento provisório do Pronto Cordis a insegurança tomou conta dos funcionários preocupados com o futuro profissional. O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saúde vem explicando a todos como agir nesta situação e já tentou, inclusive, uma reunião com Jaime Netto, para tratar deste assunto, sem êxito. Além disso, quer saber quando a última parcela do Décimo Terceiro Salário será paga, entre outros questionamentos. A entrevista coletiva que Jaime Netto vai conceder na próxima sexta-feira, 2, lança novas luzes sobre toda esta situação e pode colocar um ponto final nas especulações.
O Pronto Cordis foi fundado em 1976 pelo avô de Jaime Netto e durante muitos anos foi administrado por seu pai, o doutor Jaiminho, como era conhecido. Jaime Netto asumiu o hospital após o falecimento de seu pai, em 2007, e pôs em prática uma série de mudanças administrativas.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acaba de realizar uma grande coleta de pneus velhos em vários pontos da cidade. A informação é do Secretário de Meio Ambiente, Lúcio Fonseca César. Segundo ele, os pneus deverão ser encaminhados para reciclagem em São Paulo.
A iniciativa foi motivada em virtude dos transtornos que os pneus abandonados podem causar à população. Ao todo, foram recolhidas duas caçambas de pneus nas borracharias da cidade. Lúcio Fonseca César, responsável pelo trabalho, informou que a intenção é a implantação de um local (chamado por ele de eco-ponto) para armazenar os pneus usados que, posteriormente, terão uma destinação ecologicamente correta.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o pneu necessita de muito tempo para se decompor na natureza, o que causa um problema ambiental enorme. “Nós estamos atentos a essa situação e já definimos que o eco-ponto deverá ser instalado no galpão do prédio onde funcionou a Delegacia de Polícia Civil, na Avenida Getúlio Vargas”, salientou Lúcio Fonseca César.
Ainda não há previsão para o início das atividades do eco-ponto. “Estamos aguardando apenas a retirada dos veículos apreendidos pela delegacia e que foram colocados naquele local”, afirmou Lúcio César, acrescentando que já foi encaminhada uma solicitação por escrito à Delegacia Regional de Segurança Pública.
Lúcio também lembrou que os pneus são um grande reservatório de água e, consequentemente, local apropriado para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Com a implantação do eco-ponto, Lúcio finalizou dizendo que será feita uma conscientização junto à população visando a destinação ecologicamente correta para os pneus velhos.{{banner-interno}}
Uma multidão participou agora a pouco, em Cataguases, da inauguração do Supermercado Fonte, empresa que assumiu o Supermercado Mineirão. Participaram da solenidade o prefeito Willian Lobo de Almeida, o vice-prefeito, José Mantovani Neto, o procurador do Município, Roosevelt Pires, familiares dos novos proprietários, funcionários, fornecedores e clientes.
Primeira loja do Fonte fora de Leopoldina, sua sede, o supermercado em Cataguases emprega 95 funcionários, sendo cinquenta novos contratados. Os demais são oriundos do antigo Mineirão. Ao todo, o Fonte emprega 400 pessoas. O imóvel foi todo pintado e readequado a um novo layout que privilegiou os setores padaria, açougue, hortifruti e peixaria que, conforme assegurou o diretor da empresa, Júlio Carraro, "vai oferecer peixes frescos diariamente".
O Prefeito Willian Lobo desejou sucesso aos proprietários do Fonte e felicidades a todos os funcionários. "Tenho certeza que a chegada desta empresa para Cataguases vai contribuir para o nosso crescimento. Sejam bem-vindos, porque Cataguases os recebe de braços abertos", afirmou.
Em seu discurso, Júlio Carraro Mendonça, sócio proprietário do Fonte, "inaugurar uma loja em Cataguases era um sonho antigo e uma meta que se realizou. Aqui estamos trazendo nossa experiência e uma filosofia de trabalho que vem dando certo ao longo de nossa história", disse. Ele agradeceu a todos pelo empenho e colaboração para inaugurar esta primeira loja fora da cidade sede e em seguida convidou o prefeito Willian e o vice, José Neto para, com ele, cortarem a fita inaugural.
Veja as fotos da inauguração.[gallery link="file" order="DESC"]
{{banner-interno}}
Logo mais, às 18 horas, acontece a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cataguases que retorna para as terças-feiras, como historicamente sempre ocorreu. A Pauta desta noite não é extensa e os vereadores vão apreciar dois projetos de lei, sendo o primeiro, de número 67/2012 de autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza que trata sobre a obrigatoriedade de realização do curso de primeiros socorros por funcionários das creches no município. O segundo projeto de lei, número 04/2012, é de autoria do Vereador José Hermaty da Veiga, o Canecão, que obriga a utilização de luva, máscara e protetor de cabelo para profissionais em diversas profissões.
Também serão apreciados e votados dois requerimentos, sendo o primeiro (número 05/2012) de autoria do Vereador Guilherme Valle de Souza, pedindo informações ao Poder Executivo sobre quais providências estão sendo tomadas para implantar a Lei nº 3.983/2012, publicada em 6 de janeiro de 2012. O segundo e último requerimento da noite é o de número 5/2012, também de sua autoria e que requer do Executivo as seguintes informações: "Quais providências estão sendo tomadas no sentido de realizar os consertos necessários no calçamento da via que dá acesso a Rua João Dias Neto, bem como na Rua Danton Portilho onde, devido a força das águas, o calçamento que é de pedra fincada encontra-se comprometidos. Ambas as ruas estão localizadas na Vila Reis.
Na sessão os vereadores ainda deverão votar indicações e moções e no Grande Expediente estão inscritos para discursarem os vereadores Guilherme Valle de Souza, Vicente de Paulo Dias e Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno.
GRANDE EXPEDIENTE: Inscritos Vereadores: Guilherme Valle de Souza, Vicente de Paulo Dias, Vanderlei Teixeira Cardoso.
{{banner-interno}}