Em Assembléia realizada no plenário da Câmara Municipal de Leopoldina no dia 28 de fevereiro, os servidores públicos municipais que estão em campanha salarial, montaram a pauta de reivindicação tendo em vista a data base da categoria que é em março. Durante a reunião os assuntos que ganharam maior atenção dos participantes foi a definição do índice do reajuste salarial; Reajuste no Auxílio Alimentação e o Plano de Saúde, que desde o início da atual administração não se concretizou.
No final da assembleia, a categoria agendou para o dia 7 de março (quarta-feira) e teve confirmada a data pela Prefeitura, o primeiro encontro entre a comissão de negociação e a equipe econômica do governo municipal para discutir os itens da pauta que foi aprovada pelos servidores. O encontro está marcado para 15 horas.
As principais reivindicações dos servidores muncipais de Leopoldina são:
- Reajuste salarial de 18% (dezoito por cento);
- Antecipação da data base da categoria para o mês de janeiro;
- Reajuste de 50% (cinqüenta por cento) no valor do Ticket Alimentação - dos atuais R$170,00 para R$255,00;
- Equiparação salarial imediata dos servidores do magistério municipal PEB II (professores que lecionam no Ensino fundamental até o 5º ano), igualando-os ao do PEB III (professores que lecionam do 6º ao 9º ano). A justificativa é de que a legislação federal exigiu o mesmo nível de escolaridade para todos os professores e, por isso, não há como permanecer as diferenças constatadas nos salários.;
- Assinatura de convênio com empresa que possa fornecer Plano de Saúde para todos os servidores públicos municipais extensivo ao cônjuge, aos pais e filhos dos associados;
- Fornecimento obrigatório de uniformes e equipamentos de segurança no trabalho para os servidores cujas funções exijam para o pleno desenvolvimento de suas obrigações;
- Adoção de um plano de qualificação e requalificação profissional para os servidores municipais;
(Fonte: Jornal Leopoldinense){{banner-interno}}
A 76ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina já tem data marcada: 1º a 8 de julho de 2012. Os organizadores do evento, da Cooperativa Leste (Coopleste), estão envolvendo toda a comunidade na organização desta que é a grande festa da cidade. Além dos shows que atraem grande público da região, o objetivo, este ano, é incentivar as exposições de animais de primeira linha durante a semana.
No último dia 2 de março, durante a Assembléia Geral da Coopleste, os cooperados elegeram, por aclamação, os novos membros da diretoria, que montaram chapa única. Eles apresentaram um projeto estratégico de gestão para 2012 e 2013, com a promessa de fazer da 76ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina a grande feira rural da Zona da Mata. “Reunimos um grupo de produtores, identificados com o desenvolvimento rural da nossa região e alinhados com o bom trabalho realizado pela diretoria anterior e assim definimos nossas metas estratégicas de gestão”, afirmou o presidente eleito da cooperativa, Pedro Augusto Junqueira Ferraz. “Neste que é o Ano Internacional do Cooperativismo, haveremos de continuar fazendo uma Cooperativa cada vez mais próxima do cooperado. Para isso contamos com o apoio de cada membro da Coopleste”, completou Pedro Augusto.
As metas estratégicas traçadas pelo grupo são as seguintes: preservar e conservar o Parque José Ribeiro dos Reis - patrimônio de Leopoldina; organizar exposições e feiras agropecuárias; fazer, da 76ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina, a grande feira rural da Zona da Mata; envolver toda a comunidade na construção e na organização da Grande Festa da terra; dar continuidade ao Programa de Venda de Insumos a Preços Econômicos; modernizar os sistemas de venda e de controle; criar programas técnicos, estratégicos e operacionais para produtores e seus funcionários; promover o reencontro dos produtores rurais da regiao.
A nova diretoria da Coopleste é formada pelos seguintes membros: Pedro Augusto Junqueira Ferraz - Presidente; Gilberto Monteiro de Barros Pinto - Diretor; Ricardo Reis Junqueira - Diretor; José Eduardo Coelho Branco Junqueira Ferraz - Conselheiro; Julio Jendiroba - Conselheiro; Sérgio de Rezende Junqueira - Conselheiro; Ângelo Netto Vieira - Conselho Fiscal; Henrique Manhães Alves - Conselho Fiscal; Jaci Toledo - Conselho Fiscal; Marcos Almeida Junqueira Reis - Conselho Fiscal - Suplente; José Helio Bonim - Conselho Fiscal - Suplente; José Carlos Reis Barbosa - Conselho Fiscal.{{banner-interno}}
As comemorações ao Dia Internacional da Mulher, começam nesta terça-feira, 6, em Cataguases, com o "Conversa de Mulher II - uma bate papo informal de mulher para mulher ". O evento está sendo promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), com apoio da Energisa e da Casa de Maria, e vai acontecer no Centro Cultural Humberto Mauro, de manhã, exclusivamente para as funcionárias daquela empresa e, à noite, a partir das 19:30 horas, aberto a toda a comunidade. Para participar está sendo solicitado doar um quilo de alimento não perecível.
Segundo informou a presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, médica Maria Ângela Girardi, a iniciativa visa a discutir os temas voltados para a mulher, "especialmente a sua saúde e conscientizar sobre direitos e deveres. Será um momento também de reflexão sobre a atual realidade e o que podemos melhorar", acrescentou. Vão participar da mesa redonda, além de Maria Ângela, as médicas Dayse de Paula Oliveira (cirurgiã plástica), Fátima Olívia de Souza (dermatologista), Teresa Cristina B.S. Titonelli (gastroenterologista); Marísia Ritti (pneumologista); a psicóloga Darlene Francis M. Biondo, e a delegada Flávia Granado A. Maia.
O momento é, principalmente, de reflexão e conscientização, alerta a presidente da SMCC, "pois somente na área de saúde, são vários os problemas enfrentados como estupro e assédio sexual, agressão, maus tratos, além de ameaças que somente em 2011 aumentaram 150%. No Brasil, a cada quatro minutos uma mulher é vítima de agressão sexual", lembra. E acrescentou: "No Brasil 100 mil mulheres morrem anualmente vítimas de aborto e de suas consequências porque lhes falta um efetivo acesso ao serviço de planejamento familiar".
Ela revela que em Cataguases "somos 36.162 mulheres. Perto de 16.500 encontram-se na idade entre 20 e 49 anos, onde observa-se uma maior incidência de câncer de colo uterino. Será que a mulher que consegue passar pela consulta tem acesso aos exames solicitados?" Ela chama atenção também para a questão da saúde materna e reivindica a implantação no município do Comitê de Mortalidade Materna. "É urgente conhecer nossos indicadores de saúde para identificar responsabilidades e implantar medidas eficazes de saúde da mulher. A partir da mudança desta realidade teremos condições de festejar o Dia Internacional da Mulher", finalizou Maria Ângela.{{banner-interno}}
Em reunião realizada no dia 1º, no salão de eventos da Matriz do Rosário, foi lançado em Ubá, o programa federal Saúde na Escola, ação conjunta da Prefeitura de Ubá, através das Secretarias da Saúde e Educação e 38ª Superintendência Regional do Ensino. Instituído pelo Governo Federal, tem como objetivo trabalhar as dimensões da construção de uma cultura da paz, combate às diferentes expressões de violência, enfrentamento do uso do álcool, tabaco e outras drogas, além de cuidados com a saúde bucal, prevenção da obesidade e outros temas.
Vinte e uma escolas da rede municipal de ensino e quinze estaduais vão participar do Programa e também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, conforme a área de abrangência das 18 equipes do programa Saúde da Família, beneficiando aproximadamente 15 mil crianças e jovens matriculados na rede pública, da educação infantil ao 9º ano.
O Professor José Geraldo Araújo, gerente da Divisão de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ubá, explicou o que será feito inicialmente junto aos participantes do Programa. “Até o dia 10 de abril faremos uma avaliação antropométrica na rede pública, com levantamento de medida e peso de todos os alunos para encaminhar aos Ministérios da Educação e da Saúde. Num segundo momento será feita uma avaliação oftalmológica, com testes de optometria, para identificar os alunos com necessidades de atenção à visão, dentro do programa Olhar Brasil, com atendimento oftalmológico e aquisição de óculos, se houver necessidade. Vamos também realizar outros programas, como o de prevenção das DST/AIDS, às drogas, campanha de vacinação, campanha de alimentação saudável para combater a obesidade, programa de práticas esportivas diversas e muitos outros,” completou.
Para o professor Edmar Pereira Lopes, analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, “o programa confirma a importância de interligar todos os trabalhos da saúde com os da educação. Teremos um avanço e um aperfeiçoamento da saúde no sentido preventivo, curativo, integral e também estaremos aumentando os índices de qualidade de vida, não só dos alunos, mas de todos os familiares e de toda a sociedade”, assegurou. (Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU){{banner-interno}}
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou, na quinta-feira, 1º, em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.
O IDSUS é formado por seis grupos homogêneos e leva em consideração a análise concomitante de três índices: de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), de Condições de Saúde (ICS) e de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM). Basicamente, os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população; os grupos 3 e 4 têm pouca estrutura de média e alta complexidade, enquanto que os grupos 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados. A proposta é unificar em grupos cidades com características similares.
Nesta avaliação Cataguases obteve nota 6,13, ficando na frente das seguintes cidades da Zona da Mata: Além Paraíba e Leopoldina, que receberam 5,67, cada; Astolfo Dutra, com 5,91; Carangola, que obteve 5,88, Dona Eusébia, 6,04; Guiricema, 5,96; Laranjal, 6,03; Maripá de Minas, 5,69; Pequeri, 5,98; Recreio, 5,87; Rochedo de Minas, 5,88. Os municípios desta região que estão melhor availiados são: Argirita, com 6,48; Ervália, 6,14; Eugenópolis, 6,42; Fervedouro, 6,38; Guarani, 6,43; Guarará, 6,27; Guidoval 6,50; Itamarati de Minas 6,74; Mirai 6,15; Muriaé 7,17; Palma 7,02; Patrocínio do Muriaé 6,44; Ponte Nova 6,21 Pirapetinga 6,65; Rio Pomba 6,50; Rodeiro 6,41; Santana de Cataguases 6,39; Santo Antonio do Aventureiro 6,44 e Senador Cortes 6,70.
O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice foi construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde. (Fonte: Ministério da Saúde){{banner-interno}}