FUNCIONÁRIOS DO PRONTO CORDIS - Trinta e três funcionários do Pronto Cordis, de um total de 98, já entraram com uma ação de Rescisão Indireta na Justiça do Trabalho. Cabe esta iniciativa quando o empregador descumpre o acertado no contrato de trabalho de forma significativa a prejudicar a continuidade da relação contratual. Esta modalidade é regulamentada pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. O empregado pode optar por reclamar na Justiça do Trabalho os direitos que não estão sendo pagos e as verbas rescisórias (igual a hipótese de demissão sem justa causa) trabalhando ou não. Ou seja: vai receber tudo a que tem direito: salários, décimo terceiro e férias proporcionais, multa rescisória de quarenta por cento e FGTS.
PLANTÃO SOLIDÁRIO - O SEBRAE -MG, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC/MG) e o Governo de Minas promovem, amanhã, 13, das 13 às 18 horas, na Praça Rui Barbosa, o “Plantão Solidário”. O evento terá como objetivo trazer orientações técnicas, benefícios tributários e os procedimentos emergenciais para regiões atingidas pelas fortes chuvas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone do SEBRAE – MG (32) 3421-6326.
MESTRADO E PROMOÇÃO - Major Clóvis Pimenta, comandante da 146ª Companhia de Polícia Especial em Cataguases está fazendo mestrado na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, com duração de um ano. Depois que concluir o curso provavelmente será promovido e transferido para outra cidade. Desde que chegou a Cataguases, Major Pimenta, colocou a Polícia nas ruas, em pontos estratégicos, e em pequenas unidades como o trailer móvel, em frente ao Posto Vila Tereza, e no Vagão, situado na Praça Chácara Dona Catarina. Ele segue a teoria de que a polícia precisa ser vista como forma de inibir a ação de criminosos.
LIBERAÇÃO DA PONTE - O DNER-MG, regional de Ubá, responsável pela recuperação da ponte de Barão de Camargos, informou nova data para a liberação daquela importante ligação de Cataguases com diversas cidades: 20 de março de 2012. A ponte foi interditada no dia 5 de fevereiro último, devido uma de suas cabeceiras ter sido arrastada em trinta e sete centímetros por causa das fortes chuvas que caíram na cidade naqueles dias. A obra de reparação demorou a começar e deveria ter sido liberada no final da semana passada, mas técnicos do DNER-MG preferiram fazer novos testes em suas estruturas adiando sua liberação para o próximo dia 20.
ELEIÇÃO - Os três candidatos a deputado estadual por Cataguases na última eleição de 2010, impedidos de disputarem este pleito de outubro próximo, Ricardo Dias, José Sérgio Baião e Carlos Magno, o Maguinho, estão exibindo uma certidão de quitação eleitoral que hoje lhes dá condição de disputar a eleição. A certidão negativa continua sendo emitida porque o Tribunal Eleitoral ainda não atualizou seus sistemas para as novas regras que impedem a candidatura de quem teve contas de campanha rejeitadas pela Justiça. Uma questão de tempo, garantiu uma fonte da Justiça Eleitoral, por telefone, ao Site do Marcelo Lopes.
CERVEJA ARTESANAL – Juiz de Fora, que está a 130 Km de Cataguases, tem tradição no mercado de cervejas artesanais, que começou no século XIX. A primeira fábrica se instalou naquele município em 1861 e foi também pioneira em Minas Gerais. Hoje Juiz de Fora tem dez microcervejarias artesanais que produzem 20 mil litros de cerveja e chope por mês. A informação é do SEBRAE-MG que edita o guia Sabor à Prova.{{banner-interno}}
O Hospital de Cataguases não vai receber as quatro vagas de UTI utilizadas pelo Pronto Cordis, confirmou na manhã desta segunda-feira, 12, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, o Provedor daquela casa de saúde, José Eduardo Machado. Neste fim de semana, o site recebeu esta informação de um leitor, acrescentando que o fechamento do Pronto Cordis "já está trazendo prejuízo para a cidade". O Hospital de Cataguases possui uma UTI com dez leitos, conforme revelou José Eduardo.
- Não é um repasse automático, simples, como as pessoas podem imaginar, explica o Provedor. Para que possamos receber estes quatro leitos de UTI que pertenciam ao Pronto Cordis, a Vigilância Sanitária nos obriga a fazer uma adaptação imediata em nossas instalações e ainda teremos que dobrar o número de equipamentos e de pessoal. O custo disto é enorme e não podemos arcar com estas despesas. Além disso, completa José Eduardo, o que iremos receber do SUS por este serviço é menor do que a nossa despesa, garantiu.
O Provedor do Hospital revela também que desde o fechamento do Pronto Cordis, a instituição que dirige recebeu R$49 mil referente as internações que eram feitas naquele hospital "o que chamamos de contratualização e também não recebemos cem mil reais como foi equivocadamente divulgado por uma emissora de rádio", destacou. O recurso recebido, ainda conforme informou José Eduardo, foi repassado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Como os quatro leitos de UTI que eram utilizados pelo Pronto Cordis não serão incorporados ao Hospital de Cataguases, José Eduardo informou que o município "perdeu estes leitos que serão agora distribuídos para outros municípios". Se quiser recuperar estes leitos o Hospital de Cataguases vai precisar construir uma nova unidade de UTI, prevista para ser instalada no sexto andar daquela Santa Casa "quando tivermos os recursos necessários para este investimento", destaca José Eduardo, e também passar por todo o processo de credenciamento pelo SUS, "que é muito longo e cansativo", acrescentou o provedor.
José Eduardo finalizou revelando que já estão em andamento as obras do sétimo andar que vai ampliar a capacidade de internações do Hospital. Segundo ele a previsão para o término do serviço "é de quarenta dias".
{{banner-interno}}
O Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Itamarati de Minas divulgou na tarde do dia 29 de fevereiro o Edital nº 01/2012, de Concurso Público, para o preenchimento de vagas no serviço municipal.
Os cargos oferecidos são para Merendeira, Faxineira, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro, Calceteiro, Carpinteiro, Pedreiro, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico Veterinário, Monitor de Creche, Motorista Master, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira, Psicólogo, Técnico de Apoio Administrativo I, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho.
As inscrições somente serão aceitas através da internet, no endereço eletrônico www.maximaauditores.com.br. O interessado deve acessar o link do “Concurso Público Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas”, a partir das 8 horas do dia 7 de maio até às 20 horas do dia 6 de junho.
As provas objetivas estão previstas para acontecer nos dias 16 e 17 de junho, em horário a ser ainda divulgado, estando assim divididas: Práticas: 16/06/2012, e Teóricas: 17/06/2012. Baixe aqui o Edital do Concurso. (Texto: José Américo de Oliveira){{banner-interno}}
Adote um Sorriso é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de Ubá para atender aos alunos do Programa Brasil Alfabetizado que necessitam de atendimento odontológico e gratuito. O trabalho é desenvolvido desde 2010.
Atualmente tem 12 dentistas parceiros. Em 2011 houve atendimento a 42 alunos e em 2012, por enquanto, 12 pessoas já foram beneficiadas. Uma delas, o pedreiro Emídio Celestino, já se tornou amigo do dentista que o adotou. Ele diz que a educação e o profissionalismo do doutor Alessandro o encorajaram a fazer o tratamento. Poucos dias depois das extrações ele já estava trabalhando.
O dentista Alessandro Corbelli Benevenuto diz que ajudar a quem precisa não é virtude, mas obrigação. Ele acredita que o mundo seria muito melhor se mais profissionais agissem dessa forma, contribuindo para diminuir o número de pessoas necessitadas. A coordenadora do Adote um Sorriso em Ubá, Débora Melo, informou que além do atendimento odontológico, outras parcerias garantem preços acessíveis no caso de próteses. Em 2011 foram feitas duas cirurgias. Para Débora, esse trabalho ajuda a promover a saúde dos alunos e, consequentemente, a freqüência deles nas aulas. Ela destaca a dedicação dos dentistas e a sua própria satisfação em trabalhar com o Brasil Alfabetizado. (Texto de Anderson Moreira){{banner-interno}}
O título da peça, "As Lombrigas", nos leva a imaginar que estamos diantes de uma comédia ou espetáculo infantil. A ingenuidade do nome esconde, na verdade, a história de duas personagens, idosas que, nada mais tendo a fazer de suas vidas, vivem a falar mal uma da outra e a lembrar do passado. Os diálogos são alternados entre momentos de lucidez e outros de completa alucinação. A peça pega o espectador logo no início, antes mesmo das excelentes atrizes, Renatta Barbosa e Samantha Oliveira, abrirem a boca. A caracterização de suas personagens nos avisam que vem coisa boa por aí. Veio mesmo.
"As Lombrigas" tem texto do argentino Pablo Albarello, traduzido e adaptado para a nossa Cataguases de 2011, por Luíze Marques e a direção do mexicano Pablo Sosa, que soube explorar muito bem o potencial das atrizes e teve a genial ideia de montar a peça não no palco, e sim no piso junto às cadeiras, transformando o local numa espécie de teatro de arena. O efeito, claro, foi a intimidade que a aproximação do público deu à peça. A pouca distância permitia a plateia ver com clareza pequenos gestos, um piscar de olhos diferente, por exemplo, que ajudam a entender um pouco a personalidade das duas velhas amarguradas pela longevidade e por uma vida repleta de decepções e quase nada para se orgulhar.
A adaptação do texto argentino para a realidade de Cataguases foi imensamente feliz. Se não fosse lembrado pela produção sua autoria, o público certamente sairia da peça convencido de que fora escrito por algum cataguasense. E, antes de encerrar, é preciso comentar estes dois talentos da dramaturgia cataguasense: Renatta Barbosa e Samantha Oliveira. A primeira, transborda talento, atriz por vocação, música, desenhista, a arte está presente em todo o seu corpo e alma. Samantha, por sua vez, faz parte do time daquelas atrizes que se deixam levar por seus personagens para conhecê-los profundamente e, depois, aplicam neles uma intensidade tal que arrebata o público. "As Lombrigas" é tão envolvente que quando termina, o público esquece de bater palma. Ou estaria, de propósito, não querendo o seu fim?
[caption id="attachment_5322" align="aligncenter" width="400" caption="Martírio e Consuelo vivem entre a razão e a loucura"][/caption]
[caption id="attachment_5323" align="aligncenter" width="400" caption="As atrizes Renatta e Samantha com o diretor, Daniel Sosa"][/caption]
[caption id="attachment_5324" align="aligncenter" width="300" caption="Daniel Sosa e Andréia Barbosa Silva, presidente da Casa de Cultura Simão"][/caption]{{banner-interno}}