Veja, com exclusividade, as fotos das duas sequestradoras clicando em
[caption id="attachment_5407" align="alignleft" width="152" caption="Elizete teria arquitetado o sequestro como resultado de uma falsa gravidez"][/caption]
[caption id="attachment_5408" align="alignright" width="153" caption="Cleidiana, a segunda sequestradora, entregou-se à Policia"][/caption]
O sequestro da bebê de um mês de idade ocorrido na última terça-feira, 13, em Itamarati de Minas, por volta das 14 horas, foi solucionado em tempo recorde, em pouco mais de doze horas, já na madrugada desta quarta-feira, 14, devido a uma ação eficaz e muito bem organizada pelos policiais da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases cuja área de atuação engloba aquele município. A notícia do sequestro que abalou a população de Itamarati de Minas chegou ao fim por volta das 4 horas da madrugada com o encaminhamento das sequestradoras para Leopoldina uma vez que o delegado de plantão está lotado naquela cidade.
Na manhã desta quarta-feira, 14, a reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve em Itamarati de Minas e conversou com o prefeito Herivelton Zanela que, aliviado com o final feliz do sequestro, elogiou a atuação policial. "Nossa polícia mostrou mais uma vez porque é considerada a melhor do país. Foi um trabalho conjunto dos vários setores daquela corporação e que contou com o apoio da Prefeitura e, felizmente, tudo terminou bem. Agradeço aos policiais pelo empenho, especialmente o Sargento Wellington Mendonça, responsável pelo Pelotão aqui de Itamarati", disse o prefeito.
Com o término da operação que recuperou a criança e prendeu as duas sequestradoras (foto acima), os fatos foram colocados em ordem e a história do sequestro é a seguinte: Elizete das Graças Batista, 33 anos, é casada e esteve grávida mas perdeu o bebê no começo da gestação. Inconformada, não contou ao marido o ocorrido, manteve a "barriga" e arquitetou o sequestro para poder apresentar uma "filha" ao esposo. Para isso contou com a ajuda de Cleidi Anna de Freitas, 27, e, quase no final da falsa gravidez escolheu para sequestrar a filha recém-nascida de uma adolescente de apenas 16 anos, solteira, e que tem problemas psicológicos. Cleidi Anna teria despistado a verdadeira mãe enquanto Elizete retirava a menina de casa em uma sacola e ainda dirigiu o veículo.
A fuga no entanto, foi marcada por diversos erros, deixando várias pistas que foram seguidas pela polícia até encontrar Elizete, que estava com a criança, em uma casa localizada no Bairro Independência, em Cataguases, por volta das 23 horas da última terça-feira (este site publicou anteriormente e equivocadamente que a prisão ocorreu em Leopoldina. Na verdade as duas foram levadas para o presidio de Leopoldina e estão sendo transferidas para Cataguases neste momento). Elizete foi presa em flagrante e a criança levada ao hospital de Cataguases para exames e já está em poder de sua verdadeira mãe. A outra sequestradora, Cleidiana, se apresentou à Polícia pouco tempo depois da prisão de Elizete e também foi recolhida ao xadrez. A qualquer momento novas atualizações sobre este caso.
{{banner-interno}}
Cataguases recebe mais um super show do Projeto Usina Cultural patrocinado pela Energisa. Desta vez é o grupo Passo Torto, de São Paulo, que experimenta novas possibilidades da música popular brasileira. O grupo reúne três compositores com carreiras distintas e um produtor. Rômulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral partem do samba e lançam novidades musicais na moderna MPB. Apesar das diferenças musicais, os estilos dos quatro integrantes do grupo dialogam entre si, além das afinidades estéticas que transcendem a própria música. O show do Passo Torto, que tem o apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, produção de Fausto Menta, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, será nesta sexta-feira, 16 de março, às 20 horas, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho (Av. Astolfo Dutra, 41 – Centro - Cataguases-MG). Os ingressos custam R$5,00 ou um pacote de fralda descartável (adulto ou infantil).
O grupo nasceu da união dos compositores Romulo Fróes, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci e do baixista e produtor Marcelo Cabral. Uma verdadeira reunião de talentos, já que todos os integrantes possuem consistentes discos solos. Juntos, fazem um som urbano, com fusões de ritmos que vão do samba ao rock. As variadas experiências e influências estéticas de cada integrante formam um traçado de possibilidades criativas, cujo tecido, poroso, deixa vazar sensibilidade e muita inteligência.
O disco “Passo Torto”, que será lançado em Cataguases, surge como um catalisador no qual os artistas se encontram da forma mais intensa, que é compondo juntos. Marcelo Cabral, com os arranjos de execução de seu contrabaixo acústico e dentro da sua linguagem pessoal, faz a ponte entre Rômulo, Rodrigo e Kiko.{{banner-interno}}
O Site do Marcelo Lopes acaba de receber a informação - com exclusividade - de que a bebê sequestrada na tarde desta terça-feira, 13, em Itamarati de Minas, foi encontrada há cerca de uma hora, em Leopoldina. Segundo informações ainda desencontradas, a criança estava com uma das sequestradoras que se identificou como sendo a mãe da bebê. Elas encontravam-se na casa do pai desta mulher e neste momento estaria sendo levada para a Delegacia onde vai prestar depoimento. A bebê, já está com a Polícia e, apesar de não ter informações sobre o seu destino, em casos como este, a criança é levada para o hospital onde é examinada. A Polícia Militar ainda procura pela outra mulher, comparsa deste sequestro. Outras informações a qualquer momento.{{banner-interno}}
Na tarde desta terça-feira,13, por volta de 15 horas, duas mulheres em um Corsa prata sequestraram uma bebê de aproximadamente 1 mês de idade (foto), em Itamarati de Minas. A Polícia Militar foi acionada e está fazendo buscas na região desde o início da noite. Segundo informações obtidas no quartel da PM em Cataguases, a mãe da criança sequestrada teria 16 anos e não há pistas dos autores do crime até o momento.
Segundo informações obtidas junto a moradores de Itamarati de Minas, duas mulheres, possivelmente de Cataguases, estiveram naquela cidade na última segunda-feira, 12, em uma moto, e foram recebidas na casa da mãe desta criança. Teriam levado presentes para a bebê, especialmente roupas. Hoje, estas mesmas mulheres voltaram em um veículo Corsa prata e colocaram o plano de sequestro em ação. Enquanto uma delas distraía a mãe da bebê, a outra foi até o quarto, pegou a criança, a colocou em uma bolsa e entrou no carro rapidamente sendo acompanhada pela comparsa. A mãe da criança teria notado a ausência da filha logo a seguir e chamou a polícia. Há informações de que a câmera de segurança de uma loja de material de construção próxima à residência da vítima teria filmado a placa do veículo, mas esta informação não foi confirmada pela polícia até o momento.
Um grande efetivo da PM está em Itamarati de Minas e arredores fazendo u sequestradoras. No início desta noite duas equipes da Polícia fizeram uma batida policial em um prédio na Rua Joaquim Peixoto Ramos atendendo a denúncias de que o carro utilizado no sequestro pertencia a um de seus moradores, mas ao final da operação nada foi comprovado. Apesar de não revelar para a imprensa, esta ação indica que a Polícia já sabe o número da placa do veículo utilizado no sequestro. Novas informações a qualquer momento.{{banner-interno}}
Estudantes do ensino fundamental (I e II) e do ensino médio das escolas públicas de Miraí já podem se inscrever para a edição 2012 do Concurso Tempos de Escola, que vai selecionar as redações consideradas mais criativas e relevantes sobre a importância de estudar.
Os alunos podem se inscrever até 20 de maio, pelo site do Concurso: www.blogeducacao.org.br/temposdeescola, onde podem ser encontradas mais informações sobre o tema. A divulgação dos resultados será em 8 de agosto e a premiação acontece até setembro. A iniciativa integra o programa Parceria Votorantim pela Educação – PVE e é realizado pela Unidade Miraí da Votorantim Metais, Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura.
A expectativa da Unidade Miraí da Votorantim Metais é aumentar em cerca de 15% a participação dos alunos no concurso, já que neste ano as seis escolas da rede municipal e as duas da rede estadual participarão das atividades do projeto “No ano passado a presença dos estudantes miraienses no Tempos de Escola cresceu quase oito vezes. Em 2010 o concurso teve a adesão de 17 estudantes, já em 2011 foram registradas mais de 130 inscrições. E para que possamos obter o mesmo sucesso em 2012 não estamos medindo esforços para sensibilizar e engajar os estudantes e a comunidade acadêmica do município em prol desta empreitada”, explica a comunicadora da Votorantim Metais e responsável pela execução do Parceria Votorantim pela Educação em Miraí, Daniele Pedrosa.
Escola e sonhos
Este ano, o Concurso chega à sua quarta edição e traz como tema “A minha escola, os meus sonhos”, com o objetivo de sensibilizar os alunos da rede pública sobre a importância de estudar e sobre o quanto a escola pode contribuir com o desenvolvimento, tanto pessoal como da sociedade.
Os participantes podem elaborar redações em diferentes gêneros literários, como biografia, crônica, poesia e reportagem. Elas podem trazer reflexões, percepções e vivências dos alunos ou de pessoas próximas, sempre com foco em educação. Mas fique atento: textos com caráter de denúncia não serão aceitos no concurso.
“O Concurso ‘Tempos de Escola’ pretende promover, entre alunos, professores e escolas, a consciência sobre a importância de uma educação qualificada para a formação de cidadãos preocupados com o desenvolvimento pessoal e comunitário. Acreditamos que, por meio dos exercícios da escrita e da observação/leitura de exemplos positivos da comunidade, o aluno possa despertar para a necessidade de ampliar seus horizontes e de adquirir conhecimentos que serão imprescindíveis para a construção de seu futuro”, explica Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e Via, do Instituto Votorantim.{{banner-interno}}