Os deuses do samba estavam todos lá, nesta noite de sábado, 17, na Casa de Cultura Simão, abençoando a apresentação do grupo Senta a Pua!. Pixinguinha, K-ximbinho, Paulo Moura, Zé da Velha, Raul de Barros, até Chico Buarque, compareceram com suas canções que revelam a riqueza da nossa MPB. O grupo é formado por Rodrigo Torino, no violão de sete cordas; Pablo Malta, no cavaquinho; Gustavo Grieco, na bateria; Aloísio Horta, no Baixo; Tiago Ramos, no Trombone de Vara e Juventino Dias, no trompete também trouxe composições próprias e transformou o local numa tradicional gafieira, como as que fizeram este estilo musical conquistar o seu espaço na cena brasileira da época.
O público que prestigiou o show ouviu e dançou ao som de sucessos que mexem com o corpo e a alma de qualquer pessoa. Afinal, é impossível ficar inerte ao bom samba brasileiro. E quando é executado pelos rapazes do Senta a Pua! percebe-se um repertório apurado e cuidadoso em todas as canções como Benzinho, Carioquinha, No Rancho Fundo, Damas Grátis, Chorinho em Cochabamba, na Cadência do Samba e muito mais.
A iniciativa da Casa de Cultura Simão de promover um show instrumental com um estilo musical que está hoje fora das atenções do público mais jovem - o samba de gafieira - merece todas as homenagens porque, além de fortalecer seu papel na vida cultural de Cataguases, divulga para esta mesma geração valores musicais perdidos nestes tempos onde o que é bom é imposto por uma indústria que não prima exatamente pela qualidade e bom gosto.
O show do Senta a Pua! foi um momento mágico porque nos levou a visualizar aqueles salões mal iluminados e enfumaçados dos anos quarenta e cinqüenta, em plena Lapa carioca. Nossos ouvidos agradecem e a alma, reabastecida de bom fluídos, está em festa. Saravá! (Com fotos exclusiva de Lilian Donofre, especialmente para o Site)
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
Imagine você o casamento entre uma guitarra, um cavaquinho, um contrabaixo acústico e violão. Pronto. Agora a pergunta inevitável: como reunir todos eles em uma canção? Pois fique sabendo, surpreso leitor, é perfeitamente possível e compatível e gostoso de se ouvir. Pelo menos quando se está diante do grupo Passo Torto, formado por paulistanos de certidão de nascimento e por aqueles que para aquela capital se transferiram muito cedo.
Formado por Rômulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral, o Passo Torto é a união de quatro talentosos músicos, letristas, compositores, arranjadores, enfim, de pessoas que fazem música por prazer e por necessidade. Necessidade, aqui entendida, como sendo algo a ser colocado pra fora, orgânico mesmo. Letras muito bem elaboradas, como estas estrofes "passei na frente da sua casa a porta aberta janela trancada/passei na frente da sua casa a rua deserta calçada manchada/passei na frente da sua casa seu corpo coberto a pele marcada".
Em alguns momentos do show percebem-se semelhanças (e não influência, ou os dois?) do grupo com João Bosco e MPB4. Nas letras, muitas citando ruas de São Paulo, situações peculiares daquela metrópole, este jornalista lembrou de Adoniran Barbosa, que não se cansou de cantar a capital paulista. Mas isto é coisa de quem adora Adoniran... Aqui o importante é dizer que o show foi uma viagem pelas histórias que as músicas contam, tudo muito bem encaixado, em harmonia e com interpretações seguras, execuções precisas. Passo Torto é a renovação desta MPB contaminada pelos ritmos clichês. Mostra que a música brasileira espontânea, aquela que é feita por prazer e não imposta pela indústria cultural, continua bebendo na fonte da qualidade. A gente está a salvo. As fotos são de Lilian Donofre, em cobertura exclusiva para o Site. (Atualizado às 16:55 h)
[gallery link="file" order="DESC"]{{banner-interno}}
As obras de construção do campo do Nacional Atlético Clube (NAC), às margens da BR 356, na saída para Itaperuna/RJ, próximo ao Posto de Fiscalização Estadual retomaram o ritmo normal previsto no cronograma de trabalho. Até pouco tempo, porém, o serviço estava em marcha lenta, mas o clube vendeu 2.300 metros quadrados do terreno do antigo estádio conseguindo arrecadar R$2,6 milhões que estão sendo investido no novo campo, conforme revelou o arquiteto responsável pelo projeto, Jorge Feres.
Segundo informou o atual estágio da construção é a seguinte: "já foi terminada a pavimentação interna da rua de acesso ao centro de treinamento, e está sendo aguardada a chegada da grama do 2º campo; logo após serão colocadas as telas e o Nacional poderá iniciar seus treinamentos com as categorias de base. Hoje estaos trabalhando na arquibancada coberta constituída de cinco módulos de estrutura e vamos concretar o último módulo na próxima semana", revelou.
Ainda segundo o arquiteto, o novo deverá ser entregue a população em 2012. O novo estádio Soares Azevedo comportará 15 mil pessoas, sendo 11 mil nas arquibancadas descobertas e quatro mil nas arquibancadas cobertas. O NAC, como e chamado carinhosamente, é uma antiga paixão dos muriaeenses, e não disputa o futebol desde 1981; nas décadas de 60 e 70 chegou a participar da primeira divisão do campeonato mineiro. (Fonte e foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Em seu quinto ano de atividade, o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como objetivo sensibilizar comunidades de municípios onde o Grupo Votorantim atua sobre a importância da educação, a partir do engajamento da empresa, sociedade e poder público. Em Miraí, o PVE foi implantado em 2009 e executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município. O resultado foi a mobilização de 1.300 estudantes, 120 profissionais da educação (municipal e estadual) e aproximadamente 500 integrantes da comunidade (incluindo os pais de alunos). Durante todo o ano, foram realizadas atividades diversificadas como reuniões, palestras, seminários e gincana educativa que buscaram discutir os papéis e compromissos de cada um para melhoria da qualidade da educação no município.
“Nossa intenção, em 2012, é estimular, juntamente com a comunidade acadêmica e com a população, a evolução da educação pública a partir de estratégias e de atividades que fomentem a valorização dos estudantes e dos educadores”, argumenta a comunicadora da Votorantim Metais e responsável pelo projeto em Miraí, Daniele Pedrosa.
A iniciativa é constituída de quatro ciclos, que correspondem aos trimestres do ano, e apoia as diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. O primeiro ciclo começou em 13 de fevereiro com uma Oficina de Formação cujo público é formado por funcionários do Grupo Votorantim que atuam como mobilizadores nos municípios. A diretora do Instituto Votorantim, Celia Picon, que abriu as atividades da Oficina, reafirmou a relevância de formar os funcionários: “As pessoas precisam entender a importância da educação, ver que faz sentido, para agir nessa direção”, explicou.
Este ciclo tem como tema “Planejar para começar com o pé direito” e serve de inspiração para os conteúdos a serem debatidos nas reuniões com o grupo de Mobilização Interno (funcionários) e Externo (agentes-chave da comunidade); o grupo de Gestão Pública (composto por profissionais das Secretarias Municipais de Educação) e o novo grupo de Gestão Escolar (formado por diretores e coordenadores das escolas).
Das reuniões resultarão os planos de ação, organizados cronologicamente para atender os diferentes públicos e mobilizar toda a comunidade em prol da melhoria da educação. Outra grande ação para este ano é a realização da 4ª edição do “Concurso Tempos de Escola” nos 35 municípios participantes do PVE.
O segundo ciclo terá início em abril e compreenderá iniciativas relativas à valorização do aluno. No terceiro ciclo, previsto para julho, serão trabalhadas questões focadas na valorização do professor. Em outubro, será iniciado o quarto e último ciclo com base no envolvimento de toda a comunidade com a causa, que resultará na realização de Fóruns Municipais de Mobilização.
Resultados de 2011
Mais de 2.900 alunos foram sensibilizados sobre a importância dos estudos por meio da terceira edição do Concurso de redações Tempos de Escola. Outro destaque foi a disseminação da temática da educação nas redes sociais. O Blog Educação, uma das principais ferramentas de comunicação do projeto, ampliou em 15% o número de acessos e o Twitter aumentou em 200% seus seguidores no período.
Com a iniciativa, a gestão da educação tem sido pauta frequente nos municípios beneficiados, a partir do engajamento de gestores, agentes-chave e mobilizadores, fortalecimento de Conselhos Municipais de Educação, elaboração e aprimoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), criação de fóruns locais para debate sobre a temática e maior participação das famílias na vida escolar dos filhos.
A metodologia do projeto Parceria Votorantim pela Educação foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases inaugurou na noite desta sexta-feira, 16, uma unidade do Caps AD - Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas - que vai funcionar, a partir da próxima segunda-feira, em uma ampla casa na Avenida Astolfo Dutra, 535, e que recebeu o nome de Pastor Iracino Cyrino da Silva. O novo serviço será coordenado pela psícóloga Sandra Maciel de Carvalho e vai contar ainda com uma equipe formada por 1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro com formação em saúde mental; psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de educação física, técnico de enfermagem e técnico administrativo.
Estiveram presentes ao evento, além do prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, o vice, José Mantovani Neto, o secretário municipal de Saude Fernando Pacheco, que explicou o funcionamento da nova unidade de serviço, demais secretários municipais, o prefeito de Itamarati de Minas, Herivelton Furtado Zanela que fez um pronunciamento em nome dos convidados de outras cidades, o Capitão Roberto, atual comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar em Cataguases, o vereador José Hermaty da Veiga, que discursou em nome do legislativo e a viúva do homenageado, Maria Aparecida dos Reis Silva, que lembrou as atividades de seu marido enquanto esteve á frente da Assembleia de Deus em Cataguases.
O Caps AD vai oferecer atendimento diário, das 8 às 18 horas, a pacientes que fazem um uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. Possibilita ainda intervenções precoces, limitando o estigma associado ao tratamento. Segundo ainda sua coordenadora, Sandra Maciel, o trabalho desenvolvido ali "não interfere, nem atrapalha o realizado nas clínicas para dependentes químicos ou no AA - Alcoólicos Anônimos. Pelo contrário: ele é auxiliar e complementa estes outros serviços. Na verdade, um contribui para com o outro", frisou.
O Prefeito Willian destacou em seu pronunciamento ter aumentado o investimento na área social em "100%" e em seguida revelou que o Caps AD vai prestar atendimento ao dependente em álcool e drogas e "apoiar seus familiares neste momento dificil de suas vidas". Willian disse resolveu dar o nome de Pastor Iracino Cyrino da Silva ao novo serviço porque conheceu sua luta "de perto e sei de várias pessoas que deixaram as drogas e o álcool por intermédio do inesquecível pastor Iracino. Portanto esta é uma homenagem mais do que justa a quem dedicou sua vida para o bem estar do próximo", completou. Em seguida foi descerrada a placa que dá nome ao Caps AD e cortada a fita inaugural.{{banner-interno}}